segunda-feira, 21 de agosto de 2023

SIMULADO 77 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1-  

(FGG – CH)  A manchete acima tem sido repetida diversas vezes nos mais variados veículos de comunicação ao longo do ano de 2020 devido a vulnerabilidade do domínio morfoclimático em questão e a flexibilização das fiscalizações ambientais. A importância de preservar este ecossistema consiste no embasamento de que

(A) compreende um dos maiores complexos biológicos do mundo, responsável por contribuir para o regime de chuvas de uma área com grandes dimensões através dos rios voadores, abriga uma grande variedade de fauna e flora, obtém a maior bacia hidrográfica do mundo, porém, vem sendo devastada pela expansão agropecuária e práticas de mineração.
(B) ficou conhecido por apresentar características semelhantes à savana africana, com feições de vegetação caducifólia, tropófita, com presença de gramíneas e arbustos que se destacam pelos galhos tortos, casca grossa e raízes profundas, apresenta grande diversidade biológica, porém, devido à grande exploração de seus recursos, foi inserido na lista de hotspots.
(C) localiza-se em uma região de semiárido, com predominância de vegetação xerófita e caducifólia, além de cactáceas, apresenta um regime de chuvas irregulares concentradas no começo do ano, o que intensifica os longos períodos de seca. Devido as condições climáticas adversas e sua riqueza em biodiversidade, torna-se um ecossistema bastante vulnerável.
(D) apresenta clima tropical úmido, com vegetações latifoliadas e ombrófilas, a proximidade do oceano atlântico e o relevo mamelonar contribuem para sua denominação. Abrange uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, porém, encontra-se na lista de hotspots por apresentar aproximadamente 10% de vegetação remanescentes, devido o processo exploratório histórico de sua fauna e flora.
(E) abrange uma vasta área de planície alagada, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, representa uma riqueza de biodiversidade ímpar, com características semelhantes aos domínios morfoclimáticos que o cercam, vem sofrendo nos últimos anos com o desmatamento desenfreado e por constantes queimadas intensificadas pelos longos períodos de estiagem.

2- (FGG – CH) Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

Imagem sem legenda
Uma das soluções para atenuar esse fenômeno climático é 

A) a impermeabilização do solo urbano favorecendo a capacidade de absorção de calor.
B) a concentração de edifícios favorecendo o processo de verticalização urbana.
C) diminuição de áreas revestidas de vegetação, minimizando o albedo e o poder refletor de determinada superfície.
D) a poluição atmosférica e a utilização de energia pelos veículos de combustão interna, pelas residências e pelas indústrias.
E) a criação de projetos que viabilizem o plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades, além da criação de parques e preservação de áreas verdes.

3- Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente:

 a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas
 b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites
 c) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.
 d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.
 e) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano

4- (Enem) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.


Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa: 

A) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). 
B) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). 
C) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas). 
D) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). 
E) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

5- (Enem) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical, e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico. 

FISCH, G., MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (Adaptação). 

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de 

A) resfriamento da umidade da superfície. 
B) variação da amplitude de temperatura. 
C) dispersão dos ventos contra-alísios. 
D) existência de barreiras de relevo. 
E) convergência de fluxos de ar

6- (Unifesp-SP) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:

(A) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.
(B) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
(C) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
(D) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.
(E)  metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

7- (Ufv – Adaptada FGG) O mapa a seguir apresenta parte da América do Norte:
 

A fronteira entre os Estados Unidos e o México é imensa - 3.140km - e vai do litoral do Oceano Pacífico, na Califórnia, até o Golfo do México, no Oceano Atlântico. Ao longo da linha fronteiriça, localizam-se várias cidades, dos dois lados, como irmãs siamesas. Assinale a alternativa que melhor expressa, do ponto de vista econômico, o fenômeno que vem ocorrendo naquela região, a partir do início dos anos 80:

A) É uma fronteira de livre circulação, tanto de mercadorias quanto de força de trabalho.
B) É resultado da política do governo mexicano de desenvolvimento autônomo e de substituição de importações.
C) Há pouca relação comercial entre os dois países, pois os mexicanos, embora podendo comprar nas cidades do lado americano, não o fazem devido aos altos preços.
D) É um tipo de industrialização de enclave, pois as empresas montadoras americanas se transferem para o território mexicano para usufruir da mão-de-obra barata.
E) As indústrias americanas, ao se instalarem em território mexicano, a poucos metros da fronteira, estabelecem uma relação de complementaridade com a indústria mexicana.

8- (Enem) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. 

ÉPOCA, 03 mar. 2008 e 09 jun. 2008 (Adaptação). 

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que 

A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial. 
B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja. 
C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens. 
D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental. 
E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

9- (Enem) O diagrama a seguir representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.


No diagrama estão representadas as duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as hidroelétricas e as termoelétricas. No Brasil, a construção de usinas hidroelétricas deve ser incentivada porque essas 

I. utilizam fontes renováveis, o que não ocorre com as termoelétricas, que utilizam fontes que necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas. 
II. apresentam impacto ambiental nulo, pelo represamento das águas no curso normal dos rios. 
III. aumentam o índice pluviométrico da região de seca do Nordeste, pelo represamento de águas. 

Das três afirmações, somente 

A) I está correta. 
B) II está correta. 
C) III está correta. 
D) I e II estão corretas. 
E) II e III estão corretas.

10- 

(FGG – CH)  O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia. Tais problemas ambientas devem ser combatidos, haja vista, que o Cerrado

(A) compreende um dos maiores complexos biológicos do mundo, responsável por contribuir para o regime de chuvas de uma área com grandes dimensões através dos rios voadores, abriga uma grande variedade de fauna e flora, obtém a maior bacia hidrográfica do mundo, porém, vem sendo devastada pela expansão agropecuária e práticas de mineração.
(B) ficou conhecido por apresentar características semelhantes à savana africana, com feições de vegetação caducifólia, tropófita, com presença de gramíneas e arbustos que se destacam pelos galhos tortos, casca grossa e raízes profundas, apresenta grande diversidade biológica, porém, devido à grande exploração de seus recursos, foi inserido na lista de hotspots.
(C) localiza-se em uma região de semiárido, com predominância de vegetação xerófita e caducifólia, além de cactáceas, apresenta um regime de chuvas irregulares concentradas no começo do ano, o que intensifica os longos períodos de seca. Devido as condições climáticas adversas e sua riqueza em biodiversidade, torna-se um ecossistema bastante vulnerável.
(D) apresenta clima tropical úmido, com vegetações latifoliadas e ombrófilas, a proximidade do oceano atlântico e o relevo mamelonar contribuem para sua denominação. Abrange uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, porém, encontra-se na lista de hotspots por apresentar aproximadamente 10% de vegetação remanescentes, devido o processo exploratório histórico de sua fauna e flora.
(E) abrange uma vasta área de planície alagada, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, representa uma riqueza de biodiversidade ímpar, com características semelhantes aos domínios morfoclimáticos que o cercam, vem sofrendo nos últimos anos com o desmatamento desenfreado e por constantes queimadas intensificadas pelos longos períodos de estiagem.

11- (FGG – CH) Observe o mapa sobre a ocorrência de chuvas ácidas. 

Imagem sem legenda 

É possível inferir corretamente que a maior incidência do processo descrito ocorre em virtude

A) dos incêndios florestais ocasionado de forma criminosa.
B) do baixo índice de desenvolvimento dos países periféricos.
C) da grande concentração urbana alinhada ao alto processo de industrialização.
D) da variação climática que provoca precipitações de alto volume, principalmente nas áreas tropicais.
E) do aumento considerável de áreas desmatadas preparadas para o agronegócio.

12- As estações do ano ocorrem por meio de um movimento realizado pela Terra que faz com que a incidência de raios solares seja diferente nos Hemisférios Norte e Sul. Assinale a alternativa que representa esse movimento:

a)  Movimento de rotação
b)  Eclíptica
c)  Movimento de translação
d)  Movimento de revolução
e)  Movimento retroativo

13- (Enem) Os seres humanos podem tolerar apenas certos intervalos de temperatura e umidade relativa (UR), e, nessas condições, outras variáveis, como os efeitos do Sol e do vento, são necessárias para produzir condições confortáveis, nas quais as pessoas podem viver e trabalhar. O gráfico mostra esses intervalos:


A tabela mostra temperaturas e umidades relativas do ar de duas cidades, registradas em três meses do ano.


Com base nessas informações, pode-se afirmar que condições ideais são observadas em 

A) Curitiba com vento em março, e Campo Grande, em outubro. 
B) Campo Grande com vento em março, e Curitiba com Sol em maio. 
C) Curitiba, em outubro, e Campo Grande com Sol em março. 
D) Campo Grande com vento em março, Curitiba com Sol em outubro. 
E) Curitiba, em maio, e Campo Grande, em outubro.

14- (PUC-SP) Leia o texto.
“É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea.”

A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:
(A) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.
(B) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
(C) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.
(D) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.
(E)  elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

15- (Mackenzie) Para concretizar a completa integração, os países da União Europeia ainda devem implantar:

A) uma zona de livre comércio, onde as mercadorias dos países membros possam circular livremente.
B) uma união aduaneira com a criação de tarifas alfandegárias comuns para o comércio realizado com outros países.
C) um mercado comum, que permita a livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais.
D) uma união monetária, com a coordenação das políticas econômicas e a criação de uma moeda única.
E) uma união política, com a unificação das políticas de relações internacionais, defesa e segurança interna e externa.


GABARITO:
1- A
2- E
3- E
4- C
5- E
6- B
7- D
8- E
9- A
10- B
11- C
12- C
13- A
14- B
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário