1- Por que o Rio Danúbio pode ser considerado importante para a integração territorial da Europa? Justifique sua resposta.
2- No caderno, descreva algumas das principais formações vegetais da Europa utilizando as palavras abaixo.
a) Temperada – caducifólias – frio
b) Mediterrânea – evaporação
c) Coníferas – norte – Taiga
3- No caderno, caracterize a pluralidade cultural da população europeia.
4- Caracterize o processo de transição demográfica e suas consequências.
5- Com base no que você estudou, podemos afirmar que toda a população europeia tem acesso a uma boa qualidade de vida? Explique sua resposta.
6- Observe o mapa.
a) De acordo com o mapa, quais regiões do planeta concentram países cuja população idosa é mais numerosa? Cite alguns países dessas regiões.b) Quais regiões do mundo apresentam os menores índices de população idosa? Cite alguns países.
7- Leia o texto a seguir.
DISCRIMINADA, A MÃO DE OBRA ESTRANGEIRA É ESSENCIAL
É cada vez mais numerosa a parcela dos trabalhadores europeus que, assustados com o desemprego, veem os imigrantes como culpados por sua insegurança econômica e social. Uma pesquisa realizada no início de 2006 constatou que 3 em cada 10 franceses admite ser “ao menos um pouco” racista. Cegos pelo preconceito, esses europeus não percebem que a presença da mão de obra estrangeira – inclusive em proporções muito maiores do que a atual – é essencial para impedir que, nos próximos anos, a economia desses países entre em colapso por falta de braços para o trabalho. A Europa é um continente em rápido envelhecimento. Isso ocorre porque, de um lado, a expectativa de vida é cada vez mais alta, e, por outro, o número médio de filhos por casal vem caindo sem cessar. Morrem mais pessoas do que nascem. A queda das taxas de fertilidade está elevando a proporção de idosos entre os europeus nas próximas décadas. Na Itália, por exemplo, a média de idade deverá subir dos atuais 41 anos para 53 – doze anos a mais – até 2050. Na metade do século, a população da Espanha pode ser 22% menor do que agora, e a da Holanda, 10% menor. No total, 34 países terão um declínio populacional até 2050. O único fator capaz de reverter essa tendência é a entrada maciça de estrangeiros. Os imigrantes são, na média, mais jovens do que os europeus nativos, e têm mais filhos – em parte, pela pouca idade, mas também porque geralmente vêm de países com taxas de fertilidade mais altas. Caberá a eles sustentar a vida econômica nesses países quando os europeus se retirarem, em números cada vez maiores, para desfrutar de sua confortável aposentadoria. Os especialistas calculam que, para manter estável a atual proporção entre as pessoas que trabalham e as que vivem de pensões, a Europa precisará de 3 milhões de novos imigrantes por ano – o dobro da quantidade atual de trabalhadores recém-chegados, legais ou ilegais. O que muitos veem como um problema é, na realidade, uma solução.
FUSER, Igor. Geopolítica: o mundo em conflito. 3. ed. São Paulo: Salesiana, 2010. p. 78-79.
De acordo com o titulo do texto, porque a mão de obra estrangeira é essencial para a Europa?
1ª QUESTÃO
Porque ele atravessa o território de nove países e constitui um importante fator de integração continental entre os países europeus do leste e do oeste.
2ª QUESTÃO
A) A Floresta Temperada desenvolve-se em climas temperados e é composta, principalmente, por espécies caducifólias, cujas folhas caem no período frio do ano.
B) A Vegetação Mediterrânea ocorre em áreas de clima mediterrâneo, com plantas pequenas e resistentes à evaporação.
C) As Coníferas, também conhecidas por Taiga, predominam no norte da Europa e passam boa parte do ano cobertas por gelo.
3ª QUESTÃO
A população europeia apresenta características culturais distintas. Isso se deve às diferenças entre as religiões, as línguas e as tradições culturais dos povos que a compõem, originários de diferentes etnias.
4ª QUESTÃO
Transição demográfica é o processo pelo qual, após uma fase de crescimento acelerado, determinada população passa a apresentar baixa natalidade e baixa mortalidade. A transição tem como consequência o envelhecimento da população, caracterizado pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da fecundidade.
5ª QUESTÃO
Não, pois, apesar de a Europa Ocidental ser constituída por países desenvolvidos, eles apresentam problemas sociais como desemprego e falta de moradias, de modo que nem toda a população tem acesso a uma boa qualidade de vida.
6ª QUESTÃO
A) O continente europeu (França, Alemanha e Suécia), a América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e parte da Ásia (China e Japão).
B) O continente africano (Argélia, Etiópia e Serra Leoa) e os países do Oriente Médio.
7ª QUESTÃO
A Europa é um continente em rápido envelhecimento. Isso ocorre porque, de um lado, a expectativa de vida é cada vez mais alta, e, por outro, o número médio de filhos por casal vem caindo sem cessar. Morrem mais pessoas do que nascem. A queda das taxas de fertilidade está elevando a proporção de idosos entre os europeus nas próximas décadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário