ATIVIDADE 2
Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos do Continente Africano
Habilidades da BNCC: EF08GE06 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20
1- Quais os principais impactos ambientais sofridos pelo continente africano?
6 linhas
2- Observe o mapa e responda quais os principais produtores de petróleo do continente africano.
3 linhas
3- Observe o mapa e responda.
a) Qual o principal bloco econômico do continente africano?
1 linha
b) Que países fazem parte do SADC?
3 linhas
c) Discorra sobre o Sadc.
10 linhas.
4- Explique qual é a relação entre a mineração, a produção de petróleo e a instalação de empresas multinacionais na África.
4 linhas
5- Observe a tabela e responda.
a) O que podemos concluir sobre a dívida externa dos países africanos?
3 linhas
b) De que maneira o pagamento da dívida externa compromete a qualidade de vida da população dos países africanos?
4 linhas
c) Qual é a origem da dívida externa dos países da África?
5 linhas
6- De que maneira a exploração colonial influenciou o subdesenvolvimento dos países africanos?
4 linhas
7- Cite os principais fatores que, na atualidade, comprometem o crescimento econômico dos países africanos.
3 linhas
8- Explique o papel desempenhado pelos países africanos na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
5 linhas
9- Caracterize a atividade agropecuária desenvolvida na África.
10- Leia a manchete de revista a seguir.
a) Qual atividade econômica é mencionada na manchete?
2 linhas.
b) Os recursos minerais e energéticos são importantes para muitos países africanos? Por quê?
3 linhas
GABARITO
1-
2- Nigéria, Angola, Argélia e Egito.
3- a) Sadc
b) SADC: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
c) O mais expressivo bloco regional africano é conhecido por Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul ou África Austral (SADC). Esse bloco foi instituído em 1992 com o propósito de estabelecer, em curto espaço de tempo, um mercado comum no continente africano, a fim de intensificar as relações comerciais entre seus países-membros. Atualmente, os países que compõem o SADC somam um PIB de aproximadamente 585 bilhões de dólares e reúnem uma população de cerca de 351 milhões de pessoas. Além das pretensões econômicas, o bloco foi criado com a finalidade de tentar amenizar os conflitos étnicos e regionais e instaurar a paz e a segurança em áreas tensas do continente. Ao todo fazem parte do SADC 15 países africanos, que podem ser observados no mapa a seguir. Entre os países-membros, a África do Sul é o que mais se destaca no bloco, por apresentar a economia mais forte e industrializada do continente. Esse país movimenta praticamente todas as mais importantes relações comerciais realizadas, já que é o principal responsável por cuidar das questões financeiras e de investimentos desempenhadas pelo SADC. Um dos grandes desafios a ser superado na África é ampliar a democratização do continente, ou seja, eliminar os governos ditatoriais e, em seguida, fortalecer a integração nacional. Os países africanos têm procurado fortalecer as economias nacionais e, dessa forma, alcançar maior atuação internacional com base nas integrações regionais. No entanto, muitos países africanos ainda estão à margem dessas negociações inter-regionais. As mais fortes relações comerciais internas nesse continente envolvem, basicamente, África do Sul, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Zimbábue e Quênia.
4- Várias multinacionais do ramo energético e de extração mineral, sobretudo as europeias, passaram a instalar subsidiárias na África com o intuito de se beneficiar das explorações de riquezas minerais e energéticas africanas, obtendo, assim, o controle de tais riquezas desse continente.
5- a) Podemos concluir que os juros são elevados e dificultam o pagamento dessas dívidas. Também podemos observar que o valor total das dívidas é elevado em relação ao PIB dos países.
b) Os valores destinados ao pagamento da dívida externa poderiam ser investidos em educação e saúde no dos países. próprio continente. Sem o pagamento da dívida, os países africanos poderiam destinar valores maiores a investimentos nesses setores, os quais refletiriam diretamente na qualidade de vida da população.
c) A dívida externa africana tem origem nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial, período em que diversas nações africanas se tornaram independentes. Várias multinacionais do ramo energético e de extração mineral, sobretudo as europeias, passaram a instalar subsidiárias na África com o intuito de se beneficiar das explorações de riquezas minerais e energéticas africanas, obtendo, assim, o controle de tais riquezas desse continente. Em razão, porém, da fragilidade de suas economias, necessitavam constantemente de ajuda econômica internacional.
6- A exploração realizada pelas metrópoles europeias durante os séculos XVI a XX almejava, sobretudo, a intensa pilhagem das populações nativas e dos recursos naturais presentes no território africano, não oferecendo oportunidade para que os territórios, após sua independência, desenvolvessem internamente sua economia e se organizassem politicamente ao redor de uma identidade nacional.
7- Entre os principais fatores, podemos destacar: a pequena produção industrial, a baixa produtividade agrícola e o comércio internacional pouco expressivo praticado nos últimos anos.
8- Em consequência de os países apresentarem uma economia essencialmente primária, estruturada na agropecuária e no extrativismo mineral e vegetal, a África participa da atual Divisão Internacional do Trabalho como fornecedora de matéria-prima e consumidora de produtos industrializados produzidos nos países desenvolvidos.
9- A atividade agropecuária desenvolvida nesse continente ainda preserva características do período colonial, ou seja, a existência simultânea de lavouras de subsistência e monoculturas de exportação. Seus principais cultivos são: arroz, mandioca, painço, cana-de-açúcar, café, milho e frutas cítricas.
10- a) Atividades extrativas de recursos minerais e fósseis.
b) Sim. Porque os recursos minerais e energéticos, além da agropecuária, representam a principal força econômica de muitos países africanos, pois a maior parte de suas exportações está relacionada a esses produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário