ATIVIDADE 10
Objeto de Aprendizagem: Migrações
Habilidades da BNCC: EF09GE02 / EF09GE03 / EF09GE05 / EF09GE10 / EF09GE11 / EF09GE13 / EF09GE14 / EF09GE15
1- O que você entende por migração?
2- Qual a diferença entre imigrante e emigrante?
3- O que é peregrinação?
4- Quais os tipos de migrações?
5- Explique a diferença entre migração voluntária e forçada.
6- Qual a diferença entre a migração externa e interna?
7- Diferencie a migração inter-regional e intrarregional.
8- O que é êxodo rural?
9- O que é êxodo urbano?
10- Explique a diferença entre as migrações intraurbana, pendular, trasumância e sazonal.
11- O que é migração de retorno?
12- Qual a diferença entre nomadismo e diáspora?
GABARITO
1- Migração é todo movimento de pessoas que ocorre de um lugar para o outro, seja chegando, seja saindo, por diversas razões: culturais, econômicas, turísticas, entre outras. Migrantes indo para a Europa.
2- “Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro.
3- Lugares sagrados sempre atraíram muitos povos. Quase sempre, essas migrações constituem deslocamentos temporários chamados peregrinações.
4- Migração espontânea ou voluntária, Migração forçada, Migração externa ou internacional, Migração interna, Migração inter-regional, Migração intrarregional, Êxodo rural, Êxodo urbano, Migração intraurbana, Migração pendular ou diária, Transumância, Migração sazonal, Migração de retorno, Nomadismo e Diáspora.
5- "Migração espontânea ou voluntária: acontece de acordo com a vontade do indivíduo. Migração forçada: denomina-se migração de refúgio em alguns casos. Está atrelada a fatores externos à pessoa e ocorre contra a sua vontade. Associa-se à conjuntura política, social e econômica e também a desastres naturais e climáticos.
6- Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país.
7- Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país. Migração intrarregional: ocorre entre dois lugares distintos dentro de uma mesma região.
8- Êxodo rural: caracteriza a ida de populações dos campos (zona rural) para as áreas urbanas.
9- Êxodo urbano: trata-se do processo inverso do êxodo rural, isto é, o êxodo urbano acontece quando os moradores das cidades deixam o ambiente urbano e vão para o campo.
10- Migração intraurbana: tipo de migração que acontece quando o indivíduo se desloca dentro dos limites de um mesmo município ou área urbana. Migração pendular ou diária: categoria de migração mais comum e presente na nossa vida cotidiana. Ocorre quando uma pessoa se desloca de um local a outro em direção ao trabalho, à faculdade, à escola ou com qualquer outro propósito e retorna para seu lugar de origem no mesmo dia. Transumância: tipo de migração sazonal. Trata-se do deslocamento de trabalhadores que vão atuar como mão de obra em lavouras temporárias, como a de cana-de-açúcar, ou em outras atividades sazonais, como a pesca. Ao final do período de trabalho (semanal, mensal ou anual), o indivíduo retorna para o seu local de origem. Migração sazonal: é um tipo de migração temporária, como a transumância, mas abrange outras motivações além do trabalho, como longos períodos de seca e outras condições ligadas às estações do ano. Depois de um determinado intervalo de tempo, o migrante retorna de onde partiu.
11- Migração de retorno: pode ser descrita como uma segunda migração. Ocorre quando uma pessoa que havia se mudado para outra região, cidade ou país faz o processo inverso e retorna para a sua localidade de origem.
12- Nomadismo: realizado por pessoas que não possuem uma residência fixa e estão constantemente se deslocando de um local a outro. Diáspora: definida como a dispersão de uma população inteira de uma área de forma forçada ou voluntária. Um exemplo é a diáspora africana, que se deu quando africanos foram retiradas à força de seus países e deslocados para outras regiões, como os subcontinentes americanos, para serem vendidos e escravizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário