quinta-feira, 10 de abril de 2025

Atividade 7 de Geografia - Ensino Médio - Águas Oceânicas

 

ENSINO MÉDIO

ATIVIDADE 7

Objeto de Aprendizagem: Águas Oceânicas

 

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

 

1. Qual é a porcentagem da população mundial que vive nas áreas litorâneas ou em suas proximidades? Há uma explicação histórica para essa ocupação?

 

2. Cite três exemplos que comprovam a importância econômica das águas oceânicas para o desenvolvimento das atividades humanas.

 

3. Qual é a importância dos oceanos para o equilíbrio térmico da Terra?

 

4. Se alguém dissesse que os oceanos são o pulmão do mundo, como você poderia justificar essa comparação?

 

5. Descreva as duas hipóteses que explicam a salinidade das águas oceânicas.

 

6. Consulte o mapa abaixo e escreva o nome de duas correntes marítimas frias e duas correntes marítimas quentes. Descreva também em que regiões do mundo essas correntes atuam.

7. Descreva a relação entre áreas de res- surgência e a piscosidade das águas onde esse fenômeno ocorre.

 

8. Defina o que são ondas e marés. Dê exemplos de alterações do relevo costeiro dos continentes promovidas pela ação conjunta dessa dinâmica das águas oceânicas.

 

9. O mar de Aral é considerado fechado, aberto ou de interior? Justifique sua res- posta.

 

10. Destaque três causas que têm provocado a degradação das águas oceânicas.

 

11. Analise o mapa e responda às questões.

a) Descreva a localização geográfica das correntes marítimas em destaque no mapa.

b) Caracterize essas correntes quanto à origem e temperatura.

c) Quais as possíveis interferências da cor- rente de Humboldt no clima da costa oeste do continente americano, de acordo com suas características?

d) Na região onde você mora, qual fator climático exerce maior influência sobre O clima: a continentalidade ou a maritimidade? Descreva também se alguma corrente marítima influencia o clima da Sua região.

 

12. Leia e interprete as manchetes e os textos a seguir.

a) Que tema é comum às manchetes e ao texto?

b) De acordo com o texto, como está a situação ambiental dos nossos oceanos? Identifique palavras-chave que permitam chegar a essa conclusão.

c) O autor do texto concorda com a maneira como o ser humano vem tratando os mares e os oceanos? Justifique sua resposta.

d) Como a poluição oceânica pode interferir na atmosfera terrestre?

 

GABARITO

1. Aproximadamente 60% da população mundial, cerca de 4 bilhões de pessoas, vive em áreas litorâneas ou em suas proximidades. Como a ocupação do território brasileiro promovida pelos colonizadores portugueses a partir do século XVI se deu ao longo da costa, atualmente a maior parte da população brasileira se concentra na faixa leste do país, nas áreas mais próximas ao litoral.

2.

« Apresentam um imenso potencial econômico para o desenvolvimento da atividade pesqueira em várias regiões do planeta e constituem vias de transportes por onde circulam navios cargueiros que transportam grande parte das matérias-primas e mercadorias entre as diferentes regiões do planeta.

« Representam um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo.

3. As águas oceânicas atuam no equilíbrio térmico do globo, distribuindo parte do calor acumulado nas regiões equatoriais e do frio existente nas regiões polares. Elas também retêm boa parte do calor irradiado pelo Sol e transmitem parte desse calor para a atmosfera terrestre, regulando o clima em todo o planeta.

4. As águas oceânicas são ricas em fitoplâncton, minúsculas plantas unicelulares que flutuam na superfície dos oceanos. Os fitoplânctons produzem a energia de que necessitam por meio da fotossíntese, capturando gás carbônico (CO, e liberando oxigênio para a atmosfera. Assim, a renovação e a manutenção dos níveis de oxigênio na atmosfera terrestre dependem, em grande parte, dos fitoplânctons.

5. Há duas hipóteses para a origem da salinidade das águas oceânicas. Uma delas sugere que a salinidade decorre da dissolução de sais minerais contidos nas rochas continentais, que chegam até os oceanos carregados pelas águas dos rios. A outra hipótese sustenta que a salinidade seria proveniente da incorporação da água juvenil, ou seja, aquela liberada do interior da Terra pelas in- tensas atividades vulcânicas nos seus primórdios.

6. Corrente do Peru ou Humboldt (fria) atua nas águas do Pacífico que se deslocam próximo ao litoral da América do Sul. Corrente do Labrador (fria), atua no litoral Atlântico do Canadá. Corrente do Golfo (quente) atua no Atlântico Norte em direção à Europa. Corrente do Brasil (quente) atua na costa brasileira se deslocando na direção sul.

7. O fenômeno da ressurgência ocorre quando as correntes marítimas profundas e frias ascendem para a superfície em certas regiões costeiras. Ocorre principalmente pela ação de ventos constantes, que afastam grandes volumes de águas superficiais da costa, possibilitando a subida de correntes subjacentes que circulam em maior profundidade. Como as águas mais profundas e frias são ricas em nutrientes, elas estimulam o desenvolvimento de fitoplânctons, que servem de alimento aos pequenos animais e peixes.

8. As ondas são movimentos das águas impulsiona- dos pelos ventos que atingem a superfície oceânica. Já as marés são provocadas pela influência da força gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre o planeta. Em conjunto, esses movi- mentos provocam o desgaste e a erosão do relevo litorâneo, criando diversas formas de relevo, como as falésias. Além disso, transportam sedimentos que se depositam ao longo da costa, realizando um intenso trabalho de acumulação marinha, criando praias arenosas e restingas.

9. O mar de Aral é considerado um “mar fechado”, pois não possui ligação com o oceano. Aqueles que possuem extensa ligação com os oceanos vizinhos são chamados de “mar aberto”, e os que se ligam aos oceanos por estreitos ou canais artificiais são denominados de “mar interior”.

10. Descarga de poluentes líquidos, como esgotos domésticos e industriais; descarga de poluentes sólidos (plásticos, vidros, embalagens, latas, garrafas, etc); derramamento de petróleo.

11. a) A Corrente do Peru ou de Humboldt tem origem na região do Círculo Polar Antártico, realizando uma trajetória próximo à costa oeste do continente americano, seguindo em direção à linha do equador. Já a corrente do Brasil se origina na região equatorial, passa pela costa leste brasileira, próximo à região Nordeste em direção ao sul da América do Sul.

b) Devido à origem polar, a corrente de Humboldt é fria, e a corrente do Brasil, devido à origem equatorial, é quente.

c) A Corrente de Humboldt traz águas frias e ricas em nutrientes para a costa oeste da América do Sul, o que, além de amenizar as temperaturas tropicais da região, contribui para tornar as águas da região extremamente piscosas.

d) Resposta pessoal.

12. a) A degradação ambiental dos oceanos e mares.

b) Os oceanos encontram-se em situação crítica, sob constante ameaça. Poluição, esgoto e lixo.

c) Não. Os fatos mencionados pelo autor sugerem que é preciso fazer mais pelo reino marinho, evitando a poluição e a degradação dos mares e oceanos, que se encontra em situação crítica.

d) Pode interferir na reprodução do fitoplâncton, responsável pela retirada de grande parte de gás carbônico atmosférico e liberação de oxigênio durante a fotossíntese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário