domingo, 8 de setembro de 2024

Atividade 46 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Aspectos Gerais da Região Nordeste

ATIVIDADE 46

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais da Região Nordeste.
Habilidades da BNCC: EF07GE01 / EF07GE02 / EF07GE04 / EF07GE06 / EF07GE07 / EF07GE08 / EF07GE09

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Quais são as sub-regiões nordestinas? 

2- A regionalização do Polígono das Secas foi uma medida eficaz instituída pelo governo para o combate aos efeitos da seca? Justifique sua resposta no caderno. 

3- Apresente fatos que justifiquem a afirmativa abaixo. “População da região Nordeste encontra-se distribuída de forma irregular por seu território.” 

4- No caderno, explique por que os fluxos migratórios, muitas vezes, são considerados uma característica marcante da população nordestina. 

5- Se um amigo afirmasse que a seca é o único motivo que leva muitos nordestinos a migrar para outras regiões do país, você concordaria? Justifique sua resposta no caderno.

6- Observe a imagem croqui abaixo, que mostra um esquema do relevo e da vegetação da região Nordeste.

a) Relacione, no caderno, as sub-regiões do Nordeste a cada uma das partes mostradas na imagem. 

Zona da Mata: 

Sertão: 

Meio-Norte: 

Agreste: 

b ) Caracterize, no caderno, cada sub-região nordestina com base nas informações apresentadas na imagem. 

c ) Com base na imagem, explique, no caderno, qual é a relação do relevo da região Nordeste com a distribuição de chuvas no Sertão nordestino.


7- Leia a seguir o trecho de um poema de Patativa do Assaré, um poeta popular nordestino.

No poema, Patativa refere-se ao Sertão, uma sub-região do Nordeste. As chuvas no Sertão transformam suas paisagens. Como Patativa descreveu essa transformação?


8- Observe a história abaixo. Em seguida, responda às questões no caderno.

a ) Explique de que maneira o personagem da tirinha aborda o assunto da seca no Nordeste. 

b ) Explique como as massas de ar e o relevo são fatores responsáveis pelos períodos de irregularidade de chuvas no Nordeste.


9- Leia a manchete de jornal a seguir.

“Transposição do rio São Francisco muda a vida no sertão da Paraíba”

De acordo com o que você estudou, explique, no caderno, o que é o projeto de transposição do Rio São Francisco.


10- Pesquise em jornais, revistas e internet informações de ações desenvolvidas pelo governo que visam combater e amenizar os efeitos da seca sobre a população nordestina. Traga para a sala de aula as informações encontradas e apresente-as aos colegas.


 


GABARITO


1ª QUESTÃO

Resposta: A Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.

2ª QUESTÃO

Resposta: Não, porque há áreas, além das que fazem parte do Polígono das Secas, que estão visivelmente tão ou mais prejudicadas pela falta de chuva e de recursos, em razão da ausência de investimentos.

3ª QUESTÃO

Resposta: A população nordestina não se encontra distribuída de maneira uniforme pelo território da região. As áreas mais populosas estão localizadas na Zona da Mata e no Agreste. Já as áreas menos povoadas encontram-se no interior, na região do Sertão e Meio-Norte nordestinos.

4ª QUESTÃO

Resposta: Possível resposta: Porque ao longo do século XX, milhares de nordestinos migraram para outras regiões brasileiras em busca de melhores condições de vida.

5ª QUESTÃO

Resposta: Não, pois os problemas do Nordeste não estão apenas relacionados aos fatores naturais, mas também às questões políticas e sociais, como a falta de empregos e a baixa renda da população.

6ª QUESTÃO

a) Resposta:

Zona da Mata: 4

Sertão: 2

Meio-Norte: 1 

Agreste: 3

b ) Resposta: A Zona da Mata apresenta clima úmido e a presença de floresta tropical denominada Mata Atlântica. O Agreste é uma transição entre a Zona da Mata e o Sertão. O Sertão apresenta clima semiárido e vegetação de Caatinga. O Meio-Norte é uma transição entre o Sertão e a Floresta Amazônica, onde a vegetação do Cerrado, da Mata dos Cocais e da Floresta Amazônica se desenvolve.

c ) Resposta: A chapada funciona como barreira natural aos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico. Desse modo, o ar quente e úmido das massas oceânicas, ao encontrar esses paredões naturais, é forçado a subir cada vez mais, resfriando-se à medida que se eleva. Em razão da temperatura mais baixa que o ar atinge a certa altura, o vapor de água presente nele se condensa e se precipita na forma de chuvas. Então, esses ventos se tornam secos e, geralmente, avançam em direção ao interior do Nordeste com pouca umidade.

7ª QUESTÃO

Resposta: Ele escreveu que as plantas crescem no solo, os rios se enchem de água, as matas tornam-se verdes, as flores exalam perfume, os vaga-lumes aparecem durante as noites.

8ª  QUESTÃO 

a ) Resposta: O personagem aborda os efeitos sobre as paisagens ao falar da volta do verde na  vegetação, e também os efeitos sociais ao falar das pessoas que migram em virtude da seca.

b ) Resposta:  A relação entre os movimentos das massas de ar e o relevo elevado em algumas regiões faz com que as chuvas não alcancem o interior do Nordeste, ocasionando a seca.

9ª QUESTÃO

Resposta: Trata-se de um projeto que prevê 477 quilômetros de canais, construídos através de dois eixos distintos, o “Eixo Norte” e o “Eixo Leste”, que deverão transferir as águas do Rio São Francisco a outras regiões mais secas do semiárido nordestino.

10ª QUESTÃO

Resposta pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário