terça-feira, 8 de abril de 2025

Atividade 5 de Geografia - Ensino Médio - Estrutura Geológica e Relevo Terrestre


ATIVIDADE 5

Objeto de Aprendizagem: Estrutura Geológica e Relevo Terrestre

 

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

 

1- Quais são as três grandes estruturas geológicas do relevo continental da Terra? Descreva as principais características de cada uma delas.

 

2. Aponte a relação que existe entre a idade das estruturas geológicas e as altitudes do relevo continental.

 

3. Compare a altimetria dos relevos continentais abaixo.

  


Com base nessa comparação, responda:

 

a) As grandes cadeias de montanhas estão associadas à formação de qual estrutura geológica?

 

b) As coberturas sedimentares do período Quaternário estão associadas às estruturas geológicas mais antigas ou mais recentes?

 

4. Observe as formas do relevo litorâneo mostradas na imagem abaixo e pesquise em revistas, livros, enciclopédias, na internet etc. as principais características de cada uma dessas formas. Registre o resultado de sua pesquisa na forma de um resumo.

  


5. “Podemos dizer que as estruturas geológicas do território brasileiro são antigas, mas as formas do relevo, do ponto de vista geológico, são mais recentes.” Justifique essa afirmação.

  

6. Que fatores explicam o predomínio de baixas altitudes no relevo brasileiro?

 

7. Com relação aos processos de erosão e deposição, diferencie planícies e planaltos.

 

8. A mais atual classificação do relevo brasileiro considera três importantes critérios para explicar as formas do relevo. Quais são esses critérios? O que eles levam em conta?

 

9. Observe as imagens e responda às questões. 


a) Qual dessas formas de relevo é mais antiga: os planaltos brasileiros ou a cordilheira dos Andes?

 

b) Quais evidências geológicas podem confirmar essa afirmação?

 

10. Observe, compare o mapa e o perfil topográfico e responda às questões. 

   


a) As cartas hipsométricas e os perfis topográficos são formas bastante usuais de representação do relevo. Quais informações são privilegiadas em cada uma dessas representações?

 

b) Qual segmento do mapa corresponde ao perfil topográfico acima?

 

c) Quais dos segmentos indicados no mapa passam por uma maior variedade de altitudes?

 

11. De acordo com o que você estudou sobre as formas do relevo brasileiro, associe corretamente as formas de relevo mostradas nas fotografias aos respectivos números indicados no mapa acima.

 


 

 

GABARITO

1. As três grandes estruturas geológicas da Terra são: escudos cristalinos, dobramentos orogênicos modernos e bacias sedimentares. Os escudos cristalinos são formações rochosas mais antigas da crosta, surgidas no período Pré-cambriano, entre 1 milhão e 4,5 bilhões de anos atrás. Os dobramentos orogênicos modernos são grandes cadeias montanhosas formadas em decorrência da movimentação das placas tectônicas. As bacias sedimentares são grandes depressões do relevo, com superfícies relativamente planas, preenchidas por espessas camadas de sedimentos rochosos ou de origem orgânica.

2. Os terrenos de idade geológica mais antiga (como os escudos cristalinos) ficaram mais expostos ao intemperismo e aos processos erosivos, o que explica suas formas mais rebaixadas. Os terrenos de idade geológica mais recente (como os dobramentos modernos), ainda em processo de formação e pouco desgastados pela erosão, apresentam as maiores elevações do relevo continental.

3. a) As grandes cadeias de montanhas estão as- sociadas à formação dos dobramentos jovens ou modernos.

b) As coberturas sedimentares quaternárias es- tão nas estruturas geológicas mais antigas, como plataformas e crátons (do Pré-cambriano) e nos dobramentos antigos.

4. Enseada: reentrância da costa que se estende em direção ao mar.

Baía: porção do mar que se estende em direção ao continente por uma passagem estreita. As baías são menores que o golfo.

Golfo: grande enseada, ou seja, reentrância do Oceano na zona costeira, maior que uma baía.

Delta: sistema de deposição que ocorre na linha da costa, na qual os sedimentos são transporta- dos por um rio.

Estuário: embocadura de um rio no mar formado por uma única saída.

Costa: área limítrofe, sem largura definida, entre o ambiente terrestre e marinho.

Ilha: porção de terra firme cercada por água. Península: porção de terra cercada por água e ligada ao continente por uma estreita faixa de terra.

Cabo: faixa de terra que avança em direção ao mar.

Arquipélago: grupo ou cadeia de ilhas próximas entre si que apresentam origem e estrutura geológica semelhantes.

5. As estruturas geológicas do relevo brasileiro são muito antigas, pois, em geral, datam do período Pré-cambriano. Já as formas do relevo vêm sendo criadas e recriadas continuamente nos últimos milhões de anos por agentes externos, como água, ventos, chuvas, entre outros, sendo, portanto, bem mais recentes.

6. A ausência de movimentos orogênicos recentes (dobramentos modernos) associada à idade muito antiga do modelado brasileiro, já bem desgastado pelos processos erosivos.

7. Os planaltos são intensamente desgastados pela erosão, apresentando formações diversas como serras e chapadas. Já as planícies acumulam sedimentos de origem lacustre, fluvial ou marinha.

8. Os critérios são: morfoestrutural, que considera a origem geológica dos terrenos; critério morfoclimático, que considera a ação dos climas pretéritos; e critério morfoescultural, que considera a influência dos agentes erosivos externos.

9. a) A forma de relevo mais antiga são os planaltos brasileiros.

b) Por serem tão antigas, essas formações foram intensamente desgastadas pelos processos erosivos e possuem altitudes relativamente baixas.

10. Nos perfis topográficos, são representadas as formas de do terreno e altitudes e, nas cartas hipsométricas, é verificada, principalmente, a especialização da faixa de altitude em um terreno.

b) Segmento AB.

c) Os segmentos CD e EF.

11. 1-III; 2-IV; 3-I; 4-II;

Nenhum comentário:

Postar um comentário