sexta-feira, 27 de julho de 2018

Maior Eclipse Lunar do Seculo XXI

Eclipse com maior duração do século será visto no Ceará
01:00 · 26.07.2018

Amanhã (27), a beleza da Lua Cheia será acentuada com um detalhe sempre alvo de olhares: um eclipse lunar. Este, porém, não será como os outros. Considerado o eclipse mais longo do século XXI, o fenômeno deve durar cerca de duas horas quando, na maioria das vezes, são apenas alguns minutos.

No Ceará, de acordo com o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf), a Lua deve nascer às 17h37, já eclipsada; e deve permanecer assim, em sua totalidade, até as 18h13, com 36 minutos de eclipse total. A partir dessa hora, a Lua ficará em eclipse parcial até as 19h19. De acordo com o presidente do Casf, Hilbernon Almeida, o melhor horário para ver o eclipse a olho nu é entre 17h40 e 18h. Em todo o Brasil, o início da fase total do eclipse é as 16h30, no horário de Brasília, e terá uma hora e 40 minutos de duração.

Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse lunar acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra quando o Sol bate.

Neste eclipse do dia 27, especificamente, a Lua ficará no centro da sombra criada pela Terra. Na ocasião, um pouco da luz do sol atravessa a atmosfera da Terra, que filtra a cor vermelha e atinge a lua, que é popularmente chamada de "Lua sangrenta" devido à cor que adquire. "Normalmente, a luz do sol bate na lua e reflete para a gente naquela cor branca. Nesse caso, a Terra vai tapar a luz do Sol, portanto a Lua será mais escura", explicou o presidente do Casf.

Marte

A grande novidade, no entanto, não se restringe apenas ao tempo de duração do fenômeno. Nesta sexta-feira, junto ao eclipse, o planeta Marte vai aparecer ao pôr do sol em Fortaleza e ficar visível a olho nu durante a noite inteira ao lado da Lua, até o nascer do Sol de sábado (28).

O fenômeno, chamado de Oposição de Marte, acontece a cada dois anos e meio, quando a Terra e o planeta avermelhado se encontram em pontos da sua órbita. "Terra e Marte giram em torno do Sol e permanecem afastados, mas tem um momento que a Terra, no seu movimento, fica alinhada com marte, permitindo que os dois planetas estejam do mesmo lado do Sol", afirma Hilbernon.

Além de Marte, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno estarão próximos e visíveis após o pôr do Sol na capital cearense. Hilbernon Almeida explica que não há uma explicação certa, mas que os planetas adquirem essa configuração às vezes.

Observação

Para quem quiser observar o eclipse e ver os planetas ainda melhor, dois locais em Fortaleza oferecerão observação gratuita com o uso de telescópios. O Casf, em parceria com o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB), promove uma observação pública no Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Castelo Branco, a partir das 17h. O quartel oferece uma vista desimpedida para o sudeste, onde nasce a Lua.

Outro lugar com telescópio disponível a observação gratuita será o Observatório da Seara da Ciência, na Universidade Federal do Ceará (UFC). A atividade acontecerá na cúpula do observatório da Seara, na entrada do Campus do Pici. A observação começará a partir das 18h.

Para aqueles que não querem se deslocar, a dica do presidente do Clube de Astronomia é olhar o céu cedo, e procurar um local que dê para ver o nascente, sem prédios, como a Praia de Iracema. "A lua vai estar muito baixa e a medida que o tempo for passando ela vai subindo e passando o eclipse", afirma Hilbernon Almeida.

FONTE
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/cidade/eclipse-com-maior-duracao-do-seculo-sera-visto-no-ceara-1.1975364

quinta-feira, 19 de julho de 2018

IDH

1- O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano que mede o grau de desenvolvimento de cada país levando em consideração os seguintes critérios:
a) Educação, saúde e segurança.
b) Infraestrutura, saúde e educação.
c) Renda, Empregabilidade e Saneamento básico.
d) Saneamento básico, escolaridade e expectativa de vida.
e) Expectativa de vida, Escolaridade e Renda per Capita.


2- Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Áustria e Coreia do Sul
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, China e Estados Unidos


3- Verifique os dados apresentados a seguir.




Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:

a) desses países, apenas dois têm economia desenvolvida.
b) os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental.
c) o país 4 encontra-se numa fase de recessão.
d) os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista.
e) o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.


4ª (FGG – CH) Observe o mapa sobre IDH mundial.
Levando em consideração os dados referentes para o desenvolvimento das necessidades básica de uma população e, ainda, os dados apresentados no mapa, podemos concluir corretamente que *




A) Argentina e Arábia Saudita, apesar de apresentarem diversos problemas de ordem social, enquadram-se entre os países com o IDH muito elevado.
B) O único país da América do Sul a apresenta o IDH muito elevado é a Argentina.
C) Austrália, Estados Unidos e Canadá apresentam IDH muito elevado em virtude dos altos investimentos empregados em saúde e educação, não apresentam problemas sociais.
D) Brasil, China, Rússia e Índia apresentam baixo médio IDH, tendo em vista que ambos ainda apresentam diversos problemas sociais.
E) Níger, Chade e Sudão apresentam IDH médio em virtude dos problemas de ordem social, cultural e político.

5ª (FGG – CH) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade EM DETERMINADOS QUESITOS. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.


Dentre os fatores avaliados pelo IDH pode-se mencionar, corretamente: *

A) a taxa de desemprego que está diretamente relacionada com a desocupação, é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.
B) o indicador educação que se refere à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país.
C) a taxa de mortalidade que representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local.
D) a taxa de fecundidade que é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo (45 anos em média), mantidas constantes as taxas observadas na referida data.
E) a taxa de natalidade que representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Esse quesito reflete as condições de sobrevivência da população e o grau de saneamento básico.

6ª (FGG – CH) Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. No critério economia, os países desenvolvidos são caracterizados por apresentarem *

A) pouca ou nenhuma infraestrutura em setores fundamentais como transporte, educação, saúde e saneamento básico.
B) saúde de baixa qualidade e alta taxa de mortalidade, o que faz a expectativa de vida ser baixa. São países instáveis com diversos conflitos sociais internos, corrupção exacerbada, grande desigualdade social, alto índice de desemprego o que alavanca a pobreza.
C) baixíssimo desenvolvimento econômico, social e tecnológico, além de obter IDH muito baixo, com investimentos precários em educação e, por isso, apresentam alta taxa de analfabetismo.
D) alto desenvolvimento econômico, social e tecnológico, elevado IDH, com destaque para um alto nível de escolaridade, grandes investimentos em pesquisa e tecnologia, alta expectativa de vida devido aos grandes investimentos em saúde e baixo índice de pobreza.
E) crescimento econômico elevado apesar de haver problemas sociais moderados, ao mesmo tempo que se desenvolvem tecnologicamente e economicamente, apresentam índices sociais médios, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

7ª (FGG – CH) Observe a imagem abaixo.

A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo, sendo a principal responsável por ocasionar grandes efeitos negativos, principalmente, sobre a população com menor poder aquisitivo que ficam à margem da sociedade propiciando a favelização, aumento da criminalidade, desinformação, desemprego, entre outros.

Cite 5 causas responsáveis pela exclusão social e o distanciamento econômico entre ricos e pobres. *



Sua resposta


GABARITO:

1E / 2E / 3E / 4A / 5B / 6D / 7 ABERTA

VÍDEOS E FILMES COM TEMAS TRANSVERSAIS

 *A mais ampla lista de filmes e documentários disponíveis no YouTube e já compiladas*

👇👇👇👇

*4 DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER O SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO NO BRASIL*

2) As mulheres e o cárcere
https://www.youtube.com/watch?v=cTSgBhSU-dI

4) Se eu não tivesse amor
https://www.youtube.com/watch?v=TF8S5oGkL-c


*6 DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER O SISTEMA PENITENCIÁRIO NO BRASIL*
3) Juízo (sobre adolescentes em conflito com a lei)
https://www.youtube.com/watch?v=HfMcMIp_7Ao

4) O prisioneiro da grade de ferro
https://www.youtube.com/watch?v=2Oap5lUSp6w

6) Quanto mais presos, maior o lucro
https://vimeo.com/96243525?width=1080


*17 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER HOMOFOBIA, LESBOFOBIA E TRANSFOBIA*

6) Entre lugares: a invisibilidade do homem trans
https://www.youtube.com/watch?v=kJrTqw2HOwg

10) Os tabus sociais na percepção de gêneros e papéis sexuais
https://www.youtube.com/watch?v=8wDzXSlrs5Q

11) Bichas, o documentário
https://www.youtube.com/watch?v=0cik7j-0cVU

14) Não Fique Calado Diante da Homofobia
https://www.youtube.com/watch?v=-gTc8IhzlQo

15) Be Like Others: Transsexual in Iran
17) A Jihad for Love -Jihad do Amor: homossexualidade e islamismo
https://www.youtube.com/watch?v=0pBOFC1M8Gg


*10 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER GÊNERO, CLASSE E RAÇA*

4) 25 de julho: feminismo negro contado em primeira pessoa
https://www.youtube.com/watch?v=J6ev2V-Ee3U

5) Como se fosse da família
https://vimeo.com/111841020

8) Dandaras: a força da mulher quilombola
https://www.youtube.com/watch?v=RSW3uEfk4QU

9) Mães de maio: um grito por justiça
parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=Y4STk8g3uI4
parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=yFwtI0C13Yw

10) Catadora de sonhos
https://www.youtube.com/watch?v=GK5-JdYxWjM


*14 DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER A GUERRA ÀS DROGAS*

1) Dancing with the Devil - Dançando com o Diabo
https://www.youtube.com/watch?v=jWPWa5hdj4E

2) Notícias de uma guerra particular
https://www.youtube.com/watch?v=EAMIhC0klRo

3) Falcão - Meninos do tráfico
https://www.youtube.com/watch?v=w6PWF1u3rhc

7) Eu sei que a polícia vai me matar
https://www.youtube.com/watch?v=dVYGlrnT8vw

9) Helicoca - O helicóptero de 50 milhões de reais
https://www.youtube.com/watch?v=i_hJDNvaeKM

10) Sobre a falida guerra às drogas
https://www.youtube.com/watch?v=gCHP25xTz8o

11) Tráfico de drogas: A guerra que o mundo perdeu
https://www.youtube.com/watch?v=0bhnJuy6vtA

12) Histórias de uma guerra perdida
https://www.youtube.com/watch?v=GYHQWGe3L7U

13) Quando eu me chamar saudade
https://www.youtube.com/watch?v=JS2u9v4gj38

14) The House I Live In (Guerra contra as drogas)
https://www.youtube.com/watch?v=a0atL1HSwi8


*9 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER ABORTO E VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA*

3) Fim do silêncio
https://vimeo.com/6251893

4) Violência obstétrica: a voz das brasileiras
https://www.youtube.com/watch?v=eg0uvonF25M

7) Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas
https://www.youtube.com/watch?v=Q9G5uyRKsyk

8) Somos lo que hacemos para cambiar lo que somos
https://www.youtube.com/watch?v=6B0qWB5fbOo

9) Historias de genero: violencia obstetrica
https://www.youtube.com/watch?v=iaJZmZm1S88


*28 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER RACISMO*

2) Chacinas nas periferias
https://www.youtube.com/watch?v=53rQggrAouI

3) The Colour of Money - A História do Racismo e do Escravismo
https://www.youtube.com/watch?v=0NQz2mbaAnc

7) Racismo Camuflado no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=zJVPM18bjFY

13)A realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas
https://www.youtube.com/watch?v=s4UsjpFg2Vg

15) Open Arms, Closed Doors
https://www.youtube.com/watch?v=uXqpOFBXjBs

16) The Brazilian carnival queen deemed 'too black'- A Globeleza que era negra demais
https://www.youtube.com/watch?v=3yp4Fg_eT_c

17) Boa Esperança - minidoc
https://www.youtube.com/watch?v=3NuVBNeQw0I

18) Você faz a diferença
https://vimeo.com/27014017#at=70

19) Memórias do cativeiro
https://www.youtube.com/watch?v=_Hxhf_7wzk0

20) Quilombo São José da Serra
https://www.youtube.com/watch?v=f0asl1-SpP4

23) Pele Negra, Máscara Branca
https://www.youtube.com/watch?v=sQEwu_TJi0s

24) Introdução ao pensamento de Frantz Fanon
https://www.youtube.com/watch?v=mVFWJPXscm0

28) História da Resistência Negra no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=68AApIpKuKc


*13 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER CULTURA DO ESTUPRO E FEMINICÍDIO*

3) Índia, Um País Que Não Gosta De Mulheres
https://www.youtube.com/watch?v=8BhojKJSrD8

7) Ghost Rapes of Bolivia - Os estupros fantasma da Bolívia
Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=TSlc_Zib2nw
Parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=eCwMxAatmbg

8) Entrevista Gabriela Manssur
https://www.youtube.com/watch?v=bU9yOFvZNbU

9) A cada 11 minutos, uma vítima
https://www.youtube.com/watch?v=UdhlxCrx9Pc

11) The breast ironed girls
https://www.youtube.com/watch?v=4Jwl7QPf_vU

13) It's a girl! É menina!
https://vimeo.com/100378967


*17 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER ISLAMOFOBIA E O RACISMO CONTRA ÁRABES*

1) Filmes Ruins, Árabes Malvados Como Hollywood transforma um povo em Vilão
https://www.youtube.com/watch?v=lI_qYcxe5_g

2) Somos franceses
https://vimeo.com/97124824

3) This is Palestine - Shadia Mansour
https://www.youtube.com/watch?v=wuj8lrE-9Qs

6) A Palestina Ainda é a Questão/Palestine Is Still The Issue
https://www.youtube.com/watch?v=EYvOQHExhnY

7) Os palestinos nos livros escolares de Israel (Como se faz a desumanização de um povo)
https://www.youtube.com/watch?v=GCcV7AtYgwo

8) Terror Sionista em Gaza
https://www.youtube.com/watch?v=8N6ZLcoSnlU

14) Ocupação 101
https://vimeo.com/23631320

15) Promessas de um novo mundo
https://www.youtube.com/watch?v=YkQmb37fxts

16) Islamophobia: Cause & Effect
https://www.youtube.com/watch?v=XEXl_sYwW8U

17) The Square
https://www.youtube.com/watch?v=twB2zAOzsKE


*14 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER CAPITALISMO*

1) Capitalism: A Love Story / Capitalismo: uma história de amor
https://www.youtube.com/watch?v=FaMRSjiL4IE

2) O Fim da Pobreza? / The End Of Poverty?
https://vimeo.com/69464025

6)Consumismo, Capitalismo e Neoliberalismo
https://www.youtube.com/watch?v=ZhSBHmDlxs8

7) 97% Owned - 97% Privado
https://www.youtube.com/watch?v=XcGh1Dex4Yo

10) O mundo global visto do lado de cá
https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM

14) WalMart O Custo Alto do Preço Baixo
https://www.youtube.com/watch?v=YvURUfKLeG0


*15 DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER A QUESTÃO INDÍGENA - CULTURA, GENOCÍDIO E RESISTÊNCIA*

1) À Sombra de um Delírio Verde
https://www.youtube.com/watch?v=c2_JXcD97DI

2) Flor Brilhante e as cicatrizes de pedra
https://www.youtube.com/watch?v=7UHCVMQioew

3) A Nação Que Não Esperou Por Deus
https://www.youtube.com/watch?v=1cEq7ETB200

6) Povos Indígenas: Conhecer para valorizar
https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

7) Tribo Avá-Canoeiro: a história de um "povo invisível" nas matas do país
https://www.youtube.com/watch?v=T9hSRn2UuF4

9) Ditadura Criou Cadeias para Índios com Trabalhos Forçados e Torturas
https://www.youtube.com/watch?v=FwSoU3r1O-Q

12) Indígenas, a luta dos povos esquecidos
https://www.youtube.com/watch?v=iOSUYeCD4tw

15) Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras
http://curtadoc.tv/curta/comportamento/mbya-reko-pygua-a-luz-das-palavras/


*16 DOCUMENTÁRIOS PARA DEBATER SAÚDE MENTAL E A LUTA ANTIMANICOMIAL*

1) Saúde Mental e Dignidade Humana
https://www.youtube.com/watch?v=Ult9ePwpvEY

4) Holocausto Brasileiro : O impacto refletido na sociedade
https://www.youtube.com/watch?v=aqXd7k9fT6I

5) Em nome da Razao - O Holocausto Brasileiro
https://www.youtube.com/watch?v=Hya1u-bRn8s

6) Profissão Repórter – Saúde Mental
https://www.youtube.com/watch?v=1SG1g-7vSIc

7) Protagonistas- Tratamento Antimanicomial
https://www.youtube.com/watch?v=nxu8bfRMvpc

11) Esquizofrenia – Entre o Corpo e a Alma
https://vimeo.com/20449439

14) Pára-me de repente o pensamento
https://www.youtube.com/watch?v=7pbgZz_fEBo