ATIVIDADE 15
Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais da América do Norte Anglo Saxônica – EUA
Habilidades da BNCC: EF08GE01 / EF08GE03 / EF08GE06 / EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE14 / EF08GE20
1- Leia o texto.
A cultura estadunidense no mundo
Nas últimas décadas, a cultura estadunidense vem se inserindo cada vez mais no modo de vida de grande parte da população mundial. Atualmente, vários hábitos do nosso cotidiano foram influenciados pelo american way of life, ou seja, o estilo de vida americano, que é fortemente difundido no Brasil e no mundo. É muito comum, por exemplo, nos depararmos com outdoors ou campanhas publicitárias em rádio ou em televisão promovendo produtos dos Estados Unidos. Talvez o maior exemplo da expansão cultural dos Estados Unidos seja a presença da língua inglesa no cinema, na internet e nas músicas. O inglês é um idioma muito presente no Brasil e em muitos outros países. Além disso, grande parte das negociações comerciais internacionais é feita nessa língua. Essa expansão cultural intensificou-se a partir da segunda metade do século XX, em consequência do forte crescimento econômico dos Estados Unidos e também da ampliação do acesso aos meios de comunicação de massa.
Também podemos identificar hábitos ou expressões norte-americanos que se tornaram usuais em nosso dia a dia, assim como o uso de palavras em inglês. Vamos observar alguns exemplos. Um dos locais mais frequentados pelos brasileiros ao fazer compras é chamado shopping center.
Já é praticamente um hábito assimilado no comércio brasileiro que, na última sexta-feira do mês de novembro, muitos estabelecimentos comerciais fazem a Black Friday, dia em que os produtos são vendidos com maiores descontos.
a) Você considera importante respeitar os hábitos culturais originários de outras nações e etnias que chegam ao nosso cotidiano?
b) Muitas vezes, ao incorporar hábitos de outros países, acabamos por reforçá-los, deixando de prestigiar ou manter hábitos e produtos nacionais e até mesmo locais. Reflita com os colegas sobre exemplos como esses. Pensem em atitudes que devem ser tomadas para que a cultura local não seja distorcida ou eliminada totalmente, e sim conservada e difundida, de modo que possa coexistir junto à pluralidade cultural vinda de outros nações e etnias.
2- Observe a imagem.
a) Você sabe o que são multinacionais?
b) Quais as principais características das multinacionais?
3- O MIT, isto é, o Massachusetts Institute of Technology, localizado no estado de Massachusetts, no nordeste dos Estados Unidos, é um dos mais importantes tecnopolos do mundo. Nele, são desenvolvidas pesquisas tecnológicas voltadas para as áreas de saúde, economia e meio ambiente.
Você sabe o que são tecnopolos?
4- Representado pelos países da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) configura-se como um acordo comercial adotado por seus membros para dinamizar o fluxo de mercadorias e capitais entre os países que o compõem e entre eles e o resto do mundo. Esse bloco econômico foi oficializado em 1994, quando os países-membros concordaram em extinguir gradualmente as tarifas alfandegárias de quase todos os produtos comercializados entre eles. Portanto, o Nafta instituiu-se como uma zona de livre-comércio. Atualmente, esse bloco se abriu para um nível maior de integração denominado união aduaneira. Assim, os países-membros do Nafta devem estabelecer uma tarifa externa comum no comércio com outros países do mundo.
a) Você sabe o que é um bloco econômico?
b) Em sua opinião, o Nafta favorece os países que o compõem de maneira igualitária? Justifique sua resposta.
c) O que é uma união aduaneira?
5- Por que os Estados Unidos são considerados uma potência mundial?
6- A hegemonia econômica, política e militar dos Estados Unidos foi consolidada após a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu em grande parte em território europeu, prejudicando a infraestrutura industrial dos países desse continente. Os Estados Unidos, bem menos atingidos pelos danos causados pela guerra, respondiam, em 1953, por cerca de 45% da produção industrial mundial, passando assim a financiar programas para reconstruir países enfraquecidos pelos conflitos mundiais. Entre esses programas estava o Plano Marshall, de ajuda econômica à Europa. Além da ajuda financeira, os Estados Unidos passaram a ser o principal exportador de produtos industrializados e agrícolas para as nações que se recompunham economicamente.
Explique o que foi o Plano Marshal?
GABARITO
1- a) Resposta pessoal. Espera- se que os alunos valorizem toda forma de expressão cultural proveniente de outros países e etnias, respeitando-as.
b) Espera- se que os alunos valorizem e citem atitudes como consumir produtos típicos ou praticar hábitos de outras culturas sem que se percam hábitos culturais locais. Promover festas que valorizem os hábitos locais é uma maneira de divulgá-los e mantê-los. Comemorações que promovam a integração e a convivência de expressões culturais diversas, como feira das nações, em coexistência à cultura local, também podem ser citadas.
2- a) Multinacionais ou transnacionais são empresas com atividades que se realizam entre diferentes nações. Apesar de as empresas internacionais atuarem em vários países, elas possuem uma única sede.
b) São aquelas que possuem a sede instalada em um país e filiais espalhadas por diversos outros países. São chamadas também de empresas transnacionais. Entre seus objetivos, estão a redução dos custos com o processo de produção e a ampliação da sua margem de lucro.
3- Área onde se concentram várias empresas de alta tecnologia e também centros de pesquisas.
4- a) Blocos econômicos são agrupamentos de países que desejam estreitar relações comerciais entre si, incentivando o mercado internacional entre seus membros.
b) Não. Os Estados Unidos são responsáveis pela maior parte da riqueza gerada no bloco econômico e também possui o maior mercado consumidor. Dessa maneira, México e Canadá apresentam uma dependência econômica em relação aos Estados Unidos.
c) União aduaneira é uma área de livre-comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum.
5- A partir do século XX, os Estados Unidos ganharam força e destaque no cenário internacional e passaram a exercer a liderança das principais negociações relacionadas à economia e à geopolítica mundial. Atualmente, esse país controla os principais fluxos internacionais de mercadorias e serviços. Além disso, exercem grande influência diante das principais instituições internacionais do planeta, como o FMI e a ONU. Por essas e outras razões, os Estados Unidos constituem um dos principais agentes na dinâmica e na organização do espaço geográfico mundial. A participação dos Estados Unidos na geração de riquezas mundiais é extremamente elevada, e equivale a aproximadamente 25% do PIB mundial. Atualmente, o PIB estadunidense está em torno de 18,6 trilhões de dólares. Esse valor é cerca de seis vezes maior do que o da França, um dos países mais desenvolvidos da Europa.
6- Visava fortalecer o capitalismo na Europa ocidental, evitando uma possível expansão do socialismo no continente, em decorrência da crise econômica que se instalou na Europa no pós-guerra. Esses investimentos, portanto, fortaleceram a posição de liderança estadunidense durante a ordem bipolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário