ATIVIDADE 9
Objeto de Aprendizagem: Globalização e Fluxo Populacional
Habilidades da BNCC: EF09GE02 / EF09GE03 / EF09GE05 / EF09GE10 / EF09GE11 / EF09GE13 / EF09GE14 / EF09GE15
Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!
1- O desemprego existente nos países desenvolvidos está relacionado à presença de imigrantes? Justifique sua resposta no caderno.
2- Com a globalização, a legislação tem dificultado a entrada e a permanência de imigrantes no território dos países desenvolvidos. As medidas políticas legais têm feito diminuir a quantidade de imigrantes nos países desenvolvidos? Justifique sua resposta no caderno.
3- Quem são os chamados imigrantes clandestinos? Eles possuem os mesmos direitos que os imigrantes legalizados?
4- Leia as manchetes de jornal abaixo e responda às questões propostas no caderno.

a) Que assunto comum está sendo abordado nas manchetes acima?
b) Que grupos de pessoas vulneráveis ao tráfico é destaque em uma das manchetes?
c) De acordo com o que foi apresentado neste capítulo, defina o tráfico internacional de pessoas.
5- Observe a tabela e responda às questões no caderno.
Tráfico humano: crime começa com promessa de realização de sonhos Mulheres e meninas são as principais vítimas de tráfico humano

a) Com o auxílio de um mapa-múndi, identifique em quais continentes estão localizados os países de origem dos maiores grupos de refugiados.
b) De acordo com o que você estudou, por que desses países provêm muitos refugiados?
c) Quais são os principais problemas encontrados pelos refugiados?
6- O que são refugiados?
7- Explique como a globalização tem influenciado os fluxos migratórios internacionais nas últimas décadas.
8- Descreva os principais fatores econômicos que motivam a migração de pessoas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos.
9- Analise os impactos sociais e culturais da imigração em grandes cidades globais, como Nova York e Londres.
10- Discuta os desafios enfrentados pelos países receptores em termos de integração e inclusão de imigrantes na sociedade.
GABARITO
1- Não. O desemprego existente nesses países está mais relacionado às questões demográficas de diminuição de mão de obra para determinados casos e aos processos econômicos do mundo globalizado do que propriamente às migrações que neles ocorrem.
2- Não. Ao restringir a entrada legal de pessoas, impulsiona-se o fluxo não registrado de imigrantes clandestinos, aumentando a chamada migração ilegal.
3- Os imigrantes clandestinos são os que não possuem permissão do país de destino para permanecer em seu território. Os imigrantes em condição de clandestinidade, além de não terem acesso aos mesmos direitos dos cidadãos locais ou dos imigrantes legalizados, não conseguem empregos formais.
4- a) As manchetes abordam o tráfico de pessoas no mundo.
b) Mulheres e meninas
c) Tráfico internacional de pessoas é uma migração clandestina, vinculado à exploração dos grupos sociais pobres, à opressão sistemática de pessoas carentes, às redes internacionais do crime organizado e, acima de tudo, à violação dos direitos humanos. Anualmente, milhões de pessoas em busca de oportunidades de uma vida melhor em outros países submetem-se às mais variadas formas de transportes precários e ilegais para chegar ao destino escolhido
5- a) As maiores quantidades de refugiados têm origem na Ásia e na África.
b) Esses países concentram uma grande quantidade de refugiados em razão das guerras civis, perseguições religiosas que ocorrem nesses continentes, ou mesmo problemas ambientais que impossibilitam sua permanência no país de origem.
c) Entre os principais problemas podemos destacar a dificuldade de integração na sociedade, em razão dos contrastes culturais e das muitas adaptações exigidas; o retorno ao país ou à região de origem, uma vez que inúmeras transformações podem ter descaracterizado social ou ambientalmente o espaço geográfico onde costumavam viver; e a precariedade a que esses refugiados são submetidos no local onde se instalam, não sendo tidos como cidadãos efetivos.
6- São migrantes internacionais que se deslocam forçadamente de seus países de origem por motivos políticos, como guerras, perseguições por rivalidades étnicas, disputas pelo poder, entre outros.
7- A globalização tem influenciado os fluxos migratórios internacionais ao facilitar a circulação de pessoas entre países por meio do avanço das tecnologias de transporte e comunicação, além da integração econômica e abertura de fronteiras. Pessoas migraram em busca de melhores oportunidades de emprego, educação e qualidade de vida, levando a um aumento significativo na migração internacional.
8- Os principais fatores econômicos que motivam a migração de pessoas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos incluem a busca por melhores oportunidades de emprego, salários mais altos, melhores condições de trabalho, acesso a serviços de saúde e educação de qualidade, e a possibilidade de enviar remessas para suas famílias nos países de origem.
9-Os impactos sociais e culturais da imigração em grandes cidades globais, como Nova York e Londres, são diversos. A imigração contribui para a diversidade cultural, enriquecendo a vida urbana com diferentes línguas, culinárias, tradições e festivais. No entanto, também pode gerar desafios, como a necessidade de políticas de inclusão, possíveis tensões sociais e o enfrentamento de preconceitos e discriminação.
10- Os desafios enfrentados pelos países receptores em termos de integração e inclusão de imigrantes incluem a necessidade de fornecer acesso a serviços públicos, como educação, saúde e habitação, a promoção de políticas de inclusão social e a luta contra a discriminação e o preconceito. Além disso, é importante criar oportunidades para a integração econômica dos imigrantes, garantindo que possam contribuir para a economia local e se beneficiar dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário