1- (FGG – CH) O Brasil apresenta uma grande diversidade cultural e natural, muitas vezes, representadas na literatura por escritores renomados como Raquel de Queiroz e Patativa do Assaré. Outro escritor que relatou as características marcantes de uma dada região foi Euclides da Cunha, na obra “Os sertões”. Na ocasião, ele denunciou a desumanidade, mostrando a dor humana pelas condições físicas do lugar e pela crueldade cometida contra uma população abandonada que lutava por um modo de existência. Nesse cenário de sofrimento, ficam explícitos as características do domínio morfoclimático da caatinga que
(A) compreende um dos maiores complexos biológicos do mundo, responsável por contribuir para o regime de chuvas de uma área com grandes dimensões através dos rios voadores, abriga uma grande variedade de fauna e flora, obtém a maior bacia hidrográfica do mundo, porém, vem sendo devastada pela expansão agropecuária e práticas de mineração.
(B) ficou conhecida por apresentar características semelhantes à savana africana, com feições de vegetação caducifólia, tropófita, com presença de gramíneas e arbustos que se destacam pelos galhos tortos, casca grossa e raízes profundas, apresenta grande diversidade biológica, porém, devido à grande exploração de seus recursos, foi inserido na lista de hotspots.
(C) localiza-se em uma região de semiárido, com predominância de vegetação xerófita e caducifólia, além de cactáceas, apresenta um regime de chuvas irregulares concentradas no começo do ano, o que intensifica os longos períodos de seca. Devido as condições climáticas adversas e sua riqueza em biodiversidade, torna-se um ecossistema bastante vulnerável.
(D) apresenta clima tropical úmido, com vegetações latifoliadas e ombrófilas, a proximidade do oceano atlântico e o relevo mamelonar contribuem para sua denominação. Abrange uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, porém, encontra-se na lista de hotspots por apresentar aproximadamente 10% de vegetação remanescentes, devido o processo exploratório histórico de sua fauna e flora.
(E) abrange uma vasta área de planície alagada, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, representa uma riqueza de biodiversidade ímpar, com características semelhantes aos domínios morfoclimáticos que o cercam, vem sofrendo nos últimos anos com o desmatamento desenfreado e por constantes queimadas intensificadas pelos longos períodos de estiagem.
2- (FGG – Adaptado) Sobre o fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica, analise as proposições:
I. Esse fenômeno pode ser percebido durante todo o dia e durante a noite, porém a maior diferença de temperatura provocada por ele é melhor percebida entre as zonas rurais e urbana ao anoitecer, pois a área rural resfria mais rapidamente do que a zona urbana.
II. Esse fenômeno intensifica-se no verão, pois, nessa época do ano, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada de ar superior em decorrência do aumento da pluviosidade.
III. É um fenômeno que pode ser registrado principalmente em áreas urbanas e de alta concentração industrial.
IV. Esse fenômeno causa doenças respiratórias, irritação nos olhos, intoxicações, porque a camada de ar frio que fica retida próxima à superfície concentra bastante poluentes que não se dispersam.
Está(ão) verdadeira(s):
( A) III e IV.
( B) II e III.
( C) II e IV.
( D) I e II.
( E) I e IV.
3- (ENEM 2016)
Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a
a) adotar práticas de consumo consciente.
b) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial.
c) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água.
d) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável.
e) conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.
4- As coordenadas geográficas são extremamente importantes no sentido de apontar a localização precisa de qualquer ponto existente sobre a superfície terrestre. Elas constituem-se a partir da combinação de uma série de elementos que envolvem linhas imaginárias e sistemas de medidas. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO apresenta um desses elementos.
a) Amplitudes
b) Meridianos
c) Latitude
d) Paralelos
e) Longitudes
5- Complete as frases do texto, a seguir, a respeito do esporte Corrida de Orientação que alia a corrida com a interpretação da localização espacial, o que é altamente produtivo em termos de interação da atividade mental e física.
A orientação é um esporte que requer habilidades de navegação, utiliza um mapa e uma ______________ para a realização de um percurso previamente definido. O competidor navega de um ponto a outro em diversos tipos de terrenos, geralmente desconhecidos, e, normalmente, se move em alta velocidade. Os participantes recebem um mapa com as características ______________ do terreno (mapa de orientação), especialmente preparado e utilizado para localizar os pontos de controle. O mapa contém muitas informações, inclusive a escala, que é ____________, com a representação das curvas de nível. A atividade de orientação em currículos escolares promove a interdisciplinaridade e integração com várias áreas do conhecimento. No Brasil, há diversas cidades que realizam atividades de orientação no currículo escolar, por exemplo, Rio de Janeiro e Curitiba. Relativamente aos mapas tradicionais, para além da simbologia específica, existe outra característica nos Mapas de Orientação que é específica deste desporto: os meridianos dos mapas estão orientados para o _____________________.
a) Bússola, Demográficas, Grande, Norte Magnético
b)Bússola, Topográficas, Grande, Norte Magnético
c) Lanterna, Topográficas, Pequena, Norte Verdadeiro
d) Bússola, Temáticas, Pequena, Norte Geográfico
e) Calculadora Científica, Fisiográficas, Média, Sul
6- (Enem–2016)
Disponível em: <www.unrig.org>. Acesso em: 09 ago. 2013.
A ONU faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A figura que ilustra o modelo dessa projeção é:
7- Um grande terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti, o país mais pobre da América, por volta das 19h50min (horário de Brasília), desta terça-feira (12). Um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo a República Dominicana, Cuba e Bahamas chegou a ser emitido pelo Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico, mas já foi retirado. [...]
Disponível em:
<http://noticias.uol.com.br/ultnot/ internacional/2010/01/12/ult1859u2185.jhtm>.
Acesso em: 13 jan. 2010.
Dependendo da região da Terra em que um indivíduo estiver, ele poderá vivenciar terremotos, ver vulcões ativos ou adormecidos, ou seja, ver muitas feições geológicas que se desenvolvem por meio da interação das placas tectônicas. Terremotos como o ocorrido no Haiti não são eventos isolados, há várias áreas do globo sujeitas a esse tipo de problemas e eles estão atrelados ao fato de que
A) as placas continentais são mais resistentes que as placas oceânicas, por isso terremotos envolvendo placas oceânicas geralmente possuem grandes magnitudes e alta intensidade.
B) as áreas situadas em porção intraplaca são mais sujeitas a tremores que aquelas localizadas nos limites de placas. Por isso, muitos países que se localizam em tais regiões se preocupam em desenvolver tecnologias que buscam amenizar problemas decorrentes desse fenômeno.
C) os limites convergentes estão atrelados à formação de estruturas geológicas denominadas dobramentos modernos, a violentos tremores de terra e à presença de vulcões ativos.
D) os limites transformantes, locais em que as placas afastam-se na litosfera, estão atrelados à formação de relevo e esse fato resulta na sujeição da região a uma grande instabilidade tectônica que se traduz em terremotos e vulcanismos.
E) o Haiti está situado no limite de divergência entre duas grandes placas tectônicas: a Placa do Caribe e a Placa Norte-Americana. As áreas que descrevem esse tipo de movimento onde ocorre uma colisão frontal de placas estão sujeitas à ocorrência de terremotos violentos, além de maremotos e vulcanismo.
8- (UFRGS-RS–2015) Observe o mapa de precipitação média anual a seguir e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada.
A) As chuvas no Rio Grande do Sul concentram-se no sul do estado, devido à entrada constante de frentes polares.
B) Os valores elevados de precipitação no norte do estado devem-se à influência da massa equatorial continental que traz umidade da Amazônia.
C) O maior volume de chuva no norte do estado explica-se pela altitude do planalto sul-rio-grandense associado à trajetória das frentes polares no sentido SW-NE.
D) O menor volume de chuvas no sudoeste deve-se à Cordilheira dos Andes que barra a entrada de umidade vinda de oeste.
E) O aumento crescente das chuvas para o norte deve-se à influência da maritimidade.
9- (Enem) Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o “Velho Chico”, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.
CIÊNCIA HOJE. v. 37, n. 217, jul. 2005 (Adaptação).
Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco, quando confrontados, indicam que
A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.
B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes.
C) o projeto deve limitar-se às infraestruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.
D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.
E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semiárido.
10- (Enem)
Analisando-se os dados do gráfico anterior, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que
A) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
B) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
C) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
D) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
E) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.
11- (Enem) Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 °C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pinguins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.
SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, ano 2, n. 21, 2004, p. 80 (Adaptação).
A partir do texto, analise as seguintes afirmativas.
I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.
II. O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.
III. A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.
É correto o que se afirma
A) apenas em I.
B) apenas em II.
C) apenas em I e II.
D) apenas em II e III.
E) em I, II e III.
12- (UECE–2015) “Com a afirmação da Geografia moderna, a noção de território no seu sentido mais puro, isto é, assimilado ao Estado, torna-se uma categoria tão basilar quanto longeva. No seu sentido mais restrito, território é um nome político para a extensão de um país. Há mais de um século, Ratzel insistia em que aquele resultava da apropriação de uma porção da superfície da Terra para um grupo humano.”
SILVEIRA, M. L. Acta Geográfica. Cidades na Amazônia Brasileira. Ed. Especial, 2011. p. 151-163.
Com base nas informações do texto anterior, assinale a opção que corresponde ao conceito de território, elaborado por Ratzel.
A) Gêneros de Vida
B) Rugosidade Espacial
C) Espaço Vital
D) Espaço Absoluto
13- (Enem) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à Internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando, em seguida, o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional, 02 mar. 2011 (Adaptação).
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à Internet permitiu aos jovens árabes
A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
C) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
14- (FGG) Leia.
“As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.”
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-globais.htm
De acordo com os critérios estabelecidos para se classificar uma cidade global, Londres se enquadra nesse conceito pois
(A)Abriga uma grande população de executivos de multinacionais e o maior número de filiais asiáticas das maiores firmas globais.
(B)Cidade mais populosa do Hemisfério Sul, é o principal motor econômico-financeiro de decisões corporativas da América Latina.
(C)Tradicional centro industrial, financeiro e tecnológico, tornou-se a capital mundial do design.
(D)A Big Apple conta com trunfos formidáveis, como Wall Street, imensos conglomerados de mídia e uma colossal indústria do turismo.
(E) a abertura econômica, a eficiência do sistema financeiro e uma infraestrutura implacável fazem com leve o título da cidade mais globalizada do planeta.
15- (Enem) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transporte, saúde, energia, água, etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
A) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
B) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
C) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
D) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
E) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
GABARITO:
1- C
2- A
3- A
4- A
5- B
6- A
7- C
8- C
9- D
10- D
11- E
12- C
13- E
14- E
15- A
Nenhum comentário:
Postar um comentário