Texto I
A história do reino de Axum está relacionada à das civilizações que se
desenvolveram na África, abaixo do Egito. Isto é, nas antigas regiões da Núbia
e da Etiópia. A atividade comercial foi
a grande marca: Marfim, plumagens variadas, ouro e sal. Cunharam moedas de
ouro, prata e bronze.
Um dos acontecimentos mais importantes da história do reino de Axum foi
a conversão ao cristianismo do rei Ezana, no século IV, por um monge cristão de
origem fenícia, chamado Frumêncio (que depois foi bispo de Axum e considerado
santo); Politeísmo e a religião mulçumana.
A maior parte dos iorubás vive na Nigéria, mais precisamente na região
sudoeste do país; Há também importantes comunidades presentes em Benim, Gana,
Togo e Costa do Marfim. O aspecto comum dessa etnia é a crença na mesma origem
divina.
Na Nigéria atual, os iorubás são uma importante etnia, representando
cerca de um sexto da população. São na sua maioria católicos, mas uma parte
segue também o islamismo, ficando o culto tradicional em terceiro lugar. Cerca
de 75% dos homens são agricultores que vivem daquilo que cultivam. As mulheres
geralmente são encarregadas de vender parte do excedente nos mercados populares
das cidades.
Devido ao tráfico de escravos, bastante ativo na área entre os séculos
XV e XIX, muitos traços da cultura, língua, música e demais costumes foram
disseminados por extensas regiões do continente americano, com destaque para Brasil,
Cuba, Trinidad e Tobago e Haiti. Boa parte da população negra no Brasil veio de
terras iorubás.
O reino de Gana é a atual Mauritânia (séc. IV). Grande produção de ouro.
Principal fornecedor do metal no mundo. Desapareceu devido a desertificação e surgimento
de novas rotas zonas auríferas.
Mali: um reino mulçumano.
Por volta de 1230 Sundiata Keita reuniu diversos clãs vizinhos que deu origem
ao reino do Mali. O reino se estendia do
Oceano Atlântico até o rio Níger (atual Senegal e Gâmbia). Religião mulçumana.
Em 1337 sofreu várias invasões e entrou em declínio.
Localizou-se onde hoje fica Camarões e a Nigéria. Viviam da caça pesca e
da coleta de frutos. A agricultura de coivara (limpar o terreno com fogo). Se
espalharam onde hoje é o Zimbábue. Os bantos foram escravizados e trazidos para
o Brasil.
A partir do texto acima
responda o que se pede nas questões:
01. Quais as
características comerciais do reino de Axum?
a) a atividade comercial se
baseou somente no comércio do ouro, prata e bronze.
b) tinha como atividade
comercial centrada na produção de artefatos de couro, madeira, marfim e
petróleo.
c) o comércio era o de
marfim, plumagens variadas, ouro e sal.
d) se deu basicamente com o
ouro.
e) apenas caracterizado
pela venda de tapetes artesanais e sal.
02. A partir da leitura do
texto, como pode ser explicado o fim do reino de Mali?
a) foi devido as
catástrofes naturais.
b) uma guerra contra a
vizinha cidade que hoje é o atual México.
c) empobrecimento gerado
por uma grande e devastadora seca.
d) se deu após a morte de
mansa Musa em 1337, o reino sofreu diversas invasões e entrou em declínio.
e) todos em Mali foram
escravizados.
03. Qual aspecto comum a
todos os Iorubás?
a) a língua latina.
b) crença na mesma origem
divina.
c) as vestimentas de homens
e mulheres.
d) os rituais de
sacrifícios humanos em busca de melhores colheitas.
e) a participação no
exército dos chamados bem-nascidos.
04. Sobre o reino de Gana é
correto afirmar que:
a) a extração do ouro foi a
grande marca comercial, sendo nesse momento a prata de maior valor, metal esse
que não tinha nas terras de Gana, o que explica o declínio do reino.
b) em termos comerciais o
que levou grande riqueza ao reino de Gana foi a extração da madeira e do ouro,
colocando este reino a ser um dos mais ricos e poderosos da África.
c) o reino de Gana possuía
uma enorme indústria de produção de armas de aço e extração do ouro em grande
escala.
d) a característica
comercia preponderante foi a de escravas e escravos para a Ásia.
e) a grande extração e venda
do ouro pode ser considerada a grande marca comercial desse reino.
05. Qual foi o
acontecimento mais marcante que ocorreu no reino de Axum?
a) foi a conquista do Egito
e a conversão ao cristianismo.
b) devido a sua posição
estratégica conquistou diversos reinos e submeteu aos povos conquistados a sua
cultura como por exemplo a forma diferenciada das vestimentas de mulheres e
homens.
c) um dos principais
acontecimentos refere-se a conversão da maior parte da população ao
cristianismo, sendo a religião mulçumana e as tradicionais em menor números de
seguidores.
d) a marca étnica presente
em quase todo o continente africano e a sua cultura nos aspectos religioso e
econômico.
e) a conquista que exerceu
sobre os cartagineses.
06. De acordo com o texto
I, quais etnias ou grupos linguísticos foram escravizadas e comercializadas
para vários países do continente americano?
a) foram os Iorubás e os
bantos. Povos localizados onde atualmente são a Nigéria e a Etiópia.
b) apenas os Iorubás.
c) além dos bantos foram os
descendentes do reino de Gana.
d) povos localizados onde
atualmente são a Nigéria e a Etiópia.
e) as mulheres do reino do Mali.
Texto II
“Dessa forma, o estudo do banto é um dos mais importantes caminhos para
se compreender o processo de formação de muitos dos povos africanos. Para se
ter uma ideia, hoje em dia, em uma grande quantidade de países da África
fala-se línguas bantas: Camarões, Gabão, Congo, República Democrática do Congo,
Uganda, Quênia, Tanzânia, Moçambique, Malauí, Zâmbia, Angola, Namíbia,
Botsuana, Zimbábue, Suazilândia, Lesoto, África do Sul. E se formos analisar
com mais cuidado, encontraremos também influência do banto em toda a América,
já que muitos desses povos africanos foram trazidos para cá como escravos e
ajudaram a construir as línguas americanas.”
(Fonte:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/bantos-quatrocentos-grupos-etnicos-falam-linguas-bantas-atualmente.htm
acesso em 22/09/2019).
07. De acordo com o texto
Banto é:
a) uma etnia.
b) uma raça característica
do continente americano.
c) refere-se a um conjunto
de religiões de cunho tradicional e mulçumana.
d) um conjunto de línguas.
e) uma etnia presente em
vários países do continente africano tais como: Moçambique, Tanzânia, Angola,
Botsuana entre outros.
08. Leia.
"O continente
condenado”.
“África em chamas".
|
As manchetes que atualmente
são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico
quadro socioeconômico desse continente.
Assinale a opção que NÃO
inclui um aspecto desse quadro.
a) O equilíbrio social,
econômico e político existente em todos os países da África.
b) O número significativo
de africanos contaminados com a AIDS.
c) Os conflitos e guerras
tribais envolvendo nações africanas.
d) A baixa expectativa de
vida de grande parte da população.
e) O contingente de
africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
09. “O continente africano
é cercado a nordeste pelo mar Vermelho, ao norte pelo mar Mediterrâneo, a oeste
pelo oceano Atlântico e a leste pelo oceano Índico. O istmo de Suez o liga à
península Arábica. Em termos geográficos, suas principais marcas são o deserto
do Saara ao norte, o deserto de Calahari a sudoeste, a floresta tropical do
centro do continente, as savanas, ou campos de vegetação esparsas e rasteira,
que separam áreas desérticas de áreas de florestas, e algumas terras altas,
como aquelas nas quais nascem os rios que formam o Nilo.”(MELO e SOUSA, Marina de. África e Brasil
Africano. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007. )
A partir da leitura do
texto acima podemos concluir que:
a) A África constitui-se
como exemplo único onde um rio nasce no deserto.
b) Ao longo de sua história
a África foi ocupada por grandes civilizações apenas no Sul.
c) A África é uma região
homogênea coberta em grande parte por florestas.
d) O deserto do Saara ao
Norte impediu que nessa região florescesse civilizações.
e) A África constitui-se
geograficamente e culturalmente uma região bastante diversificada.
10. Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
“Os escravizados e trazidos
para o Brasil durante vários séculos ajudaram a formar a cultura e a sociedade
do Brasil.
Hoje se pratica o culto aos
orixás do candomblé, como Xangô (deus dos Trovões e dos Raios) e Iemanjá (deusa
do Mar). Deles, herdamos instrumentos musicais como o atabaque e o agogô; na
culinária, introduziram pratos como o vatapá e o acarajé.
Tais povos também nos
legaram inúmeras manifestações culturais. Por exemplo: congadas, maracatus,
jongos, sambas de umbigada, lundus, simpatias, mezinhas, rezas, diversas palavras
e ritmos. ”
(in: AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo..
História: passado e presente – dos primeiros humanos ao renascimento. 1ª
Edição. Ática.São Paulo – 2016)
Os povos africanos que mais
contribuíram para a nossa formação etino-cultural relatadas acima foram:
a) os congolenses.
b) os povos de Gana e da
Etiópia.
c) foram os Iorubás e os
Bantos.
d) apenas os Iorubás.
e) somente os Bantos.
11. O relevo das terras
emersas é extremamente diversificado. Nesse relevo, o que denomina de Dobramentos Modernos ou Recentes correspondem
a:
a) Depressões absolutivas.
b) Depressões relativas.
c) Bacias sedimentares.
d) Cadeias montanhosas.
e) Dorsais submarinas.
12. A teoria da Deriva dos
Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912.
Segundo este autor a Terra teria sido formada incialmente por um único e enorme
supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o
período Mesozoíco, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma
semilíquido e passeando em diferentes direções.
Assinale a alternativa que
contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial:
a) Gala.
b) Placas Tectônicas.
c) Folhelhos de Wegener.
d) Riftis.
e) Pangeia.
13. A superfície terrestre
apresenta uma infinidade de paisagens com distintas feições, como planaltos,
vales, planícies, morros testemunhos, colinas, falésias.
Um dos agentes endógenos
que auxiliam no modelado terrestre é:
a) A ação da chuva.
b) A ação dos ventos.
c) A erosão glacial.
d) O vulcanismo.
e) O intemperismo.
14. Os agentes internos que
participam na formação do relevo são:
a) Os abalos sísmicos, os
solos e a ação dos ventos.
b) O vulcanismo, o
intemperismo e os abalos sísmicos.
c) O tectonismo, o clima e
a ação da água.
d) O tectonismo, o
vulcanismo e os abalos sísmicos.
e) O tectonismos, os abalos
sísmicos e os abalos sísmicos e os solos.
15. O vulcanismo é um dos
processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade,
existindo diversos registros históricos referentes a esse processo.
Sabe-se que as atividades
vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre.
A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:
a) É um dos poucos
processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente
na história evolutiva da Terra.
b) É um fenômeno
tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece
atualmente.
c) Traz para a atmosfera
materiais nos estados líquidos e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas
as camadas internas da terra.
d) Ocorre quando aberturas
na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e
mudanças em seus estados físicos.
e) É o processo responsável
pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de
materiais fluidos.
16.Terremotos são gerados
pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na
crosta terrestre, afetando a organização aos sísmos naturais, é correto afirmar
que eles são causados por:
a) Forças endógenas
incontroláveis.
b) Energias exógenas excepcionais.
c) Forças antrópicas
descontroladas.
d) Energias antrópicas
excepcionais.
e) Forças endógenas e
antrópicas.
17. Sobre a classificação
das rochas, é correto afirmar:
I. As rochas metamórficas
resultam de uma rocha preexistente (protólito) no estado sólido.
II. As rochas sedimentares
são formadas pelos agentes de intemperismo e pedogênese.
III. As rochas metamórficas
são formadas pelo acúmulo de material sedimentar.
IV. As rochas ígneas são
formadas pelo resfriamento de material rochoso fundido.
Assinale a alternativa
correta.
a) Somente as afirmativas I
e II são corretas.
b) Somentes as afirmativas
I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas
III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas
I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas
II, III e IV são corretas.
18. Analise a imagem abaixo
e responda a questão abaixo.
A estrutura da terra chamada litosfera é
composta de:
a) Crosta terrestre / manto
/ núcleo.
b) Crosta / manto /
síntese.
c) Síntese / manto /
núcleo.
d) Núcleo / manto / e
magma.
e) Magma / manto / núcleo.
19. A energia liberada
pelos tremores emite ondas que se propagam em várias direções pelo inteiro do
planeta e podem ser captadas por:
a) Magma.
b) Manto.
c) Núcleo.
d) Sismógrafos.
e) Sísmicas.
20. São rochas mais
abundantes da Crosta Terrestre. Formada pela solidificação do magma proveniente
do manto.
a) Magmáticas.
b) Magmáticas ou Igneas.
c) Igneas ou Sedimentares.
d) Sedimentares ou
Metamórficas.
e) Metamórfica ou Igneas.
21.
Sobre
o "trabalho", assinale a alternativa CORRETA:
a) A palavra trabalhar deriva do
latim tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus,
próprio para atar os condenados ou para manter presos os animais difíceis de
ferrar.
b) Na Grécia, o trabalho era
considerado uma atividade que dignificava o ser humano, pois fortalecia o
caráter dos indivíduos.
c) Na Idade Média, o conceito de
trabalho foi alterado pelas influências do catolicismo, que considerava o
trabalho manual degradante.
d) As influências dos ideais
luteranos sobre o capitalismo, o trabalho passou a ser considerado uma forma de
purificação de faltas cometidas.
e) O trabalho nunca foi visto como
alvo de alienação na sociedade.
22. “Etimologicamente a palavra
alienação vem do latim alienare, alienus, „que pertence a um outro‟. Alius é o
outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir
para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à
filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 70).
Em relação à citação acima,
assinale a alternativa INCORRETA sobre
alienação.
a) A alienação acontece numa forma
de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a
quem o produziu.
b) Na sociedade capitalista, as
necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de
comunicação de massa, os quais levam os indivíduos a consumirem de maneira
alienada.
c) A arte abstrata é alienada, pois
perpetua os paradigmas da concepção estética sem sentido.
d) O processo de trabalho
obrigatoriamente acaba com a alienação do trabalhador.
e) A alienação está presente somente
no trabalho realizado pelo homem.
23. Dominar a luz implica tanto um
avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza,
com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação
noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal
começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde
sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do
dia podem ser aproveitadas produtivamente. SILVA FILHO. A. L. M. Fortaleza:
imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará: Secult-CE. 2001 (adaptado).
Em relação ao mundo do trabalho, a
transformação apontada no texto teve como consequência a:
a) melhoria da qualidade da
produção industrial.
b) redução da oferta de emprego nas
zonas rurais.
c) permissão ao trabalhador para
controlar seus próprios horários.
d) diminuição das exigências de
esforço no trabalho com máquinas.
e) ampliação do período disponível
para a jornada de trabalho.
24. Analise o quadrinho abaixo.
A respeito do quadrinho são feitas
as seguintes afirmações:
I. Retratam a intensa divisão do
trabalho, à qual
são submetidos os operários.
II. O quadrinho refere-se à
produção informatizada.
III. O quadrinho contém a ideia de
que o produto da atividade industrial depende do conhecimento de todo o
processo por parte do operário.
Dentre essas afirmações, apenas
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.
25. Uma dimensão da flexibilização
do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o
espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os
mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os
trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente
suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição da empresa ou
leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de
plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A
remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente. KREIN, J. D.
Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA,
C. S.; PRONI, M. W. (Org.). Políticas públicas e trabalho: textos para estudo
dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE, 2006 (adaptado).
A relação entre mudanças
tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica
a) O prolongamento da jornada de
trabalho com a intensificação da exploração.
b) O aumento da fragmentação da
produção com a racionalização do trabalho.
c) O privilégio de funcionários
familiarizados com equipamentos eletrônicos.
d) O crescimento da contratação de
mão de obra pouco qualificada.
e) declínio dos salários pagos aos
empregados mais idosos.
26.
Significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a
lei, adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer
parte de uma sociedade da qual é membro. Esse termo denomina-se:
a)
Cultura.
b)
Identidade.
c)
Antropologia.
d)
Senso comum.
e)
Gestos padronizados.
27.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos
de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do
ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo
programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta
dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da
sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas, social,
econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no
calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do Dia da
Consciência Negra.
A
referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também
para a sociedade brasileira, porque:
a)
Legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
b)
Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira
c)
Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e a sua cultura
d)
Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação
e)
Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país
28.
Caracteriza-se pelos dados, a nossa estampa, uma “casca”, que esconde nossas
ideias, as nossas emoções, os nossos gostos, as nossas espirações que buscamos
na vida.
Esse
trecho se refere:
a)
Identidade formal.
b)
Revolução política.
c)
Identidades sociais.
d)
Sentido antropológico.
e)
Manifestação cultural.
29.
A cultura como representação da realidade e no sentido antropológico, nos faz
lembrar que existem várias culturas no interior de uma mesma sociedade. Esse
trecho faz referência:
a)
Sociedades Multiculturais.
b)
Cultura nordestina.
c)
Cultura indígena.
d)
Cultura afro.
e)
Cultura brasileira.
30.
Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na
perspectiva da antropologia:
a)
A cultura diz respeito aos atributos históricos que singularizam um povo.
b)
A cultura de um povo é determinada pelo meio natural.
c)
A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos.
d)
A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica.
e)
É um conjunto de regras que nos diz como o mundo pode ser e deve ser classificado.