1- Um Grito Entre As Cinzas
Luan Santana
Eu nasci lá onde o sol se esconde
Onde o mal não beira nem de longe
Como se o mato fosse impermeável
E cada folha verde fosse um Deus
Eu tenho sangue nativo
Lendas e mitos pra contar
Eu canto é um grito entre as cinzas
Do que um dia foi meu lar
Queria ser chuva
Mas estou em chamas
Não tem flor no meu quintal
Deus salve o Pantanal
Queria ser chuva
Mas estou em chamas
Não tem flor no meu quintal
Deus salve o Pantanal
Deus salve o Pantanal
Eu nasci lá onde o sol se esconde
Onde o mal não beira nem de longe
Como se o mato fosse impermeável
E cada folha verde fosse um Deus
Eu tenho sangue nativo
Lendas e mitos pra contar
Eu canto é um grito entre as cinzas
Do que um dia foi meu lar
Queria ser chuva
Mas estou em chamas
Não tem flor no meu quintal
Deus salve o Pantanal
Queria ser chuva
Mas estou em chamas
Não tem flor no meu quintal
Deus salve o Pantanal
Deus salve o Pantanal
Deus salve o Pantanal
(FGG – CH) A música “Um grito entre as cinzas”, lançada em 2020 pelo cantor Luan Santana em parceria com a National Geographic, demonstrou um forte apelo aos problemas ambientais enfrentados por este bioma que
(A) compreende um dos maiores complexos biológicos do mundo, responsável por contribuir para o regime de chuvas de uma área com grandes dimensões através dos rios voadores, abriga uma grande variedade de fauna e flora, obtém a maior bacia hidrográfica do mundo, porém, vem sendo devastada pela expansão agropecuária e práticas de mineração.
(B) ficou conhecida por apresentar características semelhantes à savana africana, com feições de vegetação caducifólia, tropófita, com presença de gramíneas e arbustos que se destacam pelos galhos tortos, casca grossa e raízes profundas, apresenta grande diversidade biológica, porém, devido à grande exploração de seus recursos, foi inserido na lista de hotspots.
(C) localiza-se em uma região de semiárido, com predominância de vegetação xerófita e caducifólia, além de cactáceas, apresenta um regime de chuvas irregulares concentradas no começo do ano, o que intensifica os longos períodos de seca. Devido as condições climáticas adversas e sua riqueza em biodiversidade, torna-se um ecossistema bastante vulnerável.
(D) apresenta clima tropical úmido, com vegetações latifoliadas e ombrófilas, a proximidade do oceano atlântico e o relevo mamelonar contribuem para sua denominação. Abrange uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, porém, encontra-se na lista de hotspots por apresentar aproximadamente 10% de vegetação remanescentes, devido o processo exploratório histórico de sua fauna e flora.
(E) abrange uma vasta área de planície alagada, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, representa uma riqueza de biodiversidade ímpar, com características semelhantes aos domínios morfoclimáticos que o cercam, vem sofrendo nos últimos anos com o desmatamento desenfreado e por constantes queimadas intensificadas pelos longos períodos de estiagem.
2- (FGG – CH) O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é agravado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
************************************************************************************* Assinale a alternativa que melhor indica um argumento que contesta (contra) a contribuição da ação antrópica (homem) sobre o aquecimento global.
A) Não são apenas os termômetros que medem o aquecimento da superfície terrestre e dos mares: satélites também fazem isso há quase 40 anos. Na década de 1970, os primeiros modelos climáticos de computador previram que, se o CO2 emitido por atividades humanas estivesse aprisionando calor na baixa atmosfera (a troposfera), nós veríamos um aquecimento na troposfera e um resfriamento na alta atmosfera (a estratosfera). Se o Sol fosse responsável, as duas camadas esquentariam de maneira mais ou menos uniforme, já que a radiação refletida pela superfície do planeta subiria gradualmente para o espaço.
B) Desde o início das observações com satélites, no fim dos anos 1970, o Ártico tem perdido cada vez mais gelo marinho no verão e ganho cada vez menos gelo marinho no inverno. O problema é que todo o gelo do Ártico está indo embora, de montanhas no Alasca às neves da Sibéria às geleiras da Groenlândia. Somente uma tendência de longo prazo de aquecimento global, auxiliada pela fuligem produzida pelos combustíveis fósseis do hemisfério Norte industrializado (que escurece o gelo e facilita seu derretimento), explica por que tantas massas de gelo sujeitas a influências diferentes resolveram derreter todas ao mesmo tempo.
C) Entre 1925 e 1946, quando o ser humano lançava menos de 10% de CO² que emite atualmente, houve um aquecimento de 0,4 graus/C no planeta. Por outro lado, entre 1947 e 1976, época de aceleração do crescimento industrial após a 2ª Guerra Mundial, houve um resfriamento global de 0,2 graus/C. Na última década a emissão de gás carbônico na atmosfera aumentou, mas a temperatura se estabilizou. Portanto, a variabilidade climática seria natural.
D) As temperaturas médias anuais não param de subir. Nós já esquentamos a Terra em 1,1 grau C em relação ao período antes da Revolução Industrial. Não parece, mas isso é muita coisa – e aconteceu muito rápido. E trata-se de uma média: no Brasil, por exemplo, o aquecimento foi de 1ºC em 50 anos. O ano de 2016 foi o mais quente da história, seguido por 2017, 2015 e 2014. De fato, 17 dos 18 anos mais quentes já vistos desde o início dos registros globais, em 1880, aconteceram neste século.
E) A quantidade de CO2 na atmosfera atingiu em 2016 a marca de 403 partes por milhão. Há evidências diretas, do estudo de ar aprisionado em gelo na Antártida, de que essa é a maior concentração em 800 mil anos. Mas há evidências indiretas de que a concentração é a maior em 3,5 milhões de anos – quando os ancestrais da humanidade ainda estavam descendo das árvores na África.
3- Na divisão do planeta em diversos fusos horários, acrescenta-se 1 hora a leste do Meridiano de Greenwich e retira-se 1 hora a oeste desse mesmo meridiano a cada:
a) 25º
b) 05°
c) 10°
d) 15º
e) 20º
4- (Enem) As figuras que se seguem representam a variação anual de temperatura e a quantidade de chuvas mensais em dado lugar, sendo chamados de climogramas. Neste tipo de gráfico, as temperaturas são representadas pelas linhas, e as chuvas, pelas colunas.
Leia e analise.
A distribuição das chuvas no decorrer do ano, conforme mostrado nos gráficos, é um parâmetro importante na caracterização de um clima.
A esse respeito, podemos dizer que a afirmativa
A) está errada, pois o que importa é o total pluviométrico anual.
B) está certa, pois, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade.
C) está errada, pois a distribuição das chuvas não tem nenhuma relação com a temperatura.
D) está certa, pois é o que vai definir as estações climáticas.
E) está certa, pois este é o parâmetro que define o clima de uma dada área.
5- (ESPM- Adaptada FGG) Leia o fragmento.
“Urbanização é o nome do processo que ocorre quando a população urbana cresce num ritmo mais rápido do que a população rural. Normalmente isso ocorre quando, por algum motivo, começa a haver uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade, ou seja, um êxodo rural. Na maior parte das vezes, esse movimento migratório tem a ver com o processo de industrialização, que faz com que as cidades se tornem atraentes em função do surgimento de novas vagas de emprego.”
Fonte: https://www.proenem.com.br/enem/geografia/urbanizacao-conceitos-principais/
Observe os conceitos urbanos abaixo e indique a alternativa que apresenta a definição e o exemplo correto:
(A) Macrocefalismo – planejamento urbano adequado. Exemplo: Tóquio.
(B) Metrópole – conjunto de municípios que se aglomeram em torno de outro principal. Exemplo: Londrina.
(C) Megalópole – fusão de metrópoles. Exemplo: Washington-Boston.
(D) Conurbação – distanciamento repulsivo entre dois municípios ou mais. Campinas-São Paulo.
(E) Cidade global – cidade com capacidade de polarização internacional. Exemplo: Santiago.
6- (FGG) A Parceria Transpacífico, também chamada de TPP (Trans-Pacific Partnership) é um acordo comercial entre 11 países da região do Pacífico. O acordo foi assinado em 5 de outubro de 2015 e deveria ser aprovado no Congresso dos EUA e também pelos outros países membros, antes de entrar em vigor. Com a saída dos EUA o acordo está correndo o risco de não sair do papel. Sobre o TPP assinale o que for coerente.
A) É o maior acordo regional já realizado, representando cerca de 40% da economia mundial, porém, está fragilizado com a saída de sua principal economia.
B) Seu principal objetivo é diminuir as barreiras comerciais entre os países membros para a implementação de uma união política e monetária.
C) Por se tratar de um grande bloco os países membros não precisarão seguir rigorosas regras trabalhista e ambientais.
D) Aumentar os investimentos entre os países do acordo para se alcançar um Mercado Comum.
E) Estabelecer uma relação comercial reciproca entre seus membros para que as economias sejam igualadas.
7-
O mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) é a ave de maior porte encontrada em toda a Mata Atlântica da região Nordeste. Ele mede entre 80 e 90 centímetros de comprimento e tem uma plumagem em tons de preto e azul. Conhecido como o grande pássaro negro, significado do nome da espécie na mistura entre o espanhol e o tupi-guarani, originalmente ele podia ser encontrado ao longo dos estados de Pernambuco e Alagoas.
Os primeiros registros da observação do mutum-de-alagoas, também chamado de mutum-do-nordeste, são do século XVII, feitos pelo naturalista alemão George Marcgrave, um dos membros da comitiva holandesa de Maurício de Nassau. Assim como outros animais, o desmatamento (no caso do mutum, para o plantio da cana-de-açúcar na região) e a caça ilegal fizeram com que ele desaparecesse. Além disso, a carne do Pauxi mitu também é saborosa, o que contribuiu ainda mais para sua extinção.
Os últimos registros de indivíduos observados livres na natureza foram feitos nos anos de 1978, 1984 e 1987. Desde então, sobraram pouquíssimas aves no Brasil, e apenas, em cativeiros. Mas ao longo das últimas décadas, diversas organizações realizaram um belíssimo trabalho de reprodução e assim, aumentar o número dessa população de mutuns – atualmente, existem cerca de 80 aves da espécie em cativeiro no Brasil -, e poder, finalmente, reintroduzi-los na vida selvagem.
E é exatamente isso que acontecerá nos próximos dias, quando três casais de mutum-de-alagoas, vindos de um criadouro em Minas Gerais, serão soltos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Cedro, no município de Rio Largo, próximo à cidade de Maceió.
Na última sexta-feira (13/09), os seis mutuns deixaram a CRAX BRASIL*, em Belo Horizonte, e foram transportados, por avião, para Alagoas. Durante doze dias, eles ficarão em um viveiro feito na mata, em uma fase de aclimatação, para só depois, serem liberados na reserva, que tem aproximadamente 1 mil hectares. “Depois da soltura, as aves serão monitoradas, permanentemente, por um rádio transmissor, instalado nelas. Haverá pessoas se revezando no trabalho até que tenhamos as principais informações sobre a biologia da espécie e, também, para evitar a caça e ou captura”, revela Roberto Azeredo, da Crax Brasil.
O mutum-de-alagoas, a exemplo de outras espécies, tem uma função importante no equilíbrio de seu ecossistema. “Ele é um grande dispersor de sementes na mata. Come frutas e espalha na floresta as sementes através das fezes. Com isso, não só está protegendo espécies da flora, como também, garantindo alimento para as suas gerações atuais e futuras e de outras animais que também utilizam nas suas dietas as mesmas frutas”, explica o criador.
Paralelamente à soltura em Alagoas, o trabalho de reprodução em criadouros continua. “Nosso objetivo é formar um banco genético viável em cativeiro para produzir aves em condições de serem soltas em reservas legalmente estabelecidas na sua área de ocorrência (estado de Alagoas). A ideia é soltar o maior número possível de mutuns até que tenhamos a segurança de realmente ter salvo a espécie da extinção”, ressalta Azeredo.
(FGG – CH) O texto expõe um dos principais problemas ambientais apresentados pelo domínio da mata atlântica: a caça predatória. Tais práticas como esta, ao longo do processo histórico de ocupação da Região, têm colocado em xeque a biodiversidade desse ecossistema que
(A) é conhecido por apresentar características semelhantes à savana africana, com feições de vegetação caducifólia, tropófita, com presença de gramíneas e arbustos que se destacam pelos galhos tortos, casca grossa e raízes profundas, apresenta grande diversidade biológica, porém, devido a grande exploração de seus recursos, foi inserido na lista de hotspots.
(B) localiza-se em uma região de semiárido, com predominância de vegetação xerófita e caducifólia, além de cactáceas, apresenta um regime de chuvas irregulares concentradas no começo do ano, o que intensifica os longos períodos de seca. Devido as condições climáticas adversas e sua riqueza em biodiversidade, torna-se um ecossistema bastante vulnerável.
(C) é típico de clima tropical úmido, com vegetações latifoliadas e ombrófilas, a proximidade do oceano atlântico e o relevo mamelonar contribuem para sua denominação. Abrange uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, porém, encontra-se na lista de hotspots por apresentar aproximadamente 10% de vegetação remanescentes, devido o processo exploratório histórico de sua fauna e flora.
(D) predomina na maior parte do litoral brasileiro, representa o elo de transição entre continente e oceano, por isso, sua característica climática é tropical úmido. Suas vegetações têm características pneumatóforas, por se localizarem em solos holomórficos são halófitas, que variam de médio a grande porte.
(E) abrange uma vasta área de planície alagada, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, representa uma riqueza de biodiversidade ímpar, com características semelhantes aos domínios morfoclimáticos que o cercam, vem sofrendo nos últimos anos com o desmatamento desenfreado e por constantes queimadas intensificadas pelos longos períodos de estiagem.
8- (FGG -CH) Leia.
CEARÁ TEM 11% DO TERRITÓRIO EM PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO, APONTA ESTUDO.
O Ceará tem 11,45% de seu território em processo de desertificação, processo de erosão que torna o ambiente árido e o solo infértil, similar à paisagem de um deserto. O dado foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na véspera do Dia Mundial de Combate à Desertificação.(...) Como forma de combater o processo de empobrecimento do solo, a Funceme monitora um projeto piloto de recuperação de área degradada, implementado na cidade de Jaguaribe. A partir de técnicas de manejo e conservação do solo, uma área de cinco hectares vem ganhando nova vida com surgimento de espécies nativas da região e da própria caatinga."Conhecendo o solo pode-se planejar a sua utilização de forma adequada, considerando suas potencialidades e limitações", explica Sonia Perdigão.(...) *************************************************************************************
Sobre o processo de desertificação analise as proposições. *************************************************************************************
I - Desertificação é o mesmo que desertização, pois ambos são processos de destruição do potencial produtivo da terra por meio da pressão exercida pelas atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa. *************************************************************************************
II- Estão entre as consequências do processo de desertificação: a eliminação da cobertura vegetal (podendo a extinguir algumas espécies de plantas e até de animais), a diminuição da biodiversidade, a salinização e alcalinização dos solos, o aumento do processo de erosão e a redução da disponibilidade e também da qualidade nos recursos hídricos. *************************************************************************************
III- Entre as principais causas que são responsáveis por esse fenômeno, temos: o desmatamento, principalmente das áreas com vegetação nativa, o uso intensivo do solo, que geralmente é para a prática a agricultura ou pecuária, práticas inadequadas da agricultura (como alguns tipos de irrigação e o uso de agrotóxicos nas plantações), mineração e muitas outras.
*************************************************************************************
IV- As consequências na economia podem ser vistas na desvalorização das terras que sofrem esse processo de desertificação, pois por se tornarem improdutivas as pessoas não veem utilidade para elas, causando grandes prejuízos e favorecendo novos desmatamentos para fazer o uso das terras. *************************************************************************************
V- As principais áreas vulneráveis a desertificação no Ceará são: Região Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central e Araripe. *************************************************************************************
VI- São classificadas como áreas suscetíveis à desertificação, as que possuem degradação da cobertura vegetal, assoreamento dos rios, pastoreio excessivo, perda da biodiversidade, perda da capacidade produtiva do solo, baixa relação entre capacidade produtiva dos recursos naturais e a sua capacidade de recuperação. *************************************************************************************
Está correto o que se afirma em:
A) I, II, III, IV e VI.
B) I, III, IV e VI.
C) II, III, IV e V.
D) II, III, IV e VI.
E) I, II, IV e V.
9- Atualmente, quantos fusos horários o Brasil possui?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
10- UNCISAL – Tendo como referência o texto abaixo, assinale a opção correta.
“As cidades milionárias (com mais de um milhão de habitantes) que eram apenas duas em 1960 – São Paulo e Rio de Janeiro são cinco em 1970, dez em 1980, doze em 1991, treze em 2000 e quinze em 2010 (IBGE). Esses números ganham maior significação se nos lembrarmos que, historicamente, em 1872 a soma total das dez maiores cidades brasileiras não alcançavam um milhão de habitantes, pois somavam apenas 815.729 pessoas. Esta é a nova realidade da macro urbanização ou metropolização brasileira” (Adaptado. Santos, M. Urbanização Brasileira).
(A) No Brasil, a modernização do campo teve relação direta com a aceleração da urbanização, caracterizada por uma metropolização que se disseminou por várias regiões brasileiras.
(B) Embora no mundo globalizado a tendência migratória campo-cidade seja pequena, o Brasil, em função da desorganização econômica e social e das ilusões de que a vida nas cidades apresenta mais perspectivas, mantém taxas elevadas de fluxo migratório.
(C) Um ritmo de metropolização tão elevado, como o do Brasil, corresponde a índices equivalentes de crescimento industrial. Assim, a maior parte da população que se dirige às cidades é empregada no setor secundário.
(D) Embora o ritmo de urbanização e metropolização no Brasil tenham sido muito elevados, o fenômeno ficou restrito às regiões Sul e Sudeste, pois foi justamente nessas regiões que ocorreu o maior crescimento industrial.
(E) A urbanização brasileira, com seu caráter metropolitano, indica definitivamente a passagem de nosso país para o estágio de país desenvolvido e moderno. Sabe-se que todos os países considerados desenvolvidos são aqueles que apresentam elevados índices de urbanização.
11- (UDESC 2009 – Adaptada FGG) A União Europeia é formada por 28 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.
I- Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III- Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI- Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas II, III, IV, V e VI são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
12- As linhas imaginárias utilizadas para se encontrar a localização exata de qualquer ponto na terra, são chamadas de:
a) coordenadas geográficas
b) linhas imaginárias
c) fusos horários
d) gps
e) zonas térmicas
13- UFAL – Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir:
I- A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
II- A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
III- Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
IV- A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
Está(ão) correta(s):
( A) I e II.
( B) II e IV.
( C) II e III.
( D) I, II e III.
( E) I, III e IV.
14- (CFTMG – Adaptada FGG) O Mercosul foi criado através do Tratado de Assunção, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela (Suspensa), congregando uma população de aproximadamente 300 milhões de habitantes e um PIB de mais de 3 trilhões de dólares.
Sobre este bloco econômico é correto afirmar que
A) o Mercosul constitui uma união aduaneira, estágio da integração econômica onde além de não serem cobrados impostos no comércio entre os países membros, há uma tarifa externa comum.
B) o bloco sul-americano é, dentro da nova ordenação em blocos de poder e de grandes corporações econômicas, aquele que apresenta o maior fluxo de mercadorias e pessoas.
C) os países que compõem o Mercosul apresentam o mesmo patamar de desenvolvimento industrial, pois todos são capitalistas, com a presença marcante de transnacionais.
D) os objetivos do Mercosul estão centrados na coordenação das políticas macroeconômicas, no intercâmbio de bens, serviços e pessoas, e na cooperação científico-tecnológica.
E) o bloco integra o ranking dos países mais desenvolvidos tecnologicamente do globo, por esta razão, abrigam sedes de empresas multinacionais.
15- Quanto tempo aproximadamente é necessário para a terra realizar o movimento de rotação, ou seja, um giro em torno do seu próprio eixo?
a) 12 horas, 15 minutos e 10 segundos
b) 20 horas, 20 minutos e 20 segundos
c) 23 horas, 56 minutos e 4 segundos
d) 17 horas, 50 minutos e 11 segundos
e) 13 horas, 13 minutos e 09 minutos
GABARITO:
1- E
2- C
3- D
4- B
5- C
6- A
7- C
8- D
9- D
10- A
11- E
12- A
13- B
14- A
15- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário