1- (UERJ–2019)
Os 225,8 km de água enlameada que cruzam a Floresta Amazônica anunciam a tragédia adiante: megagarimpos ilegais encravados na Terra Indígena Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori, no sudoeste do Pará. Mas, ao contrário do rio Doce, a destruição do remoto rio das Tropas acontece de forma oculta – menos para os índios. Cansados de esperar uma intervenção do Estado, guerreiros e lideranças da etnia, incluindo o cacique geral, Arnaldo Kaba, organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros não indígenas do local. Em seis lanchas, dezenas viajaram armados com flechas e espingardas de caça, incluindo mulheres, crianças e idosos.
FOLHA DE S.PAULO. 04 fev. 2018 (Adaptação).
A reportagem aborda conflitos que simbolizam as muitas diferenças culturais entre grupos na região amazônica, como indígenas e garimpeiros, em especial no que diz respeito à relação com o ecossistema. O uso da terra e de seus recursos nas sociedades indígenas é baseado no seguinte princípio:
A) Estabilidade climática.
B) Preservação ambiental.
C) Hierarquização produtiva.
D) Sustentabilidade comercial.
2- (UFU-MG–2016)
Governo cubano lançará Internet de banda larga em dois bairros de Havana
O governo cubano anunciou na noite deste domingo (31/01/2016) que está lançando um serviço de Internet de banda larga em dois bairros de Havana como parte de um projeto piloto que visa levar às casas o acesso à rede. [...]. O acesso público à Internet por banda larga só começou em Cuba no ano passado, com a abertura de pontos de wi-fi públicos que custam US$ 2 por hora. O valor equivale a cerca de um décimo do salário médio mensal em Cuba.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/02/1735959-governo-cubano-lancara-internet de-banda-larga-em-dois-bairros-de-havana.shtml>. Acesso em: 12 jan. 2016.
O atraso na expansão da tecnologia de banda larga em Havana tem como causa principal o(a)
A) rígido controle estatal sobre os meios de comunicação, que impõe restrições em relação ao acesso aos serviços não controlados pelo governo.
B) embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que gera dificuldades na criação de tecnologias de comunicação pelos cubanos.
C) desinteresse de empresas de comunicação localizadas fora de Cuba, em expandir suas atividades na Ilha.
D) falta de mercado consumidor para esse produto, causada por aspectos financeiros e culturais.
3- (UERJ)
A distribuição espacial da produção técnico-científica entre os países, parcialmente apresentada no mapa, é um dos fatores que explicam as desigualdades socioeconômicas entre as nações. Pela importância do mercado consumidor norte-americano, quase todos os produtos ou tecnologias relevantes desenvolvidos no mundo são registrados nesse país. Um resultado dessa espacialidade diferenciada é a formação de um grande fluxo financeiro internacional para as empresas dos países desenvolvidos.
Esse fluxo está mais adequadamente associado a
A) pagamentos de licenças.
B) capitais para especulação.
C) compensações de impostos.
D) investimentos em infraestrutura.
4- (IFG-GO) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, por exemplo. No aspecto econômico, o Mercosul assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991.
Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/perguntasmais-frequentessobre-integracao-regional-e-mercosul>. Acesso em: 18 ago. 2013.
Em 12 de agosto de 2012 entrou em vigor o protocolo de adesão de outro Estado-Parte no Mercosul. Esse Estado é:
A) Bolívia
B) Chile
C) Peru
D) Venezuela
E) Colômbia
5- (Unicamp-2019) O gráfico a seguir mostra que o Brasil tem registrado, nos últimos anos, crescimento da violência no campo. Assinale a alternativa que indica corretamente o que vem motivando esse fenômeno e em que região tem predominado esse tipo de ocorrência.
A) A expulsão de agricultores familiares pelo avanço das culturas da cana-de-açúcar e do algodão tem gerado conflitos entre pequenos e grandes proprietários de terra; região Centro-Oeste.
B) A fragmentação da propriedade em áreas de colonização dirigida e a disputa pela posse da terra entre herdeiros vêm produzindo violência agrária; região Norte.
C) A rivalidade entre trabalhadores rurais e criadores extensivos de gado bovino no Pantanal e nas chapadas mato-grossenses tem resultado em violência agrária; região Centro-Oeste.
D) A disputa pela terra envolvendo grileiros contra posseiros em áreas de expansão de monocultivos e de projetos de exploração mineral e madeireira tem gerado violência; região Norte.
6- (UEL) A política estadunidense de estímulo à produção de etanol está vinculada
A) não apenas à procura de combustíveis alternativos, dos quais o etanol é um exemplo, mas também a transformações no processo produtivo, beneficiando, assim, a proteção de reservas florestais de países em desenvolvimento.
B) à busca de transformações culturais e políticas, de modo a promover uma verdadeira “revolução verde”, com mudanças permanentes de padrões e hábitos de produção, distribuição, circulação e consumo de alimentos industrializados.
C) à lógica de mercado, segundo a qual o cultivo de produtos agrícolas é direcionado para a fabricação de biocombustíveis, mais lucrativos, o que gera escassez e elevação dos preços dos alimentos.
D) à procura de combustíveis alternativos, como o etanol, a fim de potencializar o uso da terra, gerando emprego, renda e conjuntamente a expansão da produção de alimentos para um mercado em constante processo de ampliação.
E) a mudança de uma cultura consumista para uma cultura preservacionista, objetivando a manutenção dos padrões atuais de desenvolvimento econômico e social e a preservação dos recursos naturais do planeta.
7- (UFU-MG) Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo.
I. A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural.
II. Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades.
III. De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade , a produção agropecuária pode ser classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice de exploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo e colheita, apresentam elevados índices de produtividade são classificadas em extensivas.
IV. Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
A) Apenas II e III.
B) Apenas I, II e III.
C) Apenas I, III e IV.
D) Apenas II e IV.
8- (FGV-SP) Analise a evolução da matriz energética brasileira (1970 e 2005) e assinale a alternativa correta.
A) Ao diversificar-se, entre 1970 e 2005, a matriz energética tornou-se mais renovável.
B) A diminuição do uso de biomassa primária (lenha e carvão vegetal) pode indicar modernização da matriz energética e melhoria das condições de vida da população rural.
C) A diminuição de 16% para 15% da participação da energia hidráulica indica o esgotamento da capacidade hidrelétrica dos rios brasileiros.
D) O aumento de apenas 6% na participação do petróleo é reflexo de um fraco crescimento econômico no período em questão.
E) A diversificação da matriz é resultado do risco de esgotamento das fontes tradicionais de energia.
9- (FUVEST-SP–2017) O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil.
Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo – 1880-1990. Campinas: Unicamp, 1996.
Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que
A) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital.
B) a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo.
C) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais.
D) ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto.
E) se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.
10- (UERJ) Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento.
O esquema a seguir apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.
No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente,
A) dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração.
B) eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação.
C) diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais.
D) redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental.
11- Leia o Texto.
Gigante das águas
Na região amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida.
Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.
A causa de o pirarucu estar em perigo de extinção deve-se:
(A) a seu curto ciclo de vida.
(B) ao seu tamanho e ao seu peso.
(C) ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.
(D) à sua captura acima do limite para o consumo da carne.
12- (UFPA) – Os gráficos apresentados foram elaborados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e representam as diferentes situações climáticas em duas capitais brasileiras, Belém (PA) e Teresina (PI).
O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como:
Média de temperatura e pluviosidade de Teresina, entre 1961 e 1990
Considerando o conhecimento acerca desse assunto e interpretando as informações apresentadas, indique qual das alternativas corresponde à análise correta sobre os gráficos.
a) As cidades de Belém e Teresina encontram-se em mesma Longitude, portanto não apresentam diferenças significativas nos valores de temperatura durante o ano.
b) Mesmo localizadas na zona intertropical, as duas cidades analisadas apresentam comportamento diferenciado quanto ao regime das chuvas, uma vez que a estação climática do inverno de Teresina é mais seca que a de Belém.
c) A altitude é um fator determinante nos valores de precipitação; isso explica a redução da quantidade de chuvas entre os meses de junho a outubro nas duas cidades analisadas, localizadas na região costeira do país.
d) Constata-se no gráfico que a amplitude térmica anual para Belém e Teresina é grande em virtude da proximidade ao Equador.
13- (Cesgranrio) "Brasil é rota da sucata de chumbo." (Jornal do Brasil - 28/03/94) "Poluição põe Cubatão em emergência." (Folha de São Paulo - 02/09/94) "Redução de ozônio aumenta casos de câncer de pele." (Jornal do Brasil - 02/09/94) Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades do próprio homem. A seguir são feitas (4) afirmativas relacionadas a essa problemática atual. Analise-as:
I. O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificação trófica. (acúmulo de substancia que de um nível para outro)
II. Principalmente no inverno ocorre o fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes.
III. O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, é agravado pela intensa atividade industrial e pela contínua queima de combustíveis.
IV. O lançamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destroem de forma irreversível a camada de ozônio.
São corretas as afirmativas:
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
14- (UECE 2018.1 - 1ª Fase)
Atente ao seguinte excerto:
“Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”.
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil.
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado
a) por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre.
b) por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural.
c) por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino.
d) por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.
15- (FGG – CH) Observe as figuras com destaque para a Dorsal Atlântica.
A teoria da deriva continental foi apresentada pelo geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener em 1913, com a publicação de sua obra clássica "A Origem dos Continentes e Oceanos". Wegener afirmava que os continentes, hoje separados por oceanos, estiveram unidos numa única massa de terra no passado, por ele denominado de Pangeia (do grego "Terra Única"), do Carbonífero superior, há cerca de 300 milhões de anos, ao Jurássico superior, há cerca de 190 milhões de anos, quando a Laurásia (atuais América do Norte e Eurásia) separou-se do Gondwana, que depois também dividiu-se, já no Cretáceo inferior, até se formar no modelo atual dos continentes.
Com base no movimento de placas tectônicas e na teoria da Deriva Continental, é correto afirmar que
(A) a formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana.
(B) a similaridade entre os fósseis encontrados em diferentes continentes, bem como entre formações geológicas e o encaixe perfeito, levou alguns geólogos do Hemisfério Sul a acreditar que todos os continentes já estiveram unidos, na forma de um supercontinente.
(C) a separação dos continentes ocorreu por meio de processos geológicos que permitiram o movimento de placas, sempre na mesma direção.
(D) apesar da teoria de Alfred Wegener não existem constatações evidentes de que os continentes foram unidos.
(E) o movimento de placas não tem efeito sobre a separação dos continentes.
GABARITO:
1- B
2- A
3- A
4- D
5- D
6- C
7- D
8- B
9- A
10- D
11- D
12- B
13- C
14- D
15- B
Nenhum comentário:
Postar um comentário