1- A Europa pode ser regionalizada em dois grupos de países. Identifique e descreva os principais aspectos que caracterizam cada um desses grupos.
2- A Europa Ocidental compreende a porção da Europa que, durante a Guerra Fria, englobou os países que integravam qual bloco geopolítico? E a Europa Oriental?
3- Podemos afirmar que, no decorrer da história, os limites territoriais dos países do mundo sempre foram estáveis? No caderno, justifique sua resposta com exemplos que podem ser encontrados nos mapas das páginas 18 a 21.
4- Cite quais conflitos ou embates geopolíticos ocorridos no século XX tiveram mais influência sobre a configuração dos limites territoriais entre os países da Europa.
1ª QUESTÃO
A Europa pode ser regionalizada em Ocidental e Oriental. A Europa Ocidental compreende os países de economia desenvolvida e altamente industrializada, e a Europa oriental agrupa os países com economia menos desenvolvida, representados, sobretudo, por nações ex-socialistas.
2ª QUESTÃO
Integrava o bloco dos países capitalistas, sob a influência dos Estados Unidos. A Europa Oriental, por sua vez, englobava as nações socialistas com a influência da URSS.
3ª QUESTÃO
3. Ao longo da história, as fronteiras e os territórios nacionais passaram por várias mudanças. Elas ocorreram, por exemplo, em razão da ampliação do território de um país, em virtude da anexação de novas áreas, do desaparecimento de um país ou, então, por causa da criação de um novo Estado.
4ª QUESTÃO
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a Guerra Fria.
5ª QUESTÃO
A dissolução e a fragmentação da União Soviética, assim como de vários países sob sua influência no cenário internacional.
6ª QUESTÃO
Entre os principais fatores estão os interesses políticos e os sentimentos nacionalistas das diversas nações que compunham a região dos Bálcãs.
7ª QUESTÃO
A República Tcheca e a Eslováquia, em decorrência do enfraquecimento da União Soviética.
8ª QUESTÃO
A) Para justificar o processo colonial, muitos europeus compartilhavam uma visão de mundo na qual o continente e seus povos eram naturalmente superiores, o que ajudou a consolidar a disseminação de sua cultura e de seus hábitos nas áreas colonizadas. Desse modo, vastas regiões do mundo passaram a ter características culturais que, agrupadas, delimitam o Oriente e o Ocidente.
B) Predominância do Cristianismo, forte influência das culturas europeia e estadunidense.
C) Atualmente, essa divisão tem tido como principal motivo a religião, sobretudo no caso da oposição entre Cristianismo e Islamismo e a atuação de alguns grupos extremistas que se identificam como “inimigos do Ocidente”.
9ª QUESTÃO
A) Europeus e americanos consideravam sua dominância no mundo prova de superioridade biológica.
B) Para justificar a dominação, no sentido de que, sendo nações superiores, sua dominação das diferentes áreas colonizadas seria um benefício às nações conquistadas.
C) Em razão do colonialismo e da ideia de superioridade criada pelas potências europeias, o Oriente passou a ser visto como um mundo de culturas inferiores e exóticas, em um contexto que buscava justificar a exploração colonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário