terça-feira, 30 de abril de 2024
SERRAS
segunda-feira, 29 de abril de 2024
DEPRESSÕES
domingo, 28 de abril de 2024
PLANALTOS
sábado, 27 de abril de 2024
PLANÍCIES
A Planície do Araguaia-Tocantins é uma planície aluvial localizada no centro-norte do Brasil, entre os estados de Tocantins, Pará e Maranhão. É formada pela deposição de sedimentos trazidos pelos rios Araguaia e Tocantins ao longo de milhões de anos. As principais formas de ocupações são a agricultura de arroz, soja e milho, a pecuária e a exploração de recursos naturais.
sexta-feira, 26 de abril de 2024
RELEVOS BRASILEIROS
As serras são formações montanhosas com picos elevados e encostas íngremes, encontradas em diversas regiões do Brasil. A Serra do Mar, localizada na região sudeste, é um exemplo notável, estendendo-se ao longo do litoral dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. As serras são importantes para a preservação da biodiversidade, o abastecimento de água e a produção de energia hidrelétrica.
As dunas são formações de areia acumuladas pelo vento, encontradas principalmente em regiões litorâneas. No Brasil, as dunas são comuns no litoral nordeste, especialmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. As dunas são importantes para o turismo ecológico e para a proteção das áreas costeiras contra a erosão.
quinta-feira, 25 de abril de 2024
MATA DOS COCAIS
quarta-feira, 24 de abril de 2024
RESTINGA
terça-feira, 23 de abril de 2024
MANGUES
A vegetação dos manguezais é adaptada às condições únicas desse ambiente, incluindo espécies de plantas halófitas, capazes de tolerar a salinidade da água do mar e as condições de inundação. Entre as plantas mais comuns encontradas nos manguezais estão o mangue-vermelho, o mangue-branco, o mangue-preto e o mangue-siriúba, que formam densas florestas de manguezal ao longo das margens costeiras.
segunda-feira, 22 de abril de 2024
ARAUCÁRIAS
domingo, 21 de abril de 2024
PAMPAS GAÚCHO (CAMPOS SULINOS)
sábado, 20 de abril de 2024
PANTANAL
sexta-feira, 19 de abril de 2024
CAATINGA
A vegetação da Caatinga é adaptada às condições áridas e inclui uma variedade de espécies resistentes à seca, como cactos, arbustos espinhosos, árvores de folhas caducas e plantas suculentas. Apesar da aparente aridez, a Caatinga abriga uma grande diversidade de plantas, muitas das quais possuem adaptações únicas para sobreviver em condições de escassez de água.
quinta-feira, 18 de abril de 2024
MARES DE MORROS (MATA ATLÂNTICA)
A vegetação da Mata Atlântica é uma das mais ricas e variadas do mundo, com uma grande diversidade de formações florestais, incluindo florestas tropicais úmidas, florestas de araucárias, campos de altitude, manguezais e restingas. A floresta tropical úmida, conhecida como floresta atlântica, é o tipo de vegetação predominante na região, com árvores altas, densa vegetação no sub-bosque e uma grande variedade de plantas epífitas, lianas e trepadeiras.
quarta-feira, 17 de abril de 2024
CERRADO
sábado, 13 de abril de 2024
AMAZÔNIA
quarta-feira, 10 de abril de 2024
Atividade 47 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - Vegetações do Planeta
1- Cite as principais vegetações brasileiras e destaque as caraterísticas de cada uma.
a) Floresta Tropical:
b) Floresta Equatorial:
c) Caatinga:
d) Cerrado (savana):
2- A vegetação dessas regiões são bem peculiares, essa vegetação é formada por plantas xerófilas, que se adaptam para condições de aridez, e ficam separadas uma das outras. Elas têm como principais elementos os maquis e o garrigue. Essa vegetação é conhecida como:
a) Savana.
b) Floresta tropical.
c) Tundra.
d) Floresta mediterrânea
e) Floresta temperada.
3- Leia o fragmento e assinale a alternativa que indica a vegetação descrita no texto.
“(...) essas vegetações se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.”
a) Savana.
b) Floresta tropical.
c) Tundra.
d) Floresta mediterrânea
e) Floresta temperada.
4- Essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. São diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. Elas possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias.
As características do texto são típicas de:
a) Savana.
b) Floresta tropical.
c) Tundra.
d) Floresta mediterrânea
e) Floresta temperada.
5- Essa vegetação se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Nela as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.
As características do texto são típicas de:
a) Savana.
b) Floresta tropical.
c) Tundra.
d) Floresta mediterrânea
e) Floresta temperada.
6- Esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, elas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. São situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália.
As características do texto são típicas de:
a) Savana.
b) Floresta tropical.
c) Tundra.
d) Floresta mediterrânea
e) Floresta temperada.
7- São áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida. Trata-se da vegetação:
a) Savanas.
b) Tropical.
c) Equatorial.
d) Tundra.
e) Desértica.
8- Observe a tabela e preencha corretamente com as características de tipos de espécies encontradas em cada uma.
9- Observe a tabela e preencha corretamente com as características de tipos de espécies encontradas em cada uma.
10- Observe o mapa e pesquise no livro ou na internet quais tipos de degradação ambiental ou exploração da vegetação é realizada em cada país enumerado.
|
1ª Questão
a) A floresta tropical é uma formação vegetal típica de regiões de clima quente e úmido que apresenta grande diversidade de espécies animais e vegetais. As florestas tropicais estão geograficamente localizadas na faixa tropical do globo, entre as linhas imaginárias Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
b) A floresta tropical pluvial, também chamada floresta ombrófila densa, é um tipo de floresta tropical e pluvial. É a maior representante da diversidade biológica evoluída. Diante de todos os outros biomas ela se sobressai por sua riqueza de recursos.
c) A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água. Localizado na região Nordeste do Brasil, esse bioma ocupa uma área de 826.411km2 e apresenta uma flora e fauna rica em endemismo.
d) Cerrado é um bioma brasileiro, caracterizada especialmente pelo bioma savana, mas também por floresta estacional e campo. A palavra "cerrado" pode ser usada em três sentidos. Em primeiro, a "fisionomia do cerrado sensu stricto" é uma das fisionomias do bioma savana, e parte da província florística cerrado sensu lato.
letra D
3ª Questão
letra B
4ª Questão
letra E
5ª Questão
letra C
6ª Questão
letra A
7ª Questão
letra E
8ª Questão
9ª Questão
10ª Questão
• Entre os motivos do desmatamento no Canadá, estão a agropecuária, a expansão urbana e a construção de vias de transporte.
• No Brasil, a agropecuária, a expansão urbana, a construção de usinas hidrelétricas e o consumo de madeira pela população estão entre as causas do desmatamento florestal.
• Entre os motivos do desmatamento na República do Congo estão a prática da agricultura, a expansão urbana, a mineração, a extração de madeira e a construção de estradas.
• Na Espanha, a agropecuária, a extração de madeira e as queimadas estão entre as causas do desmatamento florestal. Grandes extensões de floresta sofrem com queimadas na Indonésia.
• O desmatamento também acontece devido à extração de madeira para o consumo da população, áreas mineradoras e plantação de palma para a produção de óleo.
• Entre as causas do desmatamento na Índia, temos a construção de usinas hidrelétrica e nuclear, a extração de madeira para a indústria de papel e a expansão das áreas urbanas e agropecuárias.
• Na China, intensa industrialização e extensas áreas de plantação de eucalipto estão entre as causas do desmatamento.