1- (Enem) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
LAUBIER. L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (Adaptação).
A situação exposta no texto e suas implicações
A) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.
B) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
C) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
D) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
E) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.
2- (Enem) Antes de o Sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde – um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo. 20 maio 2013 (Adaptação).
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
A) Facilita as trocas comerciais.
B) Soluciona os conflitos fundiários.
C) Restringe a diversidade biológica.
D) Fomenta a atividade de pastoreio.
E) Evita a expansão da desertificação.
3- (Enem–2016) Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.
BECKER. B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond. 2009.
As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
A) retração nos atuais níveis de consumo.
B) surgimento de conflitos de caráter diplomático.
C) diminuição dos lucros na produção de energia.
D) desigualdade na distribuição do impacto ecológico.
E) decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.
4- (UFSC)
Sobre o contexto da Guerra Fria, é correto afirmar que
A) na década de 1950, o Vietnã dividiu-se em duas porções: norte e sul. Coube aos Estados Unidos, na década de 1960, a reunifi cação do Vietnã.
B) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), comandada pela União Soviética, um dos blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria, defendia militarmente os países socialistas.
C) a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no fi nal da década de 1980.
D) a defi nição para a expressão Guerra Fria é atribuída a um confl ito que aconteceu apenas no campo ideológico na Coreia, na China, em Cuba e no Vietnã, pois não houve confl ito bélico entre as partes envolvidas.
E) na década de 1970, os Estados Unidos retiraram suas tropas militares de Seul, capital da Coreia do Sul, o que levou ao término da Guerra Fria e à reunificação do país sob o regime comunista.
5- OTAN começará a reduzir tropas em Kosovo ainda neste ano
FOLHAPRESS
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) confirmou, nesta terça-feira, que o seu contingente no Kosovo cairá gradualmente dos atuais 15 mil soldados para 2 500 soldados, nos próximos dois anos. O anúncio foi feito pelo almirante Mark Fitzgerald, comandante-chefe das Forças Aliadas no sul da Europa. Essa decisão foi tomada semana passada pelos ministros da Defesa da OTAN, que aprovaram a retirada de grande parte de suas tropas do Kosovo de maneira “gradual”. Naquela ocasião, o ministro alemão da Defesa, Franz Josef Jung, disse, ao chegar ao quartel-general da OTAN, em Bruxelas, que haverá apenas 10 mil soldados até o final deste ano. O plano deverá ser mantido até alcançar a meta de 2 500 soldados desde que as condições de segurança continuem evoluindo bem no território autodeclarado independente em 2008. “Os problemas de segurança no Kosovo são agora mais de tipo penal e econômico, e a Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) mantém ainda uma forte presença”, afirmou Fitzgerald, indicando que a OTAN estará pronta para responder a qualquer eventualidade. Entre os países que mais forneceram soldados para a região estão Itália, Alemanha, França e Turquia. Para as autoridades de Kosovo, a medida é mais um indicativo da normalização da situação naquele território. Kosovo é uma ex-província da Sérvia que, em fevereiro de 2008, declarou sua separação unilateralmente. Até agora, Kosovo teve sua independência reconhecida por só 54 dos 192 países na ONU (Organização das Nações Unidas), entre eles EUA, Japão e 22 membros da União Europeia. O Brasil não reconhece Kosovo como Estado.
OTAN começará [...]. Folha de S.Paulo. Disponível em: <http://m.folha.uol.com.br/mundo/2009/06/582438-otancomecara-a-reduzir-tropas-em-kosovo-ainda-neste-ano.shtml?mobile>. Acesso em: 13 maio 2019.
De acordo com o texto e o processo de independência de Kosovo, podemos inferir que
A) a OTAN, ao reduzir o número de tropas em Kosovo, não garante que estará pronta para qualquer eventualidade envolvendo novos conflitos na região.
B) Kosovo é uma ex-província da Sérvia que, em fevereiro de 2008, declarou sua separação de forma multilateral, recebendo apoio imediato de 54 países.
C) a Rússia e a Espanha se colocaram de forma contrária à independência de Kosovo, já que esses países possuem movimentos separatistas.
D) todos os países que mais forneceram soldados para a região destacam-se como grandes nações pertencentes à União Europeia.
E) a fragmentação da ex-Iugoslávia foi marcada por uma política de “limpeza étnica”, com destaque para a atuação dos bósnios, dos croatas e dos albaneses sobre a minoria sérvia muçulmana.
6- (Enem) Um gigante da indústria da Internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do logotipo.
BERCITO, D. Google muda tratamento de territórios palestinos. Folha de S.Paulo, 04 maio 2013 (Adaptação).
O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o
A) surgimento de um país binacional.
B) fortalecimento de movimentos antissemitas.
C) esvaziamento de assentamentos judaicos.
D) reconhecimento de uma autoridade jurídica.
E) estabelecimento de fronteiras nacionais.
7- (Fuvest-2015) São objetivos do Plano Diretor - SP: promover melhor aproveitamento do solo nas proximidades do sistema estrutural de transporte coletivo com aumento na densidade construtiva, demográfica, habitacional e de atividades urbanas; incrementar a oferta de comércios, serviços e emprego em áreas pobres da periferia; ampliar a oferta de habitações de interesse social nas proximidades do sistema estrutural de transporte coletivo.
Diário Oficial. Cidade de São Paulo, 01/08/2014. Adaptado.
É correto afirmar que tais medidas visam a
a) estimular a aproximação espacial entre moradia, emprego e serviços na cidade.
b) inibir a verticalização em áreas próximas a vias de circulação e nas periferias.
c) reduzir a densidade demográfica em áreas próximas ao sistema estrutural de transporte coletivo.
d) coibir a distribuição espacial do setor terciário em áreas pobres da periferia.
e) restringir a concentração espacial de habitações de interesse social a áreas periféricas da cidade.
8- (Enem–2016) O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda – Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.
Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 09 jul. 2015 (Adaptação).
O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é:
A) Frente pioneira.
B) Zona de transição.
C) Região polarizada.
D) Área de conurbação.
E) Periferia metropolitana.
9- (Enem) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: <http://www.revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido
A) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender às necessidades básicas dos moradores.
B) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
C) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
D) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.
E) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.
10- A região Nordeste corresponde à que possui o maior número de estados da Federação e que pode ser organizada em quatro grandes áreas, que guardam algumas especificidades. Sobre essa organização espacial foram feitas algumas considerações; dentre elas, aquela considerada adequada corresponde a
A) A maior concentração econômica ocorre na região 3, denominada Zona da Mata, área onde se desenvolveram, no passado colonial, o extrativismo do pau-brasil e a cultura da cana e que abriga, hoje, extensas áreas produtoras de grãos, destinados ao mercado externo.
B) A área 2, denominada Agreste, caracterizado, no início da colonização, como região de pequena propriedade e de agricultura de subsistência, concentra, hoje, os maiores e mais dinâmicos complexos agroindustriais da região.
C) A Zona da Mata, região 4, antes lugar de plantation colonial, escravista, concentra, hoje, a produção industrial regional, distribuída espacialmente na forma de manchas, no entorno de algumas capitais.
D) O Sertão, região 1, devido às suas características físico-naturais, e apesar de sucessivas políticas públicas de combate às secas e incentivo ao desenvolvimento agrícola, mantém sua economia restrita a atividades tradicionais.
E) A área 2, conhecida como Mata de Cocais, é marcada pela presença de palmeiras, como o babaçu e a carnaúba, espécies endêmicas da região, ou seja, nativas, além de relevo diversificado e economia centrada no extrativismo vegetal.
11- (FGG) Mercosul, NAFTA e União Europeia são os exemplos mais conhecidos de blocos econômicos ou organizações internacionais definidas por um processo de integração econômica. Dentro da classificação atual do comércio global, assinale a alternativa que caracteriza os blocos mencionados, respectivamente.
A) União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e monetária.
B) Mercado Comum, Zona de livre Comércio e União Econômica e Monetária.
C) Mercado Comum, União Aduaneira e União Econômica e Política.
D) Zona de Livre Comércio, Acordo Bilateral e Mercado Comum.
E) União Aduaneira, Zona de Livre Comércio e União Econômica e Monetária.
12- (Enem) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (Adaptação).
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida
para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:
A) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
B) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
C) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
D) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
E) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.
13- (Enem–2016) Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.
AB’SABER, A.N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (Adaptação).
A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:
A) Expansão do mercado interno.
B) Valorização do manejo familiar.
C) Exploração de espécies nativas.
D) Modernização de métodos produtivos.
E) Incorporação de mão de obra abundante.
14- (Enem) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhetos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.
Disponível em: <www.petrobras.com.br> (Adaptação).
A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos
A) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.
B) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos.
C) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto.
D) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países.
E) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo.
15- (Enem) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglofranceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro. A partir do texto anterior, assinale a opção correta.
A) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
B) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
D) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense.
E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.
GABARITO:
1- C
2- E
3- D
4- C
5- C
6- D
7- A
8- C
9- D
10- C
11- E
12- C
13- D
14- E
15- B
Nenhum comentário:
Postar um comentário