1- Sobre os aspectos naturais, minerais, agrário e energético da Rússia, é incoerente afirma que
a) Apesar de boa parte das terras agrícolas está situada em regiões extremamente frias do planeta, onde predominam os climas frio e polar, a agricultura é pouco afetada.
b) a Rússia destaca-se mundialmente por ser um forte produtor de cereais, como aveia, trigo e cevada, além de batata, beterraba e girassol.
c) O território russo é abundante em recursos minerais e grande parte deles está localizada na porção europeia do país, mas outras regiões também dispõem de reservas minerais, em especial gás natural e carvão.
d) As bacias dos Rios Volga e Ural são regiões de destaque na exploração petrolífera. Próximo aos Montes Urais encontram-se importantes jazidas de ferro, além de gás natural e petróleo. A leste dos Urais, na região da Sibéria, existem riquezas naturais pouco exploradas, embora sejam bastante conhecidas.
e) A exploração de recursos minerais na Rússia, além de ser importante para a economia, atribui poder político ao país na geopolítica europeia, isso porque boa parte dos países da União Europeia depende das exportações russas para o abastecimento interno de combustíveis fósseis.
2- Leia o texto.
Após a Segunda Guerra Mundial, as potências vencedoras, Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética, dividiram o território alemão entre si, formando quatro porções distintas. Toda a porção oriental conquistada pelos militares soviéticos, até as margens do Rio Elba, ficou sob o domínio dos socialistas, enquanto o restante do território acabou se unificando sob a administração dos países capitalistas. Otan: a Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança militar estabelecida entre os países do bloco ocidental capitalista, liderada pelos Estados Unidos. Pacto de Varsóvia: acordo militar estabelecido entre os países do bloco oriental e encerrado em 1991.
A Alemanha dividida tornou-se o palco principal da Guerra Fria. Nela se concentrava grande parte das tropas, tanto da Otan como do Pacto de Varsóvia, com seus respectivos armamentos. Enfim, sobre o território da Alemanha dividida, encontravam- se os limites dos dois grandes polos geopolíticos mundiais, o oriental socialista e o ocidental capitalista.
A cidade de Berlim constituiu o lugar de representação máxima da Guerra Fria. A divisão da cidade ficou marcada concretamente pela construção de um muro que separava a parte pertencente à Alemanha Oriental da parte pertencente à Alemanha Ocidental.
Os cidadãos da porção oriental foram impedidos de se deslocar livremente para a porção oeste da cidade e do país. Para se reunirem com pessoas da porção ocidental ou deslocar-se até lá era necessário solicitar autorização ao governo, que poderia ou não ser concedida.
O descontentamento e a onda de manifestações nacionalistas e populares que questionavam o regime socialista em todo o Leste Europeu, na década de 1980, também ocorreram na Alemanha Oriental. Tal fato se converteu em grande pressão pela reunificação do país, incidindo sobre Berlim, e a circulação pelas áreas da cidade foi autorizada com a queda do muro, em novembro de 1989. A Alemanha voltou a constituir um país unificado, e a desintegração da URSS ocorreu poucos anos depois.
Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 9o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.
a) Descreva como a Alemanha e a cidade de Berlim ficaram divididas após o final da Segunda Guerra Mundial.
b) Reflita sobre como passou a ser o cotidiano das pessoas que foram separadas pela divisão da Alemanha. Se necessário, façam uma pesquisa em livros, revistas ou na internet para obter essas informações.
3- No caderno, cite os principais motivos da recessão econômica da Rússia durante a década de 1990.
4- Descreva como está organizada a distribuição espacial das indústrias pelo território russo.
5- No caderno, caracterize a produção agropecuária da Rússia.
6- Cite as principais medidas adotadas pela Rússia, no início do século XXI, que fizeram que sua economia retomasse o crescimento econômico.
7- O gráfico mostra a evolução da taxa de crescimento da economia russa a partir da queda da União Soviética até os dias atuais. Observe- o e, em seguida, responda às questões no caderno.
a) Qual período mostra a recessão da economia russa? Como o gráfico representa esse período?
b) De acordo com o gráfico, qual período marca o início do crescimento econômico russo?
8- Observe os mapas.
União Soviética 1975
Ex- União Soviética
a) O que representa a diferença na divisão territorial mostrada nos mapas acima?
b) Com qual finalidade a CEI foi criada?
c) Qual papel é desempenhado pela Rússia na CEI?
1ª QUESTÃO
letra A
2ª QUESTÃO
a) A Alemanha ficou dividida entre os soviéticos socialistas e os capitalistas Estados Unidos, Inglaterra e França. Berlim também foi dividida em duas grandes partes, assim como o país; uma socialista e outra capitalista.
b) Resposta pessoal.
3ª QUESTÃO
Resposta esperada: a desintegração da URSS, a transição para a economia de mercado, a desvalorização do rublo em relação ao dólar, a dívida externa, a moratória, a diminuição das importações.
4ª QUESTÃO
Um número significativo de indústrias foi implantado em pontos estratégicos do território, em regiões próximas às fontes de matérias-primas. Em razão disso, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, as metalúrgicas e as petroquímicas encontram-se próximos às jazidas de petróleo, gás natural e ferro. Já na capital Moscou e na cidade de São Petersburgo, onde existe um mercado consumidor em expansão, formou-se um importante parque industrial com indústrias têxteis, automobilísticas, eletrônicas e de telecomunicações.
5ª QUESTÃO
Em razão dos climas extremamente frios que atuam em grande parte da Rússia, sua produção agrícola está concentrada na porção oeste do país, onde atuam os climas mais quentes e onde o solo, denominado tchernozion, é fértil. Destaca-se a produção de cereais, como aveia, trigo e cevada, além de batata, beterraba e girassol.
6ª QUESTÃO
Resposta esperada: a intensificação da exploração de petróleo e gás natural e o incentivo ao desenvolvimento das indústrias internas, sobretudo as de base, as de bens intermediários e as alimentícias.
7ª QUESTÃO
A) Resposta esperada: a recessão da economia pode ser observada no período entre 1990 e 1995. A recessão é registrada pelos índices negativos da economia obtidos no período.
B) Resposta esperada: inicia-se em 1995, com índice mais elevado no ano 2000.
8ª QUESTÃO
A) Representa a desintegração da União Soviética e a criação de novos países que deixaram de ser dependentes do socialismo.
B) A CEI foi criada com o objetivo de manter a cooperação entre as ex-repúblicas socialistas soviéticas, visando colaborar com a transição da economia planificada para a economia de mercado, sem maiores problemas.
C) A Rússia ocupa lugar de destaque nesse bloco; sua economia exerce forte influência sobre as antigas repúblicas soviéticas, tornando esses países dependentes das estruturas produtivas e do mercado consumidor russo. Assim, se uma crise econômica ocorre na Rússia, os outros países-membros da CEI são afetados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário