1- (Enem) Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).
RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo: Instituto Sociambiental, 2007.
Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões
A) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.
B) são locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.
C) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.
D) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.
E) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.
2- (FGG) Observe o mapa.
De acordo com a geolocalização dos blocos econômicos assinale a alternativa que representa corretamente a numeração exposta no mapa.
A) 1- NAFTA, 2-MERCOSUL, 3-SADC, 4- CEI E 5-UE.
B) 1- ALCA, 2-UNASUL, 3-CARICOM, 4-APEC E 5-UE.
C) 1- NAFTA, 2-CAN, 3- SADC, 4-ASEAN e 5-BENELUX.
D) 1- NAFTA, 2- MERCOSUL, 3-SADC, 4-TPP e 5-UE.
E) 1- ALCA, 2-UNASUL, 3-CARICOM, 4-CEI e 5-UE.
3- (Enem)
Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d’água
e com dor no coração.
Vou pro Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão! Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.
VALE, J.; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994. [Fragmento]
No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com
A) a distribuição desigual da produção.
B) os financiamentos feitos ao produtor rural.
C) a ausência de escolas técnicas no campo.
D) os empecilhos advindos das secas prolongadas.
E) a precariedade de insumos no trabalho do campo.
4- (Enem) Nos últimos meses, o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso, a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas.
A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.
A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.
II. A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que
A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.
B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.
C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.
D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente autossuficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.
E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.
5- BARRA DO RIO MUNDAÚ – TRAIRI (CE)
(FGG – CH) A vegetação representada na imagem indica uma condição única de uma vegetação adaptada a grande umidade por
(A) compreender um dos maiores complexos biológicos do mundo, responsável por contribuir para o regime de chuvas de uma área com grandes dimensões através dos rios voadores, abriga uma grande variedade de fauna e flora, obtém a maior bacia hidrográfica do mundo, porém, vem sendo devastada pela expansão agropecuária e práticas de mineração.
(B) apresentar características semelhantes à savana africana, com feições de vegetação caducifólia, tropófita, com presença de gramíneas e arbustos que se destacam pelos galhos tortos, casca grossa e raízes profundas, apresenta grande diversidade biológica, porém, devido à grande exploração de seus recursos, foi inserido na lista de hotspots.
(C) localizar-se em uma região de semiárido, com predominância de vegetação xerófita e caducifólia, além de cactáceas, apresenta um regime de chuvas irregulares concentradas no começo do ano, o que intensifica os longos períodos de seca. Devido as condições climáticas adversas e sua riqueza em biodiversidade, torna-se um ecossistema bastante vulnerável.
(D) apresenta clima tropical úmido, com vegetações latifoliadas e ombrófilas, a proximidade do oceano atlântico e o relevo mamelonar contribuem para sua denominação. Abrange uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, porém, encontra-se na lista de hotspots por apresentar aproximadamente 10% de vegetação remanescentes, devido o processo exploratório histórico de sua fauna e flora.
(E) predominar na maior parte do litoral brasileiro, representando o elo de transição entre continente e oceano, por isso, sua característica climática é tropical úmido. Suas vegetações têm características pneumatóforas, por se localizarem em solos holomórficos são halófitas, que variam de médio a grande porte.
6- (Enem 2009) Observe a charge.
Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que
(A) os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem.
(B) as intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo.
(C) o processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas.
(D) a destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os polos.
(E) os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional.
7- Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z.
Alguns pontos de coordenadas representados
a) X: 15º de Latitude Norte / 60º de Longitude Leste
Z: 90º de Latitude Norte / 30º de Longitude Oeste
b) X: 60º de Latitude Sul /15º de Longitude Oeste
Z: 30º de Latitude Sul / 90º de Longitude Leste
c) X: 60º de Latitude Norte / 15º de Longitude Leste
Z: 30º de Latitude Norte / 90º de Longitude Oeste
d) X: 15º de Latitude Sul / 60º de Longitude Oeste
Z: 90º de Latitude Sul / 30º de Longitude Leste
8- Veículo equipado com GPS de bordo e um software com mapas, que indicam a posição do veículo e o caminho a percorrer até um determinado ponto. As afirmativas abaixo mantêm relação com a imagem e a legenda apresentada, EXCETO:
a) Essas tecnologias associam-se aos satélites artificiais.
b) As informações sobre a localização do veículo são transferidas para um mapa digitalizado.
c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido à presença de torres de telefonia.
d) Esse sistema de localização tem como princípio o uso das coordenadas geográficas.
e) A primeira aplicação comercial do GPS para rastreamento de caminhões no mundo foi feita no Brasil em 1992.
9- (Enem) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15° entre dois meridianos.
O Meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas.
Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n. 11 662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.
Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20h8min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
A) 9h8min, do dia 8 de agosto.
B) 12h8min, do dia 8 de agosto.
C) 15h8min, do dia 8 de agosto.
D) 1h8min, do dia 9 de agosto.
E) 4h8min, do dia 9 de agosto.
10- (Enem–2018)
Texto 1
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.
Texto 2
Dinâmicas atmosféricas no Brasil
Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.
De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)
A) constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas.
B) formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade.
C) presença de nebulosidade na região de cordilheira.
D) avanço de massas polares para o continente.
E) baixa pressão atmosférica no litoral.
11- (Enem) O Aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O Aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do Aquífero por agrotóxico, conforme a figura:
Considerando as consequências socioambientais e respeitando as necessidades econômicas, pode-se afirmar que, diante do problema apresentado, políticas públicas adequadas deveriam
A) proibir o uso das águas do Aquífero para irrigação.
B) impedir a atividade agrícola em toda a região do Aquífero.
C) impermeabilizar as áreas onde o arenito aflora.
D) construir novos reservatórios para a captação da água na região.
E) controlar a atividade agrícola e agroindustrial nas áreas de recarga.
12- Leia o texto:
Irã qualifica novas sanções dos EUA de “ilegais” e ameaça com resposta
30 jan. 2018
O Ministério de Assuntos Exteriores do Irã condenou neste sábado (13) as novas sanções impostas pelos Estados Unidos, qualificando-as de “ilegais e hostis”, e advertiu que receberão uma “séria reação” por parte da República Islâmica. [...] O Tesouro americano anunciou na véspera sanções a 14 pessoas e entidades iranianas, entre elas o chefe do Poder Judiciário, aiatolá Sadeq Larijani, por abusos aos direitos humanos e apoio ao Programa de Mísseis Balísticos do Irã. [...]
Disponível em: <https://www.efe.com/efe/brasil/mundo/ir-qualifica-novas-san-es-dos-eua-de-ilegais-e-amea-a-comresposta/50000243-349. Acesso em: 01 mar. 2018.
As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-globais.htm
Com base na classificação das cidades globais assinale o item que não corresponde um critério estabelecido para esta definição.
(A) São centros financeiros mundiais e sedes de empresas multinacionais.
(B) Apresentam sistema de transportes complexos e diversificados (rodoviárias, metro, avenidas, aeroporto internacional, etc.), além de infraestrutura tecnológica sofisticada.
(C)São definidas pelo quantitativo demográfico responsável pela atração de indústrias multinacionais.
(D) Podem apresentar elevada concentração populacional, forte economia, dinâmica e diversificada, forte urbanização e mercado de trabalho intenso.
(E) Apresentam elevada diversidade de serviços (administrativos, educacionais, financeiros, científicos e tecnológicos);
14- (FGG) Os blocos econômicos são formados por países que nem sempre apresentam similaridades entre os eixos econômicos, políticos, sociais e culturais. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica o principal desafio socioeconômico da União Europeia.
A) Dialogar com os diversos seguimentos políticos internacionais com o intuito de estabelecer uma vantajosa comercialização global.
B) Instituir um único parlamento europeu que integre a região para a concretização de uma União Política.
C) Melhorar as condições de vida e trabalho dos cidadãos europeus, gerando emprego e reduzindo as desigualdades sociais e econômicas entre os países do bloco.
D) Expandir a Zona do Euro para países que não pertencem ao bloco com o intuito de fortalecer suas relações comerciais.
E) Favorecer o crescimento econômico pautado na política neoliberalista que favorece as nações praticantes do protecionismo alfandegário exagerado.
15- (Enem)
Texto I
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: <www.mst.org.br>. Acesso em: 25 ago. 2011 (Adaptação).
Texto II
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.
LESSA, C. Disponível em: <www.observadorpolitico.org.br>. Acesso em: 25 ago. 2011 (Adaptação).
Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
A) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.
B) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.
C) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.
D) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.
E) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.
GABARITO:
1- B
2- A
3- A
4- C
5- E
6- D
7- B
8- C
9- E
10- B
11- E
12- C
13- C
14- C
15- E
Nenhum comentário:
Postar um comentário