segunda-feira, 17 de junho de 2024

Atividade 34 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Economia e Meio Ambiente da Região Sudeste

ATIVIDADE 34

Objeto de Aprendizagem: Economia e Meio Ambiente da Região Sudeste 
Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE04 / EF07GE06 / EF07GE07 / EF07GE08 / EF07GE09 / EF07GE10 / EF07GE11 

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- O Sudeste é responsável por mais da metade do PIB do Brasil e possui as mais altas taxas de industrialização e urbanização do país. Cite as razões que explicam essa importante participação no PIB nacional?


2- Sobre as industrias da região Sudeste é incorreto afirmar:

A) Que nela, concentrados importantes tipos de indústrias, como siderúrgicas, metalúrgicas, mecânicas, alimentícias, extrativas minerais, além das indústrias de alta tecnologia, como informática e aeroespacial. 

B) que a maneira como as indústrias estão distribuídas pelo espaço regional é bastante homogênea. 

C) que maior parte das indústrias está localizada nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

D) Só a região metropolitana da grande São Paulo, por exemplo, absorve a maior parte das unidades fabris e, consequentemente, o maior número de pessoas empregadas nesse setor. 


3- Leia o texto:

Nos últimos anos, um grande número de indústrias tem deixado áreas de concentração industrial tradicionais do Sudeste para se instalar em outras regiões do Brasil ou até mesmo em outras áreas no interior da própria região Sudeste, movimento conhecido como descentralização industrial. Esse movimento se deve à busca de custos mais baixos com transportes, imóveis, impostos e mão de obra com salários menores. 

A partir dos anos 1970, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. [...] A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte (Manaus). Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que definiram a industrialização em períodos anteriores. Número de estabelecimentos, pessoas ocupadas e valor da transformação industrial apontam alguns indícios do fenômeno de desconcentração. Reunindo 62,32% dos estabelecimentos da indústria de transformação do país em 1970, a região Sudeste passou, dez anos mais tarde, a ter 48,75% do total. [...] 

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 106-107.

De acordo com o texto, quais foram os principais fatores que contribuíram para a descentralização industrial do Sudeste?


4- Sobre as atividades extrativas da região Sudeste observe o mapa e responda corretamente.

A) Entre os principais recursos naturais explorados na região Sudeste, merecem destaque o fósforo, cromo e bauxita. 

B) A região conhecida por Quadrilátero Ferrífero, localizada na porção central do estado do Rio de Janeiro, é a principal área mineradora do Sudeste. 

C) na região estão concentradas importantes jazidas minerais de ouro, manganês, topázio imperial, bauxita e, sobretudo, ferro. 

D) O alto teor metálico dos minérios, a forte infraestrutura, com portos e ferrovias adequados dificultam o escoamento mineral.


5- As enchentes são grandes problemas ambientais presente na região Sudeste. Explique os fatores responsáveis por provocar esse problema.


6- Pesquise no livro ou na internet sobre os problemas ambientais na região Sudeste e elabore um pequeno texto sobre o tema.


7- Na grande São Paulo, bem como nos grandes centros urbanos, é comum a falta de vegetação e áreas verdes nas cidades, como parques urbanos, dificulta a baixada de temperaturas pela evaporação da água das plantas. Além disso, ao haver menos árvores há menos sombra, o que provoca que o solo das cidades se aqueça mais.

Esse fenômeno é chamado de:

A) Aquecimento global.

B) Efeito estufa.

C) Ilhas de calor.

D) Inversão térmica.


8- Em São Paulo e em outras cidades do Sudeste é como um fenômeno conhecido como inversão térmica. Explique como ele ocorre e suas consequências.


9- De acordo com o que você estudou, explique, no caderno, por que a região Sudeste se destaca em relação às outras regiões na participação do PIB brasileiro.


10- De que maneira estão distribuídas as indústrias na região Sudeste?





GABARITO


1ª QUESTÃO

Resposta: Seu parque industrial moderno e diversificado, a presença de uma significativa variedade de atividades ligadas ao setor de serviços, como comércio, empresas de telecomunicações, publicidade e instituições financeiras, além da elevada produção agropecuária.

2ª QUESTÃO

Gabarito letra B

3ª QUESTÃO

Resposta: Resposta esperada: a redução dos custos de transportes e comunicações, o preço dos imóveis, o valor dos salários e os gastos com impostos.

4ª QUESTÃO

Gabarito letra C

5ª QUESTÃO

Resposta: As enchentes estão associadas a alguns fatores, como o período de cheias dos rios e também a impermeabilização do solo, por exemplo, com a pavimentação das ruas e calçadas e a cimentação dos quintais e jardins das casas. Essa impermeabilização impede que a água se infiltre e escoe naturalmente pelo solo. O acúmulo de lixo em áreas impróprias também contribui para as inundações. Nos períodos de chuva, o lixo acumulado nos bueiros ou nas vias de escoamento pluvial impede que as enxurradas escoem, provocando as inundações. A presença cada vez mais marcante de veículos motorizados e da intensa atividade industrial tem aumentado a concentração de poluentes na atmosfera urbana na região Sudeste.

6ª QUESTÃO

Resposta: O crescimento das grandes cidades do Brasil, e especialmente das do Sudeste, foi muito rápido. [...] Além de rápido, esse crescimento foi, sobretudo, caótico. Os grandes centros urbanos cresceram quase sem nenhum planejamento, impossibilitando o atendimento de um contingente de pessoas cada vez maior que para lá se dirigiram. [...] Do ponto de vista ambiental, a retirada da vegetação original, a impermeabilização do solo (especialmente o asfaltamento das ruas) e o assoreamento dos rios e córregos, que acabam se transformando em esgoto a céu aberto e depósitos de lixo, são os principais responsáveis pelas periódicas e catastróficas enchentes que ocorrem a cada estação chuvosa. A proliferação de loteamentos clandestinos, implantados sem o mínimo de condições de saneamento em áreas de proteção de mananciais, vem comprometendo o abastecimento de água [...] obrigando a estender as redes de captação de água a grandes distâncias, que, no caso de São Paulo, já ultrapassaram mais de cem quilômetros. [...]

7ª QUESTÃO

Gabarito letra C

8ª  QUESTÃO 

Resposta: Inversão térmica é um fenômeno atmosférico caracterizado pela retenção do ar frio próximo da superfície, sobreposto por uma camada de ar quente. Ela ocorre nos grandes centros urbanos e é mais comum durante as primeiras horas do dia e no inverno, quando os dias são mais frios. Embora natural, a inversão térmica é potencializada pela ação antrópica. Tendo em vista que esse fenômeno impede a dispersão da poluição, ele resulta no aumento de doenças respiratórias, irritação nos olhos e na pele, alergias e redução da qualidade do ar nas cidades.

9ª QUESTÃO

Resposta: Por apresentar um parque industrial moderno e diversificado, significativa variedade de atividades ligadas ao setor de serviços, como comércio, empresas de telecomunicações, publicidade e instituições financeiras, e, por fim, por sua grande produção agropecuária.

10ª QUESTÃO

Resposta: A maneira como elas estão distribuídas pelo espaço regional é bastante desigual. A maior parte concentra-se nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário