1- (UEFS-BA) Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar:
A) As variáveis responsáveis pelo crescimento demográfico nos países subdesenvolvidos modificaram-se no início do século XIX, o que contribuiu para o declínio da natalidade.
B) O final desta década registra acentuado aumento da mortalidade entre os idosos dos países desenvolvidos da Europa, tendo como consequência enormes encargos para a previdência social e aumento da natalidade.
C) O crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano).
D) As migrações internacionais são importantes para calcular o crescimento da população mundial, porém não são consideradas no crescimento ou no declínio da população de cada país.
E) O crescimento contínuo da produção de alimentos tem contribuído para aumentar a qualidade de vida dos povos ao sul do Saara e para diminuir as taxas de mortalidade.
2- (Unesp) Analise a figura.
Sobre as causas e os possíveis efeitos da previsão de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que
A) a expansão do topo da pirâmide está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por serviços de saúde dirigidos à população idosa do país.
B) a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos serviços turísticos destinados especialmente à população idosa do país.
C) a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país.
D) a redução da base da pirâmide está associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país.
E) o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.
3- (FGV-RJ) Observe o gráfico a seguir:
Sobre os fatores relacionados ao processo de urbanização nas regiões brasileiras, assinale a alternativa correta.
A) A urbanização é mais lenta nas regiões onde predomina a agricultura de alta intensidade técnica.
B) Na região Norte, o processo de urbanização é a principal causa do desmatamento.
C) Na região Centro-Oeste, a urbanização é alimentada pelo êxodo rural resultante da crise do setor agrícola.
D) No Sudeste, o elevado grau de urbanização é um reflexo da baixa produtividade do setor agrícola.
E) No Sul, a urbanização foi impulsionada pela concentração da propriedade fundiária e pela modernização técnica da agricultura.
4- (FUVEST-SP–2015) O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, torna-a irreversível (lixo).
PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A Globalização da natureza e a natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (Adaptação).
Conforme o excerto anterior, é correto afirmar:
A) Com o aumento da produtividade, será possível vencer o efeito estufa e superar o problema da produção de lixo.
B) A humanidade superou os problemas decorrentes da produção de lixo, graças à racionalidade instrumental e à tecnociência.
C) Os tempos da concorrência e da acumulação de capital vêm sendo subordinados ao tempo da natureza.
D) A aceleração do tempo de acumulação de capital permite eliminar a irreversibilidade da produção do lixo.
E) A busca pelo aumento da produtividade impõe a diferentes elementos da natureza o tempo dos interesses capitalistas.
5- (IFPE–2016) A reestruturação produtiva que ocorre na economia brasileira desde o início da década de 1990 tem provocado igualmente reestruturação do território, por meio de processos espaciais de natureza econômica, social e demográfica. A respeito disto, assinale a proposição seguinte que está corretamente relacionada a esse fenômeno.
A) Fortalecimento imediato da produção de eletrônicos na Zona Franca de Manaus em face do aumento da competitividade decorrente da abertura comercial, o que possibilitou o maior ingresso de peças e insumos intensamente importados utilizados naquele parque industrial.
B) Intensificam-se dois fluxos migratórios: migração de curta distância, que se dá em razão da construção de condomínios horizontais nas periferias metropolitanas; migração de retorno, fortemente marcada pelos deslocamentos de pessoas das capitais para as cidades do interior.
C) Tendência à desmetropolização e à involução metropolitana, pois enquanto as metrópoles perdem habitantes, cidades médias se tornam alvo de modernos investimentos industriais, centros universitários, consultorias para o agronegócio, complexos serviços de saúde, shopping centers, dentre outros.
D) Retração dos processos de segregação socioespacial, seja na forma de autossegregação nos espaços produzidos para pessoas de elevado poder aquisitivo, como nos condomínios de luxo, seja na que é imposta pela condição de baixa renda, tal como ocorre nas ocupações irregulares em áreas insalubres.
E) Empresas migraram das suas tradicionais e consolidadas áreas industriais no Centro-Sul do país e se instalaram nas capitais e em algumas cidades médias do Nordeste, onde os custos de produção são mais baixos e isso tem alterado a rede urbana nacional.
6- A respeito do processo industrial no Brasil analise as proposições:
I- Teve início no final do séc. XIX, entre os anos de 1808 e 1840, com as fábricas de sabão e velas de sebo, rapé (fumo), fiação, tecelagem, alimentos, derretimento de ferro, derretimento de metal, lã e seda, entre outros. Na época, esses estabelecimentos utilizavam tanto escravos quanto trabalhadores livres.
II- Entre 1930-1945 (governo de Getúlio Vargas) a indústria brasileira ganha força, no intuito de o país depender cada vez menos dos produtos importados, aproveitando a crise na Europa.
III- No governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) houve mais investimentos no setor secundário, possibilitado pelo plano de metas e pela atração de empresas multinacionais: Ford, Volkswagen, GM, entre outras.
IV- Atualmente as indústrias brasileiras apresentam características ainda com moldes das indústrias do início do século XX, sem a influência de empresas multinacionais.
Está correto o que se afirma em:
(A) I e II, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) I, II, III e IV.
7- (Fuvest 2015) O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) foi criado em 1984, inserido em um contexto de
a) abertura política democrática no Brasil e de crescente insatisfação com as políticas agrárias nacionais então vigentes.
b) fortalecimento da ditadura militar brasileira e de aumento da imigração estrangeira para o país.
c) declínio da oposição armada à ditadura militar brasileira e de aumento da migração das cidades para o campo.
d) aumento da dívida externa brasileira e de disseminação da pequena propriedade fundiária em todo o país.
e) crescimento de demanda externa por commodities brasileiras e de grandes progressos na distribuição de terra, no Brasil, a pequenos agricultores.
8- (Fuveste-2019)
Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve:
(A) ampliação do setor secundário, especialmente de bens de capital intermediários.
(B) consolidação do Brasil como exportador de alta tecnologia, cujo percentual vem se ampliando na pauta de exportações brasileiras.
(C) fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado.
(D) maior peso do setor primário, pela primeira vez na história econômica brasileira.
(E) diminuição da agroindústria nas exportações e aumento do peso dos bens manufaturados.
9- (FADI-SP–2015) A questão está relacionada aos versos “A montanha pulverizada”, de Carlos Drummond de Andrade, e ao mapa apresentados a seguir.
A montanha pulverizada
Chego à sacada e vejo a minha serra,
a serra de meu pai e meu avô,
de todos os Andrades que passaram
e passarão, a serra que não passa.[…]
Esta manhã acordo
não a encontro.
Britada em bilhões de lascas
deslizando em correia transportadora
entupindo 150 vagões
no trem-monstro de 5 locomotivas
trem maior do mundo, tomem nota
foge minha serra, vai
deixando no meu corpo a paisagem
mísero pó de ferro, e este não passa.
Disponível em: <http://www.passeiweb.com/estudos/livros/boi_tempo_i_e_ii>.
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.
10- Você sabia que o planeta Marte já foi mapeado pela NASA. O principal instrumento para mapear o planeta vermelho foi um altímetro a laser chamado Mola (sigla para Mars Orbiter Laser Altimeter). O equipamento basicamente lançava um raio na superfície do planeta e calculava o tempo que ele demorava para retornar à sonda. Ao fazer esse cálculo, foi possível medir o tamanho de um acidente geográfico. Vamos fazer um cálculo diferente, vamos calcular o comprimento aproximado do equador do planeta vermelho, supondo que o raio de Marte meça 3400 km? Considere π = 3,14159.
B) 10.682 km
C) 21.363 km
D) 4218 km
E) 40.212 km
11- (UERN) O fuso não é exatamente uma faixa reta e contínua ligando um polo a outro. Existe um limite prático entre os fusos: eles seguem os contornos dos limites dos países ou unidades administrativas e federativas (como estados e províncias) em que os países se dividem. Mesmo sem um mapa, é possível calcular os fusos de determinada localidade, desde que saibamos sua longitude e o horário e a longitude de outro local, que serão tomados como referência.
LUCCI, E. A. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 27.
Com base nessas informações, complete o quadro a seguir.
As horas que completam o quadro são, respectivamente,
A) 12, 4 e 14.
B) 14, 14 e 23.
C) 20, 12 e 21.
D) 20, 12 e 22.
12- (Upf 2018) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. (…) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.”
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996).
O autor está se referindo ao período conhecido como Guerra Fria, cuja origem pode ser atribuída à:
a) construção de um discurso inglês e norte-americano, que procurou mostrar os perigos do expansionismo soviético.
b) doutrina Trumam, que incentivou os soviéticos a ampliarem seu domínio político nos países do Leste europeu.
c) divisão do território alemão pelas potências vencedoras da II Guerra Mundial e às divergências quanto à sovietização do Oriente Médio.
d) assinatura do Pacto de Varsóvia, que proibiu a Iugoslávia de receber ajuda econômica e militar dos Estados Unidos.
e) declaração unilateral da URSS da “Detente”, que exprimia o desejo de buscar a coexistência pacífica entre os dois sistemas ideológicos.
13- (Enem) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (Adaptação).
No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão
A) política de apropriação efetiva do espaço.
B) econômica de uso de recursos do espaço.
C) privada de limitação sobre a utilização do espaço.
D) natural de composição por elementos físicos do espaço.
E) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.
14- (IFSP) Leia o texto a seguir. Seguindo uma tendência observada nas empresas europeias e americanas, alguns investidores brasileiros estão migrando parte de seus negócios da China para o Vietnã. Os setores calçadista e têxtil são os que mais observaram esse tipo de mudança, com a instalação principalmente de fábricas americanas e europeias no Vietnã. Em estudo divulgado em março, a Câmara de Comércio Americana de Xangai, a AmCham, apontou que 88% das empresas estrangeiras sondadas optaram inicialmente por operar na China por causa dos baixos custos, porém, 63% dessas afirmaram que se mudariam ao Vietnã para cortar ainda mais o preço de produção.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/ reporterbbc/story/ 2008/07/080709_vietannegociosmw. shtml> (Adaptação).
Pode ser associada ao conteúdo da notícia a seguinte afirmação:
A) Atualmente, grande parte das empresas multinacionais é originária dos países subdesenvolvidos e aí estão instaladas.
B) Embora seja objeto de investimentos capitalistas, o sistema socialista chinês ainda afugenta as empresas multinacionais.
C) A globalização facilitou a mobilidade de capitais e empresas, aumentando a competição entre países.
D) Nos países asiáticos, o alto custo da mão de obra é compensado pela abundância de matérias-primas minerais baratas.
E) A abertura comercial propiciada pela globalização permitiu às empresas brasileiras concorrerem com as dos países europeus.
15- (UFV-MG) O processo de desenvolvimento industrial no Brasil produziu uma concentração das indústrias na região Sudeste do país, sobretudo na cidade de São Paulo. Atualmente, observamos uma tendência à desconcentração industrial e, ainda que as indústrias permaneçam no Sudeste, a intensa transformação proporcionada pelo desenvolvimento científico vem produzindo uma reorganização do espaço industrial. O espaço geográfico brasileiro vem se tornando mais fluido e revela novas localizações para as indústrias.
A partir dessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento dos custos dos terrenos e imóveis nas grandes metrópoles tornou esses locais menos atrativos para as indústrias.
II. A evolução das tecnologias e da infraestrutura de transporte e comunicação aumentou os custos de transferência das indústrias.
III. A pressão exercida pela força dos sindicatos que reivindicam melhorias tanto dos salários quanto das condições de trabalho contribuiu para o deslocamento das indústrias.
IV. O elevado custo da produção nos centros urbanos exigiu um novo arranjo espacial das indústrias, o que foi facilitado pelos avanços científicos.
Está correto o que se afirma apenas em
A) II, III e IV.
B) I, II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
GABARITO:
1- C
2- C
3- E
4- E
5- E
6- C
7- A
8- C
9- C
10- C
11- D
12- A
13- E
14- C
15- D