FILMES PARA AULAS DE GEOGRAFIA
A seguir alguns filmes que podem ser utilizados para que os alunos façam reflexão sobre um tema, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de analisar, interpretar, comparar, relacionar, determinar o essencial e concluir. Há ainda vários comerciais de televisão que podem ser utilizados para trabalhos em sala de aula.
- O Último Imperador: relato de vida de Pu Yu, último lendário da dinastia Qung, declarado imperador da China antes dos três anos, deposto e depois instalado no trono da Manchúria durante a ocupação dos japoneses, com os quais colabora, governando o Estado-fantoche de Manchukuo.
- Lanternas Vermelhas: na década de 1920, moça universitária abandona carreira para torna-se concubina de um senhor feudal.
- O Império do Sol: durante a Segunda Guerra Mundial, filho de diplomata se perde dos pais e fica preso na China.
- O Último Eunuco Chinês: relato de um jovem eunuco no final do império chinês, começo do comunismo.
- Mississipi em Chamas: trata do racismo e da reação dos negros no sul dos Estados Unidos.
- A Insustentável Leveza do Ser: um romance entre os jovens em meio à primavera de Praga.
- Um Grito de Liberdade: trata de questões do apartheid, enfocando a atuação do líder negro Steve Biko.
- O Poder de um Jovem: relato sobre apartheid mostrado pela visão de outra minoria branca africana.
- O Fantasma da Liberdade: filme surrealista que critica o abandono da liberdade pela sociedade burguesa, para colocar em seu lugar a irracionalidade, os bons costumes e a sexualidade culpada.
- Brincando nos Campos do Senhor: mostra o choque de civilizações e imposição de padrões culturais estranhos aos povos da floresta.
- Laranja Mecânica: trata da violência da sociedade tecnológica. Traça um paralelo com a sociedade atual.
- A Grande Cidade: Luzia, moça nordestina, chega à cidade do Rio de Janeiro em busca de um noivo. No Rio, descobre que ele se tornou um conhecido bandido. Drama que relata a tentativa dos nordestinos por uma vida melhor e feliz na metrópole.
- A Saga de Chico Rei: aborda a questão de um negro que era rei na África, foi trazido como escravo ao Brasil, e algum tempo depois de chegar a Minas Gerais, consegue sua liberdade e dinheiro para comprar uma mina de ouro. Reconhecido por outros negros, conquista também a liberdade deles.
- Xica da Silva: apresenta a situação de uma escrava que dispunha de privilégios, por manter relacionamento amoroso com um homem de grande autoridade.
- Quilombo: conta a história dos Palmares – o maior e o mais conhecido quilombo do Brasil, sua constituição, resistência e destruição, com a morte do grande líder Zumbi.
- Cabra Marcado para Morrer: relata a história das Ligas Camponesas, formadas no Nordeste e que foram destruídas com o Golpe Militar de 1964.
- Ganga Zumba: narra a vida do escravo Ganga Zumba, que foge do cativeiro e se torna líder do quilombo dos Palmares.
- Vidas Secas: baseado na obra de Graciliano Ramos, narra a história de uma família de retirantes nordestinos que foge da seca.
- Bye, Bye Brasil: trata das andanças pelo território nacional de um grupo de mambembe (atores ambulantes), que vai trilhando os caminhos da economia pelo interior do país.
- A Hora da Estrela: história da nordestina Macabéa, semi-analfabeta e feia, que migra para a cidade de São Paulo. Por meio do trabalho, da moradia, do rádio, do envolvimento amoroso com um conterrâneo, vai aos poucos descobrindo a vida na cidade grande. Baseado no livro de Clarice Lispector, também intitulado A Hora da Estrela.
- O Homem que Virou Suco: Derardo José da Silva – poeta e cantor de cordel, viaja da Paraíba (área de repulsão de população) para São Paulo (área de atração). Nessa cidade, é confundido pela polícia com o operário que assassina o patrão.
- Entre Dois Mundos (documentário da TV Cultura): trata a questão da imigração para o Brasil de forma didática e interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário