ATIVIDADE 12
Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais da América do Norte Anglo Saxônica – Economia dos Estados Unidos
Habilidades da BNCC: EF08GE01 / EF08GE03 / EF08GE06 / EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE14 / EF08GE20
1- Escreva uma breve síntese sobre os principais aspectos econômicos, físicos e sociais da América Anglo Saxônica.
2- Observe a manchete de jornal a seguir e depois responda, no caderno, às questões.
a) Qual é o principal tema apresentado nessa manchete?
b) Por que o protecionismo agrícola é intensamente praticado pelos EUA? Quais vantagens levam à adoção desse tipo de política por parte desse país?
c) Explique de que maneira a prática do protecionismo adotada pelos países desenvolvidos influencia negativamente o desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos.
3- Observe a fotografia a seguir.
a) Como o restaurante mostrado na fotografia revela a expansão da cultura dos Estados Unidos no mundo?
b) No caderno, escreva exemplos da presença da cultura estadunidense em seu dia a dia
4- Observe a charge ao lado e responda no caderno às questões seguintes.
a) Qual é a principal ideia que essa charge transmite?
b) Escreva as principais características que tornam os Estados Unidos uma potência econômica mundial.
c) É possível evidenciar a supremacia estadunidense em suas relações no interior do Nafta? Explique sua resposta.
5- Escreva um texto no seu caderno explicando qual é a relação entre o modelo de colonização que deu origem aos Estados Unidos e o processo de industrialização desse país.
6- Explique como se caracteriza a atual produção industrial dos Estados Unidos.
7- Podemos afirmar que a economia do Canadá é relativamente dependente dos Estados Unidos? Justifique sua resposta.
8- Qual é a importância da região centro-sul do Canadá para a produção agrícola do país?
GABARITO
1- • Divisão do continente americano em América Anglo-Saxônica e América Latina considera aspectos histórico-culturais para a regionalização. Já a divisão do continente em América do Norte, América Central e América do Sul considera aspectos físicos.
• A colonização inglesa dos Estados Unidos teve início no século XVII. A Marcha para o Oeste corresponde à ocupação do interior do território estadunidense entre os séculos XVIII e XIX.
• Atualmente, além de europeus, existe também um grande número de asiáticos e latino-americanos vivendo nos Estados Unidos.
• Grande parte da população estadunidense possui boa qualidade de vida, o que reflete na elevada expectativa de vida de sua população.
• A população canadense possui uma grande diversidade étnica. Por causa do clima rigoroso ao norte, a população desse país distribui-se irregularmente sobre o território, concentrando- se, principalmente, na região sul do país.
• Os Estados Unidos representam, hoje, uma das maiores potências mundiais. Isso se deve ao elevado nível de desenvolvimento econômico conquistado ao longo de sua história.
• A industrialização dos Estados Unidos consolidou-se na segunda metade do século XIX. Atualmente, o parque industrial desse país possui um elevado nível tecnológico.
• A produção agropecuária dos Estados Unidos ocorre, principalmente, por meio dos belts. Além dos produtos agropecuários, o país possui recursos minerais, como carvão, urânio, cobre, zinco, ferro e prata.
• A economia do Canadá possui um diversificado parque industrial, uma agropecuária com alta produtividade e ainda importantes recursos naturais, como gás natural, petróleo, carvão, urânio, entre outros.
2- a) A manchete trata do protecionismo econômico na forma de subsídios agrícolas adotados pelos Estados Unidos.
b) O pagamento de uma parte do preço final dos produtos agropecuários aos produtores, por parte do governo estadunidense, possibilita que esses produtos sejam negociados no mercado internacional a um preço menor do que o custo de sua produção, favorecendo a concorrência com os demais países, além de servir como ajuda e incentivo aos produtores rurais desse país.
c) Os produtos subsidiados de países desenvolvidos são negociados no mercado internacional a um preço menor do que o custo de sua produção e, assim, concorrem com grande vantagem com os gêneros produzidos nos países subdesenvolvidos.
3- a) O restaurante estadunidense na Arábia Saudita comprova que a cultura dos Estados Unidos está cada vez mais inserida no modo de vida de grande parte da população mundial, a exemplo de hábitos alimentares.
b) Resposta pessoal do aluno.
4- a) A charge transmite a ideia de que os Estados Unidos é um país rico e que os países pobres dependem economicamente dele.
b) Possível resposta: os Estados Unidos controlam os principais fluxos internacionais de mercadorias e serviços. Além disso, exercem importante papel diante das principais instituições financeiras e militares do planeta. Por essas e outras razões, os Estados Unidos regem grande parte da dinâmica e da organização do espaço geográfico mundial.
c) Sim. A supremacia estadunidense é evidenciada nas trocas comerciais internas do bloco, sendo o país que possui o maior mercado consumidor e, ao mesmo tempo, o principal responsável pela maior parte da riqueza gerada pelo Nafta.
5- A expansão industrial foi impulsionada, principalmente pela maneira que as colônias do norte organizaram seu modo de produção. Essas colônias desenvolviam um trabalho voltado às necessidades e ao desenvolvimento econômico da própria colônia, e não em benefício da metrópole. Essa forma de organizar as atividades econômicas foi fundamental para a expansão do mercado interno consumidor da região, fazendo que o número de manufaturas e de estabelecimentos bancários, gradativamente, se elevasse. Como consequência desse processo, houve uma intensa acumulação de capital, que possibilitou o investimento das burguesias industrial e comercial nas primeiras indústrias localizadas no nordeste do país, as quais serviram de base, mais tarde, para impulsionar o crescimento econômico e industrial dos Estados Unidos.
6- A atual produção industrial desse país se caracteriza por apresentar um grande avanço tecnológico no processo produtivo. Os investimentos em modernas tecnologias favoreceram a expansão de indústrias, como a de informática, microeletrônica, robótica e biotecnologia.
7- Sim. Embora apresente alto nível de desenvolvimento econômico, o Canadá não deixa de ser um país dependente, pois mantém fortes laços comerciais com os Estados Unidos, seu maior parceiro comercial.
8- Essa região utiliza tecnologias e implementos agrícolas e apresenta alta produtividade na atividade agropecuária. Mais de 70% das áreas de cultivo canadense se encontram nessa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário