quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

SLIDE SOBRE CONSCIENCIA NEGRA, RACISMO E PRECONCEITO

Este slide sobre racismo e preconceito é uma ótima alternativa para trabalhar em sala de aula não apenas na semana da consciência negra mas em todo momento que precisar ser abordado temas relevantes sobre desigualdade racial. Aqui iremos explanar o racismo e os tipos de preconceitos embutidos na sociedade atual, as datas importantes que marcaram a luta de combate ao racismo, alguns movimentos como o "vidas negras importam" e "apartheid", alguns dados socioeconômicos brasileiros que comprovam o racismo estrutural, a Declaração dos Direitos Humanos da ONU, além de uma cartilha que menciona algumas palavras e expressões que devemos banir de nosso vocabulário. 



CLIQUE PARA BAIXAR O SLIDE

domingo, 18 de setembro de 2022

MATRIZ SPAECE

A Matriz Curricular de Ensino e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC são amplos e espelham as diretrizes de ensino cujo desenvolvimento deve ser obrigatório para todos os alunos.

Essa é a diferença básica entre uma Matriz de Referência para Avaliação, que é utilizada como fonte para os testes de avaliação em larga escala, e a Matriz Curricular de Ensino, que é muito mais ampla e retrata as diretrizes de ensino.

A Matriz de Referência para Avaliação, utilizada para elaborar os testes de larga escala, surge da Matriz Curricular de Ensino e contempla apenas aquelas habilidades consideradas fundamentais e possíveis de serem avaliadas, sobretudo em testes de múltipla escolha.

FONTE: https://spaece.caedufjf.net/o-sistema/matriz-curricular/ Acessado em 18/09/2022.






DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR - RELACIONADOS À SOCIOLOGIA

  FILMES PARA AULAS DE SOCIOLOGIA

Alguns filmes podem servir de apoio didático para que o aluno elabore reflexões sobre um determinado tema, facilitando o desenvolvimento de habilidades de analisar, interpretar, comparar, relacionar, determinar o essencial e concluir. Há ainda vários comerciais de televisão que podem ser utilizados para trabalhos em sala de aula. 

  • Pra Frente, Brasil: tematiza o regime militar de 1964-1968. 
  • Eles não Usam Black-tie: aborda a condição da classe operária e o sindicalismo. 
  • O Homem da Capa Preta: biografia do polêmico deputado Tenório Cavalcanti. 
  • Pixote - A Lei do mais Fraco: expõe a situação dos menores abandonados. 
  • Bicho de Sete Cabeças: aborda o uso de drogas e o sistema manicomial. 
  • Vidas Secas: tematiza a seca no Nordeste e a vida de uma família de retirantes. 
  • Luzia-Homem: moça que adota costumes masculinos no sertão e descobre seu lado feminino.

DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR - RELACIONADOS À FILOSOFIA

 FILMES PARA AULAS DE FILOSOFIA

Sugerimos alguns filmes para que o aluno faça reflexão sobre o tema, e estará assim desenvolvendo habilidades de analisar, interpretar, comparar, relacionar, determinar o essencial e concluir. Há ainda vários comerciais de televisão que podem ser utilizados para trabalhos em sala de aula.

  • Série CLAC Filosofia - Série de 15 Programas: Elementos de Filosofia; O Princípio do Universo; Refletir e Avaliar; Imaginar e Raciocinar; O Método da Ciência; A Parte e o Todo; A Cidadania e o Indivíduo Livre; O Consenso: verificar, deduzir; Autonomia: tomar conta de si; O justo e o injusto; Ética: como agir?; O Belo: ler o mundo; Ser e existir; Natureza e Cultura; Cultura e Civilização. 
  • Série Eu Acho: Série de 13 Programas de animação: Justiça; Mudança; Passado, presente e futuro; O poder do pensamento; Amizade e família; Imaginação; Culturas; Segredos; Ligações e comunidade; Emoções; Identidade, percepção, conhecimento; Mente, cérebro e memória; Escolha e propriedade. 
  • Série O Tempo dos Filósofos: Série de 5 Programas: História da Filosofia; Atualidade da Moral Kantiana; Filosofia e Verdade; Filosofia e Psicologia; Investigador do nosso tempo. 
Filmes 

  • Admirável Mundo Novo: sobre o futuro da genética e da humanidade. 
  • A guerra do fogo: apresenta hipóteses sobre a evolução da humanidade. 
  • Alice no País das Maravilhas. Após seguir um coelho de colete e relógio, Alice embarca em uma aventura por um mágico mundo cheio de figuras inusitadas. Tentando encontrar o coelho, acaba conhecendo diversos personagens marcantes e se envolve em grandes confusões. É um dos filmes mais surrealistas que a Disney já fez. 
  • A Odisséia: o filme é baseado na obra do historiador e poeta grego Homero. 
  • A Revolução dos Bichos: os animais cansados de serem explorados se revoltam e tomam conta da fazenda, contudo a corrupção entre os que passaram a governar impossibilita a realização dos ideais igualitários. 
  • Blade Runner, O Caçador de Andróides (Blade Runner). No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los. 
  • De Amor e de Sombras: jovem burguesa e alienada que se envolve na luta contra as injustiças do regime militar chileno dos anos 70. 
  • Em Nome de Deus. Baseado em fatos reais, essa é a história de quatro jovens mulheres que são mandadas para um convento por seus familiares, para “pagar por seus pecados”. Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. Conhecidas como “As Irmãs Magdalena”, elas são humilhadas e castigadas fisicamente pelas madres, que não toleram desobediência. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza. 
  • Encontrando Forrester: relata o encontro de um escritor e um estudante que aspira melhorar sua habilidade de escrita e argumentação. 
  • Espinosa: O apóstolo da Razão. 
  • Feitiço do Tempo. Um repórter que cobre o clima (Bill Murray) é enviado para uma pequena cidade para cobrir uma festa local. Isso acontece há anos, e ele não esconde sua frustração com tal serviço. Mas algo mágico acontece: os dias estão se repetindo, sempre que ele acorda no hotel é o mesmo dia da festa. Agora somente mudando seu caráter é que ele terá chance de seguir em frente na vida. Antes disso, claro, ele aproveita a situação a seu favor, mas logo descobre o amor com sua colega de trabalho, para quem sempre foi mal humorado. 
  • Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull). Finalmente em DVD o filme que marcou uma geração e transformou o livro de Richard Bach num best-seller que vendeu 40 milhões de cópias e viajou por 70 países do mundo. Fernão Capelo Gaivota é uma ave que não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre vôo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro. 
  • Forrest Gump O Contador de Histórias. Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos. Vencedor de 6 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Montagem.
  • Galileu Galilei: o duelo da ciência contra o obscurantismo. 
  • Giordano Bruno: a vida e as idéias desse monge renascentista, cientista e filósofo, e o trabalho da inquisição, que acaba por condená-lo à fogueira. 
  • Imensidão Azul. O francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Molinari competem para ver quem é o melhor mergulhador desde a infância, passada na Grécia, onde o pai de Jacques morreu afogado, traumatizando-o para sempre. Vinte anos depois, Jacques – agora um mergulhador a serviço de pesquisas científicas – é novamente desafiado por Enzo, e os dois disputam o título mundial em Taormina, Itália. Jacques vence e passa a viver com Joanna, uma jornalista americana. Enzo não aceita a derrota e força uma revanche. 
  • Matrix Reloaded. Neo, Morpheus, Trinity e cia. continuam a luta dos homens contra as máquinas, agora utilizando os novos poderes descobertos por Neo, que tentará chegar à Fonte para libertar sua raça, não sem antes ter que lidar com o cada vez mais poderoso sr. Smith. 
  • Muito Além do Jardim. Chance (Peter Sellers) é um simplório jardineiro que nunca antes havia deixado a residência de seu patrão, até o dia em que este morre. Tudo o que ele conhecia sobre o mundo foi deturpado pela imagem da televisão. Agora que deve enfrentar pessoalmente o fato de ter que se virar sozinho, um homem de negócios muito influente acaba achando que ele é um gênio. 
  • O Embrião: mostra a tentativa de criação, em laboratório, de uma mulher perfeita. 
  • O Filósofo, Três Mulheres e o Amor: comédia que discute a relação entre razão e paixão. 
  • O Homem Bicentenário. Andrew (Robin Williams) é o novo robô que uma tradicional família americana comprou para realizar pequenos afazeres domésticos. Mas com algum tempo, ele começa a apresentar características humanas, como inteligência e curiosidade. Indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem. 
  • O Nome da Rosa. Em 1327, William de Baskerville (Sean Connery), monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), noviço que o acompanha, têm a função de investigar uma série de estranhas mortes que passam a ocorrer em um mosteiro no norte da Itália durante a Idade Média. 
  • O Ponto de Mutação: uma cientista discute as idéias da nova ciência. 
  • Pássaros Feridos: apresenta dilema entre o poder e o amor. 
  • Ulisses: narra a volta do guerreiro grego Ulisses à sua terra, Etapa. 
  • 2001, uma odisséia no espaço: relata relação homem máquina que chega ao ponto limite.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR - RELACIONADOS À HISTÓRIA

FILMES PARA AULAS DE GEOGRAFIA

A filmografia sobre fatos e acontecimentos históricos é muito rica. A relação a seguir indica alguns títulos, facilmente encontrados na Web. São filmes que abordam aspectos relacionados à História Geral e do Brasil.
  • 1492 - A Conquista do Paraíso: filme de Ridley Scott que tem Gerard Depardieu no papel principal, focaliza o principal momento da expansão marítima espanhola, quando em 1492 Cristóvão Colombo tentou atingir o Oriente navegando para o Ocidente. 
  • 1900 (Novecento): faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família. 
  • A Família: focaliza a História da Itália no século XX, através da vida da abastada família do intelectual Carlo, caracterizando a bipolarização ideológica entre fascismo e comunismo que marcou o mundo. 
  • A Lista de Schindler: aproveitando a recente decisão do governo e de empresas alemãs em indenizar as vítimas do Holocausto, o filme mostra o trabalho escravo de judeus durante a Segunda Guerra e a saga de um homem a procura de justiça.
  •  A Missão: retrata a Guerra Guaranítica na região de Sete Povos das Missões, no final do século XVIII, época dos tratados de fronteiras assinados entre Portugal e Espanha. 
  • A Odisséia: as aventuras de Odisseu com os mitos e lendas característicos da Grécia Homérica, numa megaprodução de Francis Ford Coppola. 
  • A Rainha Margot: retrata a França em 1572, quando do casamento da católica Marguerite de Valois e o protestante Henri de Navarre, acaba servindo de estopim para um violento massacre de protestantes conhecido como a “noite de São Bartolomeu”. 
  • Aguirre, a Cólera dos Deuses: no século XVI, uma expedição de conquistadores espanhóis, enfrentando a febre, os índios e as feras, entra na selva amazônica em busca do Eldorado, o fabuloso reino de ouro. 
  • Amistad: o filme de Spielberg retrata o julgamento de 53 negros nos Estados Unidos, que na tentativa de fugir para África, matam a maior parte da tripulação do navio negreiro La Amistad em 1839. 
  • Arquitetura da Destruição: este filme é considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Lembra que chamar Hitler de artista medíocre não elimina os estragos causados por sua estratégia de conquista universal. 
  • Casanova e a Revolução: mais uma obra prima de Etore Scola que, através de diferentes personagens, mostra as diversas visões sobre a Revolução Francesa, em meio a fuga de Luís XVI. 
  • Dança com Lobos: depois de ter sido condecorado por bravura na Guerra de Secessão, o tenente da União, John Dubar retira-se do Tenessee para um forte no Sioux em 1863. Esgotado com os valores da sociedade, passa a viver harmoniosamente com os indígenas. 
  • Danton, o Processo da Revolução: na fase popular da Revolução Francesa, instala-se o período do terror, quando a radicalização revolucionária dos jacobinos encabeçada por Robespierre inicia um violento processo político com expurgos e manipulações.
  • Elisabeth: o filme analisa a Inglaterra absolutista de Elizabeth I (Isabel, a Rainha Virgem), que subiu ao trono em 1558 para tornar-se a mulher mais poderosa do mundo. 
  • Em Nome do Pai: em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres.
  • Evita: o filme retrata a vida de Evita Perón, artista casada com o presidente da Argentina e que tornou-se a “Mãe dos Descamisados” no contexto do populismo. 
  • Gandhi: clássico do cinema épico, o filme é uma pequena biografia de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder no processo de independência da Índia, com seu ideal de “resistência pacífica”. 
  • Indochina: a Indochina, colonizada pela França desde o final do século XIX, é retratada nesse filme através do cotidiano de uma órfã vietnamita adotada por um casal de franceses. 
  • Joana d’Arc: o filme retrata a figura de Joana d’Arc, através de uma aventura estilizada e uma versão mais humanizada do mito que se tornou a jovem de origem camponesa que conseguiu exaltar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses. 
  • Lutero: Doutor em teologia, Lutero não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja Católica para com seus súditos. Como por exemplo, a “oferta” de indulgências aos fiéis, em troca da salvação de suas almas do purgatório. 
  • Missing - Desaparecido: o Chile pós-golpe de Estado, os primeiros dias da repressão e todo horror da ditadura chilena, considerada uma das mais violentas da América Latina, são fielmente retratados pelo filme. 
  • O Último dos Moicanos: em 1757 franceses e ingleses na Guerra dos 7 anos (1756 - 1763) lutam pela posse de terras na América do Norte, usando como soldados índios de diferentes tribos. 
  • O Último Imperador: o filme faz uma retrospectiva da trágica saga de Pu Yi, herdeiro do trono chinês, que foi criado em meio à realeza, mas com a tomada do poder pelos comunistas, é deposto, ainda adolescente, e tem que se adaptar à vida no exílio. 
  • O Encouraçado Potemkin: o filme retrata a Revolução de 1905 na Rússia, que pode ser considerado um movimento democrático, contra o autoritarismo do Czar. 
  • O Gladiador: o filme retrata aspectos importantes da vida cotidiana do Império Romano. 
  • O Incrível Exército de Brancaleone: uma das mais clássicas comédias de época do cinema italiano, retratando a Baixa Idade Média, através do cavaleiro Brancaleone, que lidera um pequeno e esfarrapado exército. 
  • O Nome da Rosa: estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos.
  • O Sétimo Selo: o filme do consagrado diretor Ingmar Bergman mostra a crise de um cavaleiro medieval diante da morte, no século XIV, assolado pela “peste negra”. 
  • O Tigre e o Dragão: mescla um romance épico com artes marciais, para retratar a China no início do século XIX, através da disputa de dois casais de guerreiros por uma espada lendária. 
  • Os Dez Mandamentos: retrata importantes passagens na vida dos hebreus, que por volta de 1250 a C. conduzidos por Moisés, fogem do Egito, onde viviam na condição de escravos, para Palestina. 
  • Os Duelistas: através de uma série de duelos entre dois cavaleiros, o filme retrata o contexto que caracterizou a França e a Europa napoleônicas no início do século XIX. 
  • Pelle, o Conquistador: o filme retrata a vida de Pelle, um menino pobre, que com seu envelhecido e viúvo pai, emigra da Suécia para Dinamarca, à procura de trabalho, enfrentando os problemas sociais produzidos pela crise do capitalismo. 
  • Platoon: filme do diretor Oliver Stone, que combateu no Vietnã, é uma das primeiras obras críticas do cinema norte-americano sobre o maior fracasso militar da História dos Estados Unidos. 
  • Reds: a vida do jornalista e militante comunista norte-americano John Reed, autor do clássico Os Dez Dias que Abalaram o Mundo. 
  • Rei David: Saul, o primeiro rei dos hebreus, foi sucedido por David em 1006 a. C. que destacou-se por derrotar o gigante filisteu, Golias. 
  • Sunshine – o Despertar de um Século: em um dos mais recentes filmes de István Szabó, o ator Ralph Fiennes, interpreta pai, filho e neto em três gerações de um clã de judeus, que vai perdendo a identidade em meio ao anti-semitismo. 
  • Tempo de Glória: durante a Guerra de Secessão, líderes civis e militares do Norte decidem criar o primeiro regimento negro dos EUA. Comandados por um oficial branco, os homens lutam pela liberdade e pela cidadania. 
  • Tempos Modernos: trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana. 
  • Terra e Liberdade: o filme retrata a Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), momento em que a esquerda, mundialmente, uniu-se em torno de uma causa. 
  • Baile Perfumado: amigo do padre Cícero, o fotógrafo Benjamim Abrahão, parte para o sertão nordestino, para filmar Lampião e seu bando nos anos 30. 
  • Brava Gente Brasileira: a ficção passa-se no atual Mato Grosso do Sul, quando no final do século XVIII, um grupo de portugueses designados para fazer um levantamento topográfico na região do Pantanal se envolve com estupro de índias. 
  • Cabra Marcado para Morrer: o filme é um documento singular, um filme dentro do filme, em que personagens, equipe técnica e elenco se integram retratando a realidade da ditadura militar no Brasil nos anos 60 e 70. 
  • Carlota Joaquina, Princesa do Brasil: a morte do rei de Portugal D. José I em 1777 e a declaração de insanidade de D. Maria I em 1972, levam seu filho D. João e sua mulher, a espanhola Carlota Joaquina, ao trono português. 
  • Central do Brasil: através de uma professora, que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, e de um garoto nordestino, que perde sua mãe em um acidente no Rio de Janeiro, a obra retrata os problemas sociais que afetam a população. 
  • Cidade de Deus: o filme e seu sucesso de bilheteria constituem um fato político, pois desnuda o Brasil da dívida social e dos excluídos. 
  • Eh Pagu, Eh: premiado como melhor documentário e melhor roteiro no XV Festival de Cinema de Brasília, o filme é dirigido por Ivo Branco. 
  • Mauá, o Imperador e o Rei: o filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência do Barão de Mauá (1813 - 1889), empreendedor gaúcho, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas. 
  • Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos: um filme que resgata o século XX através de imagens que marcaram as principais transformações ocorridas na História. 
  • O Sol – Caminhando Contra o Vento: o filme retrata a História do jornal O Sol, um dos primeiros veículos da imprensa alternativa brasileira, produzido diariamente durante seis meses, num período conturbado, em 1968, momentos antes do governo militar decretar o AI-5. O diário impresso falava de cultura, política e educação por meio de sátiras. 
  • Olga: o filme dirigido por Jaime Monjardim é baseado no best seller de Fernando Moraes. 
  • Quilombo: em meados do século XVII, escravos fugidos das plantações canavieiras do Nordeste, organizam uma república livre, o Quilombo dos Palmares. O quilombo sobreviveu por mais de 70 anos, até a destruição final. 
  • Senta a Pua!: o filme resgata a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial através de depoimentos de pessoas envolvidas no Primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil.
  • Soldado de Deus: faz um retrato do que foi o integralismo e sua importância na vida política brasileira. 
  • Xica da Silva: na segunda metade do século XVIII, uma escrava negra se torna o centro das atenções no distrito diamantino, onde estão as minas mais ricas do país.

DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR - RELACIONADOS À GEOGRAFIA

 FILMES PARA AULAS DE GEOGRAFIA

A seguir alguns filmes que podem ser utilizados para que os alunos façam reflexão sobre um tema, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de analisar, interpretar, comparar, relacionar, determinar o essencial e concluir. Há ainda vários comerciais de televisão que podem ser utilizados para trabalhos em sala de aula. 
  • O Último Imperador: relato de vida de Pu Yu, último lendário da dinastia Qung, declarado imperador da China antes dos três anos, deposto e depois instalado no trono da Manchúria durante a ocupação dos japoneses, com os quais colabora, governando o Estado-fantoche de Manchukuo.
  • Lanternas Vermelhas: na década de 1920, moça universitária abandona carreira para torna-se concubina de um senhor feudal. 
  • O Império do Sol: durante a Segunda Guerra Mundial, filho de diplomata se perde dos pais e fica preso na China. 
  • O Último Eunuco Chinês: relato de um jovem eunuco no final do império chinês, começo do comunismo.
  • Mississipi em Chamas: trata do racismo e da reação dos negros no sul dos Estados Unidos. 
  • A Insustentável Leveza do Ser: um romance entre os jovens em meio à primavera de Praga. 
  • Um Grito de Liberdade: trata de questões do apartheid, enfocando a atuação do líder negro Steve Biko. 
  • O Poder de um Jovem: relato sobre apartheid mostrado pela visão de outra minoria branca africana. 
  • O Fantasma da Liberdade: filme surrealista que critica o abandono da liberdade pela sociedade burguesa, para colocar em seu lugar a irracionalidade, os bons costumes e a sexualidade culpada. 
  • Brincando nos Campos do Senhor: mostra o choque de civilizações e imposição de padrões culturais estranhos aos povos da floresta. 
  • Laranja Mecânica: trata da violência da sociedade tecnológica. Traça um paralelo com a sociedade atual. 
  • A Grande Cidade: Luzia, moça nordestina, chega à cidade do Rio de Janeiro em busca de um noivo. No Rio, descobre que ele se tornou um conhecido bandido. Drama que relata a tentativa dos nordestinos por uma vida melhor e feliz na metrópole. 
  • A Saga de Chico Rei: aborda a questão de um negro que era rei na África, foi trazido como escravo ao Brasil, e algum tempo depois de chegar a Minas Gerais, consegue sua liberdade e dinheiro para comprar uma mina de ouro. Reconhecido por outros negros, conquista também a liberdade deles. 
  • Xica da Silva: apresenta a situação de uma escrava que dispunha de privilégios, por manter relacionamento amoroso com um homem de grande autoridade. 
  • Quilombo: conta a história dos Palmares – o maior e o mais conhecido quilombo do Brasil, sua constituição, resistência e destruição, com a morte do grande líder Zumbi. 
  • Cabra Marcado para Morrer: relata a história das Ligas Camponesas, formadas no Nordeste e que foram destruídas com o Golpe Militar de 1964. 
  • Ganga Zumba: narra a vida do escravo Ganga Zumba, que foge do cativeiro e se torna líder do quilombo dos Palmares. 
  • Vidas Secas: baseado na obra de Graciliano Ramos, narra a história de uma família de retirantes nordestinos que foge da seca. 
  • Bye, Bye Brasil: trata das andanças pelo território nacional de um grupo de mambembe (atores ambulantes), que vai trilhando os caminhos da economia pelo interior do país. 
  • A Hora da Estrela: história da nordestina Macabéa, semi-analfabeta e feia, que migra para a cidade de São Paulo. Por meio do trabalho, da moradia, do rádio, do envolvimento amoroso com um conterrâneo, vai aos poucos descobrindo a vida na cidade grande. Baseado no livro de Clarice Lispector, também intitulado A Hora da Estrela.
  • O Homem que Virou Suco: Derardo José da Silva – poeta e cantor de cordel, viaja da Paraíba (área de repulsão de população) para São Paulo (área de atração). Nessa cidade, é confundido pela polícia com o operário que assassina o patrão. 
  • Entre Dois Mundos (documentário da TV Cultura): trata a questão da imigração para o Brasil de forma didática e interessante.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

MOTIVOS PARA FAZER UMA FACULDADE !

Os anos finais do ensino médio são realmente um momento em que há várias dúvidas sobre o futuro, por isso muitos alunos questionam se vale a pena fazer um curso superior. Diante de várias opções, os alunos muitas vezes não têm certeza de qual caminho seguir e ficam munidos de medo, insegurança, dúvida, ansiedade, etc.

Uma das soluções para amenizar esses problemas é fazer testes vocacionais. O objetivo do teste vocacional é determinar qual área de conhecimento ou especialização melhor se adequa ao perfil do aluno. Nesse processo de autoconhecimento, e também no processo de análise do mercado de trabalho, é importante avaliar as vantagens oferecidas pela universidade.

Mas afinal, qual a importância de continuar os estudos após o Ensino médio?

"Em um estudo do Semesp com 9.426 ex-alunos do ensino superior brasileiro. O estudo levou em conta informações das instituições de ensino, dos alunos e do mercado de trabalho. Nesse sentido, ficou claro que um diploma de ensino superior aumenta as chances de empregabilidade, de melhores salários e de sucesso em todo o país. Participaram da 1ª Pesquisa de Empregabilidade do Brasil 481 instituições de ensino superior do país, 74% privadas e 26% públicas. O estudo mostra que a taxa de empregabilidade, principalmente em se tratando da primeira oportunidade no mercado, se sobressai o percentual de egressos das instituições particulares. Revela ainda que muitos conquistaram uma vaga antes mesmo da conclusão do curso (49,6%), ante 27,8% dos profissionais da rede pública."

FONTE: https://sites.unoeste.br/blog○unoeste/areas○com○maior○empregabilidade/ Acessado em: 08/09/2022.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

QUAIS AS FORMAS DE INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE?

Muitos estudantes quando finalizam o Ensino Médio sonham em fazer uma faculdade e, atualmente, está cada vez mais fácil ingressar no Ensino Superior. O estudante pode optar por uma universidade pública ou privada, presencial, semi-presencial ou EAD. Não importa tanto qual modalidade você irá escolher. O mais importante é nunca parar de estudar.


SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

PROUNI
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Fonte: https://acessounico.mec.gov.br/

domingo, 11 de setembro de 2022

DICAS DE PLATAFORMAS GRÁTIS PARA ESTUDO / PRECISA ESTUDAR? OU PRECISA DE CONTEÚDO GRÁTIS PARA SUAS AULAS?

Se você é aluno de escola pública ou está terminando o 3° Ano do Ensino Médio e não sabe por onde estudar? Ou você é professor e precisa de materiais grátis para implementar suas suas aulas? Então veja as dicas de sites que temos para você. São diversas alternativas de pataformas de estudos que contém conteúdos de diversas áreas do conhecimento e a maior parte de forma gratuita para você que deseja se preparar melhor para o ENEM ou vestibulares em geral. O primeiro passo é escolher sua plaforma por onde deseja estudar e, em seguida, montar sua rotina de estudos.
 
Dedique-se, a universidade te espera!



Links para acessar:

sábado, 10 de setembro de 2022

POR QUE É IMPORTANTE TER NÍVEL SUPERIOR? POR QUE É IMPORTANTE TER FACULDADE?


Atualmente, o Brasil enfrenta uma forte onda de desemprego ocasionado, principalmente, pela crise econômica, resquício não apenas dos dois anos de pandemia, mas também de uma péssima políca de investimentos públicos e políticas de mercado impostas pelo atua modelo econômico vigente, além de outros fatores.

De acordo com pesquisas de diversas instituições, as chances de conseguir emprego aumentam, consideravelmente, quando o canditado à vaga apresenta algum tipo de capacitação, curso específico na área profissionalzante e, principalmente, uma faculdade, seja ela concluída em instituições públicas ou privadas.

Desse modo, é importante considerar que a empregabilidade se eleva com o nível superior juntamente com o aumento da remuneração, melhorando também a qualidade de vida do indivíduo.

Portanto, é preciso primeiro se preparar de forma adequada para aspirar alguma vaga de emprego. E você já sabe: A faculdade é um dos caminhos.

Por Diego Júlio Conrado Aragão
(Licenciado em Geografia - Especialista Gestão Escolar)

Fonte: tudodegeografia.com

FAÇA O TESTE VOCACIONAL AGORA MESMO E DESCUBRA QUAL SUA ÁREA DE MAIOR AFINIDADE!


Veja mais sobre Ensino Superior:

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

COMO SE INSCREVER NO FIES? TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FIES!

 *NOVO FIES- FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL*

 *NÃO PERCA SUA CHANCE DE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE!*
 
*INCRIÇÕES:* DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2022.
https://acessounico.mec.gov.br/fies
 
*LINK PARA INSCRIÇÃO:*
https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login
 
*CONSULTA DE VAGAS*:
https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta
 
*RESULTADO DO FIES:*
CASO SEJA SELECIONADO, O CANDIDATO DEVERÁ COMPLETAR SUA INSCRIÇÃO NO SITE.
 
*LISTA DE ESPERA – FIES*: 22 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO DE 2022.
Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.
 
*TIRE SUAS DÚVIDAS – TUDO SOBRE O FIES*
http://portalfies.mec.gov.br/?pagina=faq#sobreinscricao
 
*CONTATO*
TELEFONE: 0800 616161
CONTATO POR EMAIL:
https://mecsp.metasix.solutions/portal#/Mjg0Mi1zZSwxMDM0MS1zZSwxMzE4OS1zbw==
 
*O QUE É O FIES?*
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

*BOA SORTE!!!!*
 
*TUTORIAIS:
 
FIES 2022.2: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! // COMO SE INSCREVER NO FIES!

Como RECUPERAR a SENHA da CONTA GOV.BR! (Sem E-MAIL, Sem SENHA, Sem NÚMERO) Atualizado 2022!

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

É IMPORTANTE TER FACULDADE? MOTIVE SEUS ALUNOS!

PENSE EM COMO ESTIMULAR SEUS ALUNOS A FAZEREM FACULDADE! PENSOU?


Muitos alunos de 3° Anos ainda não sabem que tipo de faculdade almejam fazer ao terminar este ciclo. E o mais assustador é saber que uma parcela desses alunos sequer tem perspectiviva de vida. Portanto, é papel, também, do professor estimular, incentivar e orientar os educandos a prosseguirem os estudos.


Os anos finais do ensino médio geram várias dúvidas sobre o futuro, por isso, muitos alunos questionam se vale a pena fazer um curso superior. Diante de múltiplas opções, os alunos muitas vezes ficam inseguros sobre qual caminho seguir. Uma das soluções para aliviar esses problemas é fazer exames vocacionais. O objetivo do exame vocacional é determinar qual área de conhecimento ou especialização é mais adequada ao perfil do aluno. Nesse processo de autoconhecimento, e na análise do mercado de trabalho, é importante avaliar as vantagens que as universidades oferecem.

Outro motivo para ter Ensino Superior é a busca por um bom emprego. Hoje, o país enfrenta uma intensa onda de desemprego, causada principalmente pela crise econômica, legado não apenas da pandemia de dois anos, mas do fraco investimento público e das políticas de mercado impostas pelo atual modelo econômico. além de outros fatores. De acordo com pesquisas de várias instituições, as chances de conseguir um emprego aumentam muito quando os candidatos às vagas passam por algum tipo de formação, cursos específicos em uma área de atuação, principalmente universitário, seja concluído em instituição pública ou privada. Dessa forma, é importante considerar que a empregabilidade aumenta com o ensino superior, assim como os salários, além de melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Por isso, primeiro você deve estar totalmente preparado para buscar vagas de emprego. Você já sabe: a universidade é um desses caminhos.

COMO SE INSCREVER NO PROUNI? TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PROUNI!

 *PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI*
 *NÃO PERCA SUA CHANCE DE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE!*
 
*INCRIÇÕES:* JULHO DE 2022.
https://acessounico.mec.gov.br/prouni/duvidas#o-prouni
 
*LINK PARA INSCRIÇÃO:*
A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha. Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.
 
*RESULTADO DO PROUNI:*
CASO SEJA SELECIONADO, O CANDIDATO DEVERÁ COMPLETAR SUA INSCRIÇÃO NO SITE NA DATA MARCADA.
09/08 – 1ª CHAMADA.
01/09 – 2ª CHAMADA
 
*LISTA DE ESPERA – PROUNI*: 21 A 22 DE SETEMBRO DE 2022.
Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no prazo estipulado no portal do PROUNI.
 
*LEGISLAÇÃO DO PROGRAMA - PROUNI*:
Todos os anos o Prouni pode alterar suas regras, portanto verifique a legislação do ano vigente antes de concorrer a vaga.
https://prouniportal.mec.gov.br/legislacao
 
*TIRE SUAS DÚVIDAS – TUDO SOBRE O PROUNI*
https://acessounico.mec.gov.br/prouni/duvidas#o-prouni
 
*CONTATO*
TELEFONE: 0800 616161
CONTATO POR EMAIL:
https://mecsp.metasix.solutions/portal#/Mjg0Mi1zZSwxMDM0MS1zZSwxMzE4OS1zbw==
 
*O QUE É O PROUNI?*
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.
 
Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
 
O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
  1. tenha cursado:
  1. o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  1. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  1. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  1. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  1. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  1. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  1. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos
 *BOA SORTE!!!!*

*TUTORIAIS:

- COMO SE INSCREVER NO PROUNI?
 


Como garantir a sua aprovação no PROUNI 2022.2.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

COMO SE INSCREVER NO SISU? TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SISU!

*SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADO - SISU*
*NÃO PERCA SUA CHANCE DE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE!*

*INCRIÇÕES:* 28 DE JUNHO A 01 DE JULHO DE 2022.

*LINK PARA INSCRIÇÃO:*

*CONSULTA DE VAGAS*:

*RESULTADO DO SISU:*
CASO SEJA SELECIONADO, O CANDIDATO DEVERÁ COMPLETAR SUA INSCRIÇÃO NO SITE NA DATA MARCADA.

*LISTA DE ESPERA – SISU*: 25 DE JULHO DE 2022.
Os candidatos pré-selecionados deverão compementar sua inscirção no prazo estipulado no portal do SISU.

*TIRE SUAS DÚVIDAS – TUDO SOBRE O SISU*

*CONTATO*
TELEFONE: 0800 616161
CONTATO POR EMAIL:

*O QUE É O SISU?*

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

*COMO FUNCIONA O SISU?*

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br. Se você ainda não possui cadastro na página gov.br para criar sua conta e se inscrever no Sisu, usando login e senha do cadastro do gov.br.

No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.

*BOA SORTE!!!!*

*TUTORIAIS:

COMO SE INSCREVER NO SISU?

 

7 dicas INFALÍVEIS para conseguir sua vaga na UNIVERSIDADE pelo SISU!


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULARES SOBRE NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO

1- (UEPA–2015) No final da década de 80, teve fim a bipolarização, trazendo ao espaço mundial uma regionalização que configura novas áreas de poder e um intenso processo de mudanças nas relações socioeconômicas entre os países. Conforme o texto, algumas implicações marcam o surgimento de uma Nova Ordem Mundial. Nesse sentido, é correto afirmar que 

A) a ordem multipolar evidencia novos atores sociais que, no processo produtivo, desempenham funções principalmente comerciais, promovendo o fortalecimento e avanço do sistema capitalista no espaço mundial. 
B) no período Pós-Guerra Fria, vários países latino- -americanos foram incentivados pelos EUA a formar blocos econômicos mundiais para fazer frente à hegemonia sociopolítica de Cuba sobre o espaço mundial. 
C) no início da década de 90, o mundo tornou-se multipolar, momento no qual emergiram várias potências econômicas, o que homogeneizou as relações de poder das superpotências nas diversas áreas de influência no espaço mundial. 
D) na nova ordem mundial, os blocos econômicos regionais se apresentam como uma forma de resistência frente ao avanço do mundo globalizado e aos acordos políticos que priorizam o fortalecimento dos países subdesenvolvidos. 
E) a queda do Muro de Berlim representou o fim da era bipolar, desencadeando a extinção das fronteiras, dos conflitos étnicos, políticos e econômicos em função da mundialização de uma sociedade.

2- (EBMSP) A civilização da técnica é também a civilização do visual, da imagem: uma civilização que cada vez menos investe na leitura ou no componente conceituai da linguagem. Apesar de os aparelhos técnicos subtraírem das pessoas uma série de trabalhos e, com isso, teoricamente, lhes darem mais tempo, estas, ao contrário, têm cada vez menos tempo: precisam ver tudo, conhecer tudo, fazer tudo, acompanhar a alta velocidade, inclusive da produção de informações. [...] Um outro aspecto dessa nova cultura é seu caráter museológico. A própria cultura parece significar, ela mesma, um objeto em extinção que precisa ser recolhido em museu, preservado, salvo do extermínio, como ocorre com os objetos, fatos ou pessoas que desapareceram. O mundo inteiro torna-se um museu. As cidades perdem seu significado, as construções arquitetônicas, que se ligam ao passado em extinção, as próprias pessoas que se olham, se veem, se observam como participantes de um museu do mundo, onde é preciso assistir à sua passagem para se certificar de que elas ainda existem. Relegar a segundo plano os contatos físicos da esfera pública, das relações face a face, do toque, torna a própria existência humana algo fisicamente estranho às pessoas, algo a ser observado como avis rara. 
ARBEX JUNIOR; TOGNOLI, 1996, p. 96-97. 

A “civilização da técnica” e a “civilização do visual” se inserem no contexto da globalização, período 

A) caracterizado pelo Estado intervencionista, responsável pela estatização de grandes empresas e de socialização dos serviços, como a saúde e a educação. 
B) marcado pela universalização das telecomunicações e a consequente diminuição dos abismos sociais, graças a uma mais equitativa distribuição de renda. 
C) de formação de blocos econômicos, associações regionais de livre-mercado, que diminuíram ou eliminaram protecionismos e atraíram investimentos internacionais. 
D) de retração dos governos liberais de direita nos países ocidentais, resultante do avanço do modelo socialdemocrata, que se expandiu por toda a Europa, com a ampliação dos direitos sociais e trabalhistas. 
E) da emergência do continente africano pós- -descolonização, graças a maciços investimentos dos antigos colonizadores, que permitiram seu crescimento socioeconômico e, principalmente, sua autonomia, tanto política quanto econômica, em relação aos países centrais.

3- (FGV-SP) O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta segunda-feira 10 [de setembro] na Austrália que a rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) está “morta”, mas ninguém quer matá-la formalmente. 

Disponível em:<www.cartacapital.com.br/economia/a-rodadade- doha-ja-esta-morta-diz-presidente-chileno/>. 

Sobre a rodada de Doha da OMC, é correto afirmar: 

A) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1979, com vistas a amenizar os efeitos dos “choques do petróleo” na economia global. 
B) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2001, com vistas à liberalização do comércio mundial. 
C) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2008, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos de comércio globais. 
D) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1992, com vistas a incentivar o comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis. 
E) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2009, com vistas a garantir a soberania alimentar dos países mais pobres.

4- (UFVJM-MG) No final da década de 80 e ao longo da década de 90 do século XX, diversas modificações no quadro internacional foram verificadas, tornando-se corriqueiro o uso da expressão Nova Ordem Mundial. Sobre essa Nova Ordem Mundial, assinale a alternativa incorreta. 

A) A consolidação de megamercados, como a União Europeia e o Nafta, com o intuito de alcançar maior integração regional e consequente expansão de mercados. 
B) O predomínio dos pressupostos do neoliberalismo, no qual se observa a ampliação do papel e do tamanho do Estado, seja como criador ou mesmo como gestor das atividades econômicas. 
C) A expansão do fundamentalismo religioso, tanto cristão quanto judaico e islâmico, procurando legitimar ações políticas voltadas para o resgate dos princípios fundamentais desses textos e sua aplicação no campo político. 
D) A desterritorialização do capital em função do surgimento de um mercado financeiro global que transaciona bilhões de dólares em todo o mundo.

5- (UFU-MG) Para responder à questão, leia o fragmento a seguir: Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho. Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites que pode ser utilizada para lançar bombas caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos, [...]. Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países. [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho. 

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S.Paulo, 30 set. 2007. 

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é correto afirmar que 

A) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
B) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA pela União Europeia. 
C) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo). 
D) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

6- (Uepa ) Os governos de alguns países subdesenvolvidos adotaram efetivamente o modelo neoliberal a partir dos anos 1990, para se alinhar ao modelo político e econômico mundial, expresso pelas ações governamentais de atração de capitais estrangeiros, viabilizando sua fluidez e contribuindo para o consequente sucesso dos investimentos externos. 

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a alternativa correta. 

A) O maior interesse do neoliberalismo é a privatização das estatais, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil, o que propiciou o uso de tecnologias modernas e a consolidação da democracia no país. 
B) Com tal modelo houve gradativa internacionalização dos países pobres e a homogeneização por parte de empresas estrangeiras, comumente oriundas de países ricos, justificando, desta forma, a redução da hierarquia econômica internacional. 
C) Neste modelo, o governo visa à estabilidade monetária e inflacionária do país, a partir do aumento salarial, para ampliar o consumo da classe pobre aos produtos nacionais, propiciando o alinhamento desses países ao modelo político e econômico mundial. 
D) Tal modelo político e econômico aponta para menor participação do Estado na vida econômica e social sem, contudo reduzir seu poder de intervenção diante das negociações e relações diplomáticas internacionais. 
E) Atualmente a interdependência econômica mundial vem sendo realizada entre Estados, por meio de acordos capitalistas silenciosos, que geralmente são desconhecidos por uma parcela significativa dos habitantes, os quais passaram a conhecê-los por meio do neoliberalismo.

7- (IFSP) Leia o texto a seguir. Seguindo uma tendência observada nas empresas europeias e americanas, alguns investidores brasileiros estão migrando parte de seus negócios da China para o Vietnã. Os setores calçadista e têxtil são os que mais observaram esse tipo de mudança, com a instalação principalmente de fábricas americanas e europeias no Vietnã. Em estudo divulgado em março, a Câmara de Comércio Americana de Xangai, a AmCham, apontou que 88% das empresas estrangeiras sondadas optaram inicialmente por operar na China por causa dos baixos custos, porém, 63% dessas afirmaram que se mudariam ao Vietnã para cortar ainda mais o preço de produção. 

Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/ reporterbbc/story/ 2008/07/080709_vietannegociosmw. shtml> (Adaptação). 

Pode ser associada ao conteúdo da notícia a seguinte afirmação: 

A) Atualmente, grande parte das empresas multinacionais é originária dos países subdesenvolvidos e aí estão instaladas. 
B) Embora seja objeto de investimentos capitalistas, o sistema socialista chinês ainda afugenta as empresas multinacionais. 
C) A globalização facilitou a mobilidade de capitais e empresas, aumentando a competição entre países. 
D) Nos países asiáticos, o alto custo da mão de obra é compensado pela abundância de matérias-primas minerais baratas. 
E) A abertura comercial propiciada pela globalização permitiu às empresas brasileiras concorrerem com as dos países europeus.

8- (UFSJ-MG) “A materialidade artificial pode ser datada, exatamente, por intermédio das técnicas: técnicas da produção, do transporte, da comunicação, do dinheiro, do controle, da política e, também, técnicas da sociabilidade e da subjetividade. As técnicas são um fenômeno histórico. Por isso, é possível identificar o momento de sua origem. Essa datação é tanto possível à escala de um lugar quanto à escala do mundo. Ela é também possível à escala de um país, ao considerarmos o território nacional como um conjunto de lugares.” 

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 46. 

A partir do texto anterior, é correto afirmar que 

A) a escala matemática permite a compreensão dos espaços nas escalas do lugar, da região, do território nacional bem como estas se articulam. 
B) o espaço possui múltiplas dimensões e a compreensão dos fenômenos espaciais requer um estudo que considere as diferentes escalas geográficas. 
C) os fenômenos mundiais se sobrepõem e definem a cultura do lugar que, com a globalização, perdeu sua importância. 
D) as paisagens humanas que compõem o território, em uma sociedade globalizada, tendem a inviabilizar os fluxos de ideias, pessoas e mercadorias.

9- (Albert Einstein–2016) “A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”.

 BELLUZZO, L. G. A Guerra do Brasil. São Paulo: Textonovo, 2006. p. 25. 

O autor se refere a uma interpretação da chamada Nova Ordem Mundial. Sobre essa ordem, é correto afirmar que 

A) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários. 
B) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos. 
C) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes. 
D) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

10- (UFTM-MG) Considere o texto a seguir para responder à questão. Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”. 

Disponível em: <resistir.info/energia/y_ cochet_11jul05.html#notas>. 

“As pretensas ‘economias do conhecimento’ pós- -industriais da OCDE repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as ‘economias emergentes’”. Pode-se citar, como exemplo dessa transferência, 

A) os Tigres Asiáticos, que se tornaram destino de investimentos de empresas multinacionais japonesas e norte-americanas a partir da década de 1980, interessadas nas facilidades de importação / exportação e na mão de obra barata, porém qualificada. 
B) a instalação de agroindústrias multinacionais no Brasil, a partir da década de 1970, para atuarem na produção do álcool combustível no Sul e Sudeste, aproveitando-se dos incentivos fiscais governamentais do programa Proálcool.
C) o incentivo dos países ricos às políticas de nacionalização de reservas e empresas petrolíferas, realizadas por países subdesenvolvidos, que passam a arcar sozinhos com os custos de pesquisa e exploração do petróleo. 
D) a transferência das culturas tropicais, de banana e tabaco, do sul dos Estados Unidos para os países da América Central, como estratégia do governo norte-americano para incentivar esses países a integrarem-se ao projeto da Alca, junto com o México. 
E) a industrialização do Canadá e do México, que passaram a receber as unidades fabris de empresas multinacionais norte-americanas, interessadas nas facilidades de circulação de mercadorias a partir da formação do Nafta, em 1990.

11- (UEL-PR–2015) Analise a figura a seguir.


Todos os europeus são ilegais neste continente desde 1492. 

Disponível em: <http://la.indymedia.org/uploads/2006/04/ since-1942.jpg>. Acesso em: 23 jul. 2014. 

Desde o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, proveniente da Revolução Francesa e, posteriormente, inserido no atual mundo globalizado e neoliberal, o trânsito de mercadorias, capitais e pessoas passou a ser regulado por acordos nacionais e internacionais construídos por governos de países em diferentes escalas de poder financeiro e militar. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um aspecto em que a globalização e o neoliberalismo se expressam. 

A) Pela dispensa de controle dos Estados no comércio de mercadorias de alto valor agregado. 
B) Na constituição do sistema bancário internacional, que regula plenamente o fl uxo de capitais nos paraísos fi scais. 
C) Na liberdade cultuada pelo sistema financeiro neoliberal, que expande socialmente a disseminação das riquezas. 
D) No poderio bélico militar dos estados nacionais, efetivamente controlado pela ONU. 
E) No estabelecimento de normas rígidas para condicionar a imigração ao controle do Estado.

12- (Enem–2017) A difusão do termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-o à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra óptica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros. 

RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía e Ciencias Sociales, n. 124, 2002. 

No mundo atual, as novas tecnologias abordadas no texto proporcionaram a 

A) garantia do acesso digital. 
B) substituição da mídia formal. 
C) padronização da cultura dos povos. 
D) transparência dos fatos transmitidos. 
E) velocidade de propagação das notícias.

13- (Enem) Disneylândia Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano [...] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...] Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia ANTUNES, A. 

Disponível em: <www.radio.uol.com.br>. Acesso em: 03 fev. 2013. [Fragmento] 

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações: 

A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo. 
B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. 
C) Intensifi cação do controle informacional e adoção de barreiras fi tossanitárias. 
D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro. 
E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

14- (Enem)


Disponível em: <http://tv-video-edc.blogspot.com>.  Acesso em: 30 maio 2010. 

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à Internet, porque 

A) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. 
B) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais de relacionamentos. 
C) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 
D) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. 
E) concebe a rede de computadores como o espaço mais efi caz para a construção de relações sociais.

GABARITO:
1- A
2- C
3- B
4- B
5- D
6- D
7- C
8- B
9- C
10- A
11- E
12- E
14- B
15- A