1- Escreva um pequeno texto que contenhas as seguintes palavras:
Pressão atmosférica – Peso – Gases – Altitude - Temperatura
2- Observe a imagem responda onde está a menor pressão atmosférica.
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
3- Sobre a dinâmica dos ventos assinale o item FALSO.
a) O vento é o ar em movimento.
b) As diferenças de temperatura e de pressão estão diretamente relacionadas ao deslocamento do ar.
c) O ar sempre se desloca das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão.
d) Os ventos se deslocam apenas em escala local.
4- Sobre a dinâmica dos ventos e das massas de ar assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
b) A célula de Ferrel ocorre nas zonas de médias latitudes, caracterizando um movimento dos ventos que ocorrem próximos à superfície em direção aos polos. Nesse processo, as massas de ar vão se resfriando e subindo, retornando para o seu local de origem e completando o ciclo.
c) A célula Tropical – também chamada de célula de Hadley – ocorre nas zonas de altas latitudes, ou seja, nas regiões localizadas entre a Linha do Equador e os trópicos de câncer e de capricórnio.
d) a célula Polar ocorre nas zonas de altas latitudes, mais próximas aos polos. As massas de ar oriundas das outras células, ao chegarem aos polos, ficam carregadas de umidade e sofrem uma brusca queda de temperatura, dispersando-se, assim, para as regiões tropicais, provocando a ocorrência de fenômenos climáticos associados ao frio e à elevada umidade.
5- Observe a imagem e marque a alternativa correta.
a) A célula Polar ocorre nas zonas de baixa latitudes, mais próximas aos polos.
b) A célula de Ferrel ocorre nas zonas de alta latitudes, caracterizando um movimento dos ventos que ocorrem próximos à superfície em direção aos polos.
c) A célula de Hadley ocorre nas zonas de baixa latitudes, ou seja, nas regiões localizadas entre a Linha do Equador e os trópicos de câncer e de capricórnio.
d) A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
6- Outros fatores interferem na circulação atmosférica global, como o movimento de rotação da Terra, que atua na circulação dos ventos atmosféricos globais. A força do movimento rotacional do planeta, de oeste para leste, muda a trajetória desses ventos em relação à superfície, recebendo o nome de:
a) Efeito Coriólis.
b) Célula de Ferrel.
c) Célula de Hadley.
d) Célula Polar.
7- Analise as prposições.
I- A umidade está presente na atmosfera terrestre na forma de vapor de água.
II- A umidade é o resultado da evaporação da água de oceanos, lagos, rios e, também, da transpiração de plantas e animais.
III- A umidade do ar atmosférico varia conforme o lugar, visto que, em nosso planeta, há lugares extremamente secos e outros cuja umidade é elevada.
IV- Áreas de desertos tem baixa umidade.
V- Na região Amazônica a umidade é muito baixa.
É verdadeiro o que se afirma em:
a) II, III e V.
b) I, II e V.
c) I, IV e V
d) I, II, III e IV.
8- Sobre as formas de precipitação indique se as alternativas são verdadeiras ou falsas.
( ) O vapor de água contido na atmosfera, ao ser aquecido pelos raios solares, torna-se menos denso e se eleva.
( ) Em elevadas altitudes, o vapor de água se resfria e condensa- se, formando as nuvens.
( ) Quando as nuvens se tornam saturadas de água, ocorrem as precipitações na forma de chuva (estado líquido), neve ou granizo (estado sólido).
( ) A Neve se forma-se quando o vapor de água, que se eleva e forma nuvens, encontra temperaturas muito baixas e se congela, transformando-se em cristais de gelo. Esses cristais precipitam-se na forma de flocos de gelo, chamados neve.
( ) O Granizo forma-se quando as gotas de água, carregadas pelos ventos para as porções mais elevadas das nuvens onde as temperaturas são mais baixas, transformam- se em cristais de gelo. Ao se juntarem, os cristais de gelo tornam-se cada vez maiores até precipitarem-se e atingirem a superfície terrestre na forma de pedras de gelo.
9- A imagem descreve qual forma de precipitação?
a) Água líquida.
b) Granizo.
c) Neve.
d) Não há precipitação descrita na imagem.
10- Você sabe o que são massas de ar? Pesquise e explique em seu caderno.
|
1ª Questão
Resposta: A pressão atmosférica pode ser definida como o peso que o ar exerce sobre qualquer lugar da superfície terrestre. Assim, tudo o que existe na superfície do planeta, como construções, automóveis, vegetação e inclusive nós, seres humanos, sofre a ação da pressão atmosférica. A pressão do ar não é a mesma em todos os lugares da superfície terrestre, pois ela pode variar de acordo com a temperatura e a altitude. Em lugares onde a temperatura é baixa, como nas regiões polares, as moléculas que compõem os gases da atmosfera se comprimem, tornando o ar mais denso e com maior pressão. Em situações opostas, como nas áreas de temperaturas elevadas, as moléculas dos gases que compõem o ar se expandem, tornando o ar menos denso e com pressão menor. Agora, veja no esquema abaixo como a pressão atmosférica varia de acordo com a altitude.
2ª Questão
letra B
3ª Questão
letra D
4ª Questão
letra C
5ª Questão
letra D
6ª Questão
letra A
7ª Questão
letra D
8ª Questão
Gabarito: V, V, V, V, V
9ª Questão
letra C
10ª Questão
Resposta: Na atmosfera existem grandes porções de ar que apresentam características internas semelhantes, como temperatura, pressão e umidade. Essas características podem ser diferentes de outras porções de ar ao seu redor. Essas porções de ar são denominadas massas de ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário