terça-feira, 11 de julho de 2023

SIMULADO 43 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (UCPEL-RS–2017) “Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô, na categoria até 52 quilos. 


A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que 

A) a Sérvia, cuja capital é Belgrado, só tem acesso ao Mar Negro por intermédio do rio Reno. 
B) a Bósnia-Herzegovina, que tem sua capital em Sarajevo, é composta por duas entidades políticas autônomas, a Federação da Bósnia-Herzegovina e a República Sérvia. 
C) a Croácia, que tem sua capital em Zagreb, tem no turismo um setor importante de sua economia, mas não consegue ser admitida na União Europeia. 
D) a Eslovênia, cuja capital é Liubliana, é o único integrante da União Europeia, apesar de ainda não usar o Euro como moeda, que continua sendo o Tolar. 
E) o Montenegro, cuja capital é Podgorica, é o único que não está localizado nos Balcãs.

2- (FUVEST-SP–2017) Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano. 

GARTON ASH, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29 nov. 2015 (Adaptação). 

Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes: 

I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul. 
II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa. 
III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, apenas. 
B) I e II, apenas. 
C) III, apenas. 
D) II e III, apenas. 
E) I, II e III. 

3- (Unesp) Observe o gráfico sobre a participação do açúcar e do turismo na economia cubana e assinale a alternativa que justifica as causas da evolução dos dois produtos representados.


A) Grave crise econômica após a extinção da URSS; parceria com grandes redes hoteleiras europeias; riqueza em recursos paisagísticos. 
B) Substituição da cana-de-açúcar por outros produtos agrícolas; parceria com redes hoteleiras asiáticas; riqueza em recursos minerais. 
C) Desenvolvimento da pecuária de corte; parceria com redes hoteleiras japonesas; riqueza em recursos marinhos. 
D) Grave crise econômica após a extinção da CEI; parceria com redes hoteleiras tailandesas; riqueza em recursos pedológicos. 
E) Grave crise econômica após a extinção da Rússia; parceria com redes hoteleiras mexicanas; riqueza em recursos pesqueiros.

4- (UFPR) Rússia e China se opuseram a intervenções militares na Síria ao longo dos 17 meses de um conflito sangrento entre rebeldes e as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad. Os dois países vetaram três resoluções defendidas por estados árabes e potências ocidentais no Conselho de Segurança da ONU, que aumentariam a pressão sobre Damasco para encerrar a violência. 

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/08/21>. Acesso em: 05 set. 2012. 

Sobre os conflitos recentes do Oriente Médio, é correto afirmar: 

A) Tais conflitos resultam do acomodamento de tensões geopolíticas que deram origem ao mundo bipolar, representado pelo socialismo e pelo capitalismo, liderados pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente. 
B) As manifestações que têm, sucessivamente, ocorrido no mundo árabe podem ser explicadas notadamente como conflitos de ordem econômica, haja vista a dimensão que o petróleo possui para a economia daqueles países. 
C) O movimento conhecido como Primavera Árabe tem derrubado muitos governos no Oriente Médio, mas não tem implicado mudanças na organização política desses países. 
D) Após o término da Guerra Fria, conflitos internos, isto é, que ocorrem dentro de cada Estado-nação, passaram a ter efeitos regionais, motivo pelo qual Rússia e China vetaram as resoluções da ONU, que envolviam potências ocidentais. 
E) Os interesses e as estratégias geopolíticas globais de potências ocidentais e orientais dependem do equilíbrio regional que se estabelece no Oriente Médio.

5- (UERN) Os israelenses reagiram com frieza nesta sexta-feira (23 set. 2011) ao discurso do presidente palestino, Mahmoud Abbas, na Assembleia Geral da ONU [...]


Os palestinos tentam, por todas as vias diplomáticas, conseguir que

A) Israel libere os portos da Faixa de Gaza para a exportação de petróleo. 
B) a ONU liberte políticos presos injustamente por Israel. 
C) os Estados Unidos pressionem Israel para desocupar os seus territórios. 
D) a ONU reconheça o Estado palestino, como de direito.

6- (UECE) A China nas últimas décadas tem-se reafirmado, de várias maneiras, como uma das maiores potências do mundo. Contudo, possui alguns conflitos territoriais internos como 

A) a luta pela incorporação da planície de Taiwan. 
B) o movimento pela independência do Tibete. 
C) a disputa com o Vietnã e o Sudão pelas Ilhas Spratly. 
D) as tentativas de retomar os territórios de Hanoi e Xangai.

7- (UFMG) Os cabos de fibra óptica representam, na atualidade, o estágio mais avançado do desenvolvimento tecnológico no que diz respeito às telecomunicações, na medida em que tornam as transmissões mais rápidas, confiáveis e menos onerosas. Analise este mapa:


A partir da análise e interpretação desse mapa, é incorreto afirmar que a rede de cabos de fibras ópticas 

A) integra, ao restante do território, as regiões brasileiras menos favorecidas economicamente. 
B) confirma uma realidade histórico-geográfica brasileira ao voltar-se para o mundo atlântico, em detrimento do mundo asiático. 
C) possui como principais focos os centros urbanos que controlam, gerenciam e articulam o território brasileiro. 
D) interliga o território nacional à rede mundial de cabos de fibras ópticas, facilitando a interação com os países do Mercosul.

8- (UERJ–2019) 

Mudança no comércio de bens dos Estados Unidos: importações por países


O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países. A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização: 

A) Difusão espacial das fontes de matéria-prima. 
B) Integração nacional dos centros de tecnologia. 
C) Redistribuição territorial das atividades industriais. 
D) Concentração regional dos mercados consumidores.

9- (UFMG) É incorreto afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do país, hoje, no mundo, representam 

A) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA. 
B) um reforço em sua posição econômica e , possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul. 
C) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa. 
D) uma defesa da ideia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo – especialmente os africanos.

10- (Unicamp-SP) A produção de grãos no Brasil na safra 2009 / 2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008 / 2009 [...]. A área plantada na safra 2009 / 2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008 / 2009. 

JORNAL BRASIL ECONÔMICO. 06 ago. 2010, p. 17. 

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores: 

A) Uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. 
B) Uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. 
C) Uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo. 
D) Uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo. 

11- (UEPA) O capitalismo, em sua crescente penetração no mundo rural mediante modos de produção que se desenvolvem por meio da demanda de mercado externo (exportações), tem capitalizado cada vez mais a renda da terra. Os efeitos mais marcantes têm sido a geração ou aprofundamento da desigualdade social, evidenciando uma forma de violência, e a diferenciação quanto aos lucros oriundos da exploração da terra. Neste contexto, é verdadeiro afirmar que 

A) os pequenos agricultores brasileiros constituem uma exceção no contexto rural do mundo, pois têm facilidade de inserção no mercado moderno, face às aplicações de políticas públicas que favorecem a aquisição de maquinário e estímulos financeiros que induzem à modernização agrícola e uma nova forma de apropriação do espaço agrícola. 
B) na maioria dos países latino-americanos , a modernização da agricultura segue os moldes capitalistas e tende a beneficiar apenas determinados produtos e produtores. Com a modernização ocorre a chamada “industrialização da agricultura”, tornando-a uma atividade nitidamente empresarial, com fortalecimento das cooperativas agrícolas que administram grande parte dessas empresas. 
C) no mundo rural dos países capitalistas tecnologicamente desenvolvidos, o uso de novas técnicas e equipamentos modernos, faz com que o produtor dependa cada vez menos da “generosidade” da natureza, adaptando-a mais facilmente, de acordo com seus interesses. Tal fato aumentou percentualmente a produção agrícola, eliminando desses países a pobreza alimentar, a exemplo de que ocorreu na Índia nos últimos anos. 
D) o processo de capitalização do campo tem provocado gradualmente a mercantilização da vida social no campo, pois, de forma lenta, a autonomia que a agricultura (atividades agrícolas) até então tinha, tem sido levada a atender a uma subordinação de novos interesses, formas de vida e de consumo típicos de áreas urbanas. 
E) a Revolução Verde, presente na chamada agricultura modernizada no espaço rural capitalista, modelo baseado no uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura, tem evitado o aumento da concentração da terra e a exploração da mão de obra no campo. 

12- (UFPel-RS) A produção agrícola, considerada como um sistema que envolve a análise das dimensões físicas (fertilidade do solo, topografia, disponibilidade de água) e de aspectos socioeconômicos (desenvolvimento tecnológico, capitalização, estrutura fundiária, relações de trabalho), tende a ser obtida em condições muito heterogêneas. Em face da diversidade de modos de vida e de produção, das leis trabalhistas e ambientais, de condições econômicas e ofertas de crédito, além de outros fatores encontrados em diferentes países e regiões, a agricultura adquire formas variadas em todo o mundo. 

Com relação a esses sistemas referentes à produção agrícola, considere as seguintes afirmativas, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). 

( ) A agricultura itinerante corresponde a um sistema agrícola arcaico, típico de sociedades primitivas, como se verifica em determinadas áreas da América Latina e da África. 
( ) O sistema de plantation, introduzido pelos europeus em suas colônias, a partir do século XVI, caracteriza-se pela utilização de grandes propriedades, mão de obra numerosa e pela aplicação de grandes capitais na produção de gêneros agrícolas. 
( ) A agricultura de jardinagem, característica da Ásia, Japão, Indonésia e Tailândia, é praticada em grandes áreas através da monocultura. Esse sistema agrícola utiliza pouca mão de obra manual por empregar grande tecnologia mecanizada. 
( ) A agricultura contemporânea regulada pelo mercado caracteriza-se pela crescente industrialização do processo de produção agrícola e pela interferência e domínio das grandes empresas na industrialização e comercialização dos produtos. 

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, indique a alternativa que apresenta a sequência correta. 

 A) V, F, V e V. 
B) F, V, V e F. 
C) F, F, V e V. 
D) V, V, F e V. 
E) V, F, V e F.

13- (FGV-RJ–2016) Os principais efeitos adversos associados à produção de energia nuclear têm sido motivo de acirrados debates, pois o número de reatores em operação tende a aumentar e, junto com eles, os riscos e a possibilidade de desastres ambientais. Sobre as implicações ambientais do uso de energia nuclear, analise as afirmações a seguir. 

I. A produção de energia a partir de um reator nuclear pode ser considerada “limpa”, uma vez que o processo de geração não lança na atmosfera produtos capazes de provocar impactos ambientais. 
II. A destinação dos rejeitos radioativos, que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear. 
III. Os impactos ambientais decorrentes de um acidente em uma usina nuclear não estão restritos à área de ocorrência, porque as partículas radioativas podem ser levadas a grande distância pela circulação atmosférica. 

Está correto o que se afirma em 

A) II, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) I, II e III. 
D) III, apenas. 
E) I, apenas.

14- (PUC-Campinas-SP–2016) A partir das últimas décadas do século XX, a indústria brasileira 

A) teve mais da metade de sua produção voltada para as exportações, como é o caso da indústria têxtil e de confecções. 
B) sofreu forte concentração e o sudeste, em 2014, apresentava cerca de 30% do total de indústrias do país. 
C) apresentou várias crises e tem reduzido , sistematicamente, sua participação no PIB (Produto Interno Bruto). 
D) tornou-se muito competitiva, igualando-se ao parque industrial de países europeus como a Itália. 
E) expandiu o mercado de trabalho e atualmente emprega quase a metade da mão de obra economicamente ativa do Brasil.

15- (UNISC-RS–2015) O processo de industrialização pode ser considerado um dos principais propulsores da modernização das sociedades. Sobre isso, é importante ressaltar que as dinâmicas industriais passaram por diferentes etapas até se configurarem da maneira como as conhecemos atualmente. Leia as afirmativas que se seguem acerca dessas etapas. 

I. Primeira Revolução Industrial: foi a primeira etapa do processo de industrialização, ocorrida entre meados do século XVIII e final do século XIX. O Reino Unido era considerado a grande potência industrial e as técnicas industriais, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo concorrencial ou liberal. 
II. Segunda Revolução Industrial: teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Aos poucos, o Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer. Neste contexto, emergiu o Fordismo. 
III. Terceira Revolução Industrial: também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais. Destacam-se, nesta fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa II está correta. 
B) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
C) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
D) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
E) Todas as afirmativas estão corretas.


GABARITO:
1- B
2- B
3- A
4- E
5- D
6- B
7- A
8- C
9- A
10- B
11- D
12- D
13- C
14- C
15- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário