1- (FAMERP-SP–2017) A partir de conhecimentos acerca das formações vegetais no Brasil, é correto afirmar que a Mata dos Cocais caracteriza uma mata de transição entre
A) o Cerrado e o Pantanal.
B) a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.
C) a Mata de Várzea e a Mata de Igapó.
D) os Mangues e a Vegetação Litorânea.
E) a Floresta Amazônica e a Caatinga.
2- (Enem) As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.
NOBRE, A. D. Almanaque Brasil socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008. p. 368-9 (Adaptação).
As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,
A) onde chove, há floresta.
B) onde a floresta cresce, chove.
C) onde há oceano, há floresta.
D) apesar da chuva, a floresta cresce.
E) no interior do continente, só chove onde há floresta.
3- (UERJ–2015)
Para evitar novos flagelos
Os eventos extremos de curta duração, como as chuvas intensas que caíram sobre São Paulo e outras cidades brasileiras com suas trágicas consequências, vão se intensificar com as mudanças climáticas em curso há algumas décadas. “Na década de 1930 e, se formos um pouco mais atrás no tempo, no século XIX, não ocorriam tantos eventos extremos de chuva como acontecem hoje na cidade de São Paulo”, diz Carlos Nobre, do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais. “Isso é mudança climática, não necessariamente provocada pelo aquecimento global”, ressalta. O mais provável é que a maior parte dessa mudança climática tenha origem na própria Região Metropolitana de São Paulo.
ERENO, Dinorah. Disponível em: <revistapesquisa.fapesp.br>.
Considerando a dinâmica ambiental de grandes metrópoles, como São Paulo, as circunstâncias locais para a elevação do índice de chuvas apontada no texto estão relacionadas ao fenômeno de
A) ilha de calor.
B) inversão térmica.
C) campo de vento.
D) precipitação ácida
4- Sobre o bioma do Cerrado brasileiro, é correto afirmar que:
(A) é encontrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por conta das densas redes hidrográficas regionais.
(B) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.
(C) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados.
(B) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.
(C) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados.
(D) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.
5- (SANTA CASA) – Para apoiar a regra de que “a temperatura diminui com o aumento da latitude”, deveríamos tomar como exemplo os dados referentes às cidades de:
a) Manaus, Cuiabá e Porto Alegre.
b) Recife, Cuiabá e Rio de Janeiro.
c) Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
d) Manaus, Recife e Cuiabá.
e) Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
6- Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu em um índice superior as expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu o recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado
a) pelo efeito estufa.
b) pelo aumento na emissão de CO².
c) pela diminuição das reservas de petróleo.
d) pelas queimadas das áreas vegetais.
e) pelos buracos na camada de ozônio.
7- (FGG – CH) Observe a imagem do movimento de placas.
Com relação ao movimento das placas tectônicas assinale a alternativa correta.
(A) A placa Sul-americana movimenta-se em direção a placa Africana formando cadeias de montanhas.
(B) A placa Africana exerce um movimento de colisão com a placa Indo-australiana, mas não ocorre risco de tsunamis.
(C) A placa Norte-americana se afasta da placa Euroasiática, dando origem ao movimento convergente.
(D) A placa Sul-americana colide com a placa de Nazca, ocasionando o movimento convergente e, consequentemente, a formação de cadeias de montanhas.
(E) O movimento entre as placas do Pacífico e a de Nazca é o transcorrente (conservativo).
8- A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:
a) armas químicas
b) o rifle de repetição
c) os navios de guerra
d) granada de mão
9- De acordo com os líderes do Partido Nacional, a África do Sul não formava uma única nação, mas sim quatro nações composta por quatro grupos raciais distintos: brancos, negros, de cor (mestiços) e indianos. Estes grupos foram divididos em mais de treze "nações" ou federações raciais. Os brancos abrangiam todos os falantes de inglês ou africânder; a população negra foi dividida em dez grupos linguísticos. Logo após sua posse, o novo governo aprovou várias leis que pavimentaram o caminho para o "grande apartheid", centrado em separar as raças em grande escala, através da separação das pessoas em espaços para cada raça. Entre os governos de Malan e Balthazar Johannes Vorster, o regime nacionalista aprovou mais de 300 leis relativas ao apartheid.
De acordo com as leis do apartheid, julgue o que for incoerente (falso).
(A) formalizou a divisão racial através da introdução de um cartão de identidade para todas as pessoas com idade superior a dezoito anos, especificando a qual grupo racial cada uma delas pertencia. Equipes oficiais ou conselhos foram criados para determinar a raça de indivíduos cuja etnia não era claramente identificada.
(B) A Lei de Áreas de Agrupamento, veio em 1950. Até então, a maioria dos assentamentos continha pessoas de diferentes raças vivendo lado a lado. Esta lei pôs fim a diversas áreas urbanas e determinou onde cada um deveria viver de acordo com sua raça. A cada raça foi atribuída uma área específica, o que foi mais tarde utilizado como base para remoções forçadas. Legislação adicional aprovada em 1951 permitia que o governo demolisse favelas habitadas por negros e forçava os empregadores brancos a pagar pela construção de moradias para os trabalhadores negros que foram autorizados a residir nas cidades reservadas para pessoas brancas.
(C) A Lei de Proibição dos Casamentos Mistos tornou ilegal o casamento entre pessoas de raças diferentes. No ano seguinte, a Lei da Imoralidade tornou crime relações sexuais entre pessoas de raças diferentes.
(D) Lei de Reserva dos Benefícios Sociais determinou que locais públicos poderiam ser reservados para determinada raça, criando, entre outras coisas, praias, ônibus, hospitais, escolas e universidades segregados. Placas com os dizeres "apenas para brancos" tiveram seu uso difundido em locais públicos, incluindo até mesmo bancos de praças.
(E) A Lei de Educação Bantu de 1953, criou um sistema educacional igualitário dando oportunidade de acesso à universidade de qualidade para todas as classes e raças. Outra medida foi a não obrigatoriedade do uso do africâner e do inglês em condições de igualdade em escolas de ensino médio fora dos bantustões.
10- (ifsp–2016) Para Almeida, “considerando que o foco geográfico principal da Guerra Fria era a Europa central e partes da Ásia e que, no plano estratégico global, o que estava em causa era, essencialmente, uma”:
ALMEIDA, Paulo Roberto. O Brasil e as relações internacionais no Pós-Guerra Fria. In: ____. Vinte Anos da Queda do Muro de Berlim. Palhoça: Unisul, 2009. p. 23-24.
A) competição pela hegemonia mundial entre as duas superpotências. B) crise entre todas as potências mundiais, exceto União Soviética, Estados Unidos e China.
C) disputa pelo Oriente Médio e posterior aproximação diplomática entre todas as potências.
D) ideia de superioridade interglobal ameaçada.
E) destruição nuclear inevitável entre as potências.
11- (Enem–2017) A difusão do termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-o à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra óptica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros.
RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía e Ciencias Sociales, n. 124, 2002.
No mundo atual, as novas tecnologias abordadas no texto proporcionaram a
A) garantia do acesso digital.
B) substituição da mídia formal.
C) padronização da cultura dos povos.
D) transparência dos fatos transmitidos.
E) velocidade de propagação das notícias.
12- O município de Paraipaba localiza-se a 94km de Fortaleza e abrange uma população de 32 mil habitantes, sendo 48% na zona rural e 52% na cidade (sedE). (IBGE, 2014). De acordo com os elementos que classificam uma cidade e um município assinale a alternativa correta.
A) A cidade abrange apenas a sede, independentemente se ocorre a existência de outra área urbana.
B) Cidade é o mesmo que município, pois ambos englobam o limite territorial.
C) Município compõe apenas os distritos localizados no entorno de uma cidade.
D) Cidades diferenciam-se de município, pois apresentam maior quantidade de pessoas e serviços.
E) Cidade diz respeito a área urbanizada e município refere-se a todo território.
13- (FAMECA-SP) Leia o texto a seguir. Países pobres, como Somália e Haiti, mantêm altas taxas de natalidade e pequena queda na taxa de mortalidade, o que causa expressivo aumento populacional. Países em desenvolvimento, como Índia e Honduras, apresentam taxas de natalidade um pouco menores e mortalidade em redução, o que ainda caracteriza uma população relativamente crescente. Países da União Europeia apresentam taxas pequenas de natalidade e de mortalidade, o que se traduz em um crescimento populacional inexpressivo. Em alguns deles, como Itália e Alemanha, as taxas de crescimento da população são negativas: morrem mais pessoas que nascem.
Disponível em: <http://www.cgee.org.br/noticias/ viewBoletim.php? in_news=716&boletim=18> (Adaptação).
O conteúdo do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica mundial permitem concluir que
A) as altas taxas de natalidade são responsáveis pela atual condição de pobreza em alguns países, pois não há como gerar empregos suficientes para a demanda.
B) as diferentes fases da transição demográfica em que se encontram os países destacados têm relação com o nível de desenvolvimento e a renda.
C) a dinâmica demográfica sofre influência da urbanização. Portanto, quanto maior a população rural de um país, menores serão as taxas de natalidade e mortalidade.
D) conforme os países se desenvolvem economicamente, os índices de natalidade tendem a cair e os de mortalidade tendem a subir novamente.
E) a melhoria das condições de vida em países pobres contribuiu para aumentar a pobreza, pois o crescimento da renda incentivou o aumento da natalidade.
14- (FGG-CH) É um tipo de agrofloresta mais organizada em que as culturas plantadas cooperam entre si, fornecendo proteção, umidade, e garantindo luz solar. Consiste na conservação da mata natural de determinado espaço, associando-a à plantação de culturas comerciais. O objetivo é estabelecer uma relação de convívio mútuo com a natureza sem que atividades como o desmatamento ou o uso de quaisquer produtos químicos fossem utilizados para melhorar a qualidade do solo.
A prática agrícola mencionada no texto, com o intuito e evitar danos ao meio ambiente, é chamada de
(A) Terraceamento
(B) Curvas de níveis
(C) Rotação de culturas
(D) Agricultura sintrópica
(E) Silvicultura
15- (FGG-2023) Crescimento do comércio global deve desacelerar em 2023, diz OMC.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o comércio global deverá crescer apenas 1% em 2023, o que representa uma desaceleração em comparação à previsão de 2022, de 3,5% (previsão que anteriormente estava em 3%). A OMC também previu que o PIB mundial a taxas de câmbio do mercado aumentará 2,8% em 2022 e 2,3% em 2023. Segundo documento publicado nesta quarta-feira, as crises da economia global são as responsáveis por essa desaceleração. Entre elas estão a guerra da Ucrânia, que vem resultando na alta dos preços da energia após sanções à Rússia, o aperto da política monetária para o controle da inflação por parte do Federal Reserve - o que deverá influenciar gastos como habitação, veículos e investimentos fixos - e os contínuos surtos de covid-19 na China. (...)
Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/10/05/crescimento-do-comercio-global-deve-desacelerar-em-2023-diz-omc.htm?cmpid=copiaecola
Sobre as características do comércio global e brasileiro na atualidade é incoerente o que se afirma em:
a) Os principais parceiros comerciais do Brasil são China, Japão, Coreia do Sul, EUA e alguns países da UE.
b) Os 10 produtos mais exportados pelo Brasil em 2020 foram Soja (commodities), petróleo, Minério de ferro, Carne bovina e outras carnes, Celulose, Ração, Produtos para a Indústria da Transformação, Açúcares e melaços.
c) Os produtos mais importados do Brasil são industrializados, produtos agropecuários - in natura, adubos e fertilizantes, gás natural e compostos químicos.
d) A vantagens das exportações são a valorização dos produtos locais no cenário global, o aumento das parcerias comerciais, o fortalecimento do capital das empresas nacionais, além da geração de emprego e renda, fatores que contribuem para o aumento do PIB.
e) As importações, quando maiores que as exportações, geram uma balança comercial favorável, não colocam em risco a indústria local e aumentam o preço de produção dos produtos industrializados.
GABARITO:
1- E
2- B
3- A
4- B
5- E
6- C
7- D
8- A
9- E
10- A
11- E
12- E
13- B
14- D
15- E
Nenhum comentário:
Postar um comentário