1- (Unesp–2015) Observe o mapa e a fotografia.
A partir de conhecimentos cartográficos sobre orientação, localização e altimetria, é correto afirmar que a fotografia foi realizada a partir da posição:
A) 2
B) 5
C) 3
D) 4
E) 1
2- (Fatec-SP) Observe o perfil do relevo oeste-leste de uma faixa do território brasileiro.
Os algarismos I – II – III – IV indicados no perfil anterior correspondem, na sequência, a:
A) I – Planícies e Tabuleiros do Rio Amazonas; II – Rio São Francisco; III – Depressão Sertaneja; IV – Planaltos e Serras do Atlântico.
B) I – Planaltos Residuais Sul-Amazônicos; II – Rio Parnaíba; III – Depressão Sertaneja; IV – Planalto da Borborema.
C) I – Planaltos e Chapadas da Bacia Platina; II – Rio Paraguai; III – Depressão Periférica Sul-Rio- -Grandense; IV – Planalto da Lagoa dos Patos e Mirim.
D) I – Bacia Sedimentar Amazônica; II – Rio Amazonas; III – Depressão Marginal Sul-Amazônica; IV – Planaltos Residuais Sul-Amazônicos.
E) I – Pantanal Mato-Grossense; II – Rio Paraná; III – Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná; IV – Planaltos e Serras do Leste- -Sudeste.
3- (CN-RJ) Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil.
I. O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência.
II. O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações.
III. O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café.
IV. O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar.
Assinale a opção correta.
A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
B) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
E) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
4- (UFPel–RS) Continentalidade e maritimidade consistem na maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Esses fatores influenciam não só na umidade relativa, mas também na temperatura do ar.
Com relação à influência desses fatores, leia as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Em áreas que sofrem influência da continentalidade, há maior variação da temperatura durante o dia.
( ) Em áreas que sofrem influência da maritimidade, há menor variação de temperatura durante o dia.
( ) As correntes marítimas, próximas ao litoral, sofrem influência direta da continentalidade.
( ) No litoral, a amplitude térmica diária é maior do que no interior dos continentes.
( ) O calor específico da água é menor do que o da terra, pois a água possui baixa capacidade de retenção do calor.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
A) F – V – V – F – F
B) F – F – V – F – V
C) F – V – V – F – V
D) V – V – F – V – F
E) V – V – F – F – F
5- (UFRN) Os fragmentos textuais a seguir apresentam informações sobre fenômenos climáticos contrastantes, que ocorrem num mesmo período, em diferentes regiões do Brasil.
Um total de 800 municípios do Nordeste se encontra em situação de emergência devido à seca, depois de o Governo declarar, nesta sexta-feira, que 25 novas cidades do estado da Paraíba estão nessa circunstância.
Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/noticias/seca-no-nordeste-deixa-800-municipios-em-situacaode-emergencia-20120601.html>. Acesso em: 04 jun. 2012.
No Amazonas, mais de 80 mil famílias sofrem com a cheia dos rios, 50 municípios permanecem em situação de emergência, incluindo a capital, e outros 3 continuam em estado de calamidade. Em Manaus, o Rio Negro continua subindo, mas apenas um centímetro por dia. Ontem, a cota foi de 29,97 metros.
Disponível em:<http://www.dgabc.com.br/News/5960490/cheia-no-amazonas-afeta-mais-de-80-mil-familias.aspx>. Acesso em: 04 jun. 2012.
Entre outros fatores, a ocorrência dos fenômenos climáticos está associada
A) à posição do Sertão do Nordeste como uma área de convergência de massas de ar e à atuação da massa Tropical atlântica na Amazônia.
B) à predominância do relevo de planície no Sertão do Nordeste e à localização em zona de alta latitude na Amazônia.
C) à perda de umidade das massas de ar que circulam sobre o Sertão do Nordeste e à atuação da massa Equatorial continental na Amazônia.
D) à posição do Sertão do Nordeste como área de dispersão de massas de ar e à localização da Amazônia em zona de baixa latitude.
6- (UNITAU-SP–2016) A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, com 1 397 905 km2, e apresenta um grande número de hidrelétricas em operação (ou em construção). Em relação a essa Bacia, assinale a afirmativa correta.
A) Sua foz (Rio da Prata) faz divisa entre Brasil e Argentina.
B) São tributários dela os rios Paraná, Paraguai, Uruguai e Doce.
C) O pantanal atua como regulador do sistema hidrológico da Bacia do Prata, ao retardar o acesso, ao Rio Paraná, das águas do Rio Paraguai.
D) Sendo formada por rios com longos tributários e pouca declividade, praticamente não tem sedimentos em sua foz.
E) Possui tributários somente dos países Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
7- (Cesgranrio) As tímidas reformas iniciadas pelo Presidente Raúl Castro não têm dado os resultados esperados. Um informe oficial do governo cubano revelou que, dos mais de 1 milhão de hectares de terras estatais entregues em usufruto a novos produtores em 2008, para aumentar a oferta de alimentos, 54% continuam improdutivas. Cuba, fortemente atingida pela crise econômica global e vários furacões em 2008, muito tem investido anualmente na importação de alimentos, e precisa urgentemente produzir mais [...].
CUBA DÁ UM PASSO À FRENTE, OUTRO ATRÁS. O Globo. Caderno Opinião, 1º caderno, 22 ago. 2010. p. 06.
Com base no contexto anterior, a respeito dos resultados das recentes transformações econômicas realizadas em Cuba, é correto afirmar que a(o)
A) reestruturação cubana se baseia principalmente em uma reforma agrária concentrada em produtos de exportação, tais como: fumo, cana-de-açúcar e gêneros alimentícios, em resposta à posição do governo Barack Obama de reforçar o embargo econômico decretado há mais de 40 anos pelos Estados Unidos.
B) escassez de alimentos sempre foi uma das maiores dificuldades de governo cubano e, aliada a imposições econômicas e aos poucos incentivos dados aos agricultores, contribuiu ainda mais para a queda da produção agrícola.
C) presidente Castro permitiu a ampliação da base militar de Guantánamo, em troca de empréstimos estadunidenses para a recuperação econômica de Cuba.
D) governo cubano vem investindo nas atividades ligadas à exportação de bens e serviços, com a finalidade de combater o problema mais imediato no país, que é a escassez de divisas.
E) governo cubano tem se aproximado do Grupo dos Oito (G8), como forma de atrair investimentos estrangeiros, mas as negociações são dificultadas pela recusa renitente de Cuba a reingressar na Organização dos Estados Americanos (OEA).
8- (UCS-RS–2015) “O atentado que teve como alvo a redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, em 7 de janeiro de 2015, trouxe novamente para a Europa o horror e a incerteza provocados pelo terrorismo. A motivação dos dois homens para o assassinato de doze pessoas teria sido as charges e artigos publicados no Semanário, que ridicularizavam a figura do profeta Maomé e zombavam de fundamentalistas islâmicos”.
GUIA DO ESTUDANTE ATUALIDADES, 1º semestre 2015. p. 27. (Adaptação).
Além dessa ação terrorista, o mundo tem assistido, estarrecido, às ações brutais do autodenominado Estado Islâmico (EI), grupo que instalou um califado em territórios
A) do Irã e da Jordânia.
B) da Síria e do Iraque.
C) da Síria e do Afeganistão.
D) do Iraque e do Egito.
E) da Tunísia e do Marrocos.
9- (UPE) Sobre o contexto geopolítico, apresentado na figura a seguir, é correto afirmar que
A) os Estados Unidos da América pretendem reforçar o regime absolutista da Turquia, país que está situado no limite entre a Europa e a Ásia e vem enfrentando uma série de críticas do Mercosul sobre a falta de respeito às liberdades públicas.
B) Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia e Turquia são países aliados militares dos Estados Unidos e promovem, em conjunto, uma geopolítica de enfrentamento ao território Curdo que briga pelo uso das águas dos rios Tigre e Eufrates.
C) os países, literalmente referidos na figura, localizam-se no Oriente Médio e possuem grande importância econômica e geoestratégica. Essa região é de grande interesse de potências mundiais, além de apresentar, de forma geral, conflitos religiosos, sociais e territoriais.
D) Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia e Turquia concentram parte das reservas mundiais de petróleo e também de gás natural, razões pelas quais esses países de tradição islamita se unem politicamente contra os Estados Unidos.
E) a Jordânia é o único país do Oriente Médio onde a água é foco de disputas e, até, de conflitos militares. Com o crescimento econômico e a expansão da agricultura, esse país vem recebendo apoio incondicional dos Estados Unidos.
10- (UEA-AM–2015) Depois de três décadas de lento progresso após a independência, a economia do país cresceu à taxa de 6% ao ano entre 1980 e 2002, e 7,5% ao ano de 2002 a 2006 – o que faz dela uma das economias mais bem-sucedidas por um quarto de século. Nas duas últimas décadas, o tamanho da classe média quadruplicou (para quase 250 milhões de pessoas) e 1% dos pobres do país ultrapassou a linha da pobreza a cada ano.
DAS, Gurcharan. O modelo indiano. In: STUENKEL, Oliver (Org.). A Índia na ordem global. 2013.
Compondo o ranking das 10 maiores economias do mundo, a Índia apresenta significativo crescimento econômico nas últimas décadas. O progresso apresentado pelo excerto é dedicado à liderança na participação do Produto Interno Bruto e ao bom desempenho
A) dos serviços.
B) da agricultura.
C) da indústria.
D) do comércio exterior.
E) do turismo.
11- (Fatec-SP–2016) O Brasil vem recebendo uma quantidade significativa de imigrantes haitianos à procura de trabalho e de melhores condições de vida. A entrada de haitianos cresceu bastante depois do terremoto que devastou o Haiti, em 2010. A principal porta de entrada desses imigrantes no Brasil é a cidade de
A) Belém, no Pará, uma vez que a maioria desses imigrantes faz o percurso por via marítima.
B) Assis Brasil, no Acre, pois grande parte dos imigrantes haitianos segue uma rota pelo Peru para chegar ao território brasileiro.
C) Santos, em São Paulo, em razão de ter o maior porto do mundo e apresentar facilidades para a entrada clandestina de imigrantes.
D) Natal, no Rio Grande do Norte, haja vista que, cartograficamente, essa é a cidade brasileira mais próxima da América Central Insular.
E) Foz do Iguaçu, no Paraná, onde, em função da grande quantidade de turistas, os imigrantes têm maiores facilidades de ultrapassar a fronteira.
12- (ESPM-SP) Considerando o mapa e seus conhecimentos, podemos afirmar que:
A) As cidades globais localizam-se no Hemisfério Norte, e as megacidades, no Sul.
B) As megalópoles concentram-se no Hemisfério Norte, enquanto algumas megacidades também surgem no Hemisfério Sul.
C) As duas maiores metrópoles do mundo localizam-se no Hemisfério Ocidental.
D) As cidades globais padrão Alfa concentram-se no Hemisfério Sul.
E) As principais cidades globais localizam-se no Hemisfério Norte, mas a maior parte da população mundial concentra-se ao Sul.
13- (USF-SP–2016) Segundo dados da – ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, na atualidade, cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, tiveram destino impróprio. A gestão inadequada do lixo gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida. Por isso, desde 12 de agosto de 2010, pela Lei 12 305/10, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que definiu os princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos. O objetivo da PNRS é instituir os aterros sanitários em todos os municípios brasileiros.
Uma diferença significativa entre aterro sanitário e lixão refere-se ao fato de o aterro sanitário
A) aceitar somente resíduos sólidos recicláveis, evitando, assim, a contaminação do lençol freático pela decomposição da matéria orgânica.
B) não necessitar de reciclagem prévia do lixo, pois os aterros são construídos para aceitar todo tipo de resíduo.
C) possuir material impermeabilizante, evitando, assim, a contaminação do solo pelo chorume.
D) poder ser instalado em áreas centrais de grandes cidades, visto que não oferece riscos ambientais.
E) ter maior capacidade de armazenamento de lixo, pois os lixões só podem ser instalados em áreas de mananciais.
14- (UNIFENAS-MG) Analise o gráfico a seguir a respeito da evolução da urbanização brasileira.
A partir dos dados observados no gráfico e mais seus conhecimentos sobre a evolução dos índices de urbanização no Brasil, você pode constatar corretamente que
I. o Brasil é um país urbano, pois possui uma população superior a 80% vivendo nas cidades.
II. o ritmo de crescimento da taxa de urbanização tende a diminuir no Brasil atual, pois a população rural já é pouco expressiva, não havendo grandes contingentes para migrar para as cidades.
III. o Censo 2010 apresenta uma população mais urbanizada que há uma década.
IV. as regiões brasileiras com as maiores taxas de urbanização são, pela ordem, Sudeste (92,9%), Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%).
V. segundo o Censo 2010 a população residente no campo apresenta uma taxa inferior a 20%, demonstrando que o êxodo rural vem perdendo força no país.
Estão corretas as alternativas
A) I e II, apenas.
B) todas.
C) III e IV, apenas.
D) I, III e V, apenas.
E) II, IV e V, apenas.
15- (UFMG) Analise este gráfico:
A partir da análise desse gráfico e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que,
A) em todas as regiões brasileiras, a predominância do setor de serviços e comércio independe do grau de desenvolvimento econômico alcançado, isoladamente, por elas.
B) no Brasil, as maiores variações inter-regionais do percentual de população ocupada estão relacionadas às atividades agrícolas e industriais.
C) no Centro-Oeste, a expressiva participação da população no setor de serviços e comércio está ligada, entre outros fatores, à presença de Brasília e da metrópole goiana.
D) no Sudeste, a reduzida parcela da população ocupada na atividade agrícola torna esse setor pouco atrativo aos investimentos de capital.
GABARITO:
1- B
2- E
3- D
4- E
5- C
6- C
7- B
8- B
9- C
10- A
11- B
12- B
13- C
14- B
15- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário