segunda-feira, 17 de julho de 2023

SIMULADO 48 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UFPB) Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano. Considerando o exposto e o conhecimento sobre o tema abordado, é correto afirmar: 

A) O petróleo é uma fonte de energia renovável, pois novas descobertas, a exemplo do petróleo extraído do pré-sal, comprovam que é um recurso permanente e inesgotável. 
B) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável, pois a utilização de lenha para sua produção pode ser suprida através de projetos de reflorestamento. 
C) O gás natural é uma fonte de energia renovável, pois é produzido concomitantemente ao petróleo, através de processos geológicos de duração reduzida, semelhantes à escala de tempo humana. 
D) A biomassa é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do refino do petróleo, que é um recurso não renovável, mas pode ser reciclado. 
E) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.

2- (UNIUBE-MG) Os países da Europa Ocidental apresentam diferenças internas acentuadas, a maioria delas resultante da Revolução Industrial. Os países que se industrializaram primeiro, como o Reino Unido, França, Alemanha e Itália, constituem os Estados Nações europeus altamente industrializados. Ainda incluímos a Bélgica, os Países Baixos, o Luxemburgo, a Suécia, a Áustria e a Suíça. Há um segundo grupo de países bastante industrializados, porém ainda longe de alcançar um alto nível de industrialização. É o caso da Islândia, da Noruega, da Finlândia, da Espanha, da Irlanda e da Dinamarca. No entanto, o padrão de vida é igualmente elevado. Podemos reconhecer, ainda, um terceiro grupo, formado por países em que o Setor Primário ainda exerce um papel muito importante na economia, como é o caso de Portugal e Grécia. Observe o mapa


Sobre as diferenças internas e as atividades econômicas dos países da Europa Ocidental, assinale a alternativa correta. 

A) Na Alemanha, as indústrias de bens de consumo continuam sendo de fundamental importância, tanto que as poderosas empresas metalúrgicas instaladas em uma de suas maiores regiões industriais no vale do Reno e do Ruhr constituem algumas de suas multinacionais mais notáveis. 
B) A França tem implementado, desde a década de 1960, uma política de descentralização econômica de seu território, que está conseguindo diminuir a concentração excessiva do poder econômico exercido por Paris. Desta forma, o governo tem procurado diminuir as diferenças econômicas regionais no território francês. 
C) A partir da década de 1950, graças a uma política de grandes investimentos incentivados pelo Estado, a Itália conseguiu realizar mudanças profundas no norte do país, principalmente no Setor Terciário, modernização acompanhada da construção de inúmeros shoppings centers. 
D) Portugal tem como base de sua economia o Setor Primário, porém o país está promovendo avanços tecnológicos na indústria metalúrgica, que será capaz de abastecer a Europa Ocidental de equipamentos, evitando-se, dessa forma, a importação, principalmente da Rússia. 
E) A Suécia é um país montanhoso, destacando-se nos setores têxteis, lapidação de diamantes e química pesada. O que favorece o bom desenvolvimento dessas atividades econômicas é o grande contingente de imigrantes africanos que chegam ao país todos os anos.

3- (CEFET-MG) O mercado corresponde à demanda por um grupo de produtos próximos entre si. Para uma empresa diversificada, no entanto, a ideia de mercado envolve também outros espaços concorrenciais em que pode atuar, definidos como área de comercialização. A indústria, por seu turno, é definida pelo grupo de empresas voltadas para a produção de mercadorias que são substitutas próximas entre si e, desta forma, fornecidas a um mesmo mercado. 

KUPFER, D. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002 (Adaptação). 

Nesse contexto, uma das formas para atingir cada vez mais os mercados no espaço geográfico é a formação de 

A) cartéis, compostos por companhias que controlamos conglomerados, para administrarem a estrutura de capital. 
B) holdings, constituídos por empresas independentes, de mesmo ramo de atividade, para estabelecerem preços e divisão de mercado. 
C) trustes, configurados pela fusão de companhias numa grande corporação econômica, para ampliarem o controle da cadeia produtiva. 
D) oligopólios, correspondentes a uma empresa única que impõe determinado preço às mercadorias e serviços por falta de competitividade. 
E) monopólios, formados por um grupo de firmas que dominam o mercado de um produto, a partir de acordos para aumentar a margem de lucro.

4- Leia o texto.

 “Urbano ou rural?” foi destaque na coluna Radar, na revista Veja. Ela apresenta o caso extremo de União da Serra (RS), município de 1900 habitantes, dos quais 286 são considerados urbanos. A reportagem da revista apontou as seguintes evidências: A) a totalidade dos moradores sobrevive de rendimentos associados à agropecuária; B) a “população” de galinhas e bois é 200 vezes maior que a de pessoas; C) nenhuma residência é atendida por rede de esgoto; D) não há agência bancária.

A situação descrita no texto ocorre porque, no Brasil, a classificação oficial de uma aglomeração urbana ou para classificar uma cidade se dá exclusivamente a partir do seguinte critério:
A) hierárquico-funcional
B) econômico-financeiro
C) demográfico-quantitativo
D) político-administrativo
E) econômico-cultural 

5- (Mackenzie-SP)



A respeito dos índices de crescimento populacional no mundo, assinale a alternativa incorreta. 

A) Na atualidade, verifica-se uma queda dos índices de natalidade, embora em alguns países as taxas se mantenham elevadas. 
B) No Brasil, o índice, desde 1920, obedece a sucessivos recuos, graças ao processo de substituição de importações, que impulsionou a indústria nacional nessa mesma década, absorvendo muita mão de obra. 
C) Devido à intensa urbanização, as pessoas passaram a ter acesso aos métodos anticoncepcionais, o que facilitou a redução do número de filhos por família. 
D) No meio urbano, a necessidade da mão de obra feminina estimula o aprimoramento profissional. Para esse grupo, sucessivas gestações comprometeriam o padrão de vida da família e a possível ascensão profissional. 
E) A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, devido aos avanços na medicina, ao aumento do acesso à educação e ao saneamento básico.

6- (UFPel-RS) O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, a pirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formato menos afunilado. A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprova essa tendência.


Com base nos dados apresentados, analise as seguintes afirmativas: 

I.  Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existe a tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o poder público a rever as prioridades dos investimentos sociais no país. 
II.  A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na proporção de idosos e na população urbana – uma tendência global – colocam o Brasil entre as nações desenvolvidas.
III. O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora a necessidade de investimentos em creches e em escolas de educação básica, já que o percentual da população jovem tende a zero. 
IV.  A tendência atual do envelhecimento da população brasileira  gerou  a  necessidade  de  rever  o  sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realidade antiga, em que o percentual de idosos era menor. 

Estão corretas apenas as afirmativas 
A)  II e III. 
B)  I e II. 
C)  I e IV. 
D)  II e IV.

7- (UFRN) Em uma aula de Geografia sobre a dinâmica da população brasileira, o professor apresentou dados do Censo Demográfico 2010. Segundo esses dados, o país atingiu um total de 190 755 799 habitantes, que se encontram distribuídos pelos seus 8 514 876,599 km2, apresentando uma densidade demográfica média de 22,43 hab./km2. Para ilustrar as informações, o professor mostrou aos alunos os mapas a seguir:


No decorrer da aula, a exposição sobre a dinâmica da população brasileira e a leitura dos mapas referentes à densidade demográfica e ao relevo do Brasil por regiões permitiu ao aluno concluir que 

A) a população encontra-se distribuída de forma desigual pelo território, sendo a região Sudeste, onde predominam planaltos, a que apresenta maior densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao dinamismo econômico e à capacidade de atrair migrantes. 
B) os maiores índices de concentração da população ocorrem nas planícies localizadas no interior, onde se desenvolvem atividades do agronegócio que resultam, entre outros fatores, do processo de modernização agrícola. 
C) a distribuição da população pelo território ocorre de forma desigual, sendo a região Nordeste, onde predominam planícies, a que apresenta menor densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao processo de ocupação desde o Período Colonial. 
D) os menores índices de concentração populacional ocorrem nos planaltos localizados na Zona Costeira, onde o processo de ocupação e o desenvolvimento econômico foram dificultados, entre outros fatores, pelas elevadas altitudes.

8- (EBMSP–2018) 

Todo dia o sol da manhã vem e lhe desafia. 
Trazendo sonhos pro mundo, quem já não o queria 
Palafitas, trapiches, farrapos 
Filhos da mesma agonia. 
E a cidade que tem braços abertos num cartão postal 
Com punhos fechados na vida real 
Lhe nega oportunidades 
Mostra a face do mal 
Alagados Trenchtown, Favela da Maré 
A esperança não vem do mar 
Nem das antenas de TV 
A arte de viver na fé só não sabe fé em quê 

RIBEIRO, Felipe de Nobrega B.; SILVA, Joao Alberto Barone; VIANNA, Herbert. Alagados. In: Os Paralamas do Sucesso. 1986. 

Fenômenos socioeconômicos e culturais influenciaram a urbanização brasileira. Considerando-se o poema da canção “Alagados” e os conhecimentos sobre o atual estágio da urbanização nacional, pode-se concluir: 

A) A estratificação do espaço urbano e a ocupação vertical são indicadores da forma como o espaço urbano é ocupado. 
B) A população urbana declinou, nas últimas décadas, em função da significativa mobilidade social no campo, devido ao agronegócio que passou a absorver a PEA. 
C) A ausência de hierarquia e da especulação imobiliária caracterizam o atual estágio dessa urbanização. 
D) A urbanização processou-se, simultaneamente, em todas as regiões do país e ocorreu, de forma homogênea, sobretudo no final da década de 40 do século passado. 
E) O setor da economia hipertrofiado é o secundário, porque absorve a maior parte da população urbana.

9- Sobre a atuação do Brasil na Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) Participou de batalhas navais decisivas que influenciaram diretamente o resultado da guerra, dando a vitória à Tríplice Entente.
b) Limitou-se ao fornecimento de suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Aliança.
c) O governo brasileiro participou em missões de patrulhamento bem como enviou enfermeiras e médicos para ajudar a Tríplice Aliança.
d) Entrou ao lado da Alemanha e em troca, este país financiou a industrialização brasileira.

10- (ENEM 2015) A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)

A) homogeneidade cultural.
B) patrimônio histórico.
C) controle ocidental.
D) unidade étnica.
E) religião oficial.

11- (UECE–2016) Atente ao excerto a seguir: “Assim, não distinguimos natureza e fenômenos naturais, uma vez que concebemos a natureza decalcando nosso conceito nos corpos da percepção sensível. Vemos a natureza vendo o relevo, as rochas, os climas a vegetação, os rios etc. [...] Dito de outro modo, a natureza que concebemos é a da experiência sensível, cujo conhecimento organizamos numa linguagem geométrico-matemática”. 

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Ed. Contexto, 2006. p. 47. 

Ao ler o trecho anterior, pode-se concluir acertadamente que a categoria da geografia que mais se aproxima do pensamento do autor é o(a) 

A) lugar. 
B) região. 
C) território. 
D) paisagem.

12- (UEL-PR–2015) Analise a figura a seguir.


Todos os europeus são ilegais neste continente desde 1492. 

Disponível em: <http://la.indymedia.org/uploads/2006/04/ since-1942.jpg>. Acesso em: 23 jul. 2014. 

Desde o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, proveniente da Revolução Francesa e, posteriormente, inserido no atual mundo globalizado e neoliberal, o trânsito de mercadorias, capitais e pessoas passou a ser regulado por acordos nacionais e internacionais construídos por governos de países em diferentes escalas de poder financeiro e militar. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um aspecto em que a globalização e o neoliberalismo se expressam. 

A) Pela dispensa de controle dos Estados no comércio de mercadorias de alto valor agregado. 
B) Na constituição do sistema bancário internacional, que regula plenamente o fluxo de capitais nos paraísos fiscais. 
C) Na liberdade cultuada pelo sistema financeiro neoliberal, que expande socialmente a disseminação das riquezas. 
D) No poderio bélico militar dos estados nacionais, efetivamente controlado pela ONU. 
E) No estabelecimento de normas rígidas para condicionar a imigração ao controle do Estado.

13- Observe a imagem e responda corretamente o que se pede.


O bioma apresentado na imagem é:

(A) O Campo Cerrado, com arbustos de pequeno porte, aves como tuiuiús ecupinzeiros que servem de alimentos para os tamanduás.
(B) A Mata Atlântica, berço de uma densa vegetação, com vários animais eabundância de água doce e luz solar.
(C) O Manguezal, berço do jacaré, do mangue vermelho e das aves que dependem da mistura da água doce com a água salgada.
(D) O Pantanal Mato-grossense, com rica rede de rios, berço dos tuiuiús ecapivaras, da mata ciliar e dos jacarés que dependem do nível das águas doces, o qual se modifica ao longo dos meses.

14- (PUC-MG – adaptada) – Os invernos e os verões, no hemisfério norte, costumam ser, em média, mais intensos do que no sul. Sobre esse fenômeno, NÃO se pode afirmar que:

a) as amplitudes térmicas são maiores no Hemisfério Norte, porque a concentração de terras nesse hemisfério as acentua.
b) as amplitudes térmicas são mais baixas no Hemisfério Sul em função da predominância de oceanos, condicionando maior retenção de energia pela água.
c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.
d) as amplitudes térmicas não são derivadas diretamente da exposição à insolação.

15- As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica e capaz de absorver ate 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.
b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não-dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.
c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.
d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.


GABARITO:
1- E
2- B
3- C
4- D
5- B
6- C
7- A
8- A
9- C
10- B
11- D
12- E
13- D
14- C
15- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário