ATIVIDADE 27
1- Observe o mapa e explique como se estabeleceu o fluxo migratório brasileiro no final do século XX.
2- Que países são responsáveis por receberem mais imigrantes brasileiros?
3- Quais os principais motivos levaram muitos brasileiros a procurarem outros países para viver?
4- Explique a frase:
“O Brasil é alvo de muitos imigrantes.”
5- Explique por que, recentemente, a Venezuela vem se destacando pela elevada quantidade de indivíduos que buscam adentrar em território brasileiro?
6- A população economicamente ativa (PEA) de um país inclui:
A) Todas as pessoas que estão aposentadas
B) Apenas as pessoas que estão desempregadas
C) Todas as pessoas em idade escolar
D) Todas as pessoas empregadas e desempregadas que estão em idade e condições de trabalhar
E) Apenas as pessoas que possuem emprego formal
7- Qual dos seguintes fatores pode resultar em uma diminuição da população economicamente ativa (PEA) de um país?
A) Aumento da taxa de natalidade
B) Aumento da taxa de mortalidade infantil
C) Aumento da idade de aposentadoria
D) Aumento da expectativa de vida
E) Aumento na taxa de escolaridade e número de jovens que permanecem mais tempo fora do mercado de trabalho para estudar
8- Sobre a participação da mulher na população economicamente ativa no Brasil é incorreto afirmar que:
a) de cada 100 pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, 44 delas são mulheres.
b) o aumento da escolaridade está entre um dos fatores que intensificaram essa participação da mulher no PEA.
c) o aumento da escolaridade significou melhores oportunidades de emprego e diminuição da defasagem do grupo feminino em relação ao número de postos ocupados por homens.
d) A taxa de escolaridade não influencia no aumento da participação feminina no mercado de trabalho.
9- Observe a imagem e explique seu significado e suas consequências na sociedade.
10- Observe e explique o significado da charge abaixo.
1ª QUESTÃO
Resposta: No final do século XX, o fluxo migratório interno no Brasil foi marcado por intensos movimentos da população, influenciados principalmente pela busca por melhores oportunidades econômicas e condições de vida. Este período testemunhou um significativo êxodo rural-urbano, com milhões de pessoas saindo do campo e se dirigindo para as cidades. A industrialização e urbanização acelerada, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, foram os principais motores dessa migração. As regiões Sudeste e Sul, particularmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, tornaram-se os destinos preferidos. São Paulo, com seu robusto parque industrial e diversas oportunidades de emprego, foi o principal polo de atração. Rio de Janeiro também atraiu muitos migrantes devido à sua importância econômica e cultural. Além disso, as regiões Centro-Oeste e Norte começaram a receber fluxos migratórios devido a políticas de desenvolvimento agrícola e à expansão da fronteira agrícola. Programas de colonização e incentivos governamentais para a ocupação dessas áreas incentivaram a migração para estados como Mato Grosso, Rondônia e Pará. Ao mesmo tempo, cidades médias começaram a emergir como novos polos de atração, oferecendo infraestrutura e oportunidades sem os problemas das grandes metrópoles, como congestionamentos e altos custos de vida. Os fatores econômicos, como o desemprego nas áreas rurais devido à mecanização da agricultura, e sociais, como a busca por melhores serviços de saúde e educação, impulsionaram esses movimentos. A desigualdade regional também desempenhou um papel crucial, com muitas pessoas migrando de regiões mais pobres, como o Nordeste, em direção a áreas mais desenvolvidas e industrializadas. Em suma, o fluxo migratório interno brasileiro no final do século XX foi uma resposta às transformações econômicas, políticas e sociais, com as pessoas buscando melhorar suas condições de vida e encontrar melhores oportunidades em diferentes partes do país.
Resposta: Embora os Estados Unidos sejam considerados o país que mais atrai brasileiros migrantes, nas últimas décadas, países como Japão, Reino Unido, Alemanha, Portugal e Paraguai também se destacam por receber grande contingente de brasileiros.
3ª QUESTÃO
Resposta: A dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, ou ainda os baixos salários pagos a grande parte dos trabalhadores no Brasil, leva muitas pessoas a emigrar para outros países em busca de oportunidades de trabalho que ofereçam maior remuneração e, consequentemente, melhores condições de vida.
4ª QUESTÃO
Resposta: Na década de 2000, o crescimento econômico do Brasil gerou mais empregos e ofereceu maiores oportunidades de renda. Consequentemente, isso atraiu uma quantidade considerável de imigrantes de nações economicamente menos desenvolvidas da América Latina, África e Oriente Médio, que migram, principalmente, por razões econômicas. Um dos casos mais relevantes é o dos imigrantes haitianos, que buscam fugir das dificuldades econômicas enfrentadas por seu país de origem em decorrência de um terremoto. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, somente no ano de 2015 mais de 14 mil haitianos migraram para o Brasil. No entanto, nos últimos anos, o fluxo de haitianos em direção ao país diminuiu, pois eles passaram a buscar ingresso em outros países, como Chile e Estados Unidos.
A Venezuela é um país de aproximadamente 30 milhões de habitantes e faz limite com os estados brasileiros do Amazonas e de Roraima. Embora tenha amplas reservas de petróleo, na última década o país entrou em uma crise política e econômica, que se intensificou a partir de 2016. Em razão das elevadas taxas de inflação e desemprego, a pobreza no país aumentou consideravelmente, e muitos venezuelanos passaram a optar pela saída de seu país em busca de melhores condições de vida em países vizinhos, como Brasil, Colômbia, Peru e Equador. A grande maioria dos venezuelanos ingressa no território brasileiro pelo estado de Roraima, estabelecendo- se tanto na capital Boa Vista como nos municípios localizados na zona de fronteira, que vivenciam as maiores dificuldades desse fluxo migratório. De acordo com a Polícia Federal brasileira, somente em 2017 pelo menos 57 mil venezuelanos entraram ilegalmente, por via terrestre, em Roraima. Em 2018, a quantidade de venezuelanos solicitando refúgio aumentou, tornando a situação ainda mais grave. O governo brasileiro tem tomado algumas providências para minimizar o efeito da intensa imigração no estado de Roraima, reduzindo temporariamente a entrada de venezuelanos e deslocando grupos desses refugiados para outros estados do país, como Mato Grosso, Paraíba, Paraná e São Paulo.
Resposta: D) Todas as pessoas empregadas e desempregadas que estão em idade e condições de trabalhar
7ª QUESTÃO
Resposta: E) Aumento na taxa de escolaridade e número de jovens que permanecem mais tempo fora do mercado de trabalho para estudar
8ª QUESTÃO
Gabarito letra D
9ª QUESTÃO
Resposta: O trabalho infantil está presente em vários países. Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no ano de 2017, aproximadamente 26% das crianças com até 14 anos nos países mais pobres estavam trabalhando. Em nosso país, segundo o IBGE, só na faixa de idade entre 5 a 14 anos existem cerca de 639 mil crianças trabalhando. Embora o trabalho infantil seja proibido por lei, tanto na Constituição Brasileira quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente, muitas crianças trabalham no Brasil para ajudar no sustento da família. Isso ocorre porque muitas dessas crianças vivem em situações de miséria e a renda obtida pelos adultos não é suficiente para as despesas básicas, como alimentação e vestuário. O trabalho infantil é responsável pelo abandono e pela defasagem escolar de muitas crianças. O mapa abaixo mostra a porcentagem de crianças entre 5 a 14 anos que trabalham e a porcentagem delas que não sabe ler e escrever.
10ª QUESTÃO
Resposta: No Brasil, grande parte da renda total gerada pelos trabalhadores está concentrada em uma pequena parcela da população. Por outro lado, uma multidão de trabalhadores divide a menor parte dessa riqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário