1- (UFG-GO) Leia o texto a seguir: A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim do período de acelerada expansão da economia brasileira, introduziu no território das cidades um novo e dramático significado: mais do que evocar progresso ou desenvolvimento, elas passam a retratar – e reproduzir – de forma paradigmática as injustiças e desigualdades da sociedade.
BRASIL. Estatuto da cidade. Brasília: Câmara dos Deputados, 2001. p. 23-25.
As contradições apontadas no texto são confirmadas pelo Censo Demográfico de 2010, indicando que 84% da população mora nas cidades. Essas contradições podem ser reduzidas com a adoção de um mecanismo que torne mais eficaz a ocupação do espaço urbano. Trata-se do seguinte instrumento:
A) Adoção de um sistema de arrecadação municipal baseado no aumento progressivo do imposto territorial urbano.
B) Implementação do planejamento urbano por meio de planos diretores e zoneamento que regulem o espaço construído.
C) Criação de condições que permitam às empresas ampliar seus negócios e possibilitar a abertura de vagas no mercado de trabalho.
D) Contenção do crescimento demográfico, criando alternativas para a população migrante retornar a seus locais de origem.
E) Estabelecimento de restrições à expansão urbana como forma de conter a crescente especulação imobiliária.
2- (Enem)
O fluxo migratório representado está associado ao processo de
A) fuga de áreas degradadas.
B) inversão da hierarquia urbana.
C) busca por amenidades ambientais.
D) conurbação entre municípios contíguos.
E) desconcentração dos investimentos produtivos.
3- (Enem)
Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei
GONZAGA, L.; CORDOVIL, H. A vida de viajante. 1953. Disponível em: <www.recife.pe.gov.br>. Acesso em: 20 fev. 2012. [Fragmento]
A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a
A) valorização das características naturais do Sertão nordestino.
B) denúncia da precariedade social provocada pela seca.
C) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante.
D) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras.
E) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.
4- (Enem) A moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia.
OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (Adaptação).
O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de
A) núcleos urbanos em áreas litorâneas.
B) centros agrícolas modernos no interior.
C) vias férreas entre espaços de mineração.
D) faixas de povoamento ao longo das estradas.
E) povoados interligados próximos a grandes rios.
5- (FGG- CH) Organismos geneticamente modificados (OMG), ou simplesmente transgênicos, são aqueles produzidos pela engenharia genética, a partir da incorporação de genes de espécies que não se reproduziriam em condições naturais; como entre indivíduos do reino animal e vegetal.
São vantagens desses alimentos, exceto:
(A) Maior resistência dos alimentos ao armazenamento por períodos prolongados;
(B) Desenvolvimento de espécies com características desejáveis.
(C) Frutas que permanecem com o sabor e a consistência inalterada por vários dias.
(D) Alteração no valor nutricional, por exemplo, a produção de tomate com maior quantidade de licopeno, que protege contra o câncer de próstata.
(E) Aumento das substâncias tóxicas nos alimentos, riscos ao meio ambiente e perda das culturas tradicionais.
6- (FGG) Leia o fragmento.
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é considerado uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. As origens do Mercosul estão ligadas às discussões para a constituição de um mercado econômico regional para a América Latina, que remontam ao tratado que estabeleceu a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) desde a década de 1960. Esse organismo foi sucedido pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) na década de 1980. À época, a Argentina e o Brasil fizeram progressos na matéria, assinando a Declaração do Iguaçu (1985), que estabelecia uma comissão bilateral, à qual se seguiram uma série de acordos comerciais no ano seguinte. (...)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul
A respeito do Mercosul, um dos principais blocos econômicos da América do Sul, pode-se inferir que
A) estão situados todos na América do Sul, sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mais tarde, a ele aderiram a Venezuela e Bolívia.
B) inicialmente foi estabelecida uma zona de livre comércio, em que os países signatários não tributariam ou restringiriam as importações um do outro, em seguida, esta zona converteu-se em união aduaneira, porém, não houve continuidade.
C) estabelece uma integração, inicialmente, econômica configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre comércio intrazona e política comercial comum entre os países-membros.
D) em 1995, Bolívia e Chile adquiriram o estatuto de membros plenos. Após este fato, outras nações latino-americanas manifestaram interesse em entrar para o grupo, havendo negação por parte de seus integrantes.
E) no cenário atual, o bloco enfrenta divergências políticas que afetam de forma direta suas relações comerciais, principalmente após a suspensão da Venezuela, sendo o primeiro país do bloco a sofrer este tipo de sanção.
7- (Enem) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por
A) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
B) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
C) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
D) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
E) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.
8- (Enem–2015) Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.
SCHILLER, D. Disponível em: <www.diplomatique.org.br>. Acesso em: 11 nov. 2014 (Adaptação).
As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)
A) subsídio industrial.
B) hegemonia cultural.
C) protecionismo dos mercados.
D) desemprego tecnológico.
E) segurança dos dados.
9- (Enem–2017) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.
RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (Adaptação).
Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a
A) saturação do setor secundário.
B) ampliação dos direitos laborais.
C) bipolarização do poder geopolítico.
D) consolidação do domínio tecnológico.
E) primarização das exportações globais.
10- (Enem)
Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de
A) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.
B) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.
C) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.
D) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.
E) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.
11- (UEMA–2015) Leia o fragmento a seguir. A soja vem ocupando nos últimos anos a posição de primeiro produto de exportação do agronegócio no Brasil. É também o cultivo que ocupa no País a maior área plantada. Sua produção, em maior escala, teve início no Brasil nos anos 1950, no estado do Rio Grande do Sul. Da década de 1970 em diante, expandiu-se por todas as regiões do Brasil. Nos dias de hoje, seu crescimento se dá de forma acelerada nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
SCHLESINGER, Sergio; NUNES, Sidemar Presotto; CARNEIRO, Marcelo Sampaio. Agricultura familiar da soja na Região Sul e o monocultivo no Maranhão: duas faces do cultivo da soja no Brasil. Rio de Janeiro: Fase, 2008. p. 148.
Considerando o crescimento do cultivo de soja no Nordeste, os estados dessa região vistos como maiores produtores, atualmente, são, além do Maranhão,
A) Bahia e Rio Grande do Norte.
B) Pernambuco e Ceará.
C) Alagoas e Bahia.
D) Piauí e Paraíba.
E) Bahia e Piauí.
12- (Enem–2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.
CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.
A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de
A) monitoramento da produção.
B) valorização do preço da terra.
C) correção dos fatores climáticos.
D) divisão de tarefas na propriedade.
E) estabilização da fertilidade do solo.
13- (Enem) No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.
O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada
A) pela exigência de abastecimento das populações urbanas, que trabalham majoritariamente no setor primário da economia.
B) pela imposição de governos que criam políticas econômicas para o favorecimento do crédito agrícola.
C) pela incorporação homogênea dos agricultores às técnicas de modernização, sobretudo na relação latifúndio-minifúndio.
D) pela dinamização econômica desse setor e utilização de novas técnicas e equipamentos de produção pelos agricultores.
E) pelo acesso às novas tecnologias, o que fez com que áreas em altas latitudes, acima de 66°, passassem a ser grandes produtoras agrícolas.
14- (Enem)
A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
A) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.
B) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.
C) Ampliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.
D) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.
E) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.
15- (Enem–2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (Adaptação).
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
A) linhas de montagem e formação de estoques.
B) empresas burocráticas e mão de obra barata.
C) controle estatal e infraestrutura consolidada.
D) organização em rede e tecnologia de informação.
E) gestão centralizada e protecionismo econômico.
GABARITO:
1- B
2- D
3- C
4- E
5- E
6- C
7- A
8- E
9- D
10- C
11- E
12- A
13- D
14- C
15- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário