ATIVIDADE 5
Objeto de Aprendizagem: O continente africano e sua diversidade
Habilidades da BNCC: EF08GE03 / EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20
1- Diferencie a África Islâmica da África Subsaariana.
2- Descreva, no caderno, uma característica peculiar da rede hidrográfica do continente africano.
3- No caderno, explique o que é neocolonialismo.
4- Explique o que foi o apartheid e dê exemplos de atitudes relacionadas a esse regime.
5- Escreva, no caderno, uma característica que retrate a diversidade existente na população africana.
6- Observe a fotografia abaixo e responda no caderno à questão a seguir.
Além da barragem da usina hidrelétrica de Karuma, muitas outras barragens foram construídas ao longo do curso do rio Nilo. Que problemas a construção dessas barragens tem ocasionado nessa região?
7- Leia a afirmação abaixo e responda à questão a seguir.
Único continente a abranger ambas as zonas temperadas do planeta, a África apresenta um amplo núcleo tropical localizado entre duas estreitas zonas temperadas, uma ao sul e outra ao norte.
[...] DIAMOND, Jared. A sina da África. National Geographic Brasil. ano 6, n. 66, p.16. 2005. [...]
Com base no trecho citado, que tipo de clima atua e que formação vegetal se desenvolve, de maneira predominante, nesse núcleo tropical do território africano?
8- A charge retrata a fase do expansionismo colonial ocorrida no século XIX. Observe- a e responda às questões a seguir no caderno.
a) Que nome foi dado a essa fase do expansionismo colonial?
b) Quais foram os motivos que levaram a esse expansionismo?
c) Que característica do expansionismo colonial a charge representa?
d) Qual foi a justificativa usada pelas nações europeias para fazer a partilha e a dominação do território africano?
9- Leia o texto abaixo e depois responda às questões propostas no caderno.
[...] As fronteiras dos países africanos, delineadas pelos colonialistas nos fins do século XIX, mantêm-se as mesmas até os nossos dias. Com isso, quase todas as etnias africanas foram divididas, passando as suas populações a pertencer a diferentes países coloniais. Ao mesmo tempo cada colônia criada passou a abrigar várias etnias. Esta situação não foi favorável à unidade nacional quando essas colônias se tornaram independentes. [...] BELUCCI, Beluce (Coord.). Introdução à história da África e da cultura afro-brasileiro. Rio de Janeiro: UCAM, CEAA, CCBB, 2003. p. 95.
a) O texto refere-se a uma das causas que vêm gerando conflitos internos na África. Identifique-a.
b) Além da causa abordada no texto, escreva outra ligada aos conflitos existentes no continente africano.
GABARITO
1- A África islâmica localiza- se na porção norte do continente africano, colonizada por povos árabes; sua população, de maioria branca e praticante do Islamismo, fala a língua árabe e, em muitos estudos, é agrupada ao Oriente Médio. A África subsaariana é a porção localizada ao sul do deserto do Saara; nela, está a maior parte dos países africanos com população predominantemente negra; apresenta grande heterogeneidade étnica, religiosa e linguística.
2- Parte dos rios africanos são endorreicos, ou seja, não deságuam nos oceanos, mas em lagos ou depressões no interior do continente.
3- O neocolonialismo é a situação de exploração e dependência econômica em que os países africanos se encontram atualmente em relação aos países europeus, mesmo após a independência. Esses países passaram a participar da DIT como fornecedores de matérias-primas aos países industrializados e dependentes dos gêneros industrializados produzidos pelos países ricos.
4- O apartheid foi um regime político, introduzido na África do Sul em meados do século XX, que diferenciava os direitos e os deveres da população segundo a cor da pele. Correspondia ao racismo como política institucional do Estado. Alguns exemplos: os povos de etnia negra eram impedidos de ter acesso à propriedade da terra, à participação política e, até mesmo, às áreas urbanas destinadas somente aos brancos.
5- Características dessa diversidade são a quantidade de grupos étnicos existentes no continente, cerca de 800, e a quantidade de línguas faladas além daquelas dos colonizadores (francês, inglês e português), cerca de 2000 línguas nativas.
6- Por muito tempo, as cheias do rio Nilo garantiram a fertilidade dos solos cultivados em suas margens. No entanto, a construção de barragens ao longo de seu curso alterou o regime de cheias e acabou por conter boa parte dos sedimentos que fertilizam suas margens. Dessa forma, algumas regiões localizadas às margens desse rio demandam, atualmente, de fertilização artificial para se manter cultiváveis.
7- O clima tropical e a Savana.
8- a) Fase do expansionismo colonial foi chamada imperialismo.
b) Os motivos foram tanto a necessidade de diversificar fontes de matéria-prima em mercados consumidores para os produtos industrializados na Europa quanto a busca por ampliar a dominação política e cultural sobre outros povos do mundo.
c) A partilha da África, marcada pela conferência de Berlim, em 1884. Esse encontro dividiu o território africano entre as potências europeias, especialmente Portugal, França e Inglaterra, interessadas em ampliar territórios e dominar política e culturalmente os povos africanos.
d) Para legitimar o imperialismo do século XIX, os europeus chamaram esse período “missão civilizadora”. De acordo com as potências europeias, cabia aos colonizadores europeus inserir seu conhecimento científico, religioso e cultural no modo de vida dos povos dominados, considerados selvagens ou “atrasados”.
9- a) As delimitações de fronteiras dos países africanos impostas pelos colonizadores, que não respeitaram a territorialidade das etnias nativas do continente e os fatores étnico-culturais.
b) A disputa pela apropriação das riquezas naturais e as migrações que ocorrem dentro do continente, que aumentam a pressão demográfica sobre determinada área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário