segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Atividade 7 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - O continente africano e sua diversidade

ATIVIDADE 7

Objeto de Aprendizagem: O continente africano e sua diversidade
Habilidades da BNCC: EF08GE03 / EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20


1- Discorra sobre as principais paisagens de vegetação do continente africano.

a) Savanas

b) Estepes e pradarias. 

c) Vegetação mediterrânea.

d) Desertos.

e) Floresta Tropical.  

2- Observe o mapa.


a) Cite 2 países que contém floresta tropical.

b) Cite 2 países que contém vegetação de estepe ou pradaria.

c) Cite 2 países que contém vegetação mediterrânea.

d) Cite 2 países que contém vegetação desértica.

3- Discorra a respeito dos principais climas africanos.

4- Cite as 3 principais bacias hidrográficas do continente africano.

5- Ao longo de seu percurso, as águas desse rio são utilizadas para a irrigação de lavouras, como de arroz, algodão e amendoim. Ao chegar à sua foz, no oceano Atlântico, ele forma um rico e verde delta, onde, nos últimos anos, os manguezais existentes vêm sofrendo graves impactos ambientais por causa da exploração petrolífera no litoral da Nigéria.

O fragmento acima refere-se a qual rio africano?

A) Nilo.
B) Niger.
C) Congo.
D) Zambeze.
E) Senegal.

6- É um rio permanente que nasce no Lago Vitória em Uganda e deságua em forma de delta no mar Mediterrâneo, no Egito. Durante milênios, as cheias garantiram a fertilidade dos solos e o cultivo de produtos em suas margens. No entanto, uma série de usinas e barragens instaladas ao longo de seu curso a partir do século XX alterou o regime das cheias, o que prejudicou o depósito de boa parte dos sedimentos que fertilizam suas margens. Dessa forma, algumas regiões localizadas às margens desse rio necessitam, atualmente, de fertilização artificial para se manter cultiváveis.

O fragmento acima refere-se a qual rio africano?

A) Nilo.
B) Niger.
C) Congo.
D) Zambeze.
E) Senegal.


7- Localizado na porção central da África, esse rio é um dos mais longos e caudalosos rios africanos, sendo navegável na maior parte de seu percurso. Além de abrigar áreas com densa vegetação equatorial, constitui uma importante via de comunicação na região central africana.

O fragmento acima refere-se a qual rio africano?

A) Nilo.
B) Niger.
C) Congo.
D) Zambeze.
E) Senegal.

8- Observe o mapa.


a) Quais as principais macrorregiões africanas.

b) Quais os países formam a África do Norte?

c) Quais os países formam a África do Oeste?

d) Quais os países formam a África do Central?

e) Quais os países formam a África Austral?

f) Quais os países formam o Chifre da África?

9- Discorra a respeito das Macrorregiões africanas.


GABARITO

1- a) Savanas são biomas que ocorrem predominantemente em climas tropicais. Recobrem áreas na América do Sul, África, Ásia e Oceania. No Brasil, correspondem ao Cerrado e à Caatinga. Possuem vegetação composta por gramíneas, arbustivas e algumas árvores esparsas.

b) As estepes ocorrem em zonas de clima mais seco, como nas proximidades de áreas desérticas e montanhosas. Por sua vez, as pradarias são típicas de climas úmidos, entre zonas tropicais e temperadas, com forte influência da umidade.

c) O Clima Mediterrâneo, também conhecido por Clima Temperado Mediterrâneo faz parte de uma das três classificações de climas temperados que existem no mundo. Esse tipo de clima possui algumas características que o distinguem, como, apresentar duas estações bem definidas. Esse aspecto está diretamente ligado à sua localização geográfica.

d) É uma área que acumula menos de 250 mm de chuvas por ano. As chuvas, quando ocorrem, são irregulares e mal distribuídas. Seu clima é árido, caracterizado pela acentuada amplitude térmica diária. Sua vegetação é esparsa e de pequeno e médio porte, além de ser adaptada ao clima extremo.

e) A floresta tropical é uma formação vegetal típica de regiões de clima quente e úmido que apresenta grande diversidade de espécies animais e vegetais. As florestas tropicais estão geograficamente localizadas na faixa tropical do globo, entre as linhas imaginárias Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.

2- a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

c) Resposta pessoal.

d) Resposta pessoal.

3- Clima Equatorial - Regiões: centro-oeste do continente e também em Gana e Costa do Marfim. - Principais características: temperaturas elevadas; chuvas em grande quantidade durante todo o ano; elevada umidade do ar. Não apresenta estação com clima frio. Paisagem de clima equatorial no centro da África Floresta Equatorial na África Central: clima caracterizado por temperaturas elevadas, muitas chuvas e alta umidade do ar.

Clima tropical - Regiões quase toda região central e sul do continente. É o clima presente na maior parte da África. - Principais características: verões chuvosos e invernos secos. As médias de temperaturas anuais são altas. 

Clima desértico - Presente nos desertos do Saara (região norte da África) e Calaari (sudoeste da África). - Principais características: clima quente e seco. Elevada amplitude térmica diária (dia muito quente e noite muita fria). 

Clima Mediterrâneo (subtropical) - Clima presente nos extremos norte e sul do continente. - Principais características: influência no Mar Mediterrâneo no extremo norte da África. - Principais características: temperaturas amenas em grande parte do ano. Chuvas em quantidade média de 750 mm por ano. 

Clima Montanhoso - Encontrado em regiões montanhosas, como as Terras Altas da Etiópia, as Montanhas do Atlas no Norte da África e o Monte Kilimanjaro. - Principais características: mais frio e úmido do que as áreas baixas circundantes, com temperatura e precipitação variando significativamente com a altitude. A vegetação varia de florestas em altitudes mais baixas a pastagens e até geleiras nos pontos mais altos.

4- Rio Nilo, rio Niger e rio Congo.

5- letra B

6- letra A

7- letra C

8- a) Resposta retirada da legenda do mapa.

b) Resposta retirada do mapa.

c) Resposta retirada do mapa.

d) Resposta retirada do mapa.

e) Resposta retirada do mapa.

f) Resposta retirada do mapa.

9- 

domingo, 17 de dezembro de 2023

Atividade 6 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - O continente africano e sua diversidade

ATIVIDADE 6

Objeto de Aprendizagem: O continente africano e sua diversidade
Habilidades da BNCC: EF08GE03 / EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20


1- Leia o texto.

Uma das causas que explicam a incidência constante de conflitos e ditaduras militares na África diz respeito aos atuais limites territoriais que separam os Estados africanos. Durante a partilha da África, no século XIX, as nações europeias estabeleceram, de acordo com critérios de seu próprio interesse, fronteiras políticas coloniais que não respeitavam as territorialidades preexistentes, construídas pelas diversas etnias que viviam no continente. As novas fronteiras acabaram formando Estados nacionais instáveis, pois separam povos que historicamente viveram nos mesmos territórios e, em algumas situações, unem em uma mesma região grupos étnicos tradicionalmente inimigos. Assim, surgiram disputas entre grupos rivais, o que deflagrou uma série de guerras civis em várias partes do continente. Veja no mapa a seguir a divisão do território africano entre as etnias nativas (linhas vermelhas) e as atuais divisões nacionais (linhas brancas), em grande parte herdada das fronteiras coloniais impostas pelos europeus.

a) Quais os fatores responsáveis pela maioria dos conflitos no território africano?

2- Os africanos fizeram parte da formação do povo brasileiro e consequentemente contribuíram intensamente para a composição de nossa cultura. Podemos identificar várias características da cultura africana em nossos hábitos culturais, entre eles, músicas, religiosidades, festas, danças, culinária etc. Chamamos cultura afro-brasileira as expressões culturais existentes em nosso país que possuem alguma influência africana desde o tempo em que o Brasil era colônia de Portugal até os dias atuais. 

Cite alguns elementos culturais afro-brasileiros presentes na sociedade brasileira.

3- Observe o mapa.


Cite alguns países com alto densidade demográfica na África.

4- A África é formada por uma grande variedade de línguas e etnias. Calcula-se que, no continente, existam cerca de 800 grupos étnicos diferentes e de 2 000 línguas nativas, além das línguas dos colonizadores europeus, como francês, inglês e português. Com relação aos aspectos religiosos do continente, a situação não é diferente: há inúmeras crenças, como o Islamismo, o Catolicismo, o Hinduísmo e, sobretudo, o Animismo, praticado principalmente na porção norte do continente.

Diferencie cada religião citada no texto.

5- Quem foi Nelson Mandela e qual a sua importância para o fim do Apartheid?

6- Analise o mapa.


a) Quais os países europeus tinham o maior número de colônias na África?

7- Em alguns lugares no continente africano são encontrados Oasis, principalmente, em regiões áridas.


Explique o que são oásis.


GABARITO

1- a) O fator responsável pela deflagração de conflitos armados no continente africano é a disputa pela apropriação das fartas riquezas naturais do continente, como petróleo, diamante, metais preciosos e água. A divisão inadequada dos territórios africanos e a disputa pela apropriação das terras são dois dos fatores responsáveis pelo surgimento de milícias rebeldes e grupos de guerrilha clandestinos. Esses grupos, em geral, são formados por combatentes que, em virtude da situação de extrema pobreza, buscam um meio de garantir seu sustento. Atualmente, um dos problemas mais dramáticos da África é o crescente recrutamento de crianças e adolescentes como soldados em conflitos armados. Fatores culturais, que remontam a antigas rivalidades tradicionais, também são responsáveis pela ocorrência de vários conflitos, como os que acontecem entre nômades pastores e agricultores sedentários nos oásis do Saara ou nas áreas do Sahel.

2- A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor. Não podemos perder de vista que estas expressões musicais são também corporais.
Alguns pratos típicos: Acarajé Bolinhos de feijão fradinho, pisados no pilão e fritos em azeite de dendê. Caruru. Comida feita com quiabo picado, camarão, frango e azeite de dendê. Omalá Prato elaborado com quiabo e azeite de dendê e servido com pirão de arroz. Bobó de camarão... Ipetê... Vatapá... Moqueca... Abará

3- Resposta pessoal.

4- O islamismo é entendido como uma corrente política ideológica que usa como base a religião muçulmana, ou seja, o islamismo defende que as práticas políticas devem ser pautadas pela lógica religiosa e vice-versa.

o cristianismo é uma religião monoteísta que há cerca de dois mil anos se derivou do judaísmo na região do Oriente Médio. Sua figura central é a de Jesus, que se acredita ser o Filho de Deus, a encarnação humana da própria Divindade.

O hinduísmo é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana. Os seguidores do hinduísmo acreditam em vários deuses e na reencarnação. Segundo o hinduísmo, os seres humanos morrem e renascem várias vezes.

Animismo: crença religiosa cujos seguidores acreditam que todos os seres vivos e os fenômenos da natureza possuem uma alma.

5- "Nelson Mandela foi um ativista e político sul-africano que ficou marcado na história do mundo como um dos grandes nomes na luta contra o Apartheid, o regime de segregação racial que foi estabelecido na África do Sul no final da década de 1940. Por sua militância, foi preso, permanecendo na cadeia por 27 anos. O sul-africano graduou-se em Direito, atuando como advogado durante parte de sua vida. Depois que foi liberto da prisão, conduziu o processo de reconstrução da África do Sul, sendo eleito presidente do país em 1994. Por seu importante papel na luta contra o Apartheid, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Faleceu em 2013." 

6- a) França e Inglaterra.

7- Os oásis geralmente são provenientes do subsolo, onde camadas impermeáveis de rochas subterrâneas acumulam água, formando lençóis freáticos a pouca profundidade.


sábado, 16 de dezembro de 2023

Atividade 5 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - O continente africano e sua diversidade

ATIVIDADE 5

Objeto de Aprendizagem: O continente africano e sua diversidade
Habilidades da BNCC: EF08GE03 / EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20

1- Diferencie a África Islâmica da África Subsaariana.

2- Descreva, no caderno, uma característica peculiar da rede hidrográfica do continente africano. 

3- No caderno, explique o que é neocolonialismo. 

4- Explique o que foi o apartheid e dê exemplos de atitudes relacionadas a esse regime. 

5- Escreva, no caderno, uma característica que retrate a diversidade existente na população africana.

6- Observe a fotografia abaixo e responda no caderno à questão a seguir.


Além da barragem da usina hidrelétrica de Karuma, muitas outras barragens foram construídas ao longo do curso do rio Nilo. Que problemas a construção dessas barragens tem ocasionado nessa região?

7- Leia a afirmação abaixo e responda à questão a seguir. 

Único continente a abranger ambas as zonas temperadas do planeta, a África apresenta um amplo núcleo tropical localizado entre duas estreitas zonas temperadas, uma ao sul e outra ao norte. 

[...] DIAMOND, Jared. A sina da África. National Geographic Brasil. ano 6, n. 66, p.16. 2005. [...] 

Com base no trecho citado, que tipo de clima atua e que formação vegetal se desenvolve, de maneira predominante, nesse núcleo tropical do território africano?

8- A charge retrata a fase do expansionismo colonial ocorrida no século XIX. Observe- a e responda às questões a seguir no caderno.


a) Que nome foi dado a essa fase do expansionismo colonial? 

b) Quais foram os motivos que levaram a esse expansionismo? 

c) Que característica do expansionismo colonial a charge representa? 

d) Qual foi a justificativa usada pelas nações europeias para fazer a partilha e a dominação do território africano?

9- Leia o texto abaixo e depois responda às questões propostas no caderno.

[...] As fronteiras dos países africanos, delineadas pelos colonialistas nos fins do século XIX, mantêm-se as mesmas até os nossos dias. Com isso, quase todas as etnias africanas foram divididas, passando as suas populações a pertencer a diferentes países coloniais. Ao mesmo tempo cada colônia criada passou a abrigar várias etnias. Esta situação não foi favorável à unidade nacional quando essas colônias se tornaram independentes. [...] BELUCCI, Beluce (Coord.). Introdução à história da África e da cultura afro-brasileiro. Rio de Janeiro: UCAM, CEAA, CCBB, 2003. p. 95.

a) O texto refere-se a uma das causas que vêm gerando conflitos internos na África. Identifique-a. 

b) Além da causa abordada no texto, escreva outra ligada aos conflitos existentes no continente africano.


GABARITO

1- A África islâmica localiza- se na porção norte do continente africano, colonizada por povos árabes; sua população, de maioria branca e praticante do Islamismo, fala a língua árabe e, em muitos estudos, é agrupada ao Oriente Médio. A África subsaariana é a porção localizada ao sul do deserto do Saara; nela, está a maior parte dos países africanos com população predominantemente negra; apresenta grande heterogeneidade étnica, religiosa e linguística.

2- Parte dos rios africanos são endorreicos, ou seja, não deságuam nos oceanos, mas em lagos ou depressões no interior do continente.

3- O neocolonialismo é a situação de exploração e dependência econômica em que os países africanos se encontram atualmente em relação aos países europeus, mesmo após a independência. Esses países passaram a participar da DIT como fornecedores de matérias-primas aos países industrializados e dependentes dos gêneros industrializados produzidos pelos países ricos.

4- O apartheid foi um regime político, introduzido na África do Sul em meados do século XX, que diferenciava os direitos e os deveres da população segundo a cor da pele. Correspondia ao racismo como política institucional do Estado. Alguns exemplos: os povos de etnia negra eram impedidos de ter acesso à propriedade da terra, à participação política e, até mesmo, às áreas urbanas destinadas somente aos brancos.

5- Características dessa diversidade são a quantidade de grupos étnicos existentes no continente, cerca de 800, e a quantidade de línguas faladas além daquelas dos colonizadores (francês, inglês e português), cerca de 2000 línguas nativas.

6- Por muito tempo, as cheias do rio Nilo garantiram a fertilidade dos solos cultivados em suas margens. No entanto, a construção de barragens ao longo de seu curso alterou o regime de cheias e acabou por conter boa parte dos sedimentos que fertilizam suas margens. Dessa forma, algumas regiões localizadas às margens desse rio demandam, atualmente, de fertilização artificial para se manter cultiváveis.

7- O clima tropical e a Savana.

8- a) Fase do expansionismo colonial foi chamada imperialismo.

b) Os motivos foram tanto a necessidade de diversificar fontes de matéria-prima em mercados consumidores para os produtos industrializados na Europa quanto a busca por ampliar a dominação política e cultural sobre outros povos do mundo.

c) A partilha da África, marcada pela conferência de Berlim, em 1884. Esse encontro dividiu o território africano entre as potências europeias, especialmente Portugal, França e Inglaterra, interessadas em ampliar territórios e dominar política e culturalmente os povos africanos.

d) Para legitimar o imperialismo do século XIX, os europeus chamaram esse período “missão civilizadora”. De acordo com as potências europeias, cabia aos colonizadores europeus inserir seu conhecimento científico, religioso e cultural no modo de vida dos povos dominados, considerados selvagens ou “atrasados”.

9- a) As delimitações de fronteiras dos países africanos impostas pelos colonizadores, que não respeitaram a territorialidade das etnias nativas do continente e os fatores étnico-culturais.

b) A disputa pela apropriação das riquezas naturais e as migrações que ocorrem dentro do continente, que aumentam a pressão demográfica sobre determinada área.


sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Atividade 4 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - O continente africano e sua diversidade

ATIVIDADE 4

Objeto de Aprendizagem: O continente africano e sua diversidade
Habilidades da BNCC: EF08GE03 / EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20



1- Leia esta manchete de jornal.


De acordo com a manchete de jornal e com base no que você estudou, podemos afirmar que os países da África tratam a questão da aids do mesmo modo que o Brasil? Explique sua resposta.

2- Leia a afirmação abaixo e, em seguida, responda às questões no caderno.

Enquanto na Suécia 2% das crianças nascidas morrem antes de completar 1 ano de vida, em Moçambique, 57% das crianças não atingem essa mesma idade.

a) Com base no que você estudou, explique a relação entre a condição de extrema pobreza em que vive grande parte da população africana e a situação citada no trecho acima. 

b) Escreva dois fatores responsáveis pelo crescimento da pobreza na África.

3- Leia o texto.

Nos últimos anos, países do oeste africano passaram por uma epidemia de Ebola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ebola é um vírus altamente infeccioso, com mortalidade de até 90% dos casos de contaminação. Em 2015, o vírus causou mais de 10 mil vítimas fatais em todo o mundo, embora outros surtos com menores quantidades de vítimas já tenham sido registrados até 2017. Veja mais informações sobre esse vírus a seguir. [...] Estaríamos retrocedendo no combate às epidemias? A resposta é “não”: estamos apenas pagando o preço por alterarmos a dinâmica planetária. O vírus ebola circula nas matas africanas [...]. Os morcegos frugívoros albergam esse vírus, que os utiliza como meio de transporte pela faixa florestal. Eliminado pelas secreções desses mamíferos voadores, pode infectar chimpanzés, gorilas, porcos- -espinhos e antílopes. Os seres humanos se infectam ao manipular tecidos, secreções, sangue e líquidos desses animais. Portanto, infectamonos ao invadir o ambiente natural desse ciclo: somos os intrusos.


Algumas pequenas epidemias ocorreram desde a sua descoberta em 1976. Porém, todas se restringiram a vilarejos ou pequenas cidades isoladas, incrustadas nas matas africanas. De lá para cá, a população africana cresceu em ritmo até superior ao do crescimento demográfico planetário. Vilas, vilarejos e cidades em expansão invadem as matas e colocam seres humanos em maior risco de contato com o vírus. [...]. Portos e aeroportos conduzem o vírus para outros continentes, enquanto fronteiras terrestres expõem vizinhos africanos. [...] A história africana se repetirá? Não: o mundo está a par da epidemia africana graças à globalização da informação e, por isso, o doente será reconhecido como suspeito. Os profissionais da saúde isolarão o enfermo de maneira imediata e eficaz, bem como monitorarão todas as pessoas que com ele tiverem contato próximo. [...] 

Fonte: UJVARI, Stefan Cunha. Ebola e chikungunya, as rotas dos vírus. Mundo: Geografia e Política Internacional, São Paulo, ano 22, n. 5, p. 12, set. 2014. Disponível em: <www.clubemundo.com.br/web/pdf/2014/mundo0514.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.

a) Qual o assunto principal do texto?

b) Pesquise sobre os principais sintomas do vírus ebola.

c) Como prevenir o ebola?

d) Como tratar o vírus ebola?

4- Observe o mapa.


a) Cite as principais causas dos fluxos migratórios da África.

5- Analise o mapa.


a) Qual a principal causa da insegurança alimentar na África?

6- Observe a pirâmide etária da Etiópia  e responda.


a) Pode-se afirmar que a pirâmide etária é de um país desenvolvido? Porquê?

b) Quais as principais características dessa pirâmide?

7- Observe na tabela a seguir alguns indicadores sociais que retratam a qualidade de vida da população de alguns países africanos.


a) O que revelam os índices sociais dos países apresentados na tabela?

8- Analise a anamorfose.


a) Cite 10 países em que sua população vive com menos de 1 dólar por dia.


GABARITO

1- Não. De acordo com a manchete, o Brasil investe em tratamentos e pesquisas contra a doença. Em muitos países africanos, porém, a falta de programas eficientes de saúde que promovam campanhas de conscientização, e a carência de recursos investidos no combate à aids demonstram a diferença em relação ao Brasil no tratamento dessa questão.

2- a) A situação de pobreza reflete na qualidade de vida da população, como as condições de saneamento básico e saúde. O elevado índice de mortalidade infantil é apenas um reflexo dessas precárias condições provocadas pela situação de extrema pobreza de uma população.

b) As políticas ineficientes dos governos nacionais e os conflitos civis.

3- a) Vírus ebola.

b) 

c) Nos países onde há transmissão do Ebola, a melhor maneira de se prevenir é evitar contato com o sangue ou secreções de animais ou pessoas doentes, ou com o corpo de pessoas falecidas em decorrência dessa doença, durante rituais de velório.

d)

4- a) Pobreza associada à fome existente no continente. 
Problemas ambientais, como a degradação do solo e sua possível desertificação. Baixa oferta de trabalho, tanto no campo como nas cidades africanas. 
Violência das constantes guerras entre civis ou entre diferentes grupos étnicos. Pessoas diplomadas que vão para outros países à procura de trabalho mais bem remunerado.

5- a) É provável que a causa da má alimentação, tanto na África como em outras regiões do planeta, não seja a falta de alimento em comparação com o elevado crescimento da população do planeta. A produção mundial de grãos, atualmente, seria suficiente para alimentar toda a população mundial. A principal responsável pela carência alimentar mundial, até mesmo na África, é a falta de recursos financeiros de grande parte da população para adquirir alimentos, além da má distribuição da produção agrícola.

6- a) Não. Em virtude da alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida.

b) Alta taxa de mortalidade, baixa expectativa de vida, alta taxa de natalidade.

7- a) Revelam que a qualidade de vida da população é precária, em alguns desses países, mais da metade da população é analfabeta e que a expectativa de vida é baixa em todos eles. No Mali, por exemplo, a cada 1000 crianças nascidas vivas, 105 morrem antes de completar 5 anos.

8- a) Resposta pessoal.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Atividade 3 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Aspectos Econômicos do Continente Africano

ATIVIDADE 3

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos do Continente Africano
Habilidades da BNCC: EF08GE06 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20


1- Leia o texto.

Diamantes de Conflito e o Processo Kimberley A ONU define diamantes de conflito como “diamantes oriundos de áreas controladas por facções ou grupos que se rebelam contra governos reconhecidos internacionalmente. Tais pedras são usadas para financiar ações militares contra esses governos ou em qualquer ação condenada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas”. A questão da utilização de diamantes em conflitos armados veio à tona no final da década de 1990, durante a guerra civil em Serra Leoa. O uso das pedras preciosas no financiamento de grupos rebeldes no país, que na época possuía sozinho 4% de da produção mundial do material, despertou atenção global não apenas para a relação entre diamantes e conflitos, como também para as condições desumanas nas jazidas e em todo o processo – da exploração à exportação. Nos anos que se seguiram, ficou claro também que diamantes financiaram conflitos em outros países africanos como Angola, República Democrática do Congo, Libéria, República do Congo e Costa do Marfim. [...]

Em maio de 2000, países e organizações internacionais juntaram-se na cidade de Kimberley, na África do Sul, para discutir como impor regulamentações rígidas ao comércio de diamantes. Com apoio da ONU, um esquema internacional de certificação para diamantes brutos foi finalmente implementado em 2003 e denominado Processo de Certificação Kimberley, ou Processo Kimberley. [...] Os países signatários precisam comprovar que seus diamantes cumprem as exigências do KP para conseguirem o certificado de “diamantes livres de conflito” e poderem ser, assim, aceitos no mercado internacional legal de pedras preciosas. [...] ALT, Vivian. 

A falácia da certificação dos Diamantes de Sangue. Politike, 19 fev. 2015. Disponível em: <http://politike.cartacapital.com. br/a-falacia-da-certificacao-dos-diamantes-de-sangue/>. Acesso em: 3 out. 2018.

a) De acordo com o texto, o que são diamantes de conflito? 

b) O Brasil participa do Processo de Kimberley desde 2003. Em sua opinião, é importante que nosso país participe de processos como esse?

2- Observe o mapa abaixo e responda.


a) Quais os principais recursos minerais do continente africano?

b) Quais os principais recursos energéticos da África?

3- Em razão do predomínio das atividades agrária e mineradora na economia africana, muitos países se tornaram vulneráveis às oscilações do mercado mundial de commodities. Isso significa que uma possível queda no preço de matérias-primas comercializadas globalmente pode desestruturar economicamente vários países africanos.

Com base no assunto do fragmento acima, defina o que são commodities.

4-  Leia o texto.

A dívida externa africana tem origem nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), período em que diversas nações se tornaram independentes. Contudo, o valor da dívida contraída por eles aumentou entre as décadas de 1970 e 1980, quando a elevação dos juros internacionais e as oscilações nos preços dos produtos exportados pelos países africanos levaram vários governos a fazer novos empréstimos. No entanto, uma parte desses empréstimos permanecia em poder das elites corruptas e a outra parte era destinada ao pagamento de serviços públicos e até mesmo de parcelas da dívida externa. Na África, a dívida externa atingiu valores insustentáveis. No ano de 1990, o valor da dívida externa dos países da África Subsaariana correspondia a quase 60% de toda a riqueza gerada nessa região, chegando, em alguns países, a superar o PIB anual. Foi o caso da Libéria, cuja dívida externa era seis vezes maior que o seu PIB, no mesmo período. Impossibilitados de pagar o valor total das parcelas da dívida, vários países do continente africano passaram a pagar apenas seus juros. Veja no gráfico abaixo a evolução do valor da dívida externa dos países que compõem a África Subsaariana. Por causa das dívidas, além da miséria que afligia grande parte dos povos africanos no fim do século XX, várias instituições financeiras mundiais, como o Bird e o FMI, passaram a ser questionadas em seus princípios.

a) Explique a finalidade do BIRD e do FMI.

5- Observe os gráficos abaixo sobre o PIB dos países africanos e responda.


a) Você sabe o que é PIB? Se sim, explique.

b) Qual país africano tem a maior parcela do PIB no setor de serviços?

c) Qual país africano tem a maior parcela do PIB no setor da indústria?

d) Qual país africano tem a maior parcela do PIB na agricultura?

6- Elabore uma síntese em tópicos das características do continente africano. 


GABARITO

1- a) Diamantes extraídos de áreas controladas por facções ou grupos que se rebelam contra governos reconhecidos internacionalmente. Esses diamantes são utilizados para financiar ações militares contra esses governos ou o Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

b) Resposta pessoal

2- a) Ouro, Prata, Ferro, Cobre, Cobalto, Níquel, Estanho, Chumbo, Zinco, Manganês, Bauxita, Cromo, Platina, Diamante, Outros minerais

b) Petróleo, Urânio, Gás natural e Carvão.

3- Qualquer bem em estado bruto ou com pouco processo de industrialização comercializados entre os países. As commodities são divididas em grupos de mercadorias agrícolas, como café, soja e açúcar, e minérios, como cobre e ouro. Seus preços são estabelecidos pela influência dos principais mercados, como Londres, Nova York e Chicago.

4- a) 


5- a) Produto interno Bruto.

b) Libéria.

c) Guiné.

d) República Centro-Africana.

6- A África é o terceiro maior continente do mundo e é formado por 54 países. 
• A grande extensão territorial do continente africano lhe confere uma diversidade de climas e formações vegetais. 
• Parte dos rios do continente são endorreicos. As principais bacias hidrográficas são as dos rios Nilo, do Rio Níger e do Rio Congo. 
• O imperialismo ocorrido durante o século XIX buscava, além da exploração econômica, a dominação política e cultural das diferentes nações africanas. 
• O processo de descolonização da África intensificou-se após a Segunda Guerra Mundial com o enfraquecimento dos países europeus. 
• Grande parte das guerras civis que ocorrem no continente é ocasionada pelas novas fronteiras, que não respeitaram os limites das várias etnias, dividindo o território de alguns povos ou mantendo em um mesmo Estado povos rivais. 
• Na África, em razão da carência alimentar, milhares de pessoas sofrem com a desnutrição.
A África participa da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) como fornecedora de matéria-prima e consumidora de produtos industrializados produzidos pelos países desenvolvidos. 
• A dívida externa é um dos fatores determinantes para o subdesenvolvimento de vários países no mundo. Para os países africanos, ela também determina a dependência econômica em relação aos países desenvolvidos. 
•  A mineração e a agropecuária são as principais atividades econômicas africanas. 
• Alguns países da África possuem um relativo crescimento industrial. Contudo, essa produção é limitada e pouco diversificada, não possuindo um mercado consumidor expressivo.


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Atividade 2 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Aspectos Econômicos do Continente Africano

ATIVIDADE 2

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos do Continente Africano
Habilidades da BNCC: EF08GE06 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20


1- Quais os principais impactos ambientais sofridos pelo continente africano?
6 linhas
 
2- Observe o mapa e responda quais os principais produtores de petróleo do continente africano.


3 linhas

3- Observe o mapa e responda.


a) Qual o principal bloco econômico do continente africano?
1 linha

b) Que países fazem parte do SADC?
3 linhas

c) Discorra sobre o Sadc.
10 linhas.

4- Explique qual é a relação entre a mineração, a produção de petróleo e a instalação de empresas multinacionais na África.
4 linhas

5- Observe a tabela e responda.


a) O que podemos concluir sobre a dívida externa dos países africanos?
3 linhas

b) De que maneira o pagamento da dívida externa compromete a qualidade de vida da população dos países africanos?
4 linhas

c) Qual é a origem da dívida externa dos países da África?
5 linhas

6- De que maneira a exploração colonial influenciou o subdesenvolvimento dos países africanos? 
4 linhas

7- Cite os principais fatores que, na atualidade, comprometem o crescimento econômico dos países africanos. 
3 linhas

8- Explique o papel desempenhado pelos países africanos na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT). 
5 linhas

9- Caracterize a atividade agropecuária desenvolvida na África. 

10- Leia a manchete de revista a seguir.


a) Qual atividade econômica é mencionada na manchete? 
2 linhas.

b) Os recursos minerais e energéticos são importantes para muitos países africanos? Por quê?
3 linhas


GABARITO

1-
 
2- Nigéria, Angola, Argélia e Egito.

3- a) Sadc

b) SADC: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

c) O mais expressivo bloco regional africano é conhecido por Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul ou África Austral (SADC). Esse bloco foi instituído em 1992 com o propósito de estabelecer, em curto espaço de tempo, um mercado comum no continente africano, a fim de intensificar as relações comerciais entre seus países-membros. Atualmente, os países que compõem o SADC somam um PIB de aproximadamente 585 bilhões de dólares e reúnem uma população de cerca de 351 milhões de pessoas. Além das pretensões econômicas, o bloco foi criado com a finalidade de tentar amenizar os conflitos étnicos e regionais e instaurar a paz e a segurança em áreas tensas do continente. Ao todo fazem parte do SADC 15 países africanos, que podem ser observados no mapa a seguir. Entre os países-membros, a África do Sul é o que mais se destaca no bloco, por apresentar a economia mais forte e industrializada do continente. Esse país movimenta praticamente todas as mais importantes relações comerciais realizadas, já que é o principal responsável por cuidar das questões financeiras e de investimentos desempenhadas pelo SADC. Um dos grandes desafios a ser superado na África é ampliar a democratização do continente, ou seja, eliminar os governos ditatoriais e, em seguida, fortalecer a integração nacional. Os países africanos têm procurado fortalecer as economias nacionais e, dessa forma, alcançar maior atuação internacional com base nas integrações regionais. No entanto, muitos países africanos ainda estão à margem dessas negociações inter-regionais. As mais fortes relações comerciais internas nesse continente envolvem, basicamente, África do Sul, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Zimbábue e Quênia.

4- Várias multinacionais do ramo energético e de extração mineral, sobretudo as europeias, passaram a instalar subsidiárias na África com o intuito de se beneficiar das explorações de riquezas minerais e energéticas africanas, obtendo, assim, o controle de tais riquezas desse continente.

5- a) Podemos concluir que os juros são elevados e dificultam o pagamento dessas dívidas. Também podemos observar que o valor total das dívidas é elevado em relação ao PIB dos países.

b) Os valores destinados ao pagamento da dívida externa poderiam ser investidos em educação e saúde no dos países. próprio continente. Sem o pagamento da dívida, os países africanos poderiam destinar valores maiores a investimentos nesses setores, os quais refletiriam diretamente na qualidade de vida da população.

c) A dívida externa africana tem origem nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial, período em que diversas nações africanas se tornaram independentes. Várias multinacionais do ramo energético e de extração mineral, sobretudo as europeias, passaram a instalar subsidiárias na África com o intuito de se beneficiar das explorações de riquezas minerais e energéticas africanas, obtendo, assim, o controle de tais riquezas desse continente. Em razão, porém, da fragilidade de suas economias, necessitavam constantemente de ajuda econômica internacional.

6- A exploração realizada pelas metrópoles europeias durante os séculos XVI a XX almejava, sobretudo, a intensa pilhagem das populações nativas e dos recursos naturais presentes no território africano, não oferecendo oportunidade para que os territórios, após sua independência, desenvolvessem internamente sua economia e se organizassem politicamente ao redor de uma identidade nacional.

7- Entre os principais fatores, podemos destacar: a pequena produção industrial, a baixa produtividade agrícola e o comércio internacional pouco expressivo praticado nos últimos anos.

8- Em consequência de os países apresentarem uma economia essencialmente primária, estruturada na agropecuária e no extrativismo mineral e vegetal, a África participa da atual Divisão Internacional do Trabalho como fornecedora de matéria-prima e consumidora de produtos industrializados produzidos nos países desenvolvidos.

9- A atividade agropecuária desenvolvida nesse continente ainda preserva características do período colonial, ou seja, a existência simultânea de lavouras de subsistência e monoculturas de exportação. Seus principais cultivos são: arroz, mandioca, painço, cana-de-açúcar, café, milho e frutas cítricas.

10- a) Atividades extrativas de recursos minerais e fósseis.

b) Sim. Porque os recursos minerais e energéticos, além da agropecuária, representam a principal força econômica de muitos países africanos, pois a maior parte de suas exportações está relacionada a esses produtos.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Atividade 1 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Aspectos Econômicos do Continente Africano

ATIVIDADE 1

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos do Continente Africano
Habilidades da BNCC: EF08GE06 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20


1- Explique, no caderno, os principais empecilhos ao desenvolvimento da atividade industrial na África. 

2- Podemos afirmar que o continente africano apresenta forte integração regional? Explique sua resposta no caderno.

3- Agora, leia a manchete a seguir.


a) Explique o crescimento econômico africano nos últimos anos e os fatores que vêm promovendo esse crescimento. 

b) Em sua opinião, como esse crescimento econômico pode influir na qualidade de vida das populações africanas?

4- Observe o mapa.


a) De acordo com a anamorfose, quais continentes têm menos acesso à água potável? 

b) Com base na anamorfose acima, como você descreve o acesso à água potável na América do Norte e na Europa? 

c)  O que é preciso fazer para diminuir o consumo desse recurso e evitar sua escassez em um futuro próximo?

d) Que representação cartográfica é utilizada no mapa?

e) Porque o Brasil não se enquadra entre os países com mais escassez de água?

5- A escassez de água é uma realidade que afeta, atualmente, quase todos os continentes terrestres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que em cada dez pessoas no mundo, quatro sofrem com a escassez de água. Uma das regiões mais afetadas mundialmente com a escassez hídrica é a África. Cite os principais fatores que influenciam a ocorrência desse problema no continente africano.

6- Porque a China tem se interessado em fortalecer sua influência econômica e política por meio de uma diplomacia amigável e comercialmente favorável com o continente africano?


GABARITO

1- Entre os principais empecilhos, podemos destacar: os reduzidos investimentos externos diretos e a falta de capital; mercado consumidor inexpressivo, uma vez que a baixa renda da maior parte da população não possibilita a ela que tenha condições suficientes para adquirir bens de consumo, como eletrônicos e eletrodomésticos; e os baixos índices de desenvolvimento humano em razão do reduzido ou ausente grau de instrução, o que impede a formação de mão de obra qualificada para ser utilizada na indústria.

2- Não. Entre os grandes desafios a serem superados pelos países do continente africano está o fortalecimento das relações comerciais entre as nações. Mesmo com a existência de um bloco econômico nessa região, muitos países africanos ainda se encontram à margem dessas negociações intrarregionais. 

3- a) Resposta esperada: os países da África têm se expandido economicamente graças às novas relações comerciais e à exportação de recursos minerais e energéticos fósseis abundantes nesse continente e com alta demanda mundial. 

b) Possível resposta: com o crescimento econômico, a riqueza produzida por esses países tende a aumentar. Essas riquezas podem ser aplicadas em serviços públicos, como saúde, educação, habitação e saneamento básico, e garantir uma melhor qualidade de vida para seus habitantes. No entanto, embora ocorra o desenvolvimento econômico, muitos países continuarão com elevadas dívidas externas.

4- a) Ásia e África. 

b) A América do Norte e a Europa possuem acesso à água potável, pois na anamorfose essas regiões estão bem reduzidas.

c) - Cronometre o banho: Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. 

- Desligue a torneira ao escovar os dentes: As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. 

- Limite o uso da máquina de lavar: O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia. 

- Reaproveite a água da máquina de lavar: A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas. 

- Verifique e corrija quaisquer vazamentos Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. 

- Feche bem as torneiras Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la. Depois que você conseguir colocar os novos hábitos em prática, é fundamental conversar com as pessoas sobre o consumo consciente de água e incentivar ações de economia desse recurso tão valioso. Em diversas regiões do país já é possível sentir diferentes impactos da falta de preservação dos recursos hídricos, como desaparecimento de rios e nascentes, escassez, racionamentos, aumento da poluição da água, entre outros.

c) Anamorfose

d) Por que apesar de o Brasil ter conflitos relacionados a escassez hídrica, também dispões de grandes bacias hidrográficas e lençóis freáticos, além do clima contribuir em grande parte para um bom regime pluviométrico.

5- 


6- Além de possuir numerosas fontes de recursos naturais e energéticos, como minerais e, especialmente, petróleo, o continente africano representa um grande mercado consumidor potencial dos produtos industrializados chineses. Os chineses vêm estreitando suas relações com países como África do Sul, Angola, Gabão, Níger e Nigéria. 
A ajuda chinesa à África atinge até mesmo o âmbito de formação acadêmica. Um exemplo disso é que aproximadamente 62 mil africanos são estudantes na China.
A China, segundo maior consumidor mundial de petróleo, obtém cerca de um terço de seu abastecimento do continente africano e absorve aproximadamente 60% das exportações de madeira desse continente, desrespeitando normas ambientais em nome do crescimento econômico.