domingo, 30 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE FOCOS DE TENSÃO: ORIENTE MÉDIO I

1- (UFV-MG) A escassez de água no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais e de conflitos. A água tem se transformado em arma de guerra. De acordo com o poder dos diferentes grupos, ela se torna propriedade cada vez mais privada e menos comum, gerando graves conflitos distributivos. Com base em conhecimentos sobre recursos hídricos e sua distribuição na Terra, assinale a alternativa em que a bacia hidrográfica indicada apresenta conflito: 

A) Bacia do Rio Nilo, envolvendo o Egito, o Sudão e a Etiópia. 
B) Bacia Platina, envolvendo o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. 
C) Bacia do Rio Jordão, envolvendo o Líbano, a Síria, Israel e a Jordânia. 
D) Bacia do Rio Reno, envolvendo a Alemanha, a França e os Países Baixos.

2- (FAMECA-SP–2015) O mapa a seguir representa a evolução do território israelense ao longo de duas décadas: estão comparadas as fronteiras determinadas pela ONU em 1947; as fronteiras fixadas de fato em 1949, ao final da “Guerra de Independência de Israel”; e os territórios que foram anexados pelo Estado de Israel como decorrência da “Guerra dos Seis Dias”, ocorrida em 1967:


A interpretação das informações representadas no mapa evidencia que, entre 1949 e 1967, a parcela do território da Palestina que não foi ocupada por cidadãos israelenses 

A) teve sua extensão reduzida, graças a seguidas guerras. 
B) era maior após vinte anos, porque aumentou sua população. 
C) sofreu considerável aumento, devido às ocupações militares. 
D) variou ao longo do tempo, mas preservou os planos da onu. 
E) diminuiu continuamente, apesar de sanções norte- -americanas contra israel.

3- (UFG-GO) Analise o mapa a segui


As tensões no Oriente Médio se dão em larga medida devido às disputas pelo controle de uma pequena área de extrema importância estratégica, a qual é rota de passagem entre o Golfo de Omã e o Oceano Índico e abrange águas territoriais do Irã, de Omã e dos Emirados Árabes Unidos. Essa área, circulada no mapa, é o 

A) Estreito de Tiran, principal ligação de Israel com o Mar Vermelho. 
B) Estreito de Gibraltar, cujo fluxo de embarcações é elevado. 
C) Estreito de Ormuz, por onde passa boa parte da produção de petróleo do mundo. 
D) Estreito de Bering, importante ponto de ligação entre a Ásia e a América. 
E) Estreito de Bósforo, que facilita o comércio entre a Ásia e a África.

4- (UEL-PR) Os conflitos entre árabes, judeus e palestinos têm origem milenar, como milenar é a questão da soberania sobre os escassos recursos hídricos no Oriente Médio. Com base nos conhecimentos sobre o tema “tensões, conflitos, guerras”, é correto afirmar que, na atualidade, há 

A) conflitos entre os judeus e curdos pelo controle das águas na escassa região do Sahel, dominada por vegetação de savana, que recebe uma precipitação entre 150 e 500 mm por ano. 
B) conflitos entre as nações palestina e israelense, pelo controle do aquífero localizado no Rift Valley, com altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos como o Tanganica, o Vitória e o Niassa.
C) conflitos entre israelenses e palestinos pelo domínio das águas da bacia do Rio Jordão e conflitos entre turcos, sírios e iraquianos pelo controle das bacias hidrográficas dos rios Tigre e Eufrates. 
D) conflitos entre israelenses, sírios e libaneses pelo domínio dos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Níger e Congo. 
E) conflitos entre turcos, árabes e palestinos pelo controle das águas dos sistemas lacustres do Tanganica e do Baikal.

5- (FGV-SP) Considere o mapa apresentado a seguir:


A partir das informações apresentadas e de seus conhecimentos sobre os conflitos entre palestinos e israelenses, pode-se afirmar que 

A) a proposta de criação de um Estado palestino independente na Cisjordânia deverá implicar uma redistribuição territorial entre o espaço ocupado pelas colônias israelenses e os campos de refugiados palestinos. 
B) não se justifica a criação de um Estado palestino na Cisjordânia, pois a sua integridade territorial seria constantemente questionada em função da existência de colônias israelenses que gozam de autonomia política. 
C) a permanência dos campos de refugiados palestinos na Cisjordânia é um reflexo da pouca solidariedade dos países vizinhos que, embora reconhecendo a soberania israelense sobre a região, não ofereceram abrigo aos palestinos. 
D) é viável a criação de um Estado palestino independente, formado por vários núcleos representados pelos atuais campos de refugiados, com autonomia política e administrativa, sem interferir na existência das colônias israelenses. E) a reivindicação palestina pelo reconhecimento da cidade de Jerusalém como capital de um Estado independente, englobando a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, sustenta-se na tradição de autonomia política e territorial dessa cidade.

6- (UEL-PR) Analise a imagem a seguir:


Depois de 38 anos, em agosto de 2005, chegou ao fim a ocupação israelense na Faixa de Gaza. Com base no mapa e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. A retirada da população judia dos assentamentos da Faixa de Gaza está relacionada ao Plano de Paz, elaborado com o objetivo de mitigar os ataques terroristas a Israel. 
II. Apesar da forte oposição de grupos radicais religiosos à retirada da população israelense da Faixa de Gaza, a maioria da população daquele país foi a favor do ato. 
III. Compõe um dos focos das estratégias do Plano de Paz a retirada da população judia da cidade de Jerusalém. 
IV. Ao longo do tempo, a permanência da minoria judaica na Faixa de Gaza tornou-se problemática em decorrência da presença de mais de um milhão de palestinos na região. 

Estão corretas apenas as afirmativas 

A) I e II. 
B) II e III. 
C) III e IV 
D) I, II e IV. 
E) I, III e IV

7- (UFES) As nascentes do Rio Jordão se localizam no encontro de fronteiras entre Israel, Síria e Líbano. O Jordão flui em direção ao sul, passando pelo Lago Tiberíades e desaguando no Mar Morto.


Em relação aos recursos hídricos dessa região, é incorreto afirmar que 

A) o projeto hídrico de Israel e a oposição da Síria a esse projeto foi um dos motivos da Guerra dos Seis Dias. 
B) as nascentes do Jordão situam-se nas Colinas de Golã, que foram ocupadas por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, perdurando essa ocupação até hoje. 
C) uma parcela maior dos recursos hídricos do Rio Jordão era reivindicada pelo Estado palestino e pela Jordânia. 
D) o aquífero pouco volumoso da planície costeira ocidental do território israelense contrasta com o volumoso lençol subterrâneo do platô central, situado no território da Cisjordânia. 
E) as águas do Rio Jordão, no trecho em que ele corta o norte da Península do Sinai, foram objeto de disputa entre Israel e Egito, a qual teve fim com o acordo de Camp David.

8- (UPE) Sobre o contexto geopolítico, apresentado na figura a seguir, é correto afirmar que


A) os Estados Unidos da América pretendem reforçar o regime absolutista da Turquia, país que está situado no limite entre a Europa e a Ásia e vem enfrentando uma série de críticas do Mercosul sobre a falta de respeito às liberdades públicas. 
B) Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia e Turquia são países aliados militares dos Estados Unidos e promovem, em conjunto, uma geopolítica de enfrentamento ao território Curdo que briga pelo uso das águas dos rios Tigre e Eufrates. 
C) os países, literalmente referidos na figura, localizam-se no Oriente Médio e possuem grande importância econômica e geoestratégica. Essa região é de grande interesse de potências mundiais, além de apresentar, de forma geral, conflitos religiosos, sociais e territoriais. 
D) Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia e Turquia concentram parte das reservas mundiais de petróleo e também de gás natural, razões pelas quais esses países de tradição islamita se unem politicamente contra os Estados Unidos. 
E) a Jordânia é o único país do Oriente Médio onde a água é foco de disputas e, até, de conflitos militares. Com o crescimento econômico e a expansão da agricultura, esse país vem recebendo apoio incondicional dos Estados Unidos

9- (UERN) Os israelenses reagiram com frieza nesta sexta-feira (23 set. 2011) ao discurso do presidente palestino, Mahmoud Abbas, na Assembleia Geral da ONU [...]


Os palestinos tentam, por todas as vias diplomáticas, conseguir que

A) Israel libere os portos da Faixa de Gaza para a exportação de petróleo. 
B) a ONU liberte políticos presos injustamente por Israel. 
C) os Estados Unidos pressionem Israel para desocupar os seus territórios. 
D) a ONU reconheça o Estado palestino, como de direito.

10- (Unicamp-SP) Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que: 

A) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe. 
B) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio. 
C) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes. 
D) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

11- (UFPel-RS) Observe a figura a seguir:


Com relação ao problema dos refugiados palestinos, leia as afirmativas a seguir. 

I. Muitos dos refugiados palestinos são fugitivos do conflito no Oriente Médio, que já haviam sido recebidos no Iraque nos anos 1980, durante o governo de Sadam Hussein. 
II. Como resultado da divisão da Palestina pela ONU e da criação de Israel, em 1948, milhares de palestinos foram retirados de suas casas e propriedades e se tornaram refugiados principalmente em Gaza, Cisjordânia e países árabes. 
III. Com a queda do regime de Sadam Hussein, após o ataque americano em 2003, os palestinos que viviam no Iraque passaram a ser alvo das milícias xiitas, que os consideravam próximos do governo deposto. 
IV. O Estado palestino, criado pelo Acordo de Oslo, em 1993, tem sua implantação fiscalizada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), com a ajuda financeira dos Estados Unidos da América, da União Europeia e dos principais grupos palestinos: o Fatah e o Hamas. 

Estão corretas apenas 

A) I e II. 
B) II e IV. 
C) I, III e IV. 
D) I, II e III. 
E) III e IV.

12- (Mackenzie-SP) Com certeza não existe outro ícone maior da dificuldade de convivência humana do que a cidade de Jerusalém. Fundada há 3 000 anos, era um projeto. Seu nome o revelava: “cidade da plenitude” ou “cidade da paz”. E o projeto deu certo. Não exatamente por ter trazido a paz em sua história, muito pelo contrário, mas por ter sintetizado a dificuldade humana em obtê-la. Jerusalém se transformou em símbolo de triunfo, e se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo. 

FOLHA DE S. PAULO, 07 ago. 2000.

Sobre o assunto, é incorreto afirmar que 

A) o “triunfo” referido no texto diz respeito às vitórias militares que resultaram na supremacia de Israel, que inviabilizou a instalação de um Estado palestino na região. 
B) a “dificuldade de convivência humana” refere-se aos constantes conflitos entre as populações de origem árabe e judaica que habitam a região. 
C) a afirmação “o projeto deu certo” refere-se à convivência pacífica e harmônica em Jerusalém entre os praticantes das três grandes religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. 
D) “Se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo” significa que a hegemonia israelense na região gerou frustrações na população de origem árabe, provocando atos terroristas. 
E) o texto todo reflete a preocupação provocada pelas dificuldades de se encontrar uma solução pacífica para o problema palestino.

13- (UCB-DF–2016) Com a Guerra Fria (1945-1991), o conflito árabe-israelense tomou novo impulso. A União Soviética defendeu a causa palestina, enquanto os Estados Unidos e Israel mantiveram sua aliança. Os países árabes se uniram contra Israel, dando origem à Liga Árabe. 

VAINFAS, Ronaldo. et al. História – o mundo por um fio: do século XX ao XXI. v. 3. São Paulo: Saraiva, 2010 (Adaptação). 

Em relação ao conflito árabe-israelense, assinale a alternativa correta. 

A) A Organização para Libertação da Palestina (OLP) foi criada pelo Estado de Israel, com o apoio dos Estados Unidos, e tinha como principal objetivo expulsar os árabes dos territórios palestinos. 
B) Desde o início da criação do Estado de Israel, o Egito foi o primeiro país da região a reconhecer e aceitar plenamente o processo de ocupação dos territórios determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
C) Em 1973, no dia do Yom Kippur (dia do perdão no calendário judaico), Síria e Egito atacaram Israel e reconquistaram os territórios perdidos nos confrontos de 1967. Israel perdeu quase 50% do território estabelecido pela resolução da ONU de 1947. 
D) Como forma de retaliação às potências ocidentais que apoiavam os judeus no dia do Yom Kippur, os países árabes, pertencentes à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), baixaram o preço do barril do petróleo para, assim, desestabilizar a economia desses países. 
E) O governo de Israel construiu casas em assentamentos na Cisjordânia, incentivando seus cidadãos a morarem em terras palestinas.

14- (FADI–2016) No último sábado (3 de outubro), o estudante palestino Muhannad Halabi, 19, anunciou em uma rede social: “A terceira intifada está aqui!”. Horas após a alusão a uma nova revolta popular em larga escala contra Israel, ele mataria a facadas e tiros dois israelenses e seria morto por policiais. A quantidade de ataques a israelenses por palestinos tem crescido em Jerusalém e na Cisjordânia nas últimas três semanas. Há também mais protestos, muitos com pedras e coquetéis molotov. 

FOLHA, 10 out. 2015. Disponível em: <http://goo.gl/95leZA> (Adaptação). 

O detonador mais recente da tensão entre palestinos e israelenses foi 

A) o embate entre palestinos da Faixa de Gaza e os novos colonos israelenses da região, devido à política de expansão da ocupação de territórios palestinos por Israel. 
B) a nova tentativa de Israel de estrangular as fronteiras da Faixa de Gaza, alegando necessidade de se proteger do terrorismo, mas provocando caos socioeconômico na região. 
C) a acusação do primeiro-ministro israelense de que o extermínio de judeus na Segunda Guerra teria ocorrido por sugestão de um líder palestino ao chefe nazista Adolf Hitler. 
D) o confronto entre jovens palestinos e policiais israelenses em relação ao uso e à ocupação da Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, onde só muçulmanos poderiam rezar. 
E) a aprovação, na Assembleia Geral da ONU, do reconhecimento da Palestina como Estado-observador, o que deu mais amplitude aos movimentos de defesa de Israel.

15- UEG-GO) A complexa geografia política e a grande diversidade cultural do Oriente Médio, palco de conflitos diversos, suscitam um olhar mais atento para os problemas da região. Sobre esse assunto, é correto afirmar: 

A) trata-se de uma área de confluência de três grandes religiões (Islamismo, Judaísmo e Cristianismo), sendo marcada pela disputa do petróleo; além de ser ponto estratégico que liga três continentes, é a região onde vivem os curdos, a maior etnia sem território. 
B) os acordos assinados pelos líderes palestinos e israelenses contaram com o apoio de grupos ativistas, como o Hezbollah, o Hamas e o Jihad. 
C) as disputas entre Israel e Palestina favoreceram a aproximação do Egito, da Jordânia e da Síria, levando a paz à região, e desarticulando, assim, o poderio econômico e ideológico das potências ocidentais sobre a região. 
D) a cidade de Jerusalém, localizada na Cisjordânia, é o ponto de concórdia entre palestinos e israelenses porque abriga as principais mesquitas e o Muro das Lamentações.

16- (UDESC) Analise as proposições sobre Israel e Palestina. 

I. O conflito entre Israel e Palestina começou no século XX, quando os judeus começaram a comprar terras na Palestina. Na década de 30, milhares de judeus já viviam nesta região. 
II. O primeiro confronto armado entre Israel e Palestina aconteceu em 1967, o que se convencionou chamar de Guerra dos Sete Dias. 
III. A mais importante tentativa de paz entre Israel e Palestina, durante o século XX, aconteceu em 1993. O acordo foi assinado entre Yasser Arafat, líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), e o primeiro ministro de Israel, Yitzhak Rabin. 
IV. Em 2000, nova tentativa de paz foi negociada pelos EUA, sem sucesso, dando início à segunda intifada, o levante armado palestino. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

17- (Enem–2018) A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”. 

DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n.2, jul-dez. 2014. 

A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao (à) 

A) abdicação da interferência militar em conflito local. 
B) busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional. 
C) admissão da participação proativa em blocos regionais. 
D) rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais. 
E) compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.

18- (Enem–2016)


A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre 

A) conflito trabalhista e engajamento sindical. 
B) organização familiar e proteção à infância. 
C) centralização econômica e pregação religiosa. 
D) estrutura educacional e desigualdade de renda. 
E) transformação política e modificação de costumes.

19- (Enem) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglofranceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro. A partir do texto anterior, assinale a opção correta. 

A) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio. 
B) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória. 
C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel. 
D) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense. 
E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.



GABARITO:
1- C
2- A
3- C
4- C
5- A
6- D
7- E
8- C
9- D
10- C
11- D
12- C
13- E
14- D
15- A
16- B
17- B
18- E
19-B

sábado, 29 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE PRINCIPAIS REGIÕES INDUSTRIAIS DO BRASIL E DO MUNDO

1- (UNITAU-SP–2016) As cidades de Colônia, Dortmund e Essen, localizadas na confluência dos rios Reno e Ruhr, na Alemanha, estão entre as mais industrializadas do mundo. Os setores industriais de destaques nessa região são 

A) siderúrgico, mecânico e químico. 
B) têxtil, mecânico e nuclear. 
C) de calçados, têxtil e químico. 
D) têxtil, mecânico e siderúrgico. 
E) de calçados, construção civil e metalúrgico.

2- (UNIFESP) A costa oeste dos Estados Unidos da América apresenta 

A) polos tecnológicos na região conhecida como Vale do Silício, que combina universidades e empresas. 
B) grande presença de mão de obra migrante, devido à proximidade com a fronteira mexicana. 
C) maior possibilidade de furacões que a costa leste, devido à presença de falhas geológicas. 
D) menor densidade populacional na porção sul que na norte, em função das temperaturas mais baixas. 
E) produção de laranja orgânica em larga escala, competindo com a produção brasileira.

3- (UERN) A partir da década de 1960, um pequeno grupo de países asiáticos começou a chamar atenção pelo dinamismo de suas economias. Estes países passaram a ser chamados de “tigres asiáticos”. Sobre o processo de industrialização destes países asiáticos, marque a alternativa correta. 

A) Aplicação do uso das formas de energia renováveis superando o uso das energias tradicionais. 
B) Emprego de mão de obra qualificada e bem remunerada, com atuação constante nas negociações salariais dos sindicatos. 
C) Produção voltada para o mercado externo com parceria dos empresários com o Estado e os conglomerados multinacionais. 
D) Planificação da economia, com intervenção do Estado, investimento nos setores sociais como educação, moradia e saúde.

4- (UDESC) Em relação à localização das indústrias italianas, é correto afirmar: 

A) Existe uma concentração no Norte do país decorrente do renascimento comercial e urbano, que facilitou a concentração de capitais e o aumento da população urbana. 
B) Desenvolveu-se, sobretudo nos arredores de Roma, em função do enorme crescimento da cidade e do porto de Roma. 
C) Concentrou-se na região de Nápoles, que agrupa também boa parte do turismo e da produção de gás natural, usado pelas indústrias. 
D) A indústria italiana se localiza nas regiões da Sicília e da Sardenha, em função da facilidade de comércio, mão de obra e matérias primas. 
E) O Sul da Itália é mais industrializado, contrastando com o Norte, mais agrícola e menos densamente povoado.

5- (Unifor-CE) A China explica que o seu sistema econômico adapta mecanismos de mercado ao socialismo, por meio da forte presença do Estado, que fomenta a economia e o desenvolvimento social. Um capitalismo controlado pelo Partido Comunista. Com respeito ao sistema político e econômico adotado pela China, é incorreta a afirmação: 

A) A economia de mercado, implementada na China, permitiu a propriedade particular para o desenvolvimento das atividades econômicas, nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e nas Zonas de Comércio Aberto (ZCA). 
B) As Zonas de Comércio Aberto (ZCA) são regiões que, além do livre mercado, estão abertas ao comércio exterior e à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições de associarem-se ao governo ou a empresários chineses por meio de joint ventures. 
C) A China atrai investimentos do mundo inteiro em razão do baixo custo de produção. Entre os principais fatores para o custo de produção reduzido estão a mão de obra barata, uma boa infraestrutura e a moeda desvalorizada. 
D) O Estado foi o principal instrumento da modernização acelerada, que transforma diariamente a paisagem da China. O ritmo da economia chinesa exige construções permanentes ou reaparelhamentos de portos, rodovias, estradas de ferro, aeroportos e usinas de energia. 
E) As conquistas econômicas chinesas foram acompanhadas por importantes reformas democráticas, que garantiram uma maior participação política e respeito pleno aos Direitos Humanos.

6- (UFG-GO) A atual organização espacial do território brasileiro contém disparidades regionais de diferentes ordens. O governo brasileiro implementou, nas últimas décadas, várias estratégias e políticas públicas, objetivando superá-las. Mesmo assim, algumas dessas disparidades persistiram e intensificaram-se. No que se refere à atividade industrial, verifica-se que 

A) o processo de desconcentração espacial do setor metalúrgico foi eficaz e conseguiu reduzir a concentração na região Norte com a implantação da Zona Franca de Manaus. 
B) a formação das regiões metropolitanas na região Centro-Oeste está associada ao desenvolvimento industrial promovido pelo projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. 
C) a descentralização industrial ocorre com maior frequência para o interior dos estados do Sudeste e Sul, desencadeando a chamada guerra fiscal. 
D) na região Norte essa atividade está ligada à implantação de numerosos polos agroindustriais durante os governos militares, visando promover a integração nacional. 
E) as estratégias desenvolvidas na região Nordeste estão focadas no setor farmacêutico e de cosméticos, baseadas no modelo de substituição de importações.

7- (UNIUBE-MG) Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas – os belts -, a atividade industrial norte- -americana também é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global. Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun Belt, ou apenas Sul. 

Nesse contexto, analise as proposições a seguir: 

I. Apesar de terem sido uma colônia inglesa, os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século XVIII. 
II. Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível polo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial), no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). 
III. O grande impulso de desenvolvimento do Sun Belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Guerra Civil dos EUA, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. 
IV. A área industrial do Sun Belt, mais moderna, surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. 
V. Dentre os fatores que favoreceram o desenvolvimento de indústrias ligadas à tecnologia na região do Sun Belt, destaca-se a existência de várias universidades e institutos de pesquisa que fornecem mão de obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). 

Estão corretas as afirmativas contidas em 

A) I, II e III, apenas 
B) II, IV e V, apenas 
C) I, III, IV, apenas 
D) I, II, IV e V, apenas 
E) I, II, III, IV e V

8- (FUVEST-SP–2017) O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil. 

Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo – 1880-1990. Campinas: Unicamp, 1996. 

Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que 

A) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital. 
B) a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo. 
C) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais. 
D) ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto. 
E) se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.

9- (PUC-Campinas-SP–2016) A partir das últimas décadas do século XX, a indústria brasileira 

A) teve mais da metade de sua produção voltada para as exportações, como é o caso da indústria têxtil e de confecções. 
B) sofreu forte concentração e o sudeste, em 2014, apresentava cerca de 30% do total de indústrias do país. 
C) apresentou várias crises e tem reduzido , sistematicamente, sua participação no PIB (Produto Interno Bruto). 
D) tornou-se muito competitiva, igualando-se ao parque industrial de países europeus como a Itália. 
E) expandiu o mercado de trabalho e atualmente emprega quase a metade da mão de obra economicamente ativa do Brasil.

10- (UNIUBE-MG) Os países da Europa Ocidental apresentam diferenças internas acentuadas, a maioria delas resultante da Revolução Industrial. Os países que se industrializaram primeiro, como o Reino Unido, França, Alemanha e Itália, constituem os Estados Nações europeus altamente industrializados. Ainda incluímos a Bélgica, os Países Baixos, o Luxemburgo, a Suécia, a Áustria e a Suíça. Há um segundo grupo de países bastante industrializados, porém ainda longe de alcançar um alto nível de industrialização. É o caso da Islândia, da Noruega, da Finlândia, da Espanha, da Irlanda e da Dinamarca. No entanto, o padrão de vida é igualmente elevado. Podemos reconhecer, ainda, um terceiro grupo, formado por países em que o Setor Primário ainda exerce um papel muito importante na economia, como é o caso de Portugal e Grécia. Observe o mapa


Sobre as diferenças internas e as atividades econômicas dos países da Europa Ocidental, assinale a alternativa correta. 

A) Na Alemanha, as indústrias de bens de consumo continuam sendo de fundamental importância, tanto que as poderosas empresas metalúrgicas instaladas em uma de suas maiores regiões industriais no vale do Reno e do Ruhr constituem algumas de suas multinacionais mais notáveis. 
B) A França tem implementado, desde a década de 1960, uma política de descentralização econômica de seu território, que está conseguindo diminuir a concentração excessiva do poder econômico exercido por Paris. Desta forma, o governo tem procurado diminuir as diferenças econômicas regionais no território francês. 
C) A partir da década de 1950, graças a uma política de grandes investimentos incentivados pelo Estado, a Itália conseguiu realizar mudanças profundas no norte do país, principalmente no Setor Terciário, modernização acompanhada da construção de inúmeros shoppings centers. 
D) Portugal tem como base de sua economia o Setor Primário, porém o país está promovendo avanços tecnológicos na indústria metalúrgica, que será capaz de abastecer a Europa Ocidental de equipamentos, evitando-se, dessa forma, a importação, principalmente da Rússia. 
E) A Suécia é um país montanhoso, destacando-se nos setores têxteis, lapidação de diamantes e química pesada. O que favorece o bom desenvolvimento dessas atividades econômicas é o grande contingente de imigrantes africanos que chegam ao país todos os anos.

11- (Enem) Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. 

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (Adaptação). 

No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da Globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido 

A) o crescimento da carga tributária. 
B) o aumento da mobilidade ocupacional. 
C) a redução da competitividade entre as empresas. 
D) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. 
E) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.

12- (Enem) A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas.


As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor 

A) agropecuário para o industrial, em virtude da queda acentuada na produção agrícola. 
B) industrial para o agropecuário, como consequência do aumento do subemprego nos centros urbanos. 
C) comercial e de serviços para o industrial, como consequência do desemprego estrutural. D) agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico. 
E) comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.

13- Em muitas nações, as transformações econômicas e sociais das últimas décadas levaram ao desmantelamento de poderosos centros industriais, o que possibilitou o surgimento de novos arranjos de produção, além do fortalecimento de outros espaços industriais já existentes. No ambiente industrial norte-americano, marcado por grande diversificação de setores, entre os quais se destacam o siderúrgico, químico, automobilístico, aeronáutico e de eletrodomésticos, essa nova organização pode ser mais bem identificada 

A) na região denominada Manufacturing Belt, ou Cinturão da Manufatura, localizada no Nordeste dos EUA ou na região dos Grandes Lagos, que corresponde à nova área de concentração industrial em território norte- -americano. 
B) na região denominada Sun Belt, ou Cinturão do Sol, uma das áreas de industrialização mais antigas dos EUA, que teve sua supremacia afetada após a Segunda Guerra Mundial, vivenciando grande declínio de sua economia. 
C) na região denominada Vale do Silício, localizada na costa leste do território norte-americano, conhecida pela produção de computadores e softwares, que tem apresentado, nos últimos anos, um menor crescimento que as áreas industriais tradicionais. 
D) na indústria siderúrgica e metalúrgica, que foram as responsáveis pelo crescimento expressivo da região denominada Sun Belt. As indústrias que compõem esse grupo caracterizam-se por não serem dependentes de mão de obra especializada. 
E) no Sun Belt, ou Cinturão do Sol, que abrange as regiões de industrialização mais novas e emergentes dos EUA, localizadas no sul e no oeste do país. O dinamismo econômico vivenciado por essa área industrial contrasta com a decadência das áreas mais antigas.

14- Depois de cinco séculos adormecida, a China renasce como uma potência que coloca em jogo a dominância cultural e econômica do Ocidente. O país apresenta um crescimento econômico que o coloca em patamares atuais de destaque mundial, conforme apresentado no gráfico a seguir


Dentre as alternativas, a que melhor explica essa evolução apresentada no gráfico é: 

A) A ascensão de Deng Xiaoping ao poder deu início à abertura econômica chinesa e à expansão do PIB a partir da década de 1970. 
B) A queda do ritmo de crescimento econômico do país, verificado em 1989, se relaciona à repressão política do governo às manifestações estudantis ocorridas na Praça da Paz Celestial. 
C) Na segunda metade dos anos 1990, ocorreu uma queda no PIB chinês, devido à adoção pelos EUA de uma política alfandegária com relação aos produtos chineses. 
D) Ao fim da primeira década do século XXI, o mundo apresentou uma redução do PIB equivalente à ocorrida na China. 
E) A partir da década de 1970, o crescimento do PIB chinês ocorreu de forma estável, ao contrário do PIB mundial, que apresentou queda constante.



GABARITO:
1- A
2- A
3- C
4- A
5- E
6- C
7- D
8- A
9- C
10- B
11- B
12- D
13- E
14- A

sexta-feira, 28 de abril de 2023

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE EVOLUÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MODELOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO

1- (UEPB) Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford “T” – o carro de “todo o mundo” –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira padronizada. 

A Nissan inventa o automóvel a la carte. “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991.” “[...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato.” “[...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda’’. 

BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28-31. 

Os dois fragmentos anteriores exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam, respectivamente, 

A) da produção flexível e do pós-fordismo. 
B) do fordismo e do taylorismo. 
C) do socialismo e do capitalismo. 
D) do fordismo e do método Just in Time. 
E) da indústria planificada e do toyotismo.

2- (FGV-SP–2017) A organização da produção industrial inaugurada na segunda metade do século XX procurou superar os gargalos do modelo fordista em momentos de crise. Nesse novo paradigma, as indústrias implantaram a economia de escopo, caracterizada pela 

A) produção descentralizada em plantas fabris reduzidas e flexíveis. 
B) organização fabril intensiva em mão de obra e atividades manuais. 
C) produção centralizada em grandes fábricas com estruturação rígida. 
D) organização de grandes estoques em áreas com maior mercado consumidor. 
E) produção racionalizada em linhas de montagem repetitivas e insalubres.

3- (UFSCar-SP) A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as. 

I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço. 
II. Apesar de a ciência, a técnica e a produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo. 
III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo. 
IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres na Divisão Internacional do Trabalho. 

Estão corretas as afirmações 

A) I, II, III e IV. 
B) I, II e III, apenas. 
C) II, III e IV, apenas. 
D) I e III, apenas. 
E) II e IV, apenas.

4- (UERN)


A ilustração apresentada mostra algumas mudanças tecnológicas que trouxeram repercussões econômicas e sociais importantes para o espaço geográfico e para o modo de vida em sociedade. A forma e a organização industrial atual estão relacionadas a um país e um modelo. Assinale a associação correta. 

A) Fordismo – EUA. 
B) Toyotismo – China. 
C) Taylorismo – EUA. 
D) Just-in-time – Japão.

5- (Unemat-MT) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 

Coluna I 

Fases do Capitalismo 

I. Comercial 
II. Industrial 
III. Financeiro 

Coluna II 

Características 

( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais. 
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV. 
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. 

Assinale a alternativa correta. 

A) III, II e I. 
B) I, II e III. 
C) III, I e II. 
D) II, I e III. 
E) I, III e II.

6- (UERJ) 

3ª do plural 
Engenheiros do Hawaii 

Corrida pra vender cigarro 
Cigarro pra vender remédio 
Remédio pra curar a tosse 
Tossir, cuspir, jogar pra fora 
Corrida pra vender os carros 
Pneu, cerveja e gasolina 
Cabeça pra usar boné 
E professar a fé de quem patrocina 
Eles querem te vender, eles querem te comprar 
Querem te matar a sede, eles querem te sedar 
[...] 
Corrida contra o relógio 
Silicone contra a gravidade 
Dedo no gatilho, velocidade 
Quem mente antes diz a verdade 
Satisfação garantida 
Obsolescência programada 
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada 
[...] 

Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. 

A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista: 

A) Aceleração do ciclo de renovação dos produtos. 
B) Imposição do tempo de realização das tarefas fabris. 
C) Restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias. 
D) Padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia.

7- (Fatec-SP) Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6.800 vezes pelo mesmo trabalhador. 

Disponível em: <blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/>. Acesso em: 12 ago. 2013 (Adaptação).

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como 

A) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários. 
B) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo. 
C) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas. 
D) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção. 
E) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

8- (UERJ) Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento. 

O esquema a seguir apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.


No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente, 

A) dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração. 
B) eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação. 
C) diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais. 
D) redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental.

9- (UNISC-RS–2015) O processo de industrialização pode ser considerado um dos principais propulsores da modernização das sociedades. Sobre isso, é importante ressaltar que as dinâmicas industriais passaram por diferentes etapas até se configurarem da maneira como as conhecemos atualmente. Leia as afirmativas que se seguem acerca dessas etapas. 

I. Primeira Revolução Industrial: foi a primeira etapa do processo de industrialização, ocorrida entre meados do século XVIII e final do século XIX. O Reino Unido era considerado a grande potência industrial e as técnicas industriais, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo concorrencial ou liberal. 
II. Segunda Revolução Industrial: teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Aos poucos, o Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer. Neste contexto, emergiu o Fordismo. 
III. Terceira Revolução Industrial: também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais. Destacam-se, nesta fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa II está correta. 
B) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
C) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
D) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
E) Todas as afirmativas estão corretas.

10- (CEFET-MG) O mercado corresponde à demanda por um grupo de produtos próximos entre si. Para uma empresa diversificada, no entanto, a ideia de mercado envolve também outros espaços concorrenciais em que pode atuar, definidos como área de comercialização. A indústria, por seu turno, é definida pelo grupo de empresas voltadas para a produção de mercadorias que são substitutas próximas entre si e, desta forma, fornecidas a um mesmo mercado. 

KUPFER, D. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002 (Adaptação). 

Nesse contexto, uma das formas para atingir cada vez mais os mercados no espaço geográfico é a formação de 

A) cartéis, compostos por companhias que controlamos conglomerados, para administrarem a estrutura de capital. 
B) holdings, constituídos por empresas independentes, de mesmo ramo de atividade, para estabelecerem preços e divisão de mercado. 
C) trustes, configurados pela fusão de companhias numa grande corporação econômica, para ampliarem o controle da cadeia produtiva. 
D) oligopólios, correspondentes a uma empresa única que impõe determinado preço às mercadorias e serviços por falta de competitividade. 
E) monopólios, formados por um grupo de firmas que dominam o mercado de um produto, a partir de acordos para aumentar a margem de lucro.

11- (UDESC-SC) Segundo o historiador Eric Hobsbawm, a Revolução Industrial “sob qualquer aspecto [este] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha”. 

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 45. 

Com relação ao excerto anterior, assinale a alternativa incorreta. 

A) Não ocorreram movimentos de resistência dos trabalhadores às novas formas de trabalho estabelecidas pela Revolução Industrial. 
B) A Revolução Industrial propiciou o surgimento de novas formas de organização da produção de bens, sendo que o sistema de fábricas tornou-se o preponderante, difundindo-se para outros países e continentes, no decorrer dos séculos XIX e XX. 
C) Possibilitou o estabelecimento de uma nova forma de controle do tempo, que passou a ser marcado pelo relógio e não mais pela natureza. 
D) O sistema de fábricas, no qual os trabalhadores estão concentrados em um mesmo espaço, possibilitou que o dono da fábrica controlasse também a mão de obra, além da matéria-prima. 
E) Entre as principais inovações tecnológicas advindas da Revolução Industrial, pode-se citar a substituição das máquinas movidas à tração animal ou à força da água pelas máquinas a vapor

12- (Fatec-SP–2015) A escolha de um local para a instalação de uma planta industrial não é aleatória. Essa escolha, geralmente, recai sobre um lugar que ofereça mais rentabilidade para o empreendimento. Cada empresa avalia os elementos mais importantes para tomar a decisão. Esses elementos são chamados de fatores locacionais e variam dependendo do tipo de indústria. As empresas que produzem tecnologia vestígel procuram se instalar nos chamados tecnopolos como o Vale do Silício nos Estados Unidos que, além de outras vantagens, oferecem 

A) mão de obra barata e contiguidade às redes bancárias, comerciais e hospitalares. 
B) proximidade de universidades e centros de pesquisas e de tecnologia. 
C) amplo mercado consumidor e grande quantidade de matéria-prima. 
D) energia abundante e barata e informalidade da mão de obra. 
E) incentivos fiscais e legislação ambiental deficiente.

13- (Enem–2017) A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. 

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a 

A) sedes de empresas petroquímicas. 
B) zonas de importação de derivados. 
C) polos de desenvolvimento tecnológico. 
D) áreas de aglomerações de mão de obra. 
E) espaços com infraestrutura de circulação.

14- (Enem–2016) A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho. 

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003. 

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a) 

A) crise bancária e o fortalecimento do capital industrial. 
B) inovação toyotista e a regularização do trabalho formal. 
C) impacto da tecnologia e as modificações na estrutura produtiva. 
D) emergência da globalização e a expansão do setor secundário. 
E) diminuição do tempo de trabalho e a necessidade de diploma superior.

15- (Enem–2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. 

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (Adaptação). 

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de 

A) linhas de montagem e formação de estoques. 
B) empresas burocráticas e mão de obra barata. 
C) controle estatal e infraestrutura consolidada. 
D) organização em rede e tecnologia de informação. 
E) gestão centralizada e protecionismo econômico.

16- (Enem) A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que se 

A) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada. 
B) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série. 
C) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas. 
D) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado. 
E) faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

17- (Enem)


Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na(o) 

A) autonomia do produtor direto. 
B) adoção da divisão sexual do trabalho. 
C) exploração do trabalho repetitivo. 
D) utilização de empregados qualificados. 
E) incentivo à criatividade dos funcionários.

18- (Enem) Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi a característica predominante da era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares do mesmo edifício. 

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (Adaptação). 

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado 

A) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão. 
B) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico. 
C) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos. 
D) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores. 
E) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.



GABARITO:
1- D
2- A
3- D
4- D
5- C
6- A
7- E
8- D
9- E
10- C
11- A
12- B
13- E
14- C
15- D
16- B
17- C
18- C