domingo, 9 de julho de 2023

SIMULADO 41 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (Fatec-SP) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”

MOREIRA, Igor; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 37 (Adaptação). 

Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos 

A) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo. 
B) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais. 
C) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida. 
D) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos. 
E) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

2- (UPE–2016) Os processos de urbanização e de rede urbana no Brasil sofreram diversas transformações significativas na dimensão espacial do desenvolvimento. Sobre esse assunto, é correto afirmar que 

A) no período compreendido entre 1991-1996, as aglomerações urbanas e os centros urbanos de mais de 100 mil habitantes que não constituem aglomeração urbana apresentaram taxas de crescimento da população total abaixo da média nacional. 
B) nas diversas regiões brasileiras, vêm ocorrendo mudanças no formato das redes urbanas regionais e dos centros urbanos médios, com propagação do fenômeno de consolidação de aglomerações urbanas não metropolitanas. 
C) as aglomerações urbanas metropolitanas não concentram mais população e apresentam uma diminuição de importância econômica, a exemplo da região Sudeste diante de alguns centros urbanos, como Recife e Florianópolis. 
D) as 37 aglomerações urbanas não metropolitanas que reúnem 178 municípios vêm diminuindo, de forma expressiva, sua participação no total da população do país, em decorrência do aumento de fluxos migratórios internacionais. 
E) em todas as grandes regiões geográficas, as pequenas cidades apresentam saldos migratórios positivos, determinados pelo crescimento acima da média nacional e pelo aumento das taxas de fecundidade do país.

3- (UECE–2016) Atente ao seguinte excerto: 

O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade do ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno. Com isso, há um envolvimento, se não metafísico, pelo menos, ideológico no seu sentido mais puro. Ele se reveste de um anseio, uma expectativa em participar das cruzadas pró-ambiente, às quais se filiam muitos idealistas ou ecoativistas, como às vezes são designados aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a sociedade. 

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Teoria e Clima Urbano: um projeto e seus caminhos. In: Clima Urbano. São Paulo: Ed. Contexto, 2009. p. 14. 

Considerando o excerto, a partir da concepção do autor, pode-se concluir acertadamente que 

A) o estudo do clima urbano não é uma tarefa simples ou sem importância. Pelo contrário, é por demais relevante para a qualidade ambiental nos grandes centros urbanos e no planeta como um todo. 
B) o estudo do clima urbano interessa apenas aos habitantes das grandes metrópoles e a uma minoria de pesquisadores e ambientalistas. 
C) apenas as condições físicas e ambientais das grandes cidades, como as principais características do seu relevo e da sua geologia, influenciam no clima urbano. 
D) muito embora a temática do clima urbano seja importante para o melhor entendimento da relação homem x natureza nas cidades, ainda são insignificantes os estudos nessa área.

4- (UERJ)


A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional. 

Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca: 

A) Mudança do perfil social. 
B) Degradação do setor comercial. 
C) Aumento da atividade industrial. 
D) Redução da acessibilidade viária.

5- (UEG-GO–2015) A tabela a seguir apresenta informações acerca da distribuição de renda no Brasil no ano de 2010.


Com base na análise das faixas salariais de até 1 salário mínimo e mais de 20 salários mínimos, constata-se que 

A) ocorrem grandes disparidades de rendimentos entre os brasileiros residentes nas regiões Centro-Oeste e Sul. 
B) a distribuição de renda é equitativa entre as regiões brasileiras, especialmente considerando as regiões Norte e Sul. 
C) os trabalhadores da Região Sudeste possuem rendimentos substancialmente mais elevados do que os da Região Norte. 
D) os trabalhadores das regiões Norte e Nordeste possuem rendimentos iguais entre si e mais elevados em relação às demais regiões.

6- (UPE–2016) Num Relatório de Pesquisas, em relação a uma área investigada, um grupo de alunos, encarregado de realizar uma análise geográfica de uma dada região brasileira, iniciou o texto, descrevendo-a assim: “A área investigada na presente pesquisa é um espaço geográfico topograficamente baixo, sujeito a inundações periódicas, cujo máximo se dá exatamente na estação mais quente e chuvosa, o verão. O substrato da região é representado por rochas sedimentares que abrangem várias dezenas de metros de espessura. Na região, existem feições de relevo residuais, por exemplo, o Maciço de Urucum, onde estão presentes jazidas minerais de considerável valor econômico. A vegetação da área apresenta um verdadeiro mosaico formado por comunidades vegetais diversificadas, sobretudo nas porções inundáveis. Observamos que essa área tem como continuação natural desse espaço geográfico a Planície do Grã Chaco”. Pelas características referidas no texto dos alunos, é correto afirmar que a área investigada foi a(o) 

A) Planície Inundável do Tocantins. 
B) Chapadão do Brasil Central. 
C) Planície de Inundação do Amazonas. 
D) Bacia Sedimentar do Meio Norte. 
E) Pantanal Mato-grossense.

7- (FUVEST-SP–2017)


Em 1932, o Estado brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias. 

Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que 

A) o chamado “Polígono das Secas”, abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca. 
B) grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do Sertão e se direcionavam ao Agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio. 
C) o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial. 
D) a ocorrência de campos para flagelados explica-se pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. 
E) a explicação do fenômeno de migração para as cidades como decorrente da pobreza no Sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências. 

8- (UERJ–2016) No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, 36% do gado bovino e 5% das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio. As terras custam até um décimo do valor no Sudeste. 

Disponível em: <planetasustentavel.abril.com.br> (Adaptação). 

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto. Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em 

A) Desmatamento – geração de empregos. 
B) Assoreamento de rios – modernização de ferrovias. 
C) Destruição da fauna – renovação das fontes de energia. 
D) Poluição ambiental – redistribuição da propriedade fundiária. 

9- (FGV-SP) Considerando-se as características econômicas das grandes regiões brasileiras, divulgadas pelo IBGE nos últimos cinco anos, está correta a seguinte afirmação: 

A) A região Norte deixou de ser o alvo de investimentos públicos e privados, principalmente devido à ação das ONGs favoráveis à demarcação das terras indígenas e ao controle do comércio de e espécies vegetais. 
B) A região Nordeste registrou um crescimento econômico acima da média nacional, graças ao impulso dos setores da indústria e dos serviços. 
C) A vocação pecuarista da região Centro-Oeste, aliada à inexpressiva produção agroindustrial no contexto do país, explicam o seu atual processo de decadência. 
D) A queda significativa da participação dos setores agropecuário e industrial na economia da região Sul tem sido compensada pelo turismo, principalmente nas áreas de colonização alemã e italiana. 
E) A região Sudeste, detentora do maior parque industrial e de uma agricultura de elevado padrão técnico e boa produtividade, exibiu os menores índices de desemprego no país.

10- Leia.

Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem

Com base nesse modelo de produção assinale a alternativa que não indica uma característica do Fordismo.
(A)  Produção em massa e geração de estoque.
(B)  Padronização da mercadoria e mão-de-obra alienada.
(C)  Divisão de trabalho e implementação das esteiras.
(D)  Produção em larga escala e baixos salários.
(E)  Mão-de-obra multifuncional, versatilidade na produção e pesquisas de mercado.

11- (FGG – CH) Obra da prefeitura causa polêmica no Parque dos Resedás (

Travessia: trecho passa por área de preservação e é bastante utilizado pelos moradores (Divulgação/Prefeitura de São João).

A criação de uma travessia entre os Parques dos Resedás 1 e 2 tem sido questionada. Executada pela prefeitura, a obra objetiva oferecer maior segurança neste trecho, que até então era uma trilha de terra batida bastante utilizada pelos pais que levam seus filhos para a Escola Municipal ‘Antonio dos Santos Cabral’ e para a creche ‘Terezinha Domenicheli Rossi’. Ao todo são 800 crianças frequentando as unidades de ensino – 650 alunos na escola e mais 150 na creche, conforme dados do Departamento de Educação.
A concretagem do local teve início na sexta-feira (7) e foi tema de polêmica nas redes sociais.
Muitos moradores das imediações elogiaram a medida, destacando que trará mais segurança e facilitará o acesso à escola e à creche. “Aqui muitas mães usam esse caminho para facilitar e até mesmo conseguir ir trabalhar sem se atrasar para o serviço, pois dar a volta [por outro trecho] é muito longe e carregar crianças no colo não dá, já que têm mães que possuem mais de um filho”, publicou uma internauta, em um post sobre o tema.

QUESTIONAMENTOS
Em contato com O MUNICIPIO, um leitor relatou que a obra estaria sendo realizada em uma área de preservação e que há outros trajetos seguros que os moradores locais podem percorrer para levar seus filhos à unidade de ensino, como a avenida Santo Pelózio – asfaltada recentemente –, bem como toda a volta da área – de aproximadamente 500 metros – que também é toda asfaltada e iluminada.
Segundo o leitor, ainda há uma canalização de esgoto que fica exatamente embaixo do trilho que está sendo concretado e que corta a área de preservação. “Essa canalização tem respiros que saem em bocas de concreto, exatamente no meio do trilho que estão concretando e, frequentemente, vaza esgoto em toda a área. E, pelo que se sabe, é uma obra irregular da Sabesp”, afirmou. “Além disso, ao lado do trilho existe uma nascente que é protegida pela área original, há bem menos dos 25 metros de proteção exigidos por lei”, completou o denunciante.

SEGURANÇA
Outro ponto indagado pelo leitor é em relação à segurança no trânsito e o risco de acidentes ocorrerem no local, assim que a obra for concluída. “Além da avenida Santo Pelózio, existe um contorno todo asfaltado que possibilita que as pessoas deem a volta na área e saiam na escola e na creche sem prejuízo algum às crianças. O trilho também é usado por motos, bicicletas e até carros, que, com a concretagem, irão poder ter a velocidade aumentada e, por certo, irão gerar acidentes”, alertou.
“Não é possível abrir uma rua segura no local, por ser de preservação e por questões de engenharia. É uma barragem de um antigo açude e tem mais de cinco metros de altura em alguns pontos. Isso vai colocar em risco as crianças, que podem cair dali, além de forçá-las a passar entre cobras e outros animais que frequentemente cruzam o trilho. Não é possível impedir que carros e motos usem a passagem, o que pode provocar transtornos de toda ordem”, disse o leitor, destacando ainda que não será possível iluminar a passagem, o que poderá gerar graves problemas de segurança.
De acordo com o denunciante, a descaracterização da área, facilitará ações como o descarte de lixo, incêndios e derrubada de vegetação, contribuindo para a proliferação de vetores da dengue e outras doenças, uma vez que também diminuirá o habitat de animais controladores da população de insetos e escorpiões, como sapos, rãs, gambás e outros.

SEGUINDO A LEI
Diante destes questionamentos, a Prefeitura de São João da Boa Vista informou que esta obra é uma reivindicação dos moradores do bairro e está sendo executada obedecendo às normas da Lei Federal nº 12.651/2012, popularmente conhecida como Novo Código Florestal.
De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a legislação permite que em áreas de preservação permanente possam ser realizadas atividades de utilidade pública, de interesse social e de baixo impacto ambiental, dentre as quais se incluem abertura de vias para travessia de pessoas, obras de saneamento básico e iluminação.
Já com relação à segurança, a prefeitura informa que não será permitida a passagem de veículos e o local será de acesso somente para os pedestres.

Fonte: http://www.omunicipio.jor.br/wordpress/2020/02/12/obra-da-prefeitura-causa-polemica-no-parque-dos-resedas/

A polêmica da construção do trilho pode ser justificada pelo não cumprimento dos pilares básicos da sustentabilidade que menciona a importância do desenvolvimento ocorrer de forma socialmente justa, ecologicamente correta, economicamente viável e culturalmente diverso. Com base nesses pilares é correto inferir que

(A) a obra não é economicamente viável por se tratar de grande demanda de matéria-prima, tempo e capital.
(B) o socialmente justo não é caracterizado em nenhum momento, tendo em vista que a obra atende apenas estudantes que fazem o trajeto.
(C) o ecologicamente correto ficou de lado quando a obra passou a não respeitar a legislação vigente seguindo as orientações do Novo Código Florestal.
(D) apesar de ser uma obra de baixo impacto ambiental, não se deve desconsiderar os problemas ambientais provocados, tampouco as necessidades básicas da população.
(E) a obra, por ser de utilidade pública, atende o quesito socialmente justo e por isso deve ser desconsiderado o ecologicamente correto.

12- (FGG – CH)  O Brasil apresenta uma grande concentração fundiária, herança dos latifúndios, frutos da colonização. Também devido às desigualdades sociais, o movimento por terras no país tem aumentado, através de grupos organizados ou influenciados por partidos políticos. Infelizmente, muitas ocupações terminam em conflitos que ocasionam mortes, seja entre fazendeiros e membros dos movimentos, fazendeiros e indígenas, ou grileiros e posseiros. Um dos casos mais emblemáticos de conflitos agrários no Brasil está o da irmã Doroth Stang, missionária norte-americana, assassinada aos 73 anos, com seis tiros, na cidade de Anapu, Pará.

De acordo com especialistas os crimes relacionados ao espaço agrário e conflitos no campo têm como principais motivações, exceto:

(A) A disputa contínua por terras.
(B) A invasão de terras indígenas por fazendeiros.
(C) A prática ilegal de grilagem.
(D) A inexpressiva fiscalização e políticas públicas de demarcação de terras indígenas e quilombolas.
(E) A ausência de uma legislação que trate de assuntos relacionados a estrutura fundiária e demarcação de terras, além de órgãos governamentais e ONGs voltadas para a causa.

13- FUVEST 2016

Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]: um em que alguns países especializam􀀀se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.

Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.

Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:

a) O México é o país com maior produção de carvão, cuja exportação é controlada por capital canadense. Para tal situação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é praticado no mesmo continente.
b) A Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção mundial de manganês, por meio de empresas privatizadas nos dois últimos governos bolivarianos, o que realça sua posição no cenário econômico internacional, rompendo a dominação Norte/Sul.
c) O Chile destaca-se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro-norte, que é, em parte, explorado por empresas transnacionais, o que reitera o padrão da DIT mencionado pelo autor.
d) A Bolívia destaca-se como um dos maiores produtores de ferro da América Latina, e, recentemente, o controle de sua produção passou a ser feito por Conselhos Indígenas. Essa autonomia do País permitiu o rompimento da dominação estadunidense.
e) O Uruguai é o principal produtor mundial de prata, e o controle de sua extração é feito por empresas transnacionais. Nesse caso, mantém-se o padrão da inserção do país na DIT mencionada pelo autor.

14- (IFAL-AL) O comércio internacional tem sido um dos principais impulsionadores da globalização, fundamental para o aumento da interdependência entre as nações. Brasil, Rússia, índia e China - países conhecidos como Bric -, têm chamado a atenção e despertado o interesse de alguns países desenvolvidos industrializados devido ao grande e rápido crescimento econômico desse conjunto de países em um mundo cada vez mais globalizado. Os países que constituem o Bric destacam-se, entre as demais nações do mundo, devido a características como:

a) são países socialistas; elevado mercado consumidor; grandes produtores de petró­ leo; todos são países desenvolvidos.
b) grandes reservas minerais; baixíssima população absoluta; grande destaque na pecuária para exportação.
c) significativa extensão territorial; elevada população absoluta e mercado consumidor; ricos em reservas minerais. 
d) são países subdesenvolvidos; elevada densidade demográfica; mercado consumidor em potencial; agropecuária voltada para exportação.
e) pequena extensão territorial; grande população absoluta; baixo mercado consumidor; são países socialistas.

15- (UCS-RS) O subsolo brasileiro é rico em minerais como ferro, alumínio, cobre e zinco. Esses produtos, destinados também à exportação, são responsáveis por uma série de atividades industriais. Observe o mapa a seguir, que indica uma importante área de extração de ferro.


Assinale a alternativa que indica a região de exploração de ferro delimitada no mapa. 

A) Serra de Carajás 
B) Vale das Trombetas 
C) Maciço do Urucum 
D) Quadrilátero Ferrífero 
E) Bacia de Cubatã


GABARITO:
1- B
2- B
3- A
4- A
5- C
6- E
7- E
8- A
9- B
10- E
11- D
12- E
13- C
14- C
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário