1- O fenômeno que marca o início do verão e do inverno nos Hemisférios Norte e Sul da Terra. Eles acontecem em dois dias do ano, nos quais os raios solares incidem com intensidades diferentes nesses hemisférios, com incidência máxima em um e incidência mínima em outro. Nessa época, os dias e as noites no planeta têm durações diferentes.
O texto faz uma referência a que fenômeno espacial?
a) Equinócio.
b) Solstício.
c) Primavera.
d) Rotação.
2 – O fenômeno que marca o início da primavera e do outono nos Hemisférios Norte e Sul da Terra. Durante esses dias, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e calor do Sol, pois os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do equador. Além disso, o dia e a noite em nosso planeta têm, praticamente, a mesma duração.
O texto faz uma referência a que fenômeno espacial?
a) Equinócio.
b) Solstício.
c) Inverno.
d) Rotação.
3- A condição meteorológica da imagem indica qual estação do ano?
A) Primavera.
B) Outono.
C) Inverno.
D) Verão.
4- As médias térmicas se mantêm baixas durante todo o ano, embora haja uma acentuada variação de temperatura entre uma estação e outra. Nessas áreas, o inverno apresenta ausência de luz e o verão se caracteriza por um período sem noites.
Qual Zona térmica o texto menciona?
a) Zona tropical.
b) Zona Intertropical.
c) Zona Temperada.
d) Zona Polar.
5- A Terra gira em torno de seu próprio eixo, o que leva, aproximadamente, 24 horas. Cada lugar da Terra apresenta um horário específico, dando origem aos fusos horários. Nesse sentindo, explique o que são os fusos horários.
6- Levando em consideração que se caminharmos para a direita as horas aumentam e para a esquerda as horas diminuem, responda a pergunta abaixo:
Se em Londres forem 9 horas da manhã, em Berlim serão 10 horas e em Brasília, 6 horas. Isso ocorre porque a cada fuso à direita de Greenwich soma-se uma hora. Por outro lado, a cada fuso à esquerda do meridiano inicial subtraímos uma hora. A partir dos horários de Berlim e Brasília, identifique o horário das demais cidades apresentadas nesse mapa, observando a localização de cada uma delas em relação a Greenwich.
2 linhas
7- A partir da imagem abaixo responda quantos fusos horários tem o Brasil?
8- Ainda de acordo com a imagem acima, se em Fortaleza-CE forem 4 horas, que horas serão em Amazonas?
9- Ainda de acordo com a imagem acima, se em Fortaleza-CE forem 4 horas, que horas serão no Acre?
10- Levando em consideração os fusos horários brasileiros classifica as afirmativas abaixo se Verdadeiras ou Falsas.
( ) O fuso onde se localiza Brasília, instituído como o horário oficial brasileiro, está 3 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich. Nesse fuso, estão todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, como também os estados do Amapá, Pará, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal.
( ) Os estados de Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão 4 horas atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich e, consequentemente, têm 1 hora a menos que o horário oficial brasileiro.
( ) O fuso horário que compreende a ilha de Fernando de Noronha tem 1 hora a mais em relação a Brasília e 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich.
( ) O Acre e parte do Amazonas estão 5 horas atrasados em relação ao meridiano de Greenwich e, consequentemente, têm 2 horas a menos que o horário de Brasília.
|
1ª Questão
letra B
2ª Questão
letra A
3ª Questão
letra C
4ª Questão
letra D
5ª Questão
Resposta: Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição horária de acordo com o movimento aparente do Sol.
6ª Questão
Resposta: Nova York são 4h, Los Angeles 1 h, San Tiago 4h, Londres 9h, Cairo 11h, Mumbai 14h, Tóquio 18h, Sidney são 19h.
7ª Questão
Resposta: 4 fusos
8ª Questão
Resposta: 2 horas
9ª Questão
Resposta: 1 horas
10ª Questão
Resposta: VVVV
Nenhum comentário:
Postar um comentário