domingo, 23 de julho de 2023

SIMULADO 54 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (FGV) Um importante instrumento geográfico de caráter tecnológico avançado tem se transformado em forte aliado da pesquisa científica em diversas áreas da gestão pública e planejamento territorial, da preservação do meio ambiente, entre outras áreas. Trata-se do SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Tal sistema constitui-se basicamente de: 

A) Sistema interconectado de satélites que produzem imagens de radar georreferenciadas. 
B) Mosaico de imagens de radar de cobertura nacional, produzido pelo RadamBrasil em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 
C) Acervo cartográfi co nacional digitalizado produzido pelo IBGE, em diferentes escalas. 
D) Sistemas de comunicação em rede entre institutos de pesquisa, universidades e órgãos governamentais que viabilizam o cruzamento e a troca de informações. 
E) Programas de computador que permitem cruzar informações de diferentes naturezas e de fontes diversas.

2- Parte superior da litosfera, com espessura variável de 5-80 km, constituída, essencialmente, por rochas magmáticas e por rochas delas decorrentes, sedimentares e metamórficas, além de outras rochas. Existem doze tipos de crosta, segundo Condie, K. C. (1989), sendo três os tipos principais: oceânica (5-15 km), de transição (15-30 km) e continental (30-80 km). Disponível em: <http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/ crosta.htm>. Acesso em: 06 abr. 2015. 

A fina camada externa da Terra de mais fácil observação e estudo é a crosta, que consiste em materiais relativamente mais leves com baixas temperaturas de fusão, podendo ser caracterizada por 

A) apresentar predominantemente lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes. 
B) ocupar cerca de 80% do volume do planeta, sendo formada, principalmente, por níquel e ferro. 
C) ser constituída basicamente por níquel e alumínio, responsáveis por produzir o campo magnético do planeta. 
D) sofrer a ação de agentes internos e externos e ter como componentes fundamentais a sílica e o alumínio. 
E) ter na sua origem predominantemente minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.

3- (Unifev-SP) Placas tectônicas são placas rígidas que formam a litosfera, possuindo espessuras que variam de 100 a 200 km, e que se movem em várias direções, com velocidades variadas, podendo se chocar uma contra outra. 

GUERRA, Antônio T.; GUERRA, Antônio J. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 2008. 

Considerando os diferentes movimentos executados pelas placas tectônicas, é correto afirmar que, nos limites 

A) conservativos, as placas se afastam rapidamente e são responsáveis pelos tsunamis. 
B) convergentes, as placas se afastam lentamente, como ocorre na dorsal Mesoatlântica. 
C) convergentes, o choque entre as placas tende a destruir suas bordas e a abrir fendas maiores para a atividade interna. 
D) conservativos, as placas não se encontram e nem se afastam, portanto, não há qualquer alteração da crosta terrestre. 
E) divergentes, o encontro entre as placas não produz efeitos que podem ser sentidos pelos seres humanos. 

4- (Unesp) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo (2) terremoto (3) epicentro (4) hipocentro 

A. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor. 
B. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções. 
C. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas. 
D. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica. 

TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. 2003 (Adaptação). 

Os termos e as afirmações estão corretamente associados em: 

A) 1D, 2B, 3A, 4C. 
B) 1B, 2A, 3C, 4D. 
C) 1C, 2D, 3B, 4A. 
D) 1A, 2C, 3D, 4B. 
E) 1D, 2B, 3C, 4A.

5- (UPE) Leia e analise as afirmativas a seguir, referentes a temas relacionados a alguns aspectos da litosfera. 

1. As rochas ígneas ou plutônicas intrusivas, como os quartzitos e os gnaisses, formam-se a partir da extrusão e consequente consolidação do material magmático, advindo do manto terrestre. 
2. A crosta sólida do planeta Terra é constituída de uma variedade enorme de materiais minerais e rochosos, embora apenas dois desses materiais nela predominem: o alumínio e o silício. 
3. Existem, na superfície terrestre, rochas que resultam de transformações químicas sofridas por materiais em suspensão existentes nas águas; o sal-gema e a gipsita exemplificam esses corpos rochosos. 
4. As rochas metamórficas resultam de transformações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas preexistentes, quando entram em contato com rochas magmáticas ou quando submetidas a elevadas pressões e temperaturas. 
5. Em um mesmo meio bioclimático, rochas ígneas e rochas sedimentares resultam em relevos iguais porque a erosão independe da qualidade do material rochoso, existente na parte superficial da crosta terrestre e se subordina muito mais às condições climáticas do ambiente. 

Estão corretas 

A) 1 e 4. 
B) 2 e 5. 
C) 3, 4 e 5. 
D) 2, 3 e 4. 
E) 1, 2, 3, 4 e 5.

6- (Enem–2015)


De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático? 

A) Tropical 
B) Litorâneo 
C) Equatorial 
D) Semiárido 
E) Subtropical

7- (UEMG) Um dos maiores problemas da atualidade é a expressiva carência alimentar de vários países africanos. O texto e o mapa a seguir descrevem esta situação. 

Condenados à fome 
No fim de julho, a ONU decretou que a região africana, em destaque no mapa, está sob estado de fome [...]. Esse é o alerta que leva entidades de todo o mundo a enviar alimentos, remédios e médicos para atender os necessitados. Contudo, isso não ocorrerá na Somália. Seus habitantes não poderão ser socorridos pela solidariedade mundial, pois esse é o desejo do grupo Al Shabab, subordinados à Al-Qaeda, que controla o sul do país. 

VEJA. 10 ago. 2011. p. 98 (Adaptação).


Com base nas informações obtidas no texto e no mapa anteriores, é correto afirmar que a fome na Somália está associada 

A) à disputa de poder e aos conflitos territoriais, que desencadearam guerras civis em vários países do sudeste africano. 
B) à intensa seca, que tem sido a principal causa da desnutrição infantil, deixando a região devastada e em estado de extrema pobreza. 
C) às raízes do flagelo do noroeste africano, sustentadas pelo modelo de dependência econômica implantado pelo colonialismo europeu no continente. 
D) aos problemas sociais do chamado Chifre da África, agravados em função da atuação das milícias, que impedem a entrada dos países ocidentais na Somália.

8- (UEG-GO–2016) Em virtude do processo de urbanização no Brasil com o crescimento de algumas cidades, novas relações surgiram no espaço urbano, indicando a configuração de uma dinâmica na divisão social do espaço no que se refere às construções habitacionais. Nesse sentido, surgiram os empreendimentos denominados de condomínios horizontais fechados, que hoje são realidades em várias cidades do país, tendo como maior exemplo os “Jardins” na cidade de São Paulo. O crescimento desse tipo de empreendimento imobiliário deve-se sobretudo 

A) ao alto preço do terreno urbano que dificulta a aquisição de lotes para construção de conjuntos habitacionais e prédios de apartamentos. 
B) à falta de espaço livre dentro das zonas centrais e comerciais das cidades para venda e consequente construção de habitações. 
C) à opção das classes econômicas mais privilegiadas pela construção de um ambiente diferenciado das demais populações. 
D) ao fácil deslocamento para o local de trabalho além da proximidade de áreas de lazer, diversão e serviços públicos.

9- (FBD–2016) Em janeiro deste ano de 2016, ao sobrevoarem o litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia, biólogos, oceanógrafos e técnicos de órgãos ambientais do governo federal reconheceram os borrões escuros na superfície do mar formados pelo acúmulo de resíduos metálicos que vazaram do reservatório da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. A mancha de resíduos, também chamada de pluma, aproximava-se do arquipélago de Abrolhos, uma das principais reservas de vida marinha da costa brasileira. 

Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/04/19/impactos-visiveis-no-mar/?cat=ciência>.. Acesso em: 25 abr. 2016. 

As informações do texto e os conhecimentos sobre a tragédia acontecida em Mariana e as suas implicações no litoral brasileiro, permitem afirmar: 

A) A lama resultante do rompimento da barragem de Mariana atingiu a foz do Rio Doce também denominada de montante.
B) Os portos localizados no litoral do Espírito Santo, responsáveis pela maioria da exportação de produtos siderúrgicos, foram afetados por essa tragédia. 
C) A Companhia Vale, responsável pelo desastre ambiental de Mariana, foi estatizada no governo de Fernando Henrique Cardoso. 
D) O arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, área de preservação ambiental, possui um elevado potencial de pesca devido à influência da corrente fria das Malvinas. 
E) Mariana, embora concentre uma grande jazida de ferro, não faz parte do Quadrilátero Ferrífero.

10- (Enem–2016) 

Texto I 
O Cerrado brasileiro apresenta diversos aspectos favoráveis, mas tem como problema a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácido, com baixo pH. 

Disponível em: <www.fmb.edu.br>. Acesso em: 21 dez. 2012 (Adaptação). 

Texto II 
O crescimento da participação da Região Central do Brasil na produção de soja foi estimulado, entre outros fatores, por avanços científicos em tecnologias para manejo de solos. 

Disponível em: <www.conhecer.org.br>. Acesso em: 19 dez. 2012 (Adaptação). 

Nos textos, são apresentados aspectos do processo de ocupação de um bioma brasileiro. Uma tecnologia que permite corrigir os limites impostos pelas condições naturais está indicada em 

A) Calagem. 
B) Hidroponia. 
C) Terraceamento. 
D) Cultivo orgânico. 
E) Rotação de culturas. 

11- (UEFS–2016) No Brasil, a concentração de terras vem ocorrendo desde o Período Colonial até os dias atuais. Sobre o agronegócio e a concentração de terras no país, é correto afirmar: 

A) O termo agronegócio está relacionado exclusivamente à agricultura e à pecuária. 
B) A rotação de culturas é um sistema extensivo de mão de obra, praticado em grandes propriedades, que adota técnicas especiais de uso do solo e demanda um baixo investimento de capital. 
C) A concentração de terras está nas mãos de poucas pessoas e empresas, sendo ligada ao crescimento acelerado das grandes lavouras e das áreas ocupadas com rebanhos, visando, sobretudo, às exportações. 
D) O avanço dos plantios de soja, de café e da criação de gado se dá, principalmente, na caatinga e nos cerrados, ampliando as áreas de desertificação. 
E) A plantation, pelo fato de ser uma policultura, é uma atividade muito forte no contexto econômico, levando os proprietários a obterem grandes lucros.

12- (UFSCar-SP) Analise o texto e os gráficos, nos quais está representada a posição do Brasil em relação à produção mundial de produtos selecionados, em 2007. Espaço, calor e água, empresários, investimentos, pesquisa, inovação, ausência de reforma agrária e formação qualificada permitiram um desenvolvimento considerável do agronegócio brasileiro. O país encontra-se entre os principais produtores (laranja, açúcar, café, tabaco, frango, carne bovina e milho) e exportadores (4,6% das exportações mundiais de produtos alimentícios). 

DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização. 2009 (Adaptação).


Considerando o texto e os gráficos, é possível afirmar que: 

I. Os resultados do agronegócio brasileiro demonstram a importância das regiões agropecuárias do Sudeste e do Sul do país. 
II. A produção de culturas temporárias (laranja e café), vinculadas à agroindústria tem aumentado, principalmente na região Norte do país. 
III. Houve avanço da frente pioneira, transformando áreas vegetadas em terras agrícolas, com substituição de áreas de Cerrado e da Floresta Amazônica pela pecuária e cultivo de soja. 
IV. O dinamismo da agricultura brasileira não está associado à mobilidade territorial e à conquista de novas terras agrícolas. 

Estão corretas apenas as alternativas 

A) II e III. 
B) I e II. 
C) III e IV. 
D) I e III. 
E) II e IV.

13- (Enem) A necessidade de se especializar, de forma talvez indireta, aproximou significativamente o campo e a cidade, na medida em que vários aparatos tecnológicos advindos do espaço urbano foram incorporados às práticas agrícolas. Maquinários altamente modernos, insumos industrializados na lavoura são fatores que contribuíram para uma nova forma de produzir no campo, cada vez com maior rapidez e especialização. 

OLIVEIRA, E B S. Nova relação campo-cidade: tendências do novo rural brasileiro. Revista Geografia. São Paulo: Escala Educacional, maio 2011 (Adaptação). 

Com base na aproximação indicada no texto, uma consequência da modernização técnica para os sistemas produtivos dos espaços rurais encontra-se em: 

A) Ampliação do crédito à agricultura familiar. 
B) Aumento do número de famílias assentadas. 
C) Demarcação de terras para povos indígenas. 
D) Exigência de mão de obra com qualificação. 
E) Implementação da atividade do ecoturismo.

14- (USP) Observe o gráfico a seguir.


Com base nos seus conhecimentos e no gráfico, assinale a alternativa correta. 

A) A maior parte da oferta de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis, com reduzida participação dos combustíveis fósseis. 
B) A participação dos combustíveis provenientes de fontes renováveis é mais expressiva no restante do mundo do que no Brasil. 
C) A participação das fontes renováveis é majoritária mundialmente, com destaque para a biomassa e a hidreletricidade. 
D) A participação do carvão mineral na oferta interna de energia do Brasil é maior do que no restante do mundo. 
E) Os combustíveis fósseis representam mais de 50% da oferta de energia, tanto no Brasil quanto no mundo.

15- (Enem) A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas.


As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor 

A) agropecuário para o industrial, em virtude da queda acentuada na produção agrícola. 
B) industrial para o agropecuário, como consequência do aumento do subemprego nos centros urbanos. 
C) comercial e de serviços para o industrial, como consequência do desemprego estrutural. D) agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico. 
E) comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.


GABARITO:
1- E
2- D
3- C
4- E
5- D
6- D
7- D
8- C
9- B
10- A
11- C
12- D
13- D
14- E
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário