ATIVIDADE 10
Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos da América Latina – História da colonização.
Habilidades da BNCC: EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE10 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20 / EF08GE21 / EF08GE22 / EF08GE24
1- Os astecas, que habitavam o território que atualmente representa o México, constituíam uma grande nação à época da chegada dos espanhóis nas Américas. Recentemente, o governo mexicano tem se esforçado para assumir e reconhecer o legado asteca como fundamental à identidade cultural do país. Descreva, no caderno, como ocorreu o contato entre populações indígenas e colonizadores.
2- O que é o Canal do Panamá, onde ele está localizado e qual sua importância estratégica e comercial? Justifique.
3- Leias as descrições dos seguintes marcos naturais da América Latina:
a) A afirmação I se refere a qual marco natural latino-americano? A existência desse tipo de vegetação está relacionada a qual característica climática?
b) A afirmação II se refere a qual bacia hidrográfica latino-americana? Qual a importância dessa bacia?
c) A afirmação III se refere a qual bacia hidrográfica? Cite um aproveitamento dessa bacia hidrográfica que beneficia os países que a compartilham, em especial Brasil e Paraguai.
d) A afirmação IV se refere a qual marco do relevo latino-americano? De que forma influencia o clima na região da Floresta Amazônica?
4- Leia o texto abaixo.
AS MARCAS DO PASSADO NAS PAISAGENS DA AMÉRICA LATINA
A América Latina ainda preserva elementos culturais construídos por povos pré-colombianos há centenas de anos. Por meio da observação das paisagens remanescentes, podemos descobrir aspectos que caracterizavam o modo de vida desses povos e, principalmente, identificar parte das técnicas que utilizavam na transformação e organização do espaço geográfico. As construções feitas pelos Incas, quando comparadas às de outros povos pré-colombianos, revelam o avançado nível tecnológico que possuíam, sobretudo no campo da engenharia e da mecânica. As técnicas sofisticadas desenvolvidas por essa civilização possibilitaram que as paisagens fossem transformadas de maneira muito intensa e com maior precisão. Entre as técnicas utilizadas, destacam-se a agricultura em terraços, a irrigação por meio de canais e as construções de aquedutos, além de outras complexas construções arquitetônicas feitas com rochas. Uma das mais expressivas heranças culturais representadas por meio de edificações nas paisagens latino-americanas é a cidade de Machu Picchu, construída na região dos Andes peruanos pelos Incas. Veja a imagem a seguir e conheça algumas informações interessantes sobre esse lugar e sua importância cultural.
Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 8o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.
a) O que mais chamou sua atenção sobre a construção da cidade de Machu Picchu?
b) Em nosso país, existem construções que expressam aspectos da cultura brasileira? E no lugar onde você vive?
c) Você considera importante preservar edificações e outros tipos de expressões culturais dos diferentes povos? Por que?
5- Cite os principais motivos das disputas territoriais no continente americano.
6- A influência de elementos de culturas indígenas e africanas é igualmente significativa, assim como são comuns na maioria dos países latino-americanos as manifestações marcadas pelo sincretismo cultural. Essas manifestações possuem uma identidade própria e, muitas vezes, elementos católicos misturados a elementos de povos indígenas e africanos.
Explique o que é sincretismo religioso.
GABARITO
1- Os povos nativos foram subjugados pelos povos europeus colonizadores. Na maioria dos casos, os povos indígenas foram dizimados ou escravizados, o que possibilitou a fácil extração das riquezas naturais da América Latina, levando a um maior desenvolvimento econômico e enriquecimento das coroas europeias.
2- Um canal artificial que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico, localizado no istmo do Panamá, no país homônimo, na América Central. É muito importante para o comércio marítimo e por ele passa parte significativa das importações e exportações dos países latino- -americanos e de nações de outras regiões, possuindo relevância global.
3- a) À região da Floresta Amazônica. Clima quente e chuvoso.
b) À Bacia Amazônica. É de grande importância regional, principalmente para os povos ribeirinhos que dela dependem para abastecimento, alimentação e renda.
c) Refere-se à Bacia Platina. O aproveitamento dessa bacia que beneficia vários países é a produção de energia hidrelétrica.
d) À cordilheira dos Andes. As grandes elevações dos Andes representam uma barreira às massas de ar úmidas que se deslocam do leste em direção a oeste da América do Sul, causando intensas precipitações a leste da cordilheira.
4- a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal
c) Resposta pessoal.
5- O processo de independência na América Latina teve início no século XIX. Na América Espanhola, a descolonização gradual dos vice-reinos existentes resultou na fragmentação do território em vários países. A unidade territorial das possessões portuguesas, contudo, foi mantida após a independência do Brasil. Desde então, a região já vivenciou alguns conflitos entre suas nações, proporcionados por disputas territoriais. No entanto, a maioria das disputas existentes entre as nações latino-americanas podem ser caracterizadas como embates essencialmente diplomáticos, alguns dos quais estão em processo de análise ou julgamento pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda.
6- Fusão de diferentes elementos culturais ou religiosos, havendo uma reinterpretação desses elementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário